top of page

O ENGANADOR - II

João 8.44

 

Introdução

No estudo passado sobre A Estratégia de Satanás, eu trouxe aqui, algumas considerações importantes.

Comecei mostrando que Satanás é enganador, porque a Bíblia é bem clara em Jo 8.44: O diabo é mentiroso e pai da mentira.

Satanás é enganador! ...ele mente para os seus próprios demônios!

E lógico, ele nunca diz: "Isto que estou dizendo para vocês é uma mentira". Ele não faz isto... como enganador que é, Satanás disfarça suas mentiras para que pareçam verdades...

E como enganador, ele tem um alvo muito especial em mira. Você sabe qual é? ...é a sua mente - a sua mente é alvo do Enganador [avise isto à pessoa do lado].

Quando Satanás quis levar o primeiro homem e a primeira mulher a pecar, ele começou atacando a mente deles.

Em 2Co 11.3 lemos a preocupação do apóstolo Paulo: O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo".

A mente humana, a minha mente, a sua mente, a mente dos nossos filhos... ela é o alvo constante de Satanás.

 

Você pode perguntar: "Por que Satanás desejaria atacar a minha mente?"

A resposta é que, sua mente faz parte da imagem de Deus, através da qual, Deus se comunica com você e revela pra você qual é a vontade que Ele tem para a sua vida.

A vontade de Deus é sempre boa, agradável e perfeita... até lemos em Rm 12: "...sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

Mas Satanás ataca a nossa mente, a fim de nos fazer ignorar a vontade de Deus.

Satanás ataca a nossa mente usando a arma do engano... ele usa a mentira como arma...

Então, quando a pessoa acredita na mentira de Satanás, ela é levada a ignorar a vontade de Deus... e aí, por ignorar a vontade de Deus, essa pessoa toma decisões erradas, se envolve em atividades pecaminosas, e vai viver um tipo errado de vida.

Irmã/irmão, se Satanás puder tornar você ignorante da vontade de Deus, então ele irá roubar da sua vida todas as bênçãos gloriosas de Deus...

E quando o crente se torna ignorante da vontade de Deus, quando ele se torna um desconhecedor das bênçãos que Deus planejou para ele, em vez dele experimentar o máximo do poder de Deus, ele vive na mendicância e reclamando o tempo todo: "Ah! Deus, por que as coisas me são tão difíceis?"

Irmãs/irmãos, isso é tudo o que o enganador mais quer: que nós ignoremos a vontade de Deus e nos revoltemos com Ele...

 

Portanto, na parte inicial do estudo, aprendemos três verdades sobre o enganador:

1) o alvo de Satanás é a nossa mente...

2) a arma de Satanás é a mentira, é o engano...

3) e o propósito de Satanás (em atacar nossa mente com a arma do engano) é nos fazer ignorar a vontade de Deus.

Está Claro? ...Vivo, Tim, Oi!!?

 

Diante disso, se você está se perguntado nesta manhã: O alvo de Satanás é a minha mente? ...a arma de Satanás contra mim é as mentiras? ...o propósito dele é fazer que eu ignore a vontade de Deus? ...então (se você pergunta), qual é a minha defesa?

Irmã/irmão, eu lhe digo isto: sua defesa é esta: a Palavra de Deus... apenas a Palavra inspirada de Deus pode revelar e derrotar as mentiras do diabo na sua vida. Aleluia! [dê glória a Deus e um aplauso forte ao Senhor]

Você não pode discutir com Satanás... você não pode nem conversar com ele em segurança... porque a sua sabedoria não é páreo para a esperteza de Satanás... sua única defesa é a Palavra de Deus.

E sabe, foi essa arma que Jesus usou quando foi tentado por Satanás no deserto, lemos Mt 4.1-11: "Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. 2 Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.  3 O tentador aproximou-se dele e disse: "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães". 4 Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'a". 5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: 6 "Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: " 'Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra". 7 Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: 'Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus. 8 Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. 9 E lhe disse: "Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares". 10 Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: 'Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto".11 Então o Diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram".

Que interessante! ...Jesus não usou o seu poder divino, Jesus não usou o seu poder de Deus, para derrotar a Satanás... Jesus usou a mesma arma que está à nossa disposição hoje: a Palavra de Deus!

 

Lemos no v.1 que Jesus foi levado pelo Espírito de Deus... Ele estava cheio da Palavra de Deus.

Irmãs/irmãos, lemos em Ef 6.17 que a Palavra de Deus é "a espada do Espírito"... e o Espírito Santo nos capacita a usar essa espada de maneira poderosa. Amém?

Não, não é dando pancada de Bíblia na cabeça de ninguém... embora muitas vezes, nós pastores gostaríamos muito de fazer isso... mas, é manejando bem a Palavra de Deus, é chegando ao ponto de dizer "Está escrito".

Quando Jesus pronunciou essas palavras, o diabo fugiu dEle. Satanás não consegue enfrentar a espada do Espírito - porque ela é verdadeira e prevalece sobre as mentiras...

Portanto, para que eu e você possamos derrotar as mentiras de Satanás, nós temos de depender da Palavra de Deus. Diga isto: eu tenho de depender da Palavra de Deus.

E isso nos deixa responsáveis por três coisas [diga "três coisas"]: primeira, temos de conhecer a Palavra de Deus; segunda, temos de memorizar a Palavra de Deus; e terceira, temos de meditar sobre a Palavra de Deus.

 

...primeiro:

A fim de derrotar as mentiras de Satanás em sua mente, você tem de conhecer a Palavra de Deus.

Não existe nenhum motivo para que crente algum fique sem uma Bíblia... você precisa ter a sua Bíblia... uma do seu gosto, bem ao seu estilo...

Há uma variedade de formatos da Bíblia hoje em dia que é de dar gosto: tem a Bíblia Jovem com a capa de jeans e ziper... tem a Bíblia da Mulher, com notas de interesse delas... tem a Bíblia de Estudo Shedd... a Bíblia de Estudo Pentecostal... a Bíblia de Estudo Plenitude... a Bíblia de Estudo das Profecias... agora saiu a Bíblia do "Silas Malafaia", conhecida pelo nome de "Temas em Concordância"...

A Palavra de Deus também está à nossa disposição em muitas versões diferentes, como a Revista e Corrigida, a Revista e Atualizada, a Linguagem de Hoje, que do  ano 2000 para cá passou a ser Nova Tradução na Linguagem de Hoje... e desde 2001 temos em português a Nova Versão Internacional...

Mas você têm ainda, à sua disposição, uma multidão de outros recursos para receber a Palavra de Deus: você pode ligar o rádio e ouvir excelentes pregações... você pode sintonizar a TV em determinados horários e ouvir pregações da Palavra... se você tem TV a cabo, há ótimos canais a serem sintonizados... você também pode escutar a Palavra de Deus gravada em CD's...

Além de tudo isto, você também pode ter a Bíblia em CD-Rom para o computador... e se você usa a Internet, as suas possibilidades para ouvir a Palavra de Deus aumentam milhares (senão, milhões) de vezes!!

Irmãs/irmãos, se um crente inteligente, nos dias de hoje, não conhece a sua Bíblia, é por culpa absolutamente própria!

 

...segundo:

A fim de derrotar as mentiras de Satanás em sua mente, você ainda tem de memorizar a Palavra de Deus.

Jesus não tinha a Bíblia no bolso quando foi tentado no deserto... ele não tinha uma concordância com Ele - a Concordância Bíblica é um livro tipo catálogo: você tem a palavra "amor", por exemplo, e na concordância, à frente dessa palavra, aparece todos os principais textos da Bíblia onde a palavra "amor" está. Usando-se a Concordância Bíblica, descobrimos que a palavra "vida", por exemplo, só no livro de Apocalipses ocorre 97 vezes!

Mas Jesus não tinha nada disso com Ele no deserto... porém, Ele citou três versículos de Deuteronômio para silenciar Satanás...

