top of page

REAGINDO CERTO À MISSÃO DADA

Lucas 1.26-38

 

Introdução

Eu quero trazer uma palavra de encorajamento hoje, porque, domingo após domingo, você me ouve falar que como igreja, nós temos uma grande missão pra cumprir. Só que esta missão não significa missa grande, tá entendendo? Significa um encargo, uma obrigação, um dever. A missão que nós temos como discípulos de Jesus é forte, é desafiadora e arrebenta com o nosso conforto. Por isso que me sinto, guiado por Deus hoje, a pregar uma palavra de encorajamento pra você.

Até porque, temos o Cartão Alvo de Oração, que é uma ferramenta que nos lembra da missão de fazer discípulos; nos lembra de orar pela conversão de cinco pessoas e nos lembra também daqueles passos a serem dados. E eu reconheço que não são nenhum pouco confortáveis. Eu sei que não são, porque não está sendo confortável pra mim. Hei! Eu estou com você nesse movimento de oração pela conversão de cinco pessoas!

Mas, a missão é grande. E eu estou ficando descabelado, porque desconfio que alguns de vocês estão com receio de fazer discípulos e até se sentindo incapazes de cumprir esta missão.

Então, eu quero trazer uma palavra de encorajamento a partir de uma história registrada no Evangelho de Lucas, que conta sobre Maria.

Maria recebeu uma missão de Deus, uma missão desafiadora, e a reação dela diante daquilo que Deus estava propondo foi tão

marcante, que traz lições preciosas para a nossa vida diante dos desafios da missão de Deus pra nós.

Maria recebeu a visita de um anjo, o anjo Gabriel, que apareceu dizendo que ela seria responsável por um acontecimento muito especial, ela seria mãe de Jesus. Aí, Maria logo reagiu com medo, mas depois mudou a sua reação por causa do que o anjo argumentou com ela.

 

Então, vamos ver como Maria reagiu ao receber uma missão de Deus e comparar com a nossa reação diante da missão, também dada por Deus, de multiplicar discípulos.

O que o anjo falou para Maria e qual foi a reação dela? Deixa eu ler a história (Lc 1.26-38): “No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia, a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria. O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! " Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação. Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim". Perguntou Maria ao anjo: "Como acontecerá isso, se sou virgem? " O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação. Pois nada é impossível para Deus". Respondeu Maria: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo

conforme a tua palavra". Então o anjo a deixou”.

Dizem os estudiosos que Maria devia ser uma jovem adolescente ainda, quando isso aconteceu. E como mocinha, havia nela, com certeza, a expectativa de se casar. E de fato, conforme os costumes judaicos, ela estava comprometida em casamento com José, era como um noivado, ela estava prometida para José, mas ainda não havia se casado com ele.

Haveria uma cerimônia de casamento e depois eles poderiam ter as suas relações sexuais, mas por enquanto, ela estava apenas prometida em casamento.

E qual era o roteiro da vida de Maria? Normal, como de qualquer moça da sua cultura. Ela iria se casar, ter filhos, ser uma boa mãe, cuidar deles e mais tarde, teria os netos... a vida normal é assim!

Mas, acontece uma coisa extraordinária na vida de Maria: ela recebe a visita de um anjo. Fazia 400 anos que coisas  sobrenaturais não aconteciam no meio do povo de Israel. Mas, quebrando o silêncio, Maria recebe a visita de um anjo. Era algo, realmente, extraordinário.

 

E ela sabia, quando recebeu a visita do anjo, que alguma coisa muito fora do comum estava para acontecer em sua vida. Maria já tinha ouvido falar de homens e mulheres do seu povo que foram visitados por anjos de Deus.

Ela sabia que um anjo visitar a sua casa, alguma coisa diferente, muito extraordinária, estava para acontecer.

Ela deve ter pensado assim: “Puxa, a minha vida tava seguindo um roteiro normal, como de qualquer moça da minha idade, e receber a visita de um anjo, isto é fora do comum!”

E qual é a primeira reação que Maria tem? Aparece no v.29: Maria ficou perturbada, surpresa com aquelas palavras, ou seja, teve medo. Eu creio que alguns de nós estão surpresos e temerosos diante da missão de multiplicar discípulos.

Porque você tem a sua vida normal, chega a hora de estudar, trabalhar, se casar, ter filhos, depois os netos... a vida que segue normal é assim.

