top of page

ORANDO PARA FAZER DISCÍPULOS

Tiago 5.20

 

“...lembrem disto: quem fizer um pecador voltar do seu mau caminho salvará da morte esse pecador e fará com que muitos pecados sejam perdoados” (NTLH).

Veja que coisa mais maravilhosa, mais linda que a Palavra de Deus diz nesta parte: “quem fizer um pecador voltar do seu mau caminho salvará da morte esse pecador e fará com que muitos pecados sejam perdoados”.

Irmãos e irmãs, qual o valor de uma alma? Qual o valor de uma vida? Será que pode ser medido? Será que pode ser estabelecido?

Uma alma vale mais que o mundo inteiro, porque Jesus falou “que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”.

Então, se alguém entregasse a sua alma em troca do mundo inteiro (imagina, todas as agências bancárias do mundo, todas as jazidas de ouro, todos os poços de petróleo, todos os mananciais de água, todas as mulheres mais lindas e os homens mais glamorosos...), disse Jesus, estaria fazendo um mal negócio, porque uma alma vale mais do que o mundo inteiro.

Uma alma é preciosíssima, é valiosíssima demais. Primeiro, porque todos nós, seres humanos, fomos criados por Deus conforme a Sua imagem e a Sua semelhança.

Um inseto, um bichinho, também tem Deus por Criador. Cada animal, selvagem ou doméstico, é criatura de Deus e precisa ser respeitada. Nada de maus tratos aos animais.

Mas, quando você olha para um ser humano, você percebe um reflexo, ainda que desbotado por causa do pecado, tem um reflexo especial do Criador no ser humano, porque está escrito na Bíblia que somos feitos conforme a imagem e a semelhança de Deus!

Isto quer dizer que somos possuidores de atributos que Deus tem.

Quatro atributos próprios de Deus e refletidos no ser humano: o poder intelectual, que é a faculdade de raciocinar; as afeições naturais, o ser humano tem a capacidade de ligar-se emocionalmente e afetivamente a outros seres e coisas. Os animais fazem isto por instinto; a liberdade moral, que é a capacidade que o homem tem de fazer suas escolhas, tomar suas decisões; e a espiritualidade - Deus é uma Pessoa espiritual e o ser humano tem os traços de espiritualidade.

Portanto, o ser humano é dotado de dignidade e de honra, ele deve ser respeitado, deve ser valorizado, porque é criado à imagem e semelhança de Deus.

Mas, também, como se não bastasse, uma alma é preciosa porque, por ela, Jesus Cristo derramou o Seu sangue na cruz.

A Bíblia diz que não foi com coisas corruptíveis ou perecíveis ou baratinhas como o ouro, a prata, o diamante ou a esmeralda, que fomos resgatados da nossa maneira vazia de viver. A Bíblia diz que fomos regatados, fomos comprados, fomos adquiridos pelo sangue precioso de Cristo, o Filho de Deus!

Então, você pode calcular, pode imaginar o preço, o valor de uma única alma, porque se você fosse o único pecador neste planeta, Jesus teria vindo ao mundo e morrido na cruz só pra salvar você.

Há um verso no Talmude, que é a coleção da sabedoria do povo judeu, que diz assim: “Quem salva um homem, salva o mundo”. É importante demais a salvação de uma alma, a salvação de uma vida.

E olha o que a Bíblia, a Palavra de Deus, está dizendo aqui na carta de Tiago 5.20: “quem fizer um pecador voltar do seu mau caminho salvará da morte esse pecador e fará com que muitos pecados sejam perdoados” (NTLH).

Meus irmãos, duas coisas acontecem quando um pecador se arrepende, quando um pecador se converte a Jesus.

A primeira coisa que acontece, diz a Palavra de Deus, é que uma alma é salva da morte (morte espiritual, morte eterna, que significa separação de Deus para todo o sempre).

A outra coisa que acontece quando um pecador se converte à Jesus, é que uma multidão de pecados é coberta, pecados são perdoados.

O profeta Miquéias declarou sobre Deus (Mq 7.19), que Ele acabará com as nossas maldades e jogará os nossos pecados nas profundezas do mar.

Olha isso! Pode ser formado um grande monte de pecados, pode se formar uma montanha com eles, mas não existe uma montanha de pecados tão alta, tão elevada, que não possa ser encoberta ou inundada com a graça de Deus.

