top of page

AS CONSEQÜÊNCIAS DO RETROCESSO

Jonas 1

 

Introdução

A Bíblia fala muito em avançar, em ir adiante, em prosseguir para o alvo...

Mas descobri que ela também fala muito sobre retrocesso, sobre andar pra trás, virar as costas, porque esse é um assunto muito sério e com conseqüências muito graves!

 

Ao ler a história do povo de Deus do passado, vemos uma geração após outra, dando as costas para o Senhor.

Deus disse a Oséias, "O meu povo está decidido a desviar-se de mim..." (Os. 11:7). Em hebraico o significado disso é: "O meu povo tem o hábito de virar as suas costas e abandonar-Me!"

 

E, ironicamente, o povo de Deus vira as costas para Deus, geralmente, depois de ter sido muito abençoado (freqüentemente, quando Deus derramava bênçãos sobre Israel, o povo rapidamente se afastava de Deus).

 

No livro de Jeremias (Jr 5.11), Deus mesmo chegou a declarar:"...a comunidade de Israel... tem me traído". Deus lamentava: "Eu os abençoei, Eu os favoreci. E agora eles viraram as suas costas para Mim!"

 

Mas quem é, exatamente, o indivíduo que vira as suas costas para Deus?

Primeiro, esse que vira as costas para Deus, é alguém que uma vez experimentou as bênçãos e os benefícios de Deus... é alguém que já andou diante de Deus com um coração sincero, com um coração humilde e dedicado.

 

Esse que vira as costas para Deus, é alguém que orava, é alguém que gostava de se aprofundar na palavra de Deus... é alguém que até prometeu: "Senhor, eu te servirei para sempre, de todo meu coração" e por um período, buscou ao Senhor... deixou seus maus caminhos e frequentou a casa de Deus...

 

Mas então, algo começou a levar o coração deste crente para longe de Deus.

Aí, ele foi perdendo o amor , foi perdendo o temor do Senhor... foi perdendo o calor da presença de Deus... foi ficando frio na fé... até não ter mais o desejo de orar e nem a vontade de estar na presença de Deus.

 

Amados, a Bíblia deixa bem claro: virar as costas para Deus é uma coisa amarga, e tem conseqüências horrorosas!

Ouça o que está escrito na Bíblia, no livro de Jeremias (Jr 2.12, 19):"...fiquem horrorizados e abismados, diz o Senhor. O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água... o seu crime a castigará e a sua rebelião a repreenderá. [e então, está escrito] Compreenda e veja como é mau e amargo abandonar o Senhor, o seu Deus".

 

E mais adiante, lemos que Deus disse (v.21):"Eu a plantei como uma videira seleta, de semente absolutamente pura. Como então, contra mim você se tornou uma videira degenerada e selvagem?". Deus está dizendo: "Como pôde você me deixar, quando eu mesmo te plantei e busquei estabelecê-lo? E ainda assim, você me abandonou!"

 

Jonas virou as costas para Deus

Você provavelmente conhece a história de Jonas - aquele que foi engolido por um grande peixe, por uma baleia, talvez!

A história de Jonas sempre me recorda o que um camarada bêbado, perguntou pra um crente: "Você acredita mesmo que Jonas foi engolido por uma baleia?" Ao que o crente respondeu: "Claro! Eu creio porque a Bíblia diz, e se ela dissesse que foi Jonas que engoliu a baleia, eu acreditaria!"

 

Mas ouça isto:o que aconteceu a Jonas acontece a todos que viram as costas para o Senhor!

 

Esse v.1, diz que a Palavra do Senhor veio a Jonas... porque ali estava um profeta de Deus, um homem de fé genuína, que amava e que temia ao Senhor.

Na verdade, Jonas andava tão perto de Deus, que Deus confiou a ele uma palavra profética, uma mensagem, para uma cidade inteira.

 

Lemos no v.2, que o Senhor disse pra Jonas: "Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença" .

 

Mas, em vez de ir para Nínive, o v.3 mostra, Jonas virou suas costas para Deus, desobedeceu e fugiu.

Ao invés de Nínive, Jonas foi para Jope, uma cidade marítima, a 55km de Jerusalém. Lá, ele comprou a passagem de um navio que ia para Társis, uma cidade na Espanha. ...e no final do v.3 lemos isto: "...Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor".