Mas, de repente vem alguém e diz pra você o seguinte: “Não, você não vai viver só para participar desse circuito normal da vida, de estudar, trabalhar, se casar, ter filhos e netos.

Tem mais coisas. Você precisa se dedicar em multiplicar discípulos”.

Porque, irmão, a nossa vida como discípulos de Jesus não é apenas viver uma vida normal, não é apenas estudar, trabalhar, casar, ter filhos, ganhar dinheiro e gastar dinheiro. Não é apenas isso que é a vida como discípulos de Jesus! Tem a missão de fazer discípulos.

Mas, talvez, você não quer sair do seu conforto para se envolver na missão. Mas Jesus está te chamando, Ele diz: “Você é meu servo, Eu dirijo a sua vida. Você Me pertence. Então, Eu quero que você viva para Mim, quero que faça discípulos até que Eu volte!” Então, esse é o nosso grande desafio.

A primeira reação de Maria foi de medo. Talvez, você sinta esse medo diante do desafio de multiplicar discípulos. Talvez você   pense: “Tudo bem, o Senhor Jesus é autoridade sobre a minha vida. Eu quero cumprir essa missão. Eu quero fazer discípulos. Mas, como é que eu vou fazer isso? Eu me sinto incapaz. Quem sou eu pra fazer isso?” Essa foi a primeira reação de Maria e, talvez, seja a sua também. Mas, o anjo disse em seguida (v.30-31): “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus”.

 

E aqui o anjo explica qual a missão de Maria.

Não era uma missão qualquer. Ela teria um filho e aqui diz que filho seria esse. Não era apenas um filho, era o Messias, era Jesus, o Salvador do mundo!

E Maria entendeu direitinho o que o anjo quis dizer quando falou (v.32-33): “Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”. Porque Maria conhecia as Escrituras Sagradas! A cultura judaica era muito forte nisso.

Alguns pensam que as mulheres no tempo do Novo Testamento eram ignorantes, mas não era bem assim. Elas conheciam as Escrituras. Por exemplo, em Jo 4, lemos de Jesus conversando com a mulher samaritana, e a conversa dela gira em torno de um assunto com profundo teor teológico: Onde a gente deve adorar, no monte, em Jerusalém?

Lemos na Bíblia, também, sobre quem discipulou Timóteo. Foram a sua mãe e a sua avó. As mulheres de Israel conheciam as

Escrituras! Então, Maria entendeu bem cada palavra do anjo, mas ficou receosa. E ela tem uma segunda reação. Qual é a segunda reação de Maria? A primeira, medo, como se dissesse: “Por que a minha vida tem que ser diferente das outras moças, das minhas amigas, das minhas primas? Por que a minha vida tem que ser diferente?”

E a segunda reação é a sensação de incapacidade total. Ela diz assim (v.34): “Como acontecerá isso, se sou virgem?” Em outras palavras: “Eu não tenho como ter filhos, porque eu não me casei ainda, não tive relações sexuais com meu futuro marido. Eu não posso ter filhos por enquanto!”

Maria coloca um empecilho natural. Bem, qualquer criança hoje, já sabe como é que filhos são formados. Sabem que é necessário a relação entre um homem e uma mulher.

Maria não tinha tido essa relação, então, ela reage colocando essa barreira, porque o pensamento dela é: para ter um filho, só tendo uma relação sexual.

E, muitas vezes, quando nós recebemos a missão de Deus de multiplicar discípulos, nós começamos a colocar esse tipo de barreira também, barreira natural para o agir de Deus. Nós falamos: “Mas, eu não posso fazer discípulos! No lugar aonde eu moro só tem gente atarefada. Ou então, no meu trabalho, as pessoas não são de conversar umas com as outras, ou na escola onde estudo, ninguém quer saber de assuntos espirituais”. E você pode colocar uma série de desculpas para reagir como Maria reagiu no primeiro momento e dizer: “É impossível que isso aconteça na minha vida. Não existe a mínima condição de eu multiplicar discípulos”.

Irmão, você pode pensar em todas as justificativas para não cumprir a sua missão do ponto de vista natural, mas o anjo de Deus expôs para Maria, argumentos que a convenceram e fizeram com que ela mudasse de reação.

Eu espero que esses argumentos mudem a sua reação nessa noite. Se você tem medo e acha impossível fazer discípulos, olha o que o anjo Gabriel diz pra Maria, v.35: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra”.