Lembra do momento da crucificação de Jesus? A Bíblia conta daquele ladrão que na hora da sua morte, ao lado de Jesus, se arrependeu e voltou a confiar em Deus. Quantos erros deve ter cometido aquele homem? A Bíblia não fala.

Aliás, as diferentes versões da Bíblia falam dele como ladrão ou salteador ou ainda malfeitor. Isto mostra que, provavelmente, ele não fosse um ladrão comum, mas que os seus crimes iam além do simples roubo, porque a morte na cruz era reservada para os piores criminosos.

Mas ainda assim, tudo que de errado aquele homem possa ter feito na vida dele, tudo foi coberto, foi apagado no mesmo instante em que ele se voltou para Jesus e ouviu dos lábios do Senhor, aquela frase abençoada: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso”.

Eu acredito que você, assim como eu, quando se lembra das coisas erradas que faz e que já fez na vida, sente vergonha e tristeza.

Mas é tão maravilhoso saber que mesmo uma multidão de pecados, já foi coberta, já foi lavada, já foi extinta, pelo poder que há no nome e no sangue de Jesus.

Por isso, amados, a salvação é a coisa mais importante da vida de uma pessoa. Por isso, a conversão de um pecador, é a coisa mais importante do mundo. E por isso é que a igreja deve ter uma grande responsabilidade em cumprir com a missão de fazer discípulos.

Não é que a igreja não deva fazer obra social. Não é que a igreja não deva fazer obra educacional. Mas, a razão pela qual os anjos cantam no céu, é a salvação do pecador.

A Bíblia não diz que os anjos cantam quando um país vence a copa do mundo. A Bíblia não diz que os anjos cantam quando o Flamengo faz gol... a Bíblia não diz que os anjos cantam quando uma mina de ouro é descoberta. Mas, a Bíblia diz que os anjos cantam, quando um pecador se arrepende.

Duas vezes no capítulo 15 do Evangelho de Lucas, lemos que Jesus disse do que acontece no céu. No v.7, lemos que Jesus falou: “vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende”. E no v.10: “há alegria entre os anjos de Deus quando um pecador se arrepende” (BV).

Jesus falou: “Há mais festa no céu por um único pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão”. Este é o valor que os céus dão a uma alma. Este é o valor que os céus dão à sua alma, à sua vida.

E se a sua alma, a sua vida, já foi alcançada pela graça de Deus, então meu irmão, minha irmã, a sua missão é fazer com que esta graça alcance também a vida do seu próximo, do seu semelhante.

Cabe agora, uma pergunta pra mim e pra você: Será que estamos estabelecendo as prioridades certas na nossa vida? Será que de fato estamos preocupados com a situação espiritual das pessoas que nos cercam?

É bem verdade que muitas pessoas não se preocupam, não se incomodam nem um pouco com a situação espiritual delas. Se elas estão longe de Deus, se estão caminhando para o inferno, elas não estão preocupas com isso.

Mas, é até natural que elas façam assim, afinal, estão perdidas! Estão cegas espiritualmente. Mas, e quanto a nós? Nós que temos o conhecimento da verdade, podemos nos acomodar, vendo multidões caminhando para o inferno sem Jesus e sem salvação?

Olhe o que o diz a Palavra de Deus em Pv 24.11-12: “Procure salvar quem está sendo arrastado para a morte. Você pode dizer que o problema não é seu, mas Deus conhece o seu coração e sabe os seus motivos. Ele pagará de acordo com o que cada um fizer” (NTLH).

É o que está escrito em Provérbios. Nesta Palavra, Deus fala ao seu coração e ao meu coração, lembrando a responsabilidade que nós temos para com aqueles que estão se perdendo. E Deus fala que podemos até dizer que o problema não é nosso, mas não adianta, porque Ele conhece o nosso coração e pagará de acordo com o que tivermos feito.

Este é um aviso muito sério da Bíblia dirigido a minha vida e a sua vida. Ah! pastor, mas como é que eu posso ajudar? Como que eu posso fazer pra evitar que uma pessoa vá para o inferno? Como que eu posso livrar aqueles que estão caminhando para a matança?

Tem duas coisas que você pode fazer. A primeira, meu irmão, é testemunhar para aqueles que estão perto de você.

Para quem está perto de você, no seu prédio, na sua rua, na sua escola, no seu local de trabalho, na sua vizinhança, mostre o que Jesus fez na sua vida.

E mostrar, você faz isso quando conversa ou quando anda na rua e as pessoas te vêem. O testemunho é dado quando falamos alguma coisa sobre Jesus, mas também é dado quando tomamos atitudes próprias de Jesus.

