top of page

POSSO VENCER, PELA FÉ

Mateus 15.21-28

 

INTRODUÇÃO

A Palavra de Deus diz que “todo filho de Deus pode vencer o mundo” e explica o seguinte: que é com a nossa fé que conseguimos a vitória sobre o mundo (1Jo 5.4).

Veja só o que está escrito em 1Jo 5.4: “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (NVI).

Amado, somos vencedores pela fé. Você pode aprender sobre isso por toda a Bíblia, mas, de modo especial, com essa história que acabamos de ler hoje.

Eu quero que você aprenda isso, mas, antes de qualquer coisa, isto tem a ver com, e somente com, os filhos de Deus, porque está escrito “O que é nascido de Deus vence o mundo”.

Então, se eu falo pra alguém que ainda não se tornou filho de Deus, a primeira coisa a fazer é tornar-se filho de Deus.

E como que alguém se torna filho de Deus? ...é reconhecendo no coração, que de Adão e Eva você herdou o pecado, por isso que invejamos, mentimos, usamos de sensualidade, temos ira e todo tipo de maus pensamentos ou sentimentos, coisas essas que Deus aborrece e que geram a morte.

Mas Deus enviou Jesus Cristo como Salvador. Jesus carregou a maldição do pecado. O castigo que merecíamos caiu sobre Ele ao morrer na cruz, e naquela hora nós fomos perdoados.

Assim é, que toda pessoa que recebe essa Verdade, concordando que é pecadora e que Jesus é o Salvador, então nessa hora, ocorre um nascimento espiritual: a criatura recebe a Verdade e ela é liberta da maldição do pecado... aí então é que surge um novo filho de Deus.

Isto já aconteceu com você?

Pois ouça, se já aconteceu, você se tornou filho de Deus, então, como filho de Deus, está escrito aqui: você pode vencer o mundo pela fé... você pode ser um vencedor, pode ser um homem vitorioso, uma mulher vitoriosa. Aleluia!

Portanto, fomos criados para a vitória. Deus nos criou para sermos vencedores! Você crê nisso? Então, não perca a chance de dar um forte aplauso ao Senhor.

Mas, sabe, tem muito filho de Deus que está perdendo... perdendo batalhas, perdendo oportunidades, perdendo a esperança... alguns há que estão até se perdendo.

A Bíblia fala: “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8.36).

 

Irmão, você precisa ser vencedor! Mas, como que a gente vence na vida? Como que a gente vence as circunstancia, as adversidades, os problemas?

Eu gosto muito dessa história que acabamos de ler: ela conta de uma pessoa que tinha tudo para ser uma derrotada e não uma vencedora... é a história da mulher cananéia, também chamada de mulher siro-fenícia, porque morava naquela região muito antiga, próxima ao Mediterrâneo.

Mas esta mulher foi uma heroína improvável. Se as pessoas tivessem que fazer apostas, dificilmente alguém iria apostar nessa mulher como uma vencedora. Ninguém apostaria nela. Porém, ela conquistou uma grande vitória.

Essa mulher, irmãos, ela convivia com um problema terrível. E antes de falar do problema, fique sabendo que esta mulher não era de Israel, isto é, do povo, até então, escolhido de Deus. Ela não fazia parte do povo de Israel.

E a Bíblia diz que naquela altura, Jesus estava passando pelo lugar onde ela morava. Ou seja, Jesus estava fora do território de Israel porque Herodes já tinha cortado a cabeça de João Batista e queria conhecer Jesus.

Então, havia um clima de perseguição no ar. Herodes também queria colocar as mãos em Jesus e matá-lO antes que Ele chegasse à cruz, porque isso abortaria o plano de Deus.

Mas Jesus tinha o plano bem definido na sua mente, de modo que pra não cair nas mãos de Herodes antes da hora, Ele foi para um reino vizinho... aquele lá onde morava a mulher cananéia.

Mas o povo daquela terra era pagão, isto é, um povo que adorava vários deuses... um povo que não conhecia o Deus de Israel.

Então, Jesus estava numa terra estrangeira. E nessa terra, vivia essa mulher, pagã, idólatra e que tinha em sua casa uma terrível situação.

A Bíblia conta que ela andava atrás de Jesus, dizendo, v.22: “Senhor, filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio!”

