top of page

UM SANTO REMÉDIO

Neemias 8.10

 

“Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá". – NVI

“...não fiquem tristes. A alegria que o SENHOR dá fará com que vocês fiquem fortes”. – NTLH

“...não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força”. – ACF

 

Introdução

Um Santo Remédio! Exibir o filme “Charlie Chaplin - The Lion's Cage – YouTube”.

Hoje eu quero falar sobre um remédio que não está disponível em farmácia nenhuma... não existe esse remédio nas farmácias da cidade... você também não vai encontrar esse remédio à venda em nenhum site, nem pela televisão.

E olha que o Brasil é líder mundial no consumo de remédios. A revista VEJA noticiou que o Brasil é o quarto maior consumidor de remédios do mundo!

Os remédios são necessários... existem remédios que a pessoa realmente precisa tomar para viver... e tem aqueles que são vitamínicos – precisamos de vitaminas também!

Mas esse remédio de que vou falar só se encontra na farmácia de Deus, só tem na farmácia de Deus. E, talvez, por isso, seja pouco procurado.

O que as pessoas procuram muito é a academia os exercícios físicos para o corpo... nada contra, a gente precisa manter o corpo em boa forma mesmo!

Mas tem gente que só cuida do corpo... cuida tanto do corpo que se esquece de cuidar da alma, de cuidar do espírito, que aliás, é a essência! O meu espírito é a essência do que eu sou... o corpo só é a embalagem [até caprichadinha, diga-se de passagem], daquilo que eu verdadeiramente sou.

Então, tem um monte de gente recorrendo a remédios bons para o corpo, mas distraídos de cuidar daquilo que é o mais importante: o espírito.

Então, falo com amor e carinho: de nada vai adiantar você comer semente de linhaça, cevada, ração humana (é, tem gente comendo ração!). Mas, de nada vai adiantar esse cuidado exterior, se você não cuidar de dentro, do espírito.

Por isso, querido, existe na farmácia de Deus um remédio que o Senhor quer que você tome de hora em hora... e é um remédio que pode mudar completamente a sua maneira de viver.

Veja na Bíblia Pv 17.22, está escrito: “O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos”. O coração alegre é um remédio eficiente, mas o espírito deprimido resseca os ossos.

Coração aqui nesse verso significa “aqui dentro”, o meu espírito, o meu “eu” interior. E revela o seguinte: que a alegria do eu interior é que faz a pessoa ser saudável por inteiro.

Mas, diz também o texto, que um espírito oprimido, uma pessoa triste, carrancuda, tem o efeito oposto: ao invés de sarar, adoece... ao invés de se fortalecer, enfraquece... ao invés de ganhar robustez, adquire ressecamento dos ossos.

Agora, uma coisa que impressiona é a seguinte: apesar da alegria ter uma função fundamental para o nosso bem-estar completo, raramente alguém é visto orando assim: “Senhor, me abasteça com a alegria que o Senhor tem pra mim”. Quem aqui, num culto da igreja ou numa célula, já orou desse jeito ou viu alguém orando assim? Muito difícil.

Mas, o que a Palavra de Deus está dizendo é que um coração alegre é um ótimo remédio. Ou seja, o coração alegre tem um efeito terapêutico, produz melhora, apressa a recuperação, levanta o ânimo.

E Deus está falando mais: esse remédio da alegria é tão eficiente, e apalavra eficiente aqui no verso, quer dizer eficiente mesmo! Isto é, ele cura a ferida até não se ver mais a cicatriz.

Sabe como é ralar o joelho, assim bem ralado? ... a ferida cria uma casca, depois cai a casca e fica a cicatriz, mas depois de algum tempo (anos talvez), se a ferida não foi muito profunda, a cicatriz some.

Pois, irmão, é tão poderosa a alegria de Deus na vida de uma pessoa, que aquilo que causou a doença, que causou a dor, que causou a ferida, Deus apaga tirando até a cicatriz.

Esse é o poder de cura do coração cheio da alegria do Senhor. Ah! Mas, quem vive triste, resseca os ossos.

Você já ouviu falar em osteoporose, não é? É uma doença nos ossos, uma doença que ocorre durante o envelhecimento.

 

Agora, segundo um estudo feito pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel, a tristeza pode causar doença nos ossos... por isso, pessoas que viveram ou estão vivendo anos de tristeza, podem estar aí com os seus quarenta anos de idade, mas estão com os ossos de oitenta.

Mas o incrível, é que os investigadores da universidade, concluíram o que o sábio Salomão já escreveu há três mil anos atrás... três mil anos atrás Salomão, por inspiração divina, já disse isso: “...o espírito abatido seca até os ossos”.

E como tem gente se arrastando pela vida, sobrecarregada com um espírito amargurado, corroída por dentro de tanta tristeza e corroendo até quem está em volta.

Olha, não tem como viver bem, como Deus quer que você viva, cheio desse peso, desse espírito dominado por tristeza, preocupação, amargura e ansiedade. Não tem jeito de viver bem, assim não!

