top of page

A LUZ E A ESCURIDÃO

Mateus 4.16-17

 

O povo que vive na escuridão verá uma forte luz! E a luz brilhará sobre os que vivem na região escura da morte!” Daí em diante Jesus começou a anunciar a sua mensagem. Ele dizia: – Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!

 

INTRODUÇÃO

Quem gostou de passar 5 horas de apagão naquela terça-feira no início do mês? Ficar na escuridão não é divertido... o breu é medonho!

Quem foi dormir cedo, nem se deu conta que 18 Estados do país ficaram às escuras... mas quem foi dormir mais tarde, depois das 10 da noite, não pode assistir nada na televisão... tomou banho frio sem gostar, se é que tomou... se mora no 6º andar do prédio, teve que subir todas as escadas... se estava a pé na rua, o celular que não funcionava, só serviu de lanterna... porque o Fluminense também não aparecia com a dele...

Mas, 80 milhões de brasileiros e 7 milhões de paraguaios, foram afetados com o apagão que paralisou Itaipu. Uma brincadeira na Internet até conta que, alguém falou lá em Itaipu, para um grupo de estagiários: “O último que sair, apaga tudo”. E não deu outra!

Ficar no escuro, ninguém merece.

Eu aprendi com os meus pais a sempre ter algumas velas na gaveta do armário da cozinha e junto uma caixinha de fósforos... hoje existe aí a lâmpada de emergência... É recomendável ter uma fonte de luz porque apagão acontece numa hora em que não se espera.

 

Não tem muito tempo, uma torre de alta tensão que traz luz elétrica para nossa cidade foi dinamitada e sofremos com a escuridão.

Domingo passado, estávamos aqui no prédio da igreja pela manhã, reunidos para o culto, e terminada a ministração do louvor, faltou energia elétrica. Mas naquele caso a companhia avisou e no horário anunciado, a energia voltou. Mas em geral, os apagões são inesperados e podem durar várias horas!

Com certeza, esses momentos de escuridão, lembram aquela sensação de medo comum na infância, quando faltava a luz elétrica, repentinamente, de noite. Até buscar as velas para iluminar um pouco a casa, qual de nós que nunca correu pra ficar próximo a alguém até que a luz voltasse? A escuridão assusta, gera insegurança...  

Se você já viveu a experiência de ser deixado no escuro, então, sabe como a escuridão traz essa sensação de perigo e de insegurança... o medo do escuro é a sexta maior fobia do mundo.

 

A Bíblia ensina que muitas pessoas vivem na escuridão; não em um sentido físico, mas em um sentido espiritual.

Quando Jesus começou o Seu trabalho na Galiléia, a Bíblia ensina que Ele veio para trazer luz à escuridão.

Está escrito no v.16: “O povo que vive na escuridão verá uma forte luz! E a luz brilhará sobre os que vivem na região escura da morte!”

Que notícia boa! O presidente Lula tem aí o programa “Luz Para Todos”, todos os do meio rural, criado por Decreto no ano de 2003... mas o plano original mesmo é esse aqui, o de Deus, feito na Eternidade passada e que inclui a todos de fato, sem distinção de raça, de lugar nem nada!

A terra da Galiléia não era muito bem vista pelos líderes religiosos de Jerusalém... era um lugar considerado religiosamente atrasado e escuro.

Mas Deus não vê como o homem vê... então o profeta Isaías foi levantado, muitos séculos antes, para profetizar sobre Galiléia, que esta terra veria a grande luz da revelação de Deus e Jesus cumpriu esta profecia.

João Batista (Jo 1.9) descreveu Jesus como: “a luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas”.

Então, nós aprendemos algo muito profundo aqui: Jesus veio trazer luz a todos os que andam na escuridão.

Todo ser humano nasce da escuridão... não existe luz no útero materno, por isso que quando o bebê está para nascer, se diz que a mulher vai dar à luz, isto é, que a criança que vai nascer, vai ganhar a luz... é o seu primeiro presente!

Isto fala da condição de toda pessoa diante de Deus... o ser humano, seja de que nacionalidade for, qualquer que seja a raça, a língua, a cor – o ser humano está em completa escuridão!

Em que sentido podemos dizer que o ser humano está na escuridão? Qual é essa escuridão? ...é a escuridão que o pecado trouxe.

PECADO SIGNIFICA TRÊS COISAS:

Em primeiro lugar: é não atingir o alvo; não alcançar o propósito do seu ser... você foi criado para ser feliz e fazer Deus feliz, foi criado para ser parte da Família de Deus, criado para ser semelhante a Jesus, criado para servir uns aos outros e para cumprir com uma grande missão.

Mas a escuridão do pecado invadiu a sua alma... como todo ser humano, você não atingiu esse alvo. É como um relógio que parou de marcar a hora... deixou de cumprir o propósito. Falhou em glorificar a Deus, em honrá-Lo, amá-Lo e obedecê-Lo.  

Por segundo, pecado significa desvio do caminho certo. O caminho é de obediência à Lei de Deus, aos mandamentos de Deus, mas o ser humano se desviou da lei de Deus. Este é o conceito que lemos em Is 53.6: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho". O pecado é desvio da vontade de Deus.

E em terceiro lugar, pecado significa transgressão, é cruzar a linha que Deus não permite... é  fazer o que Deus disse para não fazer. Isso é transgressão.

De modo que quando o ser humano pecou, errando o alvo da sua vida, se desviando do caminho de Deus, transgredindo a lei de Deus, o resultado disso foi que ocorreu no coração humano, na mente humana, um apagão espiritual.

O homem que tinha a presença de Deus, agora ficou sem ela – e sem Deus na sua vida, tudo se transformou em trevas, em completa escuridão.

A Bíblia ensina que o pecado cegou o entendimento humano... ensina que todos estão sem esperança e sem Deus no mundo (Ef 2.12), de forma que, a menos que Deus venha ao seu encontro, tudo continuará perdido para sempre.

 

COMPREENDA ESSE APAGÃO ESPIRITUAL

Já observou como algumas pessoas têm ideias erradas acerca de Deus? ...o ser humano não sabe como chegar a Deus ou como viver da maneira certa que Deus deseja... isso é um efeito do apagão, é consequência do pecado!

Lembro de certa ocasião em que alguém me procurou e disse: “Tenho uma pergunta: É certo que não podemos tomar o nome de Deus em vão, mas e se eu disser em inglês, ou em espanhol “Dios mio, Dios mio”, não estarei pecando, não é?”. Eu disse: se você sabe o nome de Deus na língua inglesa e o usa indevidamente, então você está pecando em inglês.

Uma outra pessoa perguntou: “É verdade que se alguém ler a Bíblia completa, fica louco?” ...eu espero que não, porque há crentes que estariam loucos varias vezes, se fosse assim.

Mas este é o tipo de pergunta que revela a dimensão da escuridão que existe na mente humana.

Outras pessoas dizem que crêem em Jesus, que Ele é o Bendito Filho de Deus, mas quando se pergunta a essas pessoas, se elas entrarão no céu quando morrerem, a resposta que dão é que não estão seguras, que esperam que sim, que esperam ter feito coisas boas suficientemente para poder entrar no céu.

E desta forma somente estão demonstrando como estão perdidas no escuro da sua própria alma...

Porque sua confiança não está colocada em Jesus, o único que pode salvar a alma da perdição, mas está colocada em suas próprias ações, caprichos e merecimentos, que de nada valem para a salvação.

Outras pessoas acreditam que o batismo lava os seus pecados. Confiam na água, em vez de confiar no sangue de Jesus, que lava e purifica o coração de todo o pecado.

Há pessoas que imaginam que é preciso praticar algum rito religioso, fazer alguma coisa religiosa, para serem salvas. E distribuem balas numa época do ano, e fazem caridade entregando donativos... imaginando que isto conta ponto para a salvação.

Porém, esse modo de pensar é efeito do apagão espiritual na mente humana... o entendimento está tapado, está às escuras, então a pessoa não consegue enxergar a verdade mais simples.

 

...e qual é a verdade mais simples? ...ela é como uma caixa de sapato, que tem quatro lados... simples assim; primeiro:

SAIBA QUE DEUS AMA VOCÊ E TEM UM PLANO PARA A SUA VIDA.

A Bíblia fala do amor de Deus. Está escrito em Jo 3.16: " Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna”.

A Bíblia também ensina que a vontade de Deus é que você seja feliz, que você experimente uma vida melhor e eterna. E não é somente para quando você chegar no céu, é para agora, a partir daqui mesmo!

Jesus declarou isso (Jo 10.19): "...eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa." (uma vida abundante e com propósito).

Talvez você pergunte: se esse é o plano de Deus, por que é então que a maioria das pessoas, e eu mesmo, não está experimentando essa vida?

 

...vamos ao segundo lado dessa caixa, é o seguinte…

ENTENDA O SEU PROBLEMA: SEPARAÇÃO DE DEUS

Deus criou você para uma vida melhor, para ser feliz e amar a Deus. Mas isto não é automático... Deus não fez de você um robô mecanicamente programado para amar e obedecer... não, Deus deu a você a liberdade de escolha.

E acontece que o ser humano escolheu desobedecer a Deus e seguir o caminho da sua própria vontade. Foi assim com Adão e Eva no começo e ainda hoje é assim.

O ser humano é pecador. A Bíblia ensina isto em Rm 3.23: "Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus”.

Portanto, o ser humano está separado de Deus – está num breu total. A Bíblia chama a isto de morte espiritual. ***

A Bíblia ensina em Rm 6.23: “Pois o salário do pecado é a morte”. Isso é trevas, é escuridão máxima!

Pois, esse é o seu maior problema. Não é a falta de dinheiro, não é o desemprego, não é a doença, ou o vício, ou a ausência dos amigos, a incompreensão da família... nada disso. Seu maior problema é a sua separação de Deus... resultado da escolha que fez.  

Agora, quando acaba a energia elétrica em casa e ficamos em escuridão, imediatamente tentamos algo que ajude resolver o problema.

O ser humano faz a mesma coisa com o problema da separação de Deus... ***através dos tempos toda pessoa tem procurado maneiras de vencer o abismo da separação.

As tentativas são: fazer caridade, ter uma religião, ser boa pessoa... mas tudo é em vão, porque cada esforço humano é como ponte que não alcança o outro lado do rio. Que ponte inútil!

 

Portanto, só existe uma solução para o problema da separação de Deus... vejamos o terceiro lado dessa caixa de verdade:

RECONHEÇA A SOLUÇÃO DIVINA: A CRUZ

Jesus é a solução de Deus para este problema do ser humano. Jesus morreu na cruz e ressuscitou dentre os mortos, pagando pelo pecado, fazendo a ponte perfeita sobre o abismo da separação entre o homem e Deus.  

A Bíblia ensina em 1Pd 3.18: “...Cristo sofreu uma vez por todas pelos pecados, um homem bom em favor dos maus, para levar vocês a Deus”.  

Jesus é a solução de Deus para o problema da separação do ser humano dEle... ***portanto, você precisa de Jesus.

Madonna tem Jesus. Deu na televisão que ela andou com Jesus no Rio de Janeiro. É, pra andar no Rio tem que ser com Jesus mesmo. Em todo o lugar, na verdade. Mas o que Madonna tem é um namorado de nome Jesus Luz. Olha o nome do rapaz! Só tem nome, não salva nada...

Você precisa de Jesus, o Cristo, o Ungido de Deus. Ele é o único que salva!

 

...agora cabe a você escolher... esse é o lado número quatro desta caixa de verdade tão simples:

VOCÊ PRECISA RECEBER JESUS NA SUA VIDA

Você precisa confiar em Jesus e recebê-Lo no seu coração. Um texto muito lindo da Bíblia é esse (1Jo 1.12): “Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo”.

Quer ter o problema da sua separação de Deus resolvido? ...quer sair do apagão espiritual?

Você consegue, fazendo duas coisas: uma com a boca e a outra com o coração. Com a boca você deve falar assim: “Jesus é Senhor; Senhor da minha vida” e com o coração você deve crer que Deus ressuscitou Jesus – ou seja, crer que Deus é poderoso para salvar.

E de fato, fazendo isto, está escrito: você será salvo. A luz de Deus vai vir para a sua vida, e não vai ter escuridão que fique. O que era apagão vai ser iluminação!

 

CONCLUSÃO

De que lado você está até agora? ...ainda separado de Deus, sem luz na sua vida? ...ou você está unido a Deus pela cruz de Jesus?

A Bíblia diz que Jesus veio para dar vista aos cegos – cegos vivem às escuras. E na Bíblia, a escuridão, representa aqueles que estão sob o controle do mal, vivendo em desobediência a Deus.

Já a luz, fala daqueles que vivem de acordo com a vontade de Deus, porque já foram libertos dos poderes do mal.

Havia um homem cego de nascença que foi curado por Jesus. Muitos outros foram curados. Mas esse a Bíblia registrou para ficar de mensagem para todos. E a mensagem é esta: Jesus veio não apenas para restaurar a visão, mas principalmente, remover pessoas da escuridão para a luz.

Você acredita que Jesus ainda faz isso hoje?

Então reconheça sua necessidade de Deus. Você é um pecador e precisa abandonar seus pecados.

Creia que Jesus morreu na cruz por você e que Ele ressuscitou para ser Senhor, o Dono da sua vida.

E em oração, peça que Jesus venha para a sua vida e assuma o controle de tudo.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page