Charles Spurgeon, que foi um grande pregador do século dezoito, tinha muitas frases fantásticas, e uma delas era essa: “Todo crente ou é um missionário ou é um impostor”. Ele dizia.

Porque se você é um crente, você é um missionário. Sua missão é fazer discípulos de Jesus. Se você recebeu Jesus para dirigir a sua vida, então você se tornou um missionário dEle, ganhou a missão de testemunhar de Jesus para as pessoas.

Você já faz isso? Você já tentou de alguma forma levar a palavra da salvação a alguém? Quantas vidas temos alcançado para Jesus?

É trágico o fato de que há crentes que estão 30, 40, 50 anos na igreja e nunca ganharam ninguém, nenhuma pessoa para Jesus.

Então, o que nós podemos fazer? Olha, a primeira coisa que podemos fazer é testemunhar para aqueles que estão perto de nós.

Certa vez perguntaram a um cristão chinês, qual era a primeira coisa que ele queria fazer quando chegasse no céu. Então aquele crente chinês, respondeu: “Quando eu chegar no céu, a primeira coisa que eu quero fazer é ver Jesus. Eu vou direto aonde estiver Jesus, porque eu quero ver o rosto do meu Salvador. Eu quero me prostrar aos pés dAquele que por mim morreu na cruz e adorá-Lo, porque Ele é o Senhor da minha vida. Eu quero ver Jesus!”  E aí, perguntaram para aquele crente chinês: “E qual é a segunda coisa que você quer fazer quando chegar no céu?” Ele respondeu: “Depois de eu ver Jesus, eu vou procurar lá no céu, a pessoa que falou de Jesus para mim e eu vou agradecer a ela, eu vou dizer: “Meu irmão, estou aqui hoje, primeiro, graças a Jesus que morreu por mim, e segundo, graças a você que me falou de Jesus como Salvador. Você se importou comigo e me falou de Jesus”.

Será que lá no céu, haverá alguém também vindo na sua direção para agradecer pelo testemunho que você deu de Jesus pra ela? Fazer discípulos de Jesus precisa estar no seu coração e no meu também.

Mas, há uma segunda coisa que nós podemos fazer: Nós podemos orar pelos perdidos.

A Bíblia diz que a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Você está com a Bíblia aberta em Tg 5.20? Se você voltar um pouquinho ao v.16, vai ver esta declaração: “A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder” (NTLH).

John Weslley viveu no século 18 e foi um grande pregador do evangelho. Foi ele e o seu irmão Charles Weslley, que deram início à Igreja Metodista. E John Weslley, que em vida, levou multidões ao conhecimento de Jesus como Salvador, costumava dizer o seguinte: “Sempre que alguém se salva, é porque outro alguém já orou antes”.

Você já é um salvo? Puxa na memória quando é que você foi salvo, quando foi que você entregou a sua vida para Jesus dirigir e abençoar. Tinha alguém orando por você? John Weslley dizia isso: “Sempre que uma pessoa é salva, é porque uma outra pessoa antes, orou por ela”.

Há uma história sobre dois amigos: um não tinha Jesus como Salvador, o outro tinha. E esse que tinha, falava bastante com o amigo sobre a necessidade da salvação e a vontade de tê-lo como um discípulo de Jesus. Mas o amigo tinha o coração endurecido para as coisas espirituais e não queria saber de Deus, não queria compromisso com igreja nem nada. Só que o Espírito Santo, o Espírito de Deus começou a agir naquela vida. Certa noite, o rapaz que não era crente, que ainda não tinha recebido Jesus como seu Salvador, simplesmente não conseguia pegar no sono, começou a ter uma grande luta com Deus. Ele lutava para dormir, mas o sono não chegava, porque o Espírito Santo tocava o coração dele com aquelas palavras do amigo, falando pra ele entregar a vida pra Jesus, mas ele evitava pensar naquilo. Era uma luta. Se no dia da sua decisão por Jesus, você levantou o braço ou veio à frente da igreja, você se lembra que foi uma luta. O céu e o inferno entram em batalha nessa hora. E, finalmente, as 7 horas da manhã, o dia claro, ele se rendeu e entregou a vida para Jesus, recebeu Jesus como seu Salvador pessoal. E a partir daquele momento, veio a paz, uma alegria e ele chorava e cantava, porque estava salvo. Então, tão alegre, ele pensou assim: “Vou contar pr’o meu amigo que eu acabei de tomar a minha decisão por Jesus”. Então, foi procurar o amigo todo animado: “Ah! Ele vai ficar muito surpreso”. E chegou na casa do amigo, bateu na porta, foi atendido e começou a falar: “Você não imagina o que aconteceu! Hoje, bem cedo, eu entreguei a minha vida para Jesus! Eu estou salvo agora” Mas o amigo não ficou surpreso e disse que já sabia. E foi questionado: “Mas, como você sabia? Eu não contei ainda pra ninguém, você é o primeiro! Como você já sabia?” E o amigo crente respondeu: “Sabe, hoje, desde a madrugada, Deus me despertou para eu orar por você, e quando deu 7 horas, eu senti Deus falando que podia parar de orar porque a vitória tinha sido alcançada”. E eles se abraçaram tomados de emoção.

