top of page

UM PODER SOBRENATURAL PARA UMA MISSÃO ESPECIAL

Lucas 24.49; Atos 1.8

 

Textos-chave - "Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder"  (Lucas 24:49) e; “vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.” (Atos 1:8).

 

Introdução

Irmãos, nós estamos vindo de dias tremendos... nos dois últimos domingos à noite Deus nos visitou de forma tremenda, e neste fim de semana, o retiro Vida Vitoriosa também foi tremendo!

Nós estamos debaixo da unção de Deus... nós estamos no mover de Deus...

E uma das coisas mais maravilhosas da vida cristã é precisamente isto: a unção que vem de Deus, a unção que vem do Espírito Santo.

A unção é um poder sobrenatural, que vem de Deus!

Nas palavras de Jesus, unção é um revestimento de poder que vem do alto, que vem de Deus... o Senhor também disse: é um poder que é recebido quando desce sobre nós o Espírito Santo.

E esse poder, essa unção, que temos à nossa disposição, é para abençoar as pessoas, é para pregar o evangelho... essa unção é para curar os enfermos... é para libertar os cativos.

Quando os dons do Espírito Santo se manifestam em nossa vida, fica visível para todo mundo o poder de Deus... os incrédulos vêem e a incredulidade vai dando lugar à fé.

Entretanto, esta unção tem propósito e preço... e para vivermos uma vida revestida do poder de Deus, nós temos que entender algumas coisas.

 

...a primeira coisa é essa, que:

1) A UNÇÃO É PARA QUEM OBEDECE

Jesus mandou, lemos em At 1.4:“ Fiquem em Jerusalém e esperem...”

A ordem de Jesus foi dada a um grupo de pessoas que estava de passagem por Jerusalém, mas o Senhor disse que eles deveriam ficar... ficar ali até serem cheios do Espírito Santo.

E isso demorou várias semanas para acontecer... então eles tiveram que pagar um preço para obedecer.

Os que não pagaram, perderam... mas cento e vinte discípulos, que obedeceram, tiveram com Deus uma experiência sobrenatural.

Isso ilustra a verdade de que a unção é para quem obedece – é para quem ama ao Senhor.

Lemos em At 2.1-4: “Quando chegou o dia de Pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho que parecia o de um vento soprando muito forte e esse barulho encheu toda a casa onde estavam sentados. 3Então todos viram umas coisas parecidas com chamas, que se espalharam como línguas de fogo; e cada pessoa foi tocada por uma dessas línguas. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa”.

Os que obedeceram, receberam.

Se você vem dizendo: “Eu não consigo sentir Deus... não consigo experimentar o que meus irmãos falam que experimentam...”.

Será que tem havido obediência? ...você está obedecendo a Deus? ...a unção é para quem obedece.

 

...a próxima coisa que temos que entender:

2) A UNÇÃO É PARA QUEM CRÊ

Nesse v.4, lemos que:  “...Jesus deu esta ordem: – Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai lhes dê o que prometeu, conforme eu disse a vocês....”

Jesus lembra que havia uma promessa para aqueles discípulos, mas eles precisaram crer que a promessa iria ser cumprida.

Mas não havia nenhuma garantia humana, apenas uma palavra do Senhor... e eles resolveram crer, porque ficaram em Jerusalém... eles estavam de passagem por ali, mas decidiram ficar – creram na promessa.

Sabe, irmão, a fé é uma condição para recebermos de Deus...

O crente que duvida do poder de Deus não pode ser movido numa unção sobrenatural.

Se você ficar duvidando dos que profetizam, legitimamente, da parte de Deus... se ficar duvidando dos caem sob o poder do Espírito Santo... se ficar duvidando dos que falam em outras línguas... ou dos que oram para que enfermos sejam curados... você nunca experimentará o que eles testemunham haver experimentado!

Enquanto eu fiquei sem crer que Deus revela, dá sonhos, cura os enfermos, e que dá diferentes manifestações da Sua presença, eu também fiquei sem ver o glorioso poder que Ele tem.

Porque a dúvida bloqueia o poder de Deus!