A Bíblia diz em Pv 12.25 que: “A ansiedade no coração deixa o homem abatido”. Um coração preocupado, um coração triste, abate a pessoa.

Quantos tem vivido ano após ano em derrota, sem romper na vida, sem ver milagres, sem ver as coisas de Deus acontecendo... e as vezes pergunta por que?

Ora por que? ...porque tem desprezado um princípio da Palavra de Deus, que é cuidar do espírito. Quem despreza isto se torna vulnerável a experimentar tristeza sobre tristeza.

Mas a Bíblia fala de um santo remédio. A Bíblia fala que Deus tem um remédio, um remédio para o crente, um remédio para aquele que anda com Jesus. E esse remédio é simplesmente esse: a alegria do Senhor, a alegria do Senhor.

E essa alegria do Senhor, que vem de Deus, ela não é assim conforme a temperatura do tempo: um dia tá quente demais, outro dia tá mais fresco ou frio... não!

A alegria que vem de Deus, ela não oscila conforme as circunstâncias. Independe, porque a alegria é um contentamento na alma que só o Espírito Santo produz.

Essa alegria é um gomo do fruto do Espírito na vida de um homem ou de uma mulher que caminha com Deus: se o Espírito Santo está dentro de uma pessoa, a presença dEle nela, é como uma semente que está na terra: vai brotar algo de Deus chamado alegria.

 

Portanto, alegria é um contentamento interior, produzido pelo Espírito Santo e é essa alegria, que é produto do Espírito de Deus em nós, que a Bíblia diz que é um santo remédio, um remédio eficiente, uma força para nós.

Veja o que a Bíblia fala em Ne 8.10: “...a alegria do SENHOR é a vossa força”. O que a alegria do Senhor é para o crente? ...força. O Espírito Santo produz alegria, que faz o crente ficar cheio de força.

Olha, isso não tem nada a ver com ficar alegrinho como ficamos ao ver aquele filme... alguns ficam alegrinhos porque bebem todas... outros ficam alegrinhos porque o time ganhou...

Mas entenda uma coisa: essa alegria aqui dentro que o Espírito Santo coloca, não depende das circunstâncias da vida.

O profeta Habacuque, inspirado pelo Espírito Santo, disse assim: “...ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação”.

Ou seja, ainda que tudo dê errado, ainda que tudo fique complicado, ainda assim eu me alegrarei no Senhor, me alegrarei no Deus da minha salvação.

Irmão, é essa força que você precisa. É essa força que você precisa pra ser curado até não ter mais a cicatriz daquele problema que ano após anos você não está conseguindo vencer...

É essa força que você precisa pra poder andar na presença de Deus o tempo todo, sem ter coisa alguma que consiga te arrancar de lá!

Se você gosta de ler, procure ler a biografia de um homem chamado George Muller. Ele foi líder de um orfanato e durante anos só deu testemunho de milagres. Todo dia ele não tinha pão, uma comida pra dar às crianças. Mas ele orava, e Deus supria. Perguntaram pra ele: “Qual é o seu segredo?” Sabe o que ele respondeu? Ele falou: “Eu não sou capaz de começar um dia sem ter a certeza de que eu estou me sentindo feliz no Senhor”. Ou seja, George Muller acordava de manhã, mas não saía do quarto enquanto não sentisse dentro dele o mover da alegria de Deus.

Quando ele sentia essa alegria, ele saía e dizia pra si mesmo: “Eu sou forte agora. A força do Senhor está comigo, a presença do Senhor está comigo, o milagre do Senhor está comigo” e vinte anos ele liderou aquele orfanato e todo dia foi dia de milagre. E ele disse o segredo: “eu andei na alegria do Senhor”.

 

Irmão, eu tenho no meu coração que esse remédio é eficaz! A alegria que vem de Deus nos dá força.

Agora, não se envolva com as más notícias, não corra pra assistir programas de televisão que só entristecem... não se apresse a ouvir comentários tristes sobre os outros, porque você vai ficar deprimido, vai virar pessimista.

Eu gosto de no final da tarde tomar o meu café assistindo o Datena, porque eu gosto de ver as ações policiais, os flagrantes... mas tem vez, que apesar de gostar, desligo a TV... porque acontece de ser triste demais!

Você reparou como o dia de quarta-feira amanheceu na nossa cidade? Foi horrível, porque o dia inteiro, o assunto nas ruas era um só: a morte trágica de uma moça. E o povo aglomera em frente a delegacia pra ver o que é triste de perto.

Um pregador disse assim: “o povo de Deus que é o povo mais feliz, tá virando um povo triste”.

Irmão, se nós, filhos de Deus, não formos alegres no Senhor, quem será alegre nesse mundo? Se o povo que tem Deus não for alegre, quem vai ser alegre?

Abate a gente essas notícias ruins, mas a gente não pode perder a esperança, não podemos perder a fé, não podemos perder a alegria!

Em Rm 14.17 lemos isto: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. O reino de Deus é alegria no Espírito. Ou seja, é próprio da pessoa que anda com Deus, que vive no reino de Deus, ter alegria apesar do mundo tão triste.

Veja esse texto de Atos (13.52): “E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo”. Olha: quem é discípulo de Jesus é cheio de alegria! A alegria anda junto com o Espírito Santo, quer dizer, se o Espírito de Deus está na pessoa, a alegria está nela também!

 

Agora, tem gente que pensa assim: “Eu vou ficar alegre: vou dar um passeio vou lá na praça... vou assistir a uma comédia...”. Não, ninguém fica alegre desse jeito! Porque a alegria vem do Espírito Santo, vem de Deus para dentro da pessoa que confia nEle.

E digo pra você: alguém cheio da alegria do Senhor é alguém tremendamente abençoado e vencedor.

Vou te dar algumas razões porque você tem tudo para se sentir alegre em Deus. A primeira razão é a seguinte: todos os seus pecados, a Bíblia diz, foram totalmente perdoados pelo sangue de Jesus.

Você fez, não sei quantas bobagens, e quando a gente comete uma bobagem, fica triste. Mas todos os seus pecados foram perdoados por Deus. Nada de tristeza!

Quer ver uma segunda razão pra você ficar super alegre? Escute essa: Não existe no céu, não existe, nada contra você. Pode perguntar pra Deus: “Tem alguma coisa contra mim aí?” E Ele vai dizer: “Nada consta”.

Não é bom quando você vai lá no Detran e fala: “Tem alguma multa aí no meu nome?” E o funcionário responde: “Nada consta”. Não é bom demais?

Eu gosto tanto de ouvir isso, que às vezes, depois de pagar uma compra à prestação numa loja da cidade, eu volto lá pra perguntar se ficou alguma pendência. Então o funcionário procura a ficha, olha e responde: “Nada consta”. É bom demais!

Irmão, porque o pecado foi perdoado com a morte de Jesus na cruz, não existe registro no céu de nenhuma pendência no seu nome. Tudo foi zerado pelo sangue de Jesus. Aleluia!

 

Terceira razão pra você se sentir alegre em Deus: o seu nome está escrito no livro da vida!

Quem é crente tem o nome escrito no livro da vida. Não tá ficando bom?

Outra razão: A Bíblia diz que Jesus está no céu, preparando um lugar pra você! Isso significa que se você partir logo mais essa noite, vamos ter saudade, mas você vai ter herança, uma glória que ninguém viu.

Quer ver mais? O Senhor que não mente, te fez uma promessa, Ele disse: “Nunca te deixarei, jamais te abandonarei”. Amado, Deus prometeu que nunca vai te deixar, um minuto sequer!

Às vezes, você diz assim: “Ah! Não, Deus me abandonou”. Na verdade, é você que não está vendo, porque Deus prometeu e Ele está cumprindo. Ele prometeu nunca te abandonar.

Quer ver mais uma razão para estar alegre em Deus? Deus te deu o próprio Espírito dEle, o Espírito Santo, que mora dentro de você!

E sabe o que mais ainda? Deus prometeu suprir toda a sua necessidade e prometeu ouvir a sua oração.

Então, dá uma olhada: Todos os pecados perdoados... não tem um registro no céu contra você, nada consta no seu nome... o seu nome tá lá no livro da vida. Está salvo. Merece não, mas é graça, é karis de Deus. Jesus te salvou.

E Jesus foi preparar lugar no céu pra você. Então, no céu, você tem uma propriedade, querido! Você tem propriedade! Talvez, aqui no cartório da cidade, você não tem nada no seu nome... mas lá no cartório do céu tem uma mansão no seu nome. Aleluia!

E tem crente triste... ora, se nós, filhos de Deus, não somos felizes por conta dessas razões, quem vai ser?

Irmão, eu não sei o que vai vir pela frente, nem você sabe... mas eu sei o que a Bíblia diz: a alegria do Senhor é a nossa força.

 

Ministração

Talvez, aqui, alguém esteja vivendo um momento difícil e doloroso, mas eu digo pra você: Deus é maior!

O profeta Habacuque disse: “...ainda que a figueira não floresça... Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação”.

Por que? Porque, embora tudo esteja difícil pra mim, eu posso olhar pra frente, porque tem algo especial de Deus lá. Tem algo especial de Deus lá. Tem algo especial de Deus lá!

Eu quero desafiar você a confiar no Senhor. Pegue a sua vida e entrega na mão do Senhor.

Entrega tudo pra Deus. Entrega sua vida, entrega seus medos, suas tristezas e preocupações...

Porque ao entregar, você vai transbordar de alegria. Então, lança tudo pra Ele e fala: “Senhor, me encha da Tua alegria. Eu quero esse remédio, eu quero a alegria do Senhor, porque ela é a minha força”.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 19/07/2015

bottom of page