Ora, uma mãe ter uma filha, um filho, endemoninhado, isso deve ser a pior coisa do mundo! Pai nenhum desejaria isso... agora, ter um filho horrivelmente dominado por um demônio, é um desespero!

Mas, veja, embora essa mulher fosse de um povo pagão, de um povo sem Deus, ela venceu. E venceu porque fez algumas coisas que você também pode fazer para vencer.

Irmão, por mais difícil que seja a sua situação... por mais que ninguém aposte na sua vitória, por mais que você mesmo não acredite num final feliz para a sua vida... quais foram as coisas que essa mulher fez e que você pode fazer?

 

1- BUSCAR

Primeiro, aquela mulher buscou e você precisa buscar.

Tem muita gente que está esperando ser abençoado, nas não busca a bênção. Tem muita gente que está esperando a vitória, mas não busca a vitória. E Jesus diz que é preciso pedir se quisermos receber... é preciso buscar se quisermos achar... é preciso bater, se quisermos que a porta se abra.

Essa mulher tinha alguma informação sobre Jesus. Alguma coisa sobre Jesus ela tinha ouvido...  talvez ouviu alguém contar sobre as curas, sobre os milagres, sobre a libertação...

Ela tinha escutado alguém falar que Jesus era o Salvador prometido, o descendente do rei Davi, porque foi assim que ela se referiu a Jesus. Então, ela tinha alguma informação, mas sabe, ela não se contentou com a informação. Ela fez algo mais... ela foi em busca de Jesus, o Salvador.

E é nesse ponto que muita gente se perde.

Porque tem pessoas que já ouviram falar muito sobre Jesus, já aprenderam muito sobre Jesus, já tem muita informação sobre Jesus, mas não saem da teoria para à prática.

É gente que tá ouvindo pregações sobre Jesus, lendo livros sobre Jesus... mas que não buscam Jesus.

E sabe, ter conhecimentos sobre Jesus é muito bom (glória a Deus por isso!), mas o que eu quero dizer pra você esta noite, é que todo o seu conhecimento sobre Jesus, não fará diferença nenhuma na sua vida, nem aqui nem na eternidade, se você não O buscar.

É como estar doente e ter o remédio na cabeceira da cama e não tomar. Pois, muitas pessoas estão nessa situação... estão em dificuldade na vida, e conhecem tudo sobre Jesus... sabem que Ele cura, que Ele liberta, que Ele transforma... mas não se animam em buscar Jesus.

Amado, a Palavra de Deus diz: “buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jr 29.13 - ACF).

Essa mulher fez isso... ela buscou Jesus e buscou de todo o coração. Ela não ficou preocupada com o que as pessoas iam falar... com que as pessoas iriam pensar. Ela sabia que precisava de um milagre na sua vida e que Jesus podia operar aquele milagre.

Então, a primeira coisa que eu digo pra você, filho de Deus, esta noite: se você quer vencer, você precisa buscar.

Essa mulher tinha tudo pra ficar em casa: primeiro, porque era mulher e naquela época, as mulheres não agiam nada fora de casa.

Segundo, ela não era do povo de Jesus, então, ela podia pensar: “Quem sou eu pra Jesus prestar atenção em mim?”

Então, veja: essa mulher tinha tudo pra ficar em casa, mas não ficou. Ela tinha tudo pra desistir, mas não desistiu. Ela tinha tudo pra não acreditar, mas acreditou.

Então, lembre-se disso: saber é bom, mas não basta... é preciso buscar... Então, irmão, saia da teoria e comece a fazer o que você já sabe! Busque Jesus todos os dias da semana tirando o seu TSD “Tempo Sozinho com Deus”... busque Jesus no seu quarto de oração... busque Jesus no encontro da sua célula... busque Jesus no encontro com o seu discipulador... busque Jesus na reunião da igreja Domingo de manhã... busque Jesus, busque Jesus, porque se você buscar, você vai achar!

 

Essa foi a primeira coisa que aquela mulher fez: ela buscou. E talvez, você esteja buscando pouco...

2- PERSEVERAR

A segunda coisa que essa mulher fez e que você precisa fazer também, se quiser ser vencedor pela fé, é perseverar... porque essa mulher perseverou.

O ser humano é engraçado: tem gente que espera e não busca, e tem gente que busca, e não espera.

