top of page

MAIS IMPORTANTE QUE DINHEIRO E TRABALHO

Mateus 6.24-33

 

Introdução

Há uma semana Deus colocou no meu coração que eu devo ministrar sobre os princípios de relacionamento de Jesus, porque somos uma Comunidade, porque estamos na Estação do Cultivo e, principalmente, porque Jesus dá o máximo valor aos relacionamentos.

Aliás, essa é a lição número um do ensino de Jesus sobre relacionamentos... a lição é simplesmente esta: Nada é mais importante do que relacionamentos. Nada é mais importante.

Agora, as coisas menos importantes exercem um encanto sobre nós que não podemos permitir.

Eu e você precisamos ser como Jesus – esse é o principal propósito de Deus para a nossa vida, portanto, dê valor máximo aos relacionamentos! Comece a fazer isso, aprenda mais sobre isso.

O dinheiro não é o mais importante, os relacionamentos, sim – primeiro com Deus e depois com as pessoas.

O tempo não é o mais importante, mas os relacionamentos com Deus e depois com as pessoas, são.

O trabalho e todas as outras coisas não são o mais importante, mas os relacionamentos - primeiro com Deus e depois com as pessoas, são.

Você deve estar pensando: "Sim, sim, eu concordo... eu sei disso". É claro que você sabe. Todos sabemos. O problema, porém, em valorizar os relacionamentos não está no conhecimento, mas na prática. Saber, sabemos... mas o nosso problema é praticar isso.

Pense por um momento sobre como é fácil as coisas menos importantes se intrometerem nas coisas mais importantes da sua vida. Pensa:

Você levanta cedo com a intenção de passar alguns minutos com Deus em oração, pra começar certo, começar bem o seu dia, mas você acaba conferindo as notícias pelo rádio ou pela televisão, ou vendo o placar esportivo dos últimos jogos.

Pensa: um amigo chega e vem abrindo o coração, mas você se distrai com o pedacinho de alface que ficou no dente dele.

Pensa: sua esposa está falando com você sobre algo muito importante, mas você não tira os olhos da televisão nem na hora do comercial.

Pensa, continue pensando: é o filho que está falando com você de forma profunda, mas você está tão pressionado pelos afazeres da casa, que se apressa em pôr um fim na conversa.

Você está preparando uma mensagem sobre a importância dos relacionamentos, mas, quando sua esposa chega pra conversar sobre algo importante que aconteceu à ela, você fica irritado... Ôô! essa última é mais pra mim do que pra você!

Mas percebe como temos inúmeras coisas menos importantes se intrometendo nas mais importantes?

Agora, entender por que permitimos isso, não resolve. Tem problemas que pra serem resolvidos, primeiro você precisa refletir e entender, mas isto não basta em se tratando de relacionamentos.

A única maneira de você mudar as suas prioridades é começar a priorizar as coisas mais importantes.

Jesus nos ensina, só com duas frases, aquilo que é a prioridade máxima da vida. Ele diz: “Ame a Deus de todo o seu coração, alma, entendimento e forças. Ame o seu próximo como a você mesmo”. É só isso!

Jesus ensina que devemos trocar a nossa velha lista de prioridades por uma lista nova... e a partir daí, viver com base nessa nova lista de prioridades.

Então, primeiro você deve renovar sua lista de prioridades, e depois, é só agir com base nessa nova lista!

Quando Jesus ensina aqui, que o amor a Deus e o amor ao próximo são os mandamentos mais importantes da Lei, Ele estava mostrando que relacionamentos devem ter prioridade máxima na nossa vida – a prioridade máxima é você amar a Deus e depois, amar as pessoas.

E Jesus ensina como cada um de nós deve praticar essa prioridade de amar a Deus: Jesus diz: "de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças" e praticar a prioridade de amar as pessoas "como você ama a você mesmo".

Ah! O que realmente você valoriza? O que realmente tem sido prioridade máxima pra você? Só pra você ter uns 30 segundos de reflexão, veja estas perguntinhas:

Qual a primeira coisa em que você pensa de manhã?

O que a sua agenda revela sobre as suas prioridades?

Em que você mais emprega o seu dinheiro?

Do que você mais fala durante o dia?

E qual é a última coisa em que você pensa quando põe a cabeça no travesseiro à noite?

Irmão, Jesus ensina que amar a Deus deve ser a busca mais importante na vida e que amar as pessoas deve vir imediatamente depois.

