top of page

PARTO DE ALMA

Isaías 66.7-8

 

“Será que uma mulher dá à luz antes de sentir dores de parto? Será que pode dar à luz um filho sem sofrer? Quem já ouviu falar de uma coisa assim? Quem já viu isso acontecer? Pois será que um país pode nascer num dia só? Uma nação aparece assim num instante? Mas foi isto mesmo que aconteceu com Sião: assim que sentiu dores de parto, ela deu à luz os seus filhos”.

Amados, lemos aqui no v.8, que: ...Sião sentiu as dores de parto, e assim, deu à luz os seus filhos. Pode nascer um filho sem dores de parto? Pode haver nascimento sem parto? Não, de modo algum.

Eu li no portal Terra que as mulheres britânicas estão recorrendo à hipnose para aliviar a dor de parto. Agora, qualquer avó ou bisavó da gente, iria dizer: “Bobagem gastar dinheiro com isso... é só relaxar minha filha, ficar calma”. Até porque as dores são passageiras... Então, seja otimista. Quando vier a dor, e normalmente ela vem como uma onda... então, em vez de você falar “mais uma”, que tal dizer “menos uma”?

Porque não existe parto sem dor. E sabe, na dimensão espiritual, gerar filhos para Deus, lutar pela conversão de alguém, é como na dimensão natural! Vai doer também.

Carlos Finney, que foi um evangelista do século XVII, contava que não tinha palavras direito, diante de Deus, pra pedir em oração, a salvação de uma vida...

Ele conta que tudo que conseguia fazer, era somente gemer e chorar, quando pedia: “Deus, essa alma está perdida... remova os impedimentos dela, Senhor!” E isto mostra essa dor sentida na alma pela conversão de alguém.

É a dor do parto de alma... é a dor de querer muito, muito mesmo, de gerar um novo filho para Deus...

 

Irmão, se você nunca sentiu essa dor pela conversão de uma vida, tá na hora de começar a sentir.

O quê? ...sentir dor como que de parto para que alguém venha para Jesus?

Sim, amado... como podemos sentir dor no coração por um amassado no carro, por um arranhão na geladeira... por um dinheiro que se perde, por um bicho que morre, e não sentir nada por uma alma que perece?

Num velório, dói saber que chegou a hora do caixão ser levado para o sepultamento... porque lá está indo o rosto, o corpo de um ente querido...

Mas, entenda que, sem Jesus, a alma preciosa, imortal, perece irremediavelmente perdida nas trevas para todo o sempre... e não sentir nada por isso? ...não sentir angústia nenhuma... dor nenhuma... não derramar lágrima nenhuma... não conhecer a dor do parto da alma por uma conversão? ...oh! como se tornam tão frios os nossos corações!

Estava uma família fazendo um piquenique na praia. A esposa e mãe, que havia preparado tudo com muito carinho, disse: “Bem, agora eu vou entrar na água um pouquinho”, mas, vinham as ondas e ela se apavorava e teve um momento que ela começou a se afogar. Então, o filho, até já grandinho, que brincava na areia, ouvindo os gritos de socorro da mãe, andou uns passos na direção do pai, e distraído com algumas coisas, falou: “Papai, mamãe está bem lá na água... eu acho que ela está se afogando”. Olha, o homem deu um salto, largou as coisas que estava fazendo, saiu a toda pressa, a fim de resgatar a mulher...”. Graças a Deus por isso.

Mas, não sei se você notou, às vezes, clamamos ao nosso Pai do Céu com uma calma tão grande, enquanto se trata de vida ou morte. Oramos sem pressa, sem urgência. Ah! Irmão, nós precisamos clamar!

Então, eu estou convidando você hoje a conhecermos a paixão de Jesus.

Porque foi por amor às almas perdidas que o Filho de Deus veio ao mundo... foi por amor às almas perdidas que Cristo deixou toda a glória do céu, Se submeteu a viver “a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – e morte de cruz” (Fp 2.7). Essa foi a paixão de Jesus: salvar da perdição eterna a alma daqueles que o Pai criou à Sua imagem e semelhança.

Então, amado, a Bíblia revela essa paixão e Deus pode dá-la pra nós... e se falharmos nisso, a falta será nossa.

Jacó foi um homem, a Bíblia conta, que passou por esse parto de alma até vencer. A Bíblia fala que Jacó lutou com Deus.