Meu irmão, a sua oração tem poder. E é exatamente por isso, não é por outra razão, que o diabo não quer que você ore pela conversão de 5 pessoas.

Porém, igreja, nós precisamos orar pelas pessoas que ainda não são crentes. Precisamos orar pela conversão delas, porque precisamos fazer discípulos!

Preste atenção: tem gente que conhece você, mas não conhece Jesus. E quando tem alguém que a gente conhece e uma outra pessoa não conhece, o que é que a gente faz? A gente apresenta!

Então, apresente Jesus para o seu amigo, mas apresente também o seu amigo a Jesus através da oração. Amém.

Mencione o nome dele em oração e ore todos os dias. Eu lembro de duas vezes em que irmãos chegaram para mim e disseram, em épocas diferentes: “Pastor, hoje eu não estarei no culto com o senhor, porque eu vou no batismo da minha irmã, ou do meu pai...”. E me contavam: “Sabe, eu tenho orado pela conversão dele, por mais de 10 anos, 20 anos, e hoje ele está sendo batizado”.

George Muller, que ficou conhecido como o príncipe da oração, ele se dispôs a orar por cinco amigos que não eram crentes, e ele todos os dias orava pela conversão dos cinco amigos. George Muller orou durante cinquenta anos. E o último dos cinco a se tornar discípulo de Jesus, se converteu cinco anos depois da morte de George Muller. A oração de um justo é poderosa!

Assim que eu me mudei de Ribeirão Preto-SP para São Fidélis-RJ, eu conheci uma irmãzinha muito bondosa, cristã comprometida com Deus, de nome Elísia. Ela sempre me procurava e dizia: “Pastor, eu estou orando pelo meu filho. Me ajude a orar por ele também, pra ele estar no caminho de Deus!” E nós oramos juntos, inclusive, algumas vezes por isso. A irmã Elísia Damasceno já está no céu com Jesus. Ela não viu isso em vida, mas as orações dela foram atendidas, não é Edmir Damasceno?

Vem cá, precioso irmão, vem com a esposa, vem com a Dalva! [...]

Então, irmão, ore com fé pela salvação de cinco pessoas. Ore com perseverança. Talvez, a sua oração vai ser atendida no dia seguinte, Deus sabe. Ou talvez, depois que você já estiver no céu, Deus sabe... mas nenhuma oração cai por terra. Ore com fé. Ore com perseverança.

Nenhuma pessoa se tornará discípula de Jesus sem que antes, alguém ore por ela.

Ore por alguém querido seu que ainda não tem Jesus como Salvador... talvez um conhecido, alguém próximo... talvez, alguém que te aborrece (e essa pessoa, então, é a que mais precisa da sua oração).

E tem uma frase belíssima de Rick Warren, vou terminar com ela: “As pessoas podem recusar o nosso amor ou rejeitar nossas palavras, mas elas não tem defesas contra as nossas orações”.

Alguém pode dizer a você: “Não venha me falar de Jesus nem de igreja... não venha com essa conversa”. Mas, olha só, quem pode impedir você de orar por ela?

As pessoas podem recusar o nosso amor ou rejeitar nossas palavras, nosso conselho, mas não tem defesas contra as nossas orações.  

Igreja, vamos orar pelos que ainda precisam receber a salvação de Jesus. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

Que no que depender de mim e de você, ninguém chegue um dia diante de Deus e fale: “Eu não me converti porque ninguém orou por mim”.

Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados.

Vamos nos colocar em pé.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 30/07/2017, Baseado em áudio de Pr Marcelo Aguiar

bottom of page