Gosto de lembrar do que Jesus falou para Marta, quando ela olhava para o túmulo de Lázaro... Jesus disse: “se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus” (Jo 11.40).

O que Jesus disse? “Marta, se você não crer, você não vai ver a manifestação do poder de Deus – mas, se você crer, você vai ver a revelação do poder glorioso de Deus!”.

A unção é para quem crê!

 

...a próxima coisa a ser entendida é que:

3) A UNÇÃO É PARA SERMOS TESTEMUNHAS DE CRISTO

Está escrito em At 1.8: “... e sereis minhas testemunhas...” – “...quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas...”.

Há pessoas que se relacionam com a unção num nível emocional, buscando satisfazer a sua alma: “Oh! Maravilhoso! Senti o poder de Deus... Deus me tocou! Estou com a alma abastecida! Sou um abençoado!”.

Entretanto, o poder de Deus não é para nos satisfazer tão somente... quando o Espírito Santo nos visita com Sua unção... quando vem sobre nós com o Seu poder, é para nos levantar como testemunhas de Jesus.

Se você recebe a unção de Deus, sob o impacto dessa unção, você pode cair, pode cantar, pode rir, pode chorar, tremer, pular... como também pode receber a unção e não acontecer nada disso...

Mas, em última instância, se essa unção não te levantar para abençoar outras vidas e manifestar a salvação de Deus, então essa unção não é unção verdadeira...

O profeta Isaías falou da unção verdadeira, lemos em Is 61.1-4, quando disse: “O Senhor Deus me deu o seu Espírito, pois ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres. Ele me enviou para animar os aflitos, para anunciar a libertação aos escravos e a liberdade para os que estão na prisão. 2Ele me enviou para anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo, que chegou o dia em que o nosso Deus se vingará dos seus inimigos. Ele me enviou para consolar os que choram, para dar aos que choram em Sião uma coroa de alegria, em vez de tristeza, um perfume de felicidade, em vez de lágrimas, e roupas de festa, em vez de luto. Eles farão o que é direito; serão como árvores que o Senhor plantou para mostrar a todos a sua glória. 4Eles reconstruirão casas que haviam caído e cidades que tinham sido arrasadas e que há muitos anos estavam em ruínas”.

Diga: a unção é para sermos testemunhas de Cristo.

 

...e finalmente, temos que entender isto, que:

4) A UNÇÃO É PARA SER MANIFESTA EM TODO LUGAR

Lembra do que está escrito em At 1.8: “quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra”.

Alguns pensam que a unção é para ser desfrutada apenas nos cultos de domingo, nos encontros da célula, nos dias do Vida Vitoriosa... ou ainda, apenas entre os crentes.

No entanto, o propósito de Deus em revestir os Seus filhos com o poder do Espírito Santo, é fazer com que eles manifestem esse poder, essa unção, lá fora, no meio dos perdidos, nas situações do dia a dia em casa, no trabalho, na rua...

Onde quer que estejamos, onde quer que haja uma necessidade, o poder de Deus deve estar fluindo em nós.

Mais que isso, devemos ir o mais longe possível... devemos ter uma atitude, de buscar aquele que precisa de Jesus, onde ele estiver e tocá-lo com a unção.

Devemos agir, como o apóstolo Paulo escreveu: “Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas”. (2Co 2.14) e na Primeira Carta a Timóteo (2.8), ele escreveu: “Quero que em todos os lugares os homens orem, homens dedicados a Deus; e que, ao orarem, eles levantem as mãos, sem ódio e sem brigas”.

A unção que vem e que vir sobre sua vida, irmão, é para ser manifestada em todo lugar que você esteja.

 

Conclusão

A unção é:

Para quem obedece

Para quem crê

É para sermos testemunhas de Cristo

É pra ser manifestada em todo o lugar

AOS NÃO-CRENTES

Mais importante do que ter a unção é ter o Espírito Santo, Fonte da unção habitando em nosso coração.

Mas para isso ocorrer, precisamos receber a Cristo como Senhor e Salvador... então o Espírito Santo nos é dado como penhor da salvação.

Faça a oração de entrega.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira: Base: Danilo Figueira

bottom of page