Eu não disse agora a pouco que tem pessoas que estão esperando ser abençoadas, mas que não buscam a bênção? Mas tem também aquelas pessoas que estão buscando ser abençoadas e que não esperam.

E, sabe, um dos princípios espirituais mais importantes, preste atenção nisso no nome de Jesus: um dos princípios espirituais mais profundos é o da persistência ou perseverança.

A Bíblia diz em Gl 6.9: “Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita”. Então, às vezes a pessoa perde a benção porque não persevera. E essa mulher teve perseverança.

Veja por exemplo no v. 22 que Ela clamava: “Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim!” Mas está escrito no v.23 que “Jesus não respondeu nada”. E o que ela fazia então? ...os discípulos até reclamaram dizendo: “ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho!” Mas o que é isso? Persistência.

Da primeira vez, Jesus não respondeu nada pra ela. Jesus foi andando, como se não se importasse, e a mulher foi atrás, clamando... a ponto dos discípulos ficarem incomodados e pedirem: “Jesus, despede essa mulher, porque ela vem clamando atrás da gente!”

Os discípulos não estavam interessados no problema dela... tudo que eles queriam é que ela parasse, e disseram: “Que mulher chata... Jesus, manda ela embora!” Eles não falaram assim: “Jesus, dá atenção logo pra ela, porque aí ela pára!”

Mas aí, Jesus fez algo que chama a nossa atenção: Ele falou pra eles, v.24: “Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel”. Hummm, e aquela mulher não era israelita. Mas Jesus preparava uma lição pros discípulos.

É que no Velho Testamento, Deus fez uma promessa pra Abraão, dizendo que da descendência dele seriam benditas todas as famílias da terra.

Era um plano que Deus tinha! Ele escolheu Abraão e de sua família Ele fez um povo e desse povo nasceu Jesus, o Salvador, para abençoar todas as famílias da terra.

Então, Jesus queria que os discípulos aprendessem que Ele veio para todos, inclusive para aquela mulher.

Porque, como Ele não atendeu de imediato, mas fez silêncio, qual foi a reação da mulher? Ah! ela continuou buscando, ela perseverou!

Amado, há vezes em que os céus parecem fazer silêncio e aí, a gente faz silêncio também, quando o que é preciso é perseverar, é continuar.

Nós somos uma geração impaciente. Muitas oram assim: “Senhor, me abençoa agora e se não for pra agora, esquece”. É assim que a gente faz: “Oh! Senhor, é pra ontem, viu!”.

E não é assim que a coisa funciona. A Bíblia diz que pra Deus um dia nosso é como mil anos e mil anos, como um dia. O relógio de Deus é diferente do nosso!

Uma moça tinha o sonho de fazer medicina. Mas ela tentava o vestibular e não conseguia ingressar na faculdade. E fazia cursinho e tentava de novo e nada. Lá pela terceira vez, ela já não aguentava mais e disse aos pais: “Olha, eu vou fazer outra coisa... porque o pessoal que fez cursinho comigo, já está até se formando e eu tô aqui parada no tempo! Minhas amigas já estão trabalhando e eu tô parada no tempo... Esse meu sonho não vai se realizar... eu vou fazer outro curso mais fácil!” Aí, os pais, com sabedoria, falaram: “Filha que diferença vai fazer daqui a 50 anos se você passou no primeiro ou no quinto vestibular?” Ela disse “nenhuma”. E tornaram a perguntar: “E que diferença vai fazer daqui a 50 anos se você passou a vida fazendo o que gosta ou o que não gosta?” E ela pensou: “Ah! vai fazer muita diferença” e então resolveu não desistir. E conseguiu fazer medicina, porque não desistiu.

Deus tinha uma promessa na vida dela, mas o tempo de Deus é diferente do nosso. Então não desista.

A menos que Deus diga “não”, porque o apóstolo Paulo disse que pediu a Deus pra tirar um espinho da carne dele, três vezes. E na terceira vez, Deus disse: “Eu vou deixar o espinho aí”. E se não fosse isso, Paulo estaria pedindo até hoje porque ele era perseverante.

Então, amado, se Deus não te disse “não”, continua, persevera, vá em frente!

Foi o que essa mulher fez... ela não desistiu. É fácil desistir, muitos desistem... talvez você já tenha desistido algumas vezes na sua vida... tudo que o diabo quer é que você desista.