 

Estes navios, nos dias de Jonas, navegavam entre Jope e Társis, parando em outras cidades. Eram navios "paradores", como alguns dos nossos ônibus, que fazem baldeação aqui e ali!

 

Portanto, essa viagem de Jonas seria demorada. Por isso que, tão logo ele embarcou, lemos no v.5, Jonas desceu para o porão do navio, enrolou-se num cobertor e se pôs a dormir.

 

Mas Deus, criou uma tempestade sobre a tranquila viagem deste homem que havia virado suas costas para Ele.

Lemos no v.4, que de repente, sem aviso, sem previsão meteorológica, os ventos ficaram violentos e as ondas muito altas... as velas do navio não aguentaram, o leme se desgovernou... porque "o Senhor... fez soprar um forte vento sobre o mar".

 

Então, todo mundo naquele navio, a tripulação inteira, estava completamente à mercê da tempestade.

 

Mas o que havia acontecido? Amados: Deus havia agitado um mar inteiro para buscar um homem que estava em desobediência!

 

O capitão daquele navio e a tripulação, provavelmente, nunca haviam visto nada parecido.

Novamente no v.5, lemos, que todos os marinheiros ficaram com medo e começaram a jogar suas cargas ao mar, para que o navio ficasse mais leve.

 

E lemos também, que cada um se pôs a clamar a seu deus (quem tinha santinho, beijava, apertava... quem era supersticioso, se agarrava a sua figuinha, a seu pé de coelho ou fosse lá o que fosse)... você já deve ter visto muitas pessoas fazendo isso, quando passam por dificuldades!

 

Mas de qualquer maneira, esse v.5 mostra, Jonas estava dormindo o tempo todo, escondido no porão daquele navio.

Mas, não era sono de uma pessoa indiferente ou preguiçosa. Não; aquele era o sono da dor... o sono da depressão espiritual... o sono de um homem que sabia ter virado as costas para Deus!

 

A consciência de Jonas estava inquieta, e ele não podia fugir dela... ele havia arruinado seu ministério... ele havia dado o passo errado... ele havia falhado como profeta... a sua reputação estava destruída... Jonas havia perdido tudo!

 

Neste ponto, tudo estava errado entre Jonas e o Senhor. E, provavelmente, nos primeiros dias a bordo daquele navio, Jonas não pensava em outra coisa:"Como eu pude fazer isto? Tomei a decisão errada. Virei as minhas costas para Deus!"

 

Irmão, mesmo que alguém, em recaída espiritual, seja capaz de dormir à noite, o seu sono é igual ao daquele de uma pessoa condenada.

A pessoa se lembra do toque de Deus... se lembra de ter estado na casa de Deus com todos os outros irmãos... ela se lembra dos hinos e da música de adoração, que cantou, sentindo a unção de Deus sobre a sua vida.

 

Mas agora, porque virou as suas costas para Deus, só pode também virar, durante o seu sono, para lá e para cá, sem, no entanto, encontrar descanso!

 

Ah! Você, conhece alguém que tem virado as costas para Deus? ...e você mesmo, como está? Será que tem virado as suas costas para Deus? ...se distanciado de Deus? ...fugido de algum chamado do Senhor ou, desobedecido ao Senhor?

Então, você vai experimentar, ou já deve ter experimentado, o sono de Jonas, o sono da dor... e você se sentirá como ele: condenado e desgastado pelo sentimento de culpa.

 

E também pode ter certeza: se você tem virado as suas costas para Deus... se você tem diminuído sua busca por Deus... diminuído seu interesse por Deus, a sua tempestade virá. Você embarcou na mesma viagem de Jonas!

 

Por isso, oh! amado, amada, se você tem se distanciado de Deus... se você tem buscado pouco a presença de Deus... se tem desobedecido a Deus... deixe que eu lhe pergunte:

Você acha que Deus vai permanecer tranquilamente sentado no trono e permitir que o diabo lhe tome das mãos dEle? Você acha que Deus permitirá que você, simplesmente, vá se distanciando para longe até tornar maldita a sua alma? Nunca!

 

Qual o pai que vendo o filho ir para o buraco, não corre apressado para segura-lo?

 

Uma vez, você disse a Deus que O serviria para o resto da vida. E amado, eu lhe digo: Deus levou a sua palavra à sério!

 

Jesus derramou sangue por você. E agora, neste momento, Jesus está lhe dizendo: "Você é meu! Não vou deixar você ir! Eu vou tomar qualquer atitude drástica que for preciso tomar, mas não vou ficar sem você! Posso coloca-lo na barriga de uma baleia, mas não vou permitir que você mergulhe de cabeça para o inferno!" Aleluia! Aleluia!!

 

Sabe por quê? ...porque mesmo você tendo virado as suas costas para Deus, Deus não virou as costas dEle para você. Oh! Glória!!!

 

Agora, há três terríveis conseqüências em virar as costas para Deus.

Conseqüência número um:

O virar das costas para Deus, transforma você em uma pessoa perigosa de se ficar perto.

Quando você está afastado de Deus, distante de Deus, você é uma das pessoas mais perigosas da terra - uma bomba-relógio, como um daqueles terroristas de Osama Bin Ladem, se quer saber!

Jonas, desobedecendo a Deus, ao entrar no navio para Jope, transformou-se no homem mais perigoso daquele oceano. Por que? ...por quê Deus estava atrás dele!

 

Amado: Quando Deus tem uma questão a resolver com um de seus filhos que se afastou, que se distanciou, que parou de buscar por Sua presença, que parou de cultuar a Deus, que parou de servir a Deus junto com outros, isto afeta cada um em torno dele... afeta família, afeta filhos, afeta companheiros de trabalho, amigos, e afeta até os estranhos!

 

Entenda isso: essa tempestade que veio sobre Jonas, porque ele havia virado as costas para Deus, quando essa tempestade chegou sobre ele, ela chegou também sobre todos os outros daquele navio, e de outros navios que, porventura, navegam naquela parte do mar! ...centenas, talvez milhares de vidas, passaram correr perigo.

Agora, algumas pessoas podem dizer: "Ah! O vício é meu, o pecado é meu, é só problema meu. Não prejudico a ninguém, só a mim." Não é verdade!

 

A Bíblia prova que não é só problema seu. Quando você pára de buscar a Deus, quando você vira as costas para Deus, esse problema também passa a ser de cada um que vive com você, que anda com você, e que conhece você.

 

Se você virou suas costas para Deus, Deus está contra você, e isto faz de você uma pessoa perigosa!

 

Eu fico pensando num certo homem, marido e pai, que foi libertado do vício das drogas e retornou para casa, para sua esposa e seus filhos. Ele arrumou emprego e sempre quando chegava em casa do trabalho, a esposa e os filhos, podiam abraça-lo, agradecidos a Jesus, porque o papai estava em casa. Mas então, o tentador apareceu... e aquele homem voltou a usar cocaína. Perdeu o emprego e dias depois, também estava de volta para as ruas.

Esse homem virou as costas para Deus, e porque fez isso, se tornou perigoso para a sua família: Todo o dinheiro deles foi cortado, e as bênçãos de Deus desapareceram. E ele tentava convencer a todo mundo, "É o meu pecado, o meu problema. Estou destruindo só a mim". Mas não... ele também estava destruindo a família inteira!

 

Quando o rei Davi pecou ao numerar os israelitas, ele também se transformou num homem perigoso.

Deus enviou um julgamento sobre Davi, que conseqüentemente, caiu sobre o país inteiro. Foi terrível: 70.000 homens perderam suas vidas!

 

Também, há muitos crentes frios na fé, que são um perigo, porque estão mandando seus colegas de trabalho ou de escola para o inferno.

Porque houve uma época, em que eles davam bom testemunho no trabalho. Tinham a Bíblia sobre a mesa e falavam de Jesus, cantarolavam as canções da igreja. Os seus colegas viam e ouviam!

 

Mas de um certo tempo, o pessoal do trabalho observou que houve uma mudança. Perceberam que o seu colega crente mudou! ... não sabem explicar o que aconteceu em termos espirituais, mas sabem que o colega, antigamente tão zeloso, tão crente, transformou-se em alguém igual a eles - e ele era a última esperança deles! ...porque, talvez, tivessem zombado dele no passado, mas no íntimo pensavam: "Ele é uma boa pessoa... Talvez até me convença a ser crente também!"

 

Mas veja, esse crente desanimado na fé, que parou de buscar a presença de Deus, tornou-se um perigo até para seus próprios colegas de trabalho! ...assim se passa com toda a pessoa que vira as costas para Deus: elas tornam-se perigosas.

 

...conseqüência número dois:

Por virar as costas para Deus, você será repreendido pelo Mundo!

Veja o v.6. Quando o capitão do navio achou Jonas dormindo no porão, ele foi lá acorda-lo e repreende-lo.

O capitão não cutucou só a Jonas, nem só deu umas mexidas nele. Não. O capitão disse em voz alta, pra todo mundo por perto escutar: "... que se passa contigo? pegado no sono? Levanta-te, invoca o teu Deus..." (Jonas 1:6). Aquele homem estava gritando para Jonas: "Ei, crente! ...o que você tá fazendo aí? Dobre os seus joelhos e ora a Deus!"

 

Você pode imaginar, um servo do Senhor repreendido por um marinheiro incrédulo, sem o temor de Deus?!

Lemos no v.5 que todos os outros marinheiros estavam bem acordados, e cada um, invocando o seu deus... mas Jonas, o servo do Deus vivo, estava dormindo...

 

Fico imaginando o que Jonas pensou quando acordou: o navio balançando, os gritos dos homens com medo, o porão enchendo de água... Jonas deve ter pensado: "Ai! Ai! Deus me apanhou. Eu sou a causa desta tempestade!"

Aí então, lemos no v.12, que Jonas subiu rápido para o convés e confessou: "Homens: o problema é comigo. Eu virei minhas costas para Deus... porquê eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês!".

 

Interessante, que na Bíblia, o apóstolo Paulo também sofreu uma tempestade parecida com esta em pleno mar. Mas não foi por que ele estava fugindo de Deus.

Ao contrário, Paulo estava em paz com Deus... e até disse para os tripulantes, cheio de confiança: "Não se preocupem, senhores -- nenhum de vocês vai morrer. Ouvi isto de meu Deus na noite passada. Ele me disse que todos seremos salvos!"

 

Se você é alguém que tem virado as costas para Deus, provavelmente irá se lembrar de um tempo na vida, quando você podia se levantar confiantemente, em qualquer tempestade ou crise, e dizer como Paulo: "Não se preocupem. O meu Deus é capaz!"

 

Mas agora, as únicas coisas que as pessoas vêem em você são medo e fracasso... Como Jonas, você ficou fraco, perdeu a dignidade... perdeu a unção!

 

Pior de tudo: é que o seu virar as costas para Deus apresenta ao mundo um quadro negativo da salvação.

Por que agora os seus colegas dizem: "Ah! Por que você está tão irritado estes dias? Onde está aquela alegria que você tinha? Você desistiu de Deus?"

 

E aí, vem a repreensão dos incrédulos! Quando a tempestade lhe bate de frente, e você chega no trabalho com lágrimas de tristeza, lá, as pessoas que não tem Jesus, elas irão falar: "Que tipo de crente você é? Por que você não se ajoelha e clama ao seu Deus? ...e aí, ao invés de você dar testemunho da sua fé, eles é que vão testemunhar prá você!

 

...e a conseqüência número três:

Por virar as costas para Deus, você será levado aos mais profundos abismos conhecidos pelo homem!

O v.17 mostra que Deus fez com que um grande peixe engolisse Jonas.

Se você está se afastando de Deus, fugindo de Deus, deixando de buscar a Deus... você será engolido como Jonas, no ventre de um grande sofrimento!

 

Esse sofrimento poderá ser na área da saúde, na área das finanças, ou na área familiar, não sei... Contudo isto acontecerá, não porque Deus queira destruí-lo, mas porque você é dEle.

 

Ouça: nenhum homem ou mulher que se afasta de Deus escapa da tempestade.

 

Lemos no v.12 que Jonas disse aos homens: "Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês".

Mas os marinheiros eram experientes homens do mar, conheciam a profundidade da água, e sabiam da existência de tubarões e não queriam fazer isso. Então o v.13 mostra que eles se esforçaram ao máximo para remar de volta à praia.

 

Mas, amados, quando Deus vai atrás de um desviado, quando Deus vai atrás de quem lhe virou as costas, ninguém pode impedir a Deus!

 

Se você está se afastando de Deus, ouça isto: Sua crise está chegando, e essa será a tempestade da sua vida.

Parentes e amigos poderão tentar proteger você, mas nada adiantará. Deus já decidiu: uma tempestade será enviada sobre você. E Ele sabe que se você escapar dela antes de ser disciplinado, você não será salvo!