Olha que paralelo interessante com a nossa missão. É como se anjo Gabriel dissesse: “Maria, você não entendeu. Isso não será uma coisa natural, será sobrenatural, porque tem o agir do Espírito Santo de Deus nisso!”

Talvez, você tenha medo e se sinta incapaz de fazer discípulos para Jesus, mas eu quero dizer pra você nesta noite: voce está super valorizando o seu papel.

Nós podemos supervalorizar o nosso papel na multiplicação de discípulos de duas formas: primeira, é achar que nós mesmos é que converteremos as pessoas e, a segunda forma, é achar que nossa incapacidade cria barreira para Deus agir. Irmão, é o Espírito Santo que fará por meio de você!

 

Lembra do que Jesus falou em At 1.8: “Você serão minhas testemunhas em todos os lugares do mundo”. Mas, o verso não começa assim.

Começa como? “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês”. Receber o que? Poder, virtude, unção do Espírito Santo e vocês serão testemunhas.

É uma determinação de Deus: vocês serão. Jesus está dizendo: “Quando alguém está cheio do Espírito Santo será minha

testemunha”.

Eu quero dizer pra você: não precisa ter medo.

Você não precisa se sentir incapaz, porque quem vai fazer não é você, mas é o Espírito Santo que vai fazer. Se você estiver cheio do Espírito Santo, você vai poder multiplicar discípulos porque a obra é de Deus. O Espírito Santo é quem age na conversão das pessoas. É ele quem convence as pessoas do seu pecado.

E o anjo prossegue dizendo o seguinte (v.35): “aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus”. Não é filho da Maria.

A conversão de uma pessoa é um milagre de Deus. O nosso papel é só nos colocar a disposição para que o Espírito Santo aja

através de nós... e quando uma pessoa nascer de novo através da nossa vida, não fomos nós que a geramos, mas foi o Espírito Santo. Nós fomos apenas o instrumento. Então, confie que o Espírito Santo te capacita. Amém?

Segundo argumento que o anjo expôs para Maria foi o seguinte (v.36): “Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação. Pois nada é impossível para Deus”.

Em outras palavras: “Você tem dúvida de que Deus age no impossível? Você tem dúvida de que o Espírito Santo é poderoso pra fazer milagres? Olha tua prima, Isabel. Ela era chamada estéril e agora ela está grávida”. Deus mexeu na velhice de Isabel e do marido dela, não podia ter filhos por causa da natureza, mas ela estava grávida. O que o anjo estava dizendo? “Maria, olha para o lado e veja que isto está acontecendo com outras pessoas!”

Irmão, você não vai ser o primeiro a multiplicar discípulos e não vai estar sozinho nessa. Existem muitos crentes à sua volta que estão cumprindo a missão dada por Deus. Deus está agindo de forma poderosa. As coisas estão acontecendo e você não está percebendo.

 

Já existem histórias maravilhosas de multiplicação de discípulos! E você fala: “Não, mas o meu caso é diferente. A minha situação, o pastor não conhece. Pra mim é mais difícil”. Que nada, irmão, o Espírito Santo está agindo através de crentes mais simples do que nós ao redor do mundo e eles estão se tornando grandes multiplicadores de discípulos, mas você está ficando para trás no seu medo e no seu senso de incapacidade. Se coloque a disposição do Espírito Santo.

Irmão, em muitos lugares do mundo há crentes que não tem a metade do nosso conhecimento, a metade da nossa tecnologia,

das nossas facilidades, dos nossos recursos e nem da liberdade religiosa que temos, mas estão multiplicando discípulos para a gloria de Deus!

Existem crentes em países perseguidos que estão multiplicando discípulos às escondias, e nós aqui, com toda a liberdade, tecnologia, a gente diz: “Pra mim não é possível”. Vamos olhar pra eles, porque tem irmãos fazendo discípulos, multiplicando discipulos em toda a parte. É só prestar atenção e ver que isso é uma prova de que Deus pode agir na sua vida também.

Um terceiro argumento está no v.37, o anjo disse para Maria: “Pois nada é impossível para Deus”. É um argumento pra fechar o assunto: Jesus está te chamando para multiplicar discípulos, porque para Deus nada é impossível.