Ele falou: "Não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor" (Dt 8.3);

Ele falou: "Não tentarás o Senhor, teu Deus" (Dt 6.16);

E Ele falou: "O Senhor, teu Deus temerás, a ele servirás" (Dt 6.13).

Mas onde estava a Palavra de Deus para que Jesus pudesse usar? ...estava na mente dEle, memorizada lá.

Talvez você ache que memorização da Bíblia é para crianças na classe dominical, mas na verdade é para todos os crentes... aliás, crentes adultos precisam da Palavra em doses maiores do que as crianças.

Você está aí? Diga: Amém.

 

...e, terceiro:

A fim de derrotar as mentiras de Satanás em sua mente, você também tem de meditar sobre a Palavra de Deus.

A meditação é para o espírito o que a digestão é para o corpo... se o corpo não digerir o alimento, o corpo adoece...

A  má digestão dos alimentos ocasiona dor no abdome, que pode ser indício de gastrite, úlcera, gastrenterite... não é só azia, não... é mais sério!

O médico do Fantástico, Drauzio Varella, já comentou: Comer depressa demais sem mastigar direito os alimentos, beber líquidos em excesso durante as refeições, abusar de frituras... causa má digestão.

E talvez ele não saiba, mas isso tem um paralelo espiritual...

O mesmo tanto ocorre ao espírito: quando você recebe a Palavra de Deus, ela é alimento, que precisa ser digerido, ser bem mastigado... meditado, é a palavra.

Mas se você ouve a Palavra, a engole, e não medita nela, não fica matutando nela, e pra agravar, ouve outras vozes em excesso... isso deixará sua alma enferma.

E os sintomas da alma doente são parecidos com os do corpo doente... os principais sintomas da má digestão de alimentos no organismo são:

Sensação de estômago cheio, enjôos, arrotos, vômitos,  sonolência e dores abdominais.

Pois acredite, o crente indigesto apresenta os mesmos sintomas:

Ele tem a sensação de estar cheio, abastecido da Palavra de Deus... mas é só a sensação;

Ele tem momentos de enjôo... a igreja está louvando, está celebrando a Deus, mas ele se levanta do banco, ele tem que ir várias vezes ao banheiro, várias vezes beber água... às vezes, também vai para fora e fica na janela, espiando [enjoado] o final do culto... freqüentemente, não agüenta adorar em pé... não suporta oração prolongada... isso é o enjôo!

O crente que não digere a Palavra de Deus em seu espírito, também tem arrotos... é!!! ...a Palavra de Deus que não foi digerida no interior dele é quase que vomitada sobre os outros... ele ouve a Palavra de Deus somente pra dizer: "Tá vendo, bem feito, Fulano tinha mais é que ouvir isto mesmo!".

 

E pode ter certeza, os sintomas da sonolência espiritual e dores interiores, dores da alma, também estão presentes na vida desse crente que não medita na Palavra de Deus.

Lemos no Sl 1.2: "Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite". [quantos dizem: Amém?]

Você sabe qual é a principal característica de uma alma bem alimentada? ...é uma Bíblia bem usada... porém, costumo ver Bíblias novinhas, mesmo tendo um, dois ou três anos de uso...

É que quando o culto acaba, a Bíblia se fecha... para somente ser aberta na próxima reunião da igreja, quando o culto for iniciado.

Vou lhe contar uma história: O dono de um burro, por problemas financeiros, resolveu economizar na alimentação do animal. Então, orientou que fosse dada comida pra ele um dia sim, um dia não. Acostumou o burro nessa rotina. Depois, um dia sim, dois dias não. Um dia sim, três dias não, etc. Mas sabe, quando o burro estava acostumando, morreu... ah! se você se acostumar a não se alimentar diariamente da Palavra de Deus, o que aconteceu ao burro irá acontecer com você... [diga: misericórdia]

 

Irmã/irmão, sinceramente, você tem tido prazer na Palavra de Deus, ou ler a Bíblia é uma obrigação, é um fardo pra você?

Será que você lê a Bíblia apressadamente, ou reserva tempo para ler e meditar nela?