 

Então lemos no v.17 "...Jonas ficou dentro do peixe três dias e três noites"..

 

Jonas chegou aos abismos mais profundos da terra, onde não havia luz nenhuma. Ele conta no capítulo 2, verso 6: "Afundei até chegar aos fundamentos dos montes".

Que situação terrível foi essa, que Jonas encontrou: escuridão total. O v.5 mostra que as algas marinhas se enrolaram em sua cabeça, e que a água ficava chacoalhando ele pra lá e pra cá.

 

Se você tem andado longe da presença de Deus, se tem virado as costas para Deus, consegue se ver nessa situação? ...dê uma boa olhada, porque esse é o retrato do que te espera! ...está chegando sobre você uma noite de terríveis trevas, tempo de desespero e de angústia.

 

Naquela situação, Jonas tinha somente duas opções... e essas duas opções também estão disponíveis para aquele que se distanciou de Deus, que virou as costas para Ele e tem descido até o ventre de algum sofrimento:

Primeira opção: Você pode ceder ao pensamento de que, porque desobedeceu a Deus, agora Ele o detesta por sua desobediência.

 

Então, nessa primeira opção, você pode dizer: "É, estou tão lá em baixo no fundo do poço, que nunca poderei voltar para Deus. Não há esperança para mim!".

 

Jonas podia ter cedido a esse pensamento, mas ele teria morrido no estômago do peixe, e o nome dele nunca mais seria falado.

Você também pode desistir dentro da sua tempestade! ...no abismo mais profundo da angústia, engolido pelo desespero, você pode pensar que Deus abandonou você... e será tentado a dizer: "Não adianta. Deus não se interessa mais por mim. Ele não me ama mais."

 

Ah! Mas quando você chega a este ponto, você poderá olhar para uma segunda opção:

Você pode invocar a Deus por misericórdia. Você pode voltar para Ele, não importa o quão longe dele você tenha chegado!

 

Nesse livro da Bíblia, nós lemos que, graças a Deus, Jonas tomou a decisão certa. Está no v.2 o que Jonas fez, ele disse: "Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor".

 

Eu quero dizer: Todo o propósito da tempestade permitida por Deus, é pressioná-lo a fazer como Jonas fez: voltar para Deus, voltar para a casa de Deus, voltar para perto da presença de Deus!

 

Você, apenas, precisa escolher fazer isto! ...voltar.

 

Ministração/Conclusão

Quero pedir que você se levante em seu lugar. Feche seus olhos e escute o que Deus fala [música instrumental].

 

Jonas achou que Deus havia desistido dele. Ele disse: "Fui expulso da Tua presença..." (2.4).

Mas no fim, Jonas tomou a decisão certa, e orou: "Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de Ti, Senhor" ...e Jonas disse: "A salvação vem do Senhor". (v.7, 9).

 

E quanto a você? Você tem virado suas costas para Deus? Você pode dizer: "Ah! pastor: você nem imagina o que tenho feito e o quão afundado eu estou."

Ouça: se você pensar assim, você vai morrer derrotado!

Mas você tem outra escolha. Você pode dizer: "Não! Eu posso voltar para Deus! Deus me ama! Eu posso voltar pra Ele!"

 

E eu acredito, que assim que Jonas começou a fazer sua oração na barriga da baleia, Deus começou a secar um lugarzinho em alguma parte dentro daquele estômago e disse: "Muito bem, Jonas, sente-se aqui e adore-Me."

 

E nesse meio-tempo, Deus guiava aquela baleia através do Mediterrâneo, em direção às praias para vomitar Jonas... e de lá, saiu um homem de Deus, liberto, ungido, pronto para obedecer e servir a Deus!

 

Deus restaurou tudo para Jonas. E hoje, Deus quer restaurar você! ...você não vai ficar perdido... você não vai ser consumido de tristeza nem de sentimento de culpa...

 

A função de Deus é salvar, é curar a nossa tendência a retroceder, a nossa tendência a dar as costas... Então, se você quer ser consertado hoje, se você quer ser restaurado hoje, tudo que você precisa fazer é simplesmente retornar, é voltar para Deus. Dê esse passo!

 

Pr. Walter Pacheco da Silveira, 10.10.2004

bottom of page