Jesus adverte também, contra a busca por coisas menos importantes que atrapalham os relacionamentos.

Olha só, no texto, as duas coisas de menos importância que mais conseguem atrapalhar os relacionamentos: o dinheiro e as tarefas.

Não me entenda mal: não é errado ganhar dinheiro e nem cumprir tarefas. A questão não é essa, mas as prioridades, porque mais importante do que o dinheiro, são os relacionamentos.

 

SEUS RELACIONAMENTOS SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE O DINHEIRO.

Aqui na Bíblia, Jesus fala de dinheiro e fala de relacionamentos. Ele diz: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro. "Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? "Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? "Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?' Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas". Mateus 6.24-33

Pra você ter uma idéia daquilo que devem ser as suas prioridades, Jesus ensina três verdades aqui.

Primeiro, observe que Ele disse que não podemos "servir a Deus e ao Dinheiro". Jesus não fala que não devemos... Ele diz: "vocês não podem".

Jesus está ensinando que se você tiver duas prioridades concorrentes, então uma ficará dominada, sufocada, pela outra.

Hoje em dia muitos estão pensando assim: "Vou cuidar melhor da minha vida: vou ganhar o meu dinheiro e vou estar completamente comprometido com Deus". Jesus diz: "Vocês não podem – são duas prioridades concorrentes – uma sempre sufocará a outra".

E a pessoa diz: "Ah! bobagem... eu sei lidar com as multitarefas! Eu sei como ganhar dinheiro, muito dinheiro, e me manter comprometido com Deus". E a pessoa se lança na busca por dinheiro e por Deus.

Sabe o que acontece na maioria das vezes? A prioridade menos importante quase sempre sufoca a mais importante. Os que tentam amar tanto a Deus quanto ao dinheiro, acabam amando somente o dinheiro.

E dinheiro nenhum é mais importante do que os nossos relacionamentos, primeiro com Deus e depois com as pessoas.

Me lembro de um artigo que li certa vez, contando de um homem que chegou em casa, tarde do trabalho, cansado, irritado, e logo à porta ele encontrou o seu filho de 6 anos que esperava por ele. O homem mal havia entrado em casa e o menino disse: "Pai, posso perguntar uma coisa?" "O que é?" ele disse. "Pai, quanto você ganha em uma hora?" E o homem respondeu: "Ah! isso não é da sua conta. Porque está me perguntando uma coisa dessas?" E o menino insistiu: “Pai, eu só queria saber quanto você ganha em uma hora?" E o homem, já sem muita paciência, falou: "Se você quer saber, eu ganho 50 por hora". Aí, o menino, com sua cabeça inclinada para baixo, pediu: "Pai, pode me emprestar 25?" O pai, furioso, não deu atenção. O garoto saiu, foi pr’o quarto e deitou. Passado um tempo, o homem mais calmo, foi ao quarto do filho, abriu a porta, se aproximou da cama e falou: “Você está dormindo meu filho? ...eu vim pedir perdão a você, porque papai chegou cansado, não te deu atenção... e eu fui muito duro com você. Aqui estão os 25 que você me pediu”. Aí, o menino se levantou sorrindo, muito agradecido, pegou o dinheiro, juntou com umas notas amassadinhas que estavam debaixo do seu travesseiro, e falou: “Papai, antes eu não tinha o suficiente, mas agora eu tenho 50! Posso comprar uma hora do seu trabalho?” O pai desmoronou... colocou os braços em torno do filho e pediu perdão.

Relacionamentos são mais importantes que dinheiro.

 

Há uma segunda verdade aqui, que está na pergunta de Jesus no v.25: "Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?". A resposta é óbvia: "É claro que é – imagina, o corpo é mais importante que a roupa da moda... e a vida é mais importante que a comida mais saborosa!"

O estranho, porém, é como se tem dado tanto valor, tanta importância, às roupas e às comidas... mais do que aos relacionamentos.

Um dos heróis da história dos Estados Unidos (Patrick Henry), muito famoso por suas declarações, escreveu ao final da sua vida: “Agora já passei todas as minhas posses para a minha família. Há mais uma coisa que eu gostaria de dar a eles - a religião cristã. Se eles a tivessem, mesmo que não possuíssem um centavo, seriam ricos; se não a tivessem, mesmo que eu lhes tivesse dado o mundo todo, seriam pobres".  

Relacionamentos são mais importantes que dinheiro.