Mas a mulher aqui não desistiu da solução do seu problema, ela venceu. Isso é um grande exemplo pra nós.

 

3- CRER

A terceira coisa que a gente aprende, é que a gente tem que crer... você tem que confiar.

Essa mulher tinha fé, ela confiou em Jesus e a gente vê isso no v.25: “ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude!”

E Jesus que tinha aquele plano de abençoar todo o mundo, começando pelo povo judeu, a descendência de Abraão, disse pra ela, v.26: “Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros.” E aí, ela mostra a sua fé, a sua confiança, dizendo: “Sim, senhor, - respondeu a mulher - mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos”.

Isso é como se ela dissesse: “Jesus, o Senhor é tão grande que uma migalha Sua, me abastece, me sacia, me abençoa”.

E aí, Jesus faz um elogio àquela mulher... apenas duas pessoas foram elogiadas por Jesus segundo a Bíblia: todos os dois eram estrangeiros... um foi o oficial romano que disse pra Jesus: “O Senhor nem precisa vir na minha casa, porque eu comando um grupo de soldados e quando eu mando, eles me obedecem. Eu sei que o Senhor é grande autoridade... se o Senhor mandar, o meu servo será curado”.

E Jesus disse: “Nem em Israel eu vi tamanha fé” e atendeu o pedido daquele oficial romano.

A segunda pessoa que Jesus elogiou na Bíblia é essa mulher estrangeira, Jesus disse, v.28: “Mulher, você tem muita fé! Seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada”.

Essa mulher chegou ao ponto de confiar totalmente em Jesus. Você precisa ter essa fé.

O que é fé? Fé é mais do que acreditar... fé é você confiar até o ponto de obedecer.

Sabe aquela música de Aline Barros: “Remove a minha pedra/Me chama pelo nome/Muda a minha história/Ressuscita os meus sonhos/Transforma a minha vida/Me faz um milagre”?

Essa canção foi escrita tomando por base o texto bíblico que fala da ressurreição de Lazaro. Ele havia morrido, foi sepultado e Jesus chegou quatro dias depois... Ele falou: “tirem a pedra” Marta protestou logo: “Senhor, mas já faz quatro dias... já cheira mal!” E Jesus lembrou: “Mas não está escrito que se creres, verás a glória de Deus?”

Então, por estranho que fosse, tiraram a pedra e Lazaro saiu vivo para fora... a fé é isso: é você acreditar em Deus ao ponto de obedecer.

Irmão, foi essa a confiança que teve aquela mulher!

E o texto termina dizendo o seguinte, v.28: “E naquele momento a filha dela ficou curada”.

Disse Agostinho de Hipona, um dos pais da igreja e grande teólogo, que: “fé é crer no que não se vê fé e a recompensa da fé é ver o que se crê”.

Eu fico imaginando a alegria dessa mulher quando ela chegou em casa... você consegue imaginar a alegria dessa mãe chegando em casa, abraçando a sua filha, e constatando que está normal, liberta da ação de demônios? Certamente que foi uma experiência muito maravilhosa.

 

Conclusão

Amado, Deus tem coisas assim pra você também se você crer...

Então, você tem que buscar, tem que perseverar, e muito importante, você tem que confiar em Deus. Quem busca e confia, persevera!

Filhos de Deus vencem pela fé... não é pelo poder... não é pelos contatos... não é pelos conhecimentos... não e pela inteligência... não é pelo dinheiro... não é pela força... não é pela esperteza... os filhos de Deus  vencem o mundo pela fé.

E fé era tudo o que aquela mulher tinha... irmão, se você tiver fé, você vai ver aquilo que você crê.

Filhos de Deus são vencedores pela fé... hoje Deus quer te levar ao degrau mais alto, o degrau da fé... o degrau da vitória.

Então, seja qualquer for a sua luta, seja qual for o seu desafio, seja vencedor pela fé... diga: “Eu vou buscar mais a Jesus e vou continuar buscando mais e mais, porque eu confio, eu creio... e se eu busco, persevero e confio, então, louvado seja Deus porque a vitória é minha... eu sou vencedor! Aleluia!”

Amém?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira - Fonte: www.ibmatadapraia.org.br

bottom of page