top of page

VASO NAS MÃOS DO OLEIRO

Jeremias 18:1-4

 

O Senhor me disse:

2  -Desça até a casa onde fazem potes de barro, e lá eu lhe darei a minha mensagem.

3  Então eu fui e encontrei o oleiro trabalhando com o barro sobre a roda de madeira.

4  Quando o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro, conforme queria.

 

Introdução

Esse texto nos mostra uma ilustração que pode se aplicar muito bem à vida de todos nós.

Deus é o Oleiro e nós somos os vasos.

Algumas pessoas, a medida que os anos passam, deixam suas vidas se “estragar”... por causa do pecado, ou por causa da opção que fizeram,de viver afastadas de Deus.

Mas Deus quer mudar essa situação.

Assim como Deus falou com Jeremias, vamos ouvir o que Deus tem para nos falar hoje.

Então, vamos nos colocar na condição de um “vaso que se estragou” ...e vamos receber de Deus, tudo o que Ele tem para nós e quer fazer conosco.

 

...o primeiro passo que abençoa é:

1) TER DISPOSIÇÃO E IR À CASA DO OLEIRO PARA OUVIR SUA PALAVRA – v.2

Lemos no v.2: “Desça até a casa onde fazem potes de barro, e lá eu lhe darei a minha mensagem”.

Uma das coisas que Deus espera encontrar em nós é disposição.

O fato de estarmos reunidos neste lugar aqui, neste lugar de culto, lugar de adoração, esta atitude de virmos até esta casa de celebração a Deus, demonstra que temos vontade e interesse naquilo que Deus tem para nós.

Se nós não formos até Deus, Ele não poderá fazer nada por nós... Deus respeita a nossa vontade.

Portanto, vindo a esta reunião, você está demonstrando disposição e interesse no que Deus tem pra você. Este é bom passo!

Então, você quer que Deus fale com você hoje? - (textos de apoio: Salmo 27:8 e Jeremias 29:13).

Se você quiser, o Senhor diz: “vocês me encontrarão”, ou:  “serei achado de vós, diz o SENHOR” - mas a condição sempre é: “buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29.13).

...em segundo lugar, observamos isto:

2) DEUS ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA AJUDAR AQUELES QUE SE COLOCAM EM SUAS MÃOS – v.3

No v.3 está escrito do “...oleiro trabalhando com o barro sobre a roda de madeira”.

Deus aguarda com expectativa esse momento – o momento em que um “vaso quebrado, um vaso partido” reconhece a necessidade que tem de restauração e então, se entrega totalmente a Ele.

Diz a Bíblia numa parte, que os ouvidos de Deus estão sempre atentos ao chamado daqueles que Lhe pedem ajuda...

Amado, Deus conhece você e sabe do que você precisa. Deus quer ajudar você.

A questão é: Você quer se colocar nas mãos de Deus (o Divino Oleiro) para que Ele possa fazer algo em sua vida?

 

...em terceiro lugar, consideremos o seguinte:

3) DEUS NÃO QUER QUE VIVAMOS “ESTRAGADOS”, MAS ELE NOS DÁ UMA NOVA OPORTUNIDADE – v.4

V.4: “Quando o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro, conforme queria”.

Algumas coisas nos “estragam”, por que estragam nossa vida: como por exemplo, o vício, a prostituição, a impureza, o ódio e outras coisas assim...

Essa não é a vida que Deus projetou para nós.

Mas em Jesus, podemos ser libertos de tudo o que nos “estraga”, pois a morte de Jesus na cruz, nos possibilita viver uma nova vida

Você crê que pela morte de Jesus sua vida pode ser transformada?

Hoje você tem a oportunidade de dizer: Senhor Deus, eu quero ser restaurado!

E será maravilhoso, pois a Bíblia diz: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo” (2Co 5.17).

...e observemos isto:

4) DEUS QUER NOS MOLDAR SEGUNDO A SUA PRÓPRIA VONTADE – v.4

Lemos no v.4: “Quando o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro, conforme queria”.

O projeto de Deus para nós é que tenhamos uma vida abundante. Lá está em João 101.10: “eu vim para que tenha vida e vida com abundância”.

Quando a Bíblia revela que Jesus veio nos dar vida abundante, isso significa, uma vida de paz agora mesmo... uma vida de alegria, saúde, equilíbrio emocional e muito mais.

Se nós pudermos nos colocarmos nas mãos de Deus, então, devemos também deixar que Ele mesmo “nos refaça” segundo bem lhe parecer.

A Bíblia mostra que a vontade de Deus para nós é sempre boa, perfeita e agradável.

Você quer que Deus comece a moldar a sua vida a partir de hoje segundo a vontade dEle e não a sua própria?

...então, finalizando, saiba que:

5) O RESULTADO DE TUDO ISSO SERÁ HONRA AO INVÉS DE VERGONHA

Deus nos fez para sermos vasos de honra.

No entanto, muitos têm preferido viver “estragados” pelo pecado, o que só leva à vergonha ao invés de honra.

Talvez hoje, você esteja vivendo uma situação de vergonha por causa do pecado...

Deus quer remover a vergonha e colocar você em um lugar de honra... foi para isso que Deus criou você!- (texto de apoio: Isaias 61:7).

 

Conclusão

Procurei mostrar que o pecado tem estragado nossa vida...

Mas Deus nos criou para sermos vasos de honra.

Por isso, ainda hoje, o que Deus mais quer, é agir em sua vida lhe perdoando o pecado e dando para você a vida eterna.

Mas, para que isso ocorra, é preciso que você entregue sua vida nas mãos d’Ele.

Você quer fazer isso agora e receber Jesus em seu coração? ...então peça isso a Jesus agora.

Faça uma oração de arrependimento e entrega.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira. Fonte: Sergio Callegari

bottom of page