Há uma terceira verdade que Jesus ensina, aqui no texto, que tem o poder de dar novo foco à sua vida. Jesus falou para as pessoas que estavam a escutar o Seu ensino. Ele disse: "vocês têm uma fé tão pequena!".

Jesus disse isso porque havia perguntado antes: "Se Deus cuida de forma tão maravilhosa das flores que estão aqui e amanhã já se foram, não terá cuidado ainda maior de vocês?"

Com isso Jesus está mostrando o seguinte: Se você tem fé que Deus cuidará de você, isso te libera para viver com as prioridades certas!

Pensa... se fosse sua a responsabilidade de cuidar de você mesmo, então suas prioridades teriam mesmo que ser diferentes.

Mas, para fazer do seu relacionamento com Deus e com as pessoas a prioridade máxima, Deus te liberou dessa responsabilidade... Jesus está falando: “Não se preocupe com comida, com bebida, com roupas... o Pai de vocês sabe que vocês precisam de tudo isso e Ele provê! Então, confiem nEle”.

Está vendo: para fazer do seu relacionamento com Deus e com as pessoas a prioridade máxima, você precisa confiar em Deus como nunca antes!

 

Portanto, dê o passo de fé... ponha seus relacionamentos em primeiro lugar.

AGORA, OS RELACIONAMENTOS TAMBÉM SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE AS TAREFAS.

Os relacionamentos não só são mais importantes que o dinheiro, como são também mais importantes que as tarefas.

A vida de Jesus está cheia de provas que mostram como Ele mantinha em equilíbrio o Seu relacionamento com as pessoas e as Suas tarefas.

Veja esses exemplos: em Mc 5.21-43, lemos que Jesus, indo socorrer a filha de Jairo, que estava à beira da morte, então numa situação crítica, de emergência... mas lemos que, mesmo assim, Jesus parou para dar atenção a uma mulher doente que havia tocado na roupa dEle com muita fé.

Certa vez, quando os discípulos falaram para alguns pais que a agenda de Jesus estava cheia demais pra Ele ficar dando atenção aos seus filhos, Jesus percebeu e falou: "Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam" (Marcos 10.14).

Numa outra ocasião, Jesus estava indo com os Seus discípulos para um retiro, um lugar de descanso, e dão de cara com uma multidão de cinco mil homens... e aí, fica tarde, os discípulos falam pra Jesus que pela lógica era bom despedir as pessoas para que fossem comprar algo pra comer, mas Jesus, porém, responde: "Deem-lhes vocês algo para comer" (Marcos 6.37).

Ainda outra vez, os discípulos ficaram surpresos quando viram que Jesus dedicava tempo para conversar com uma mulher samaritana, ao lado do poço (ver João 4), pois quem era mestre naquela época, se considerava importantes demais para conversar com mulheres em público.

Há muitos outros exemplos que eu poderia dar.

Mas, talvez, com esses você já está até dizendo assim: "É claro que Jesus tinha tempo para as pessoas. A vida naquela época não era a correria que é hoje!”

A verdade, porém, é esta: sempre há tarefas, sempre há coisas a serem feitas

Você percebeu que em cada um dos exemplos citados havia alguém querendo apressar Jesus para o item seguinte da agenda dele? E em cada caso Jesus preferiu, primeiro, satisfazer à necessidade da pessoa para depois então, seguir adiante em sua agenda de coisas pra fazer.

Eu tenho tendência de valorizar o tempo e as coisas que tenho pra fazer.

Fazer as coisas que separo para fazer, é importante para mim. Mas Deus sempre tem um jeito de me chamar a atenção para a área dos relacionamentos.

Essa semana Deus me falou sobre isso num culto fúnebre... depois tornou a me falar pela leitura de um livro que estou fazendo... sexta-feira à noite, no encontro da minha Célula, Deus tornou a me chamar a atenção para os relacionamentos.

E quando eu me preparava para esta pregação, li uma frase que me atingiu em cheio, a frase diz: “Deus não exige de mim que eu realize grandes coisas. Mas exige, sim, que eu aspire à excelência nos meus relacionamentos”.

Que afirmação impressionante!

Deus não espera que nós O impressionemos com nossos grandes feitos... Ele espera que nós, simplesmente, tenhamos um relacionamento saudável com Ele e com as pessoas.

Portanto, guarde essas verdades hoje: Os relacionamentos são mais importantes do que o dinheiro. E os relacionamentos são mais importantes que as tarefas.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

 

bottom of page