Mas, quem está agindo assim hoje? Quem está em trabalho de parto, em suas orações, lutando, para que um vizinho venha para Jesus, para que um familiar se converta a Jesus?

 

Irmão, a Palavra de Deus faz um apelo contínuo e agonizante em prol das almas perdidas, sem salvação…

Olha o que lemos em Joel 1.13-14: “Ponham vestes de luto, ó sacerdotes, e pranteiem; chorem alto, vocês que ministram perante o altar. Venham, passem a noite vestidos de luto, vocês que ministram perante o meu Deus; pois as ofertas de cereal e as ofertas derramadas foram suprimidas do templo do seu Deus. 14 Decretem um jejum santo; convoquem uma assembléia sagrada. Reúnam as autoridades e todos os habitantes do país no templo do Senhor, do seu Deus, e clamem ao Senhor.”

Ah, Deus está falando: “Ponha de lado tudo o mais e comece a clamar ao Senhor”.

Se você puder ler a biografia dos irmãos que viveram antes nós e que foram muito bem sucedidos na conquista de almas, você vai ver lá que eles oravam muito tempo em secreto.

Eu te pergunto: Será que poderemos obter os mesmos excelentes resultados sem seguir o exemplo deles?

Não, irmão, nós não conseguiremos. Olha, se você descobrir que não precisa orar por convertidos, então conta, publique isto… faça uma postagem na rede social, anuncie que você descobriu um método revolucionário de ganhar os perdidos!

Dá certo publicar na rede social... Juliane achou de brincar que estava grávida, não foi? ...passou a semana recebendo felicitações.

Agora, se você não conseguir gerar filhos espirituais... se você não conseguir convertidos sem oração, então, em nome de Jesus, comece a seguir o exemplo daqueles que em oração, conquistaram muitas almas para Deus.

Pode ter certeza, se hoje você está na presença de Deus, é porque sua mãe, seu pai, filho, irmão… algum amigo, choraram, oraram e agonizaram diante do Senhor, em seu favor, visando a salvação da sua alma… e eles não descansaram enquanto seu coração não fosse aberto para Deus.

 

Amado, esse é o principal segredo para ganhar almas: lutar em oração, sentir na alma dor como que de parto para que nossos queridos recebam a salvação de graça em Jesus.

Se você puder, conheça a história de Hudson Taylor, missionário na China. Tem um video de uma hora e meia sobre ele que você pode assistir no YouTube.

Conta-se que na China, o dia nunca clareava sem que Hudson Taylor fosse encontrado de joelhos orando pelas almas perdidas. Não é atoa que a vida de Hudson Taylor tenha sido tão maravilhosamente usada por Deus!

Irmão, a conversão é resultado do agir do Espírito Santo, e a oração é o poder que ativa esse agir. A oração movimenta o braço de Deus!

O mundo é movido por leis, mas o Deus que criou o mundo é movido pela oração.

Ah! Mas como são poucos aqueles que encontram tempo para a oração! É tão fácil termos tempo para tudo: para dormir, para comer… tempo pra ler um livro… tempo pra Internet, tempo pra novela… tempo para sair com amigos… porém, não temos tempo para a oração, a coisa mais importante de todas.

Eu tenho lutado com isso, meu irmão… e, sabe, eu descobri que é questão de ser radical mesmo. Jesus falou em Mateus 6.6: “você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai”.

Fechar a porta significa ser radical, porque fala de você entrar no quarto e deixar do lado de fora tudo que exige sua atenção... então eu já descobri: preciso deixar o celular, deixar o trabalho, deixar a campanhia tocar, deixar alguém chamar… tenho que entrar no quarto e fazer como disse Jesus: “feche a porta e ore ao seu Pai”.

E, sabe, talvez não dê pra você passar uma hora inteira lá dentro, mas passe alguns minutos, irmão!

Também não sei se você já ouviu falar em Susana Wesley. Ela viveu no século XVII… foi mãe de dezenove filhos. Dois deles, João Wesley e Carlos Wesley, foram os fundadores da Igreja Metodista.

Influenciados pela mãe, muito piedosa, eles formaram um grupo que tinha dias fixos para praticar o jejum, hora certa para a leitura da Bíblia, hora certa para a oração, dia certo de visitar os presos... então, por causa dessa organização, desse método, o grupo foi "apelidado" de Metodistas.