Certa vez Jesus falava para os discípulos (Mt 19.24-26): “...é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. E eles disseram: “então ninguém pode se salvar”. E o que Jesus respondeu? “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”. Pra Deus nada é impossível. E eu quero dizer pra você nesta noite: Deus pode salvar aquele seu vizinho que só curte balada e bebedeira. Para Deus não é impossível convertê-lo.

O seu filho, o seu irmão, alguém da sua família, alguém do seu trabalho, onde for, não há impossível para Deus. Ele pode tocar no coração das pessoas e convertê-las pela ação do Espírito Santo. Não há impossível para Deus.

Será que você acredita nesta frase? Você acredita nesta declaração? Você acha impossível que Deus use a sua vida para fazer

novos discípulos? Para Deus não é impossível.

 

E agora, depois de ser convencida pelo anjo, quais foram as reações de Maria? Antes, era medo e incapacidade, mas agora tudo mudou. Lemos no v.38: “Respondeu Maria: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra". Então o anjo a deixou”. Ela estava dizendo: “Senhor, não precisa bater em outra casa nem procurar outra jovem. Me usa, eu estou aqui. Não precisa procurar por mais ninguém. Pode usar a minha vida”.

Quem vai alcançar cinco pessoas do seu círculo de amizades? Quem vai alcançar seus vizinhos para Jesus? Quem vai alcançar sua família? Será que Deus vai ter que procurar outra pessoa ou você poderá dizer: “Senhor, me usa, eu estou aqui. Que seja eu, não precisa procurar mais ninguém. Eu estou disponível”?

Esta é a resposta Deus quer de você nesta noite. Ele está te chamando: “multiplique discípulos para a minha glória”. Você vai deixar Deus usar a sua vida?

No livro do profeta Isaías (6.8 NTLH), tem uma voz ecoando no céu, é Deus perguntando: “Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro?” E qual foi a reação de Isaias? “Aqui estou eu. Envia-me a mim”.

Samuel, ainda criança, ouviu Deus chamar e qual foi a reação dele (1Sm 3.10 NVI)? “Fala, pois o teu servo está ouvindo. Eu estou disponível”. Deus está buscando pessoas disponíveis.

Deus está buscando pessoas que possam dizer: “Eu estou aqui pra esse chamado”. Deus está buscando pessoas que possam orar pelos amigos e conhecidos, que possam investir no relacionamento com eles e fazer com que sigam Jesus. Será que você dirá dessa mesma forma: “eis-me aqui”?

A segunda reação, além da disponibilidade, foi a fé. No começo Maria achava que era impossível, agora, ela está dizendo (v.38): “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”.

Ou seja, “Por mais que eu ache que naturalmente é impossível que o Espírito Santo me cubra e que eu fique grávida do Messias, o Filho de Deus, cumpra-se em mim a Tua Palavra”.

Jesus falou (At 1.8): “Vocês vão receber poder do Espírito Santo e vocês serão minhas testemunhas”. E aqueles servos de Deus

disseram: “Cumpra-se isso na minha vida. Eu quero que o Espírito Santo flua poderosamente dentro de mim e que novas vidas nasçam para a glória de Deus. Eu quero fazer um discípulo após o outro, eu quero novos convertidos após novos convertidos. Que se cumpra em mim o projeto de Deus, a vontade de Deus”. Você quer que isso se cumpra na sua vida? Ou quer apenas continuar vivendo uma vida normal de membro de igreja, frequentando cultos, voltar pra casa e ser crente no domingo que vem?

Ou você quer que uma multiplicação de discípulos aconteça por meio da sua vida?

Porque esta é a sua missão.

 

Ministração

E aí, existe uma frase pra finalizar, o v.38 fala que o anjo deixou Maria.

O anjo não só entregou a mensagem de Deus para Maria, mas aguardou a resposta dela.

Irmão, quando Deus nos desafia com uma missão, Ele espera uma resposta. Enquanto isso a voz fica ecoando no céu: “Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro? Quem vai multiplicar discípulos?”

Deus espera de você uma resposta. Deus já teve sua resposta? Eu não quero que você saia sem dar esta resposta que Maria deu

quando foi chamada para a sua missão. Eu quero que você saia hoje, dizendo assim: “Eis aqui o servo, a serva, cumpra-se em mim conforme a Tua palavra”.

Não quero que você saia com dúvida: “Será que eu sou capaz?” Não, que você confie que nada é impossível para Deus e que quando Ele te deu a missão, Ele prometeu te capacitar com o Espírito Santo.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page