Que tal, nesta manhã, nesta hora mesma, a gente fazer uma avaliação através das seguintes declarações do salmista no Salmo 119?

V.103: "Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais que o mel para a minha boca!".

V.147-148: "Antes do amanhecer me levanto e suplico o teu socorro; na tua palavra coloquei minha esperança. Fico acordado nas vigílias da noite, para meditar nas tuas promessas".

V.97: "Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro".

V.127: "Eu amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro puro".

V.72: "Para mim vale mais a lei que decretaste do que milhares de peças de prata e ouro".

Eis aí o salmista, uma pessoa que preferia a Palavra de Deus ao alimento, ao sono ou ao dinheiro...

Cedo de manhã e tarde da noite, ele meditava na Palavra de Deus e Deus enriquecia a sua alma.

É esse tipo de crente que tem capacidade de usar a Palavra de Deus para derrotar Satanás e suas mentiras! [diga em voz alta, bem alta: eu quero ser assim]

 

...finalmente

A fim de derrotar as mentiras de Satanás em sua mente, você tem de usar a Palavra de Deus.

Sua mente deve se tornar um "computador espiritual".... você precisa arquivar nela várias porções da Palavra de Deus, então, ao enfrentar uma decisão ou uma tentação, automaticamente, uma Palavra de Deus vai surgir pra você e abençoar você naquela situação.

Inclusive, se você não sabe, é ministério do Espírito Santo fazer a gente se lembrar da Palavra de Deus quando precisamos dela.

Lemos em Jo 14.26: "Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse".

Mas, irmã/irmão, o Espírito Santo não pode nos fazer lembrar de uma coisa que não aprendemos, que não recebemos...

Portanto, primeiro, é preciso que você ouça a Palavra de Deus, meditando sobre ela e memorizando.

Então, o Espírito Santo poderá lembrar você daquela palavra e você poderá usar essa Palavra para enfrentar Satanás.

Quando Satanás chegar com uma proposta, aparentemente boa, vantajosa, mas contra os princípios de Deus, você - se conhece a Bíblia - saberá dizer: "Está escrito".

 

Conclusão

Tem havido muitas pessoas que estão acreditando na mentira de Satanás...

É uma proposta de trabalho que é feita, aparentemente até "parecendo correta", mas se ela não estiver baseada na verdade da Palavra de Deus, não vai ser bênção para você.

Um casamento na sua vida hoje, pode parecer "a coisa certa" do ponto de vista humano, mas se chocar com os princípios da Palavra de Deus, estará errado.

É muito comum, nós pastores, ouvirmos de negócios falirem e de casamentos não durarem, porque não foram feitos de acordo com a vontade de Deus... porque alguém acreditou na mentira de Satanás.

Por isso, fique esperto. [diga à pessoa ao lado: "fique esperto"]

Satanás é enganador, e como tal, o alvo dele é atacar a sua mente, a arma dele é as mentiras... e o propósito dele é fazer você ignorar a vontade de Deus... assim, você vai ao pecado e do pecado ao inferno.

[pergunte agora à pessoa ao lado: "você não quer isso, quer?"]

Então, ame a Palavra de Deus... a Palavra inspirada de Deus é a sua defesa. [quantos dizem Amém?]

 

Ministração

Nesta manhã, precisamos firmar compromisso com a Palavra de Deus.

Se você não passa algum tempo lendo a Palavra de Deus e meditando nela, agora você precisa tomar a determinação de passar a fazer isso. Amém?

Se você gosta mais dos prazeres naturais da vida, se você gosta mais de comer e dormir do que conhecer a Palavra de Deus e meditar sobre ela, agora você precisa romper com esses prazeres...

Você precisa priorizar a Palavra de Deus... a Bíblia deverá ser aberta, lida, consultada e meditada por você, todos os dias, todos os dias da sua vida...

A partir de hoje, nem um dia sem Bíblia, até o fim da vida...

Aceita esse desafio?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 05.03.2006 - Fonte: "A Estratégia de Satanás", Warren W. Wiersbe - IBR, 1994.

bottom of page