Então, influenciados pela mãe, porque Suzana Wesley, mesmo com 19 filhos pra criar, sempre encontrava tempo pra se trancar em seu quarto, por uma hora, diariamente, para ficar a sós com Deus.

Irmão, quando o assunto é oração, eu tenho descoberto: não se trata de encontrar tempo, mas de criar esse tempo. Como diz a velha canção de Geraldo Vandré: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Pra orar, você pode criar tempo, se quiser.

Os apóstolos bíblicos consideravam tão importante ter um tempo para a oração, que eles até disseram: “nos dedicaremos à oração” (At 6.4).

Mas, quantos líderes, hoje, preocupados com tantas coisas… encarregados de tantos compromissos, não se dedicam à oração!

Mas, veja como Jesus fazia , lemos em Lc 6.12: “…Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.” Irmão, esse é Jesus!

Ora, se era necessário que Ele orasse assim, o que dizer de nós? A Bíblia registra: Jesus “passou a noite em oração a Deus”. Ah! irmão, isso poderia ser dito a seu respeito?

Mas isso explica o poder de Jesus... muita oração! E talvez explique a nossa fraqueza... pouca oração.

Mas a Palavra nos chama para uma vida de oração!

 

O profeta Isaías (62.6-7) declarou isso: “Vocês que clamam pelo Senhor, não se entreguem ao repouso, e não lhe concedam descanso”.

E Daniel (9.3-4) declarou: “me voltei para o Senhor Deus com orações e súplicas, em jejum, em pano de saco e coberto de cinza. Orei ao Senhor, ao meu Deus, e confessei”.

O apóstolo Pedro, enquanto era mantido na prisão, lemos em Atos 12.5, que “a igreja orava intensamente a Deus por ele”.

Veja: a oração era intensa! Se queremos nossos amigos e nossos entes queridos salvos da perdição eterna, então teremos que ser intensos em nossa oração.

Sua alma, amado irmão, precisará sentir dores como que de parto, se quer ter seus queridos salvos.

Haverá alguns, esta noite aqui, que queiram lutar em oração pelas almas?

 

Certo pai cristão, muito temente a Deus, lutava para que seu filho se convertesse, que o filho deixasse as más companhias, as baladas e se entregasse para viver no caminho de Deus. Mas o filho nada queria saber sobre isso... então, resolveu sair de casa. A despedida no portão foi triste: o pai, com lágrimas nos olhos abençoou o filho e o viu partir sem dizer pra onde... e ali mesmo no portão, com lágrimos lavando o rosto, o pai ajoelhou-se e orou: "Oh! Deus, salva o meu filho!" Essa luta só ia terminar na hora da morte. Desde que o filho partiu, aquele pai orava várias vezes ao dia, a mesma oração: "Oh! Deus! Salva o meu filho". Aí, depois de vários meses, sumido em uma cidade distante, sem dar notícias, aquele filho foi tomado por uma grande saudade de casa, saudade do pai, saudade dos irmãos... mas ele estava tão longe de casa... então, inquieto e deprimido, ele desejou participar de um culto. Então, saiu à procura de um prédio de igreja onde pudesse achar um culto. Encontrou... entrou, ouviu tudo e depois da mensagem da Palavra de Deus, ah! ele resolveu entregar a vida para Jesus. Uma paz enorme, sobrenatural, veio à ele a partir daquela hora. Aí, quando ele está saindo daquele culto, pegou o celular e passou a seguinte mensagem para o seu velho pai: “Pai, hoje, às nove da noite, eu recebi Jesus como Salvador. Agora eu sou crente como o senhor. Estou voltando!”. Quando a mensagem chegou, a mãe que também orava pela salvação do filho, foi que leu a gloriosa mensagem, ela abaixou a cabeça e começou a dar graças a Deus, graças a Deus, graças a Deus. E depois de agradecer tanto a grande bênção, pegou o celular e mandou a seguinte resposta: "Querido filho, hoje, exatamente às nove da noite, seu pai morreu. Às últimas palavras que ele disse foram: "Oh! Deus! Salva o meu filho!"

Quantos irão lutar em oração aqui? ...quantos serão pais e mães espirituais de muitos filhos para Deus?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page