top of page

A SERVA DA CASA DE NAAMÃ

2 Reis 5.1-3

 

Introdução

Já temos aprendido muito com alguns dos grandes personagens da fé, homens e mulheres que viveram e fizeram diferença neste mundo. Pessoas como Neemias, Abraão, Rebeca, José, Ester...

Agora eu quero apresentar pra você uma menina, a quem, se você perguntar: "Quem é você?", ela responderá com extrema humildade: "Eu sou a serva da mulher de Naamã, a “secretária” da casa deles”.

E essa garota tem uma lição de vida pra nós e a lição é a seguinte: Você precisa saber que um pequeno ato da sua parte, pode fazer uma grande diferença.

E é tão pequena a participação dessa menina na história aqui, que o nome dela nem sequer  é mencionado. Tudo que o texto diz é:

Naamã, o comandante do exército da Síria, era muito respeitado e estimado pelo rei do seu país porque, por meio de Naamã, o SENHOR Deus tinha dado a vitória ao exército dos sírios. Ele era um soldado valente, mas sofria de uma terrível doença da pele.

Num dos seus ataques contra Israel, os sírios haviam levado como prisioneira uma menina israelita, que ficou sendo escrava da mulher de Naamã.

Um dia a menina disse à patroa: —Eu gostaria que o meu patrão fosse falar com o profeta que mora em Samaria, pois ele o curaria da sua doença.

Então Naamã foi falar com o rei e contou o que a menina tinha dito.

E o rei ordenou: —Vá falar com o rei de Israel e entregue esta carta a ele. Então Naamã saiu, levando uns trezentos e cinqüenta quilos de prata, e uns setenta quilos de ouro, e dez mudas de roupas finas (2 Reis 5:1-3).

 

Essa menina de Israel trabalhava para a esposa de Naamã, na Síria...

Naamã era um homem poderoso e altamente respeitado... Naamã era um general, chefe do exército sírio, companheiro pessoal e de confiança do rei... portanto, um homem ilustre.

Mas, houve apenas uma mancha no currículo de Naamã: Ele era leproso, numa época em que, quem era portador dessa doença, tinha que ser mantido à distância, porque lepra era doença contagiosa.

Mas, Naamã era um homem querido e todos, pelo menos da sua casa, se preocupavam com sua saúde e cuidavam dele.

Essa menina que trabalhava em sua casa, também! Ela queria ajudar... mas, era só uma menina, adolescente, provavelmente! Mas ela teve uma idéia... os adolescentes são bons nisso, são cheios de idéias, são criativos.

E, talvez, Naamã não fosse gostar muito (porque adolescentes também tem cada ideia – eles ainda são dependentes dos pais, mas acham que são donos do próprio nariz... por isso que os adolescentes precisam ser cheios do Espírito Santo, porque se forem cheios de si mesmos, vão fazer cada doidera! misericórdia!)...

E a menina aqui teve uma ideia, mas ela levava a Deus muito sério, porém, ela não tinha certeza de que seria ouvida, mas decidiu tentar.

Sabe o que ela fez? Conversou com a mulher de Naamã, falando a respeito de um profeta da sua terra, um servo de Deus de nome Eliseu, homem muito honrado, temente a Deus.

Olha como essa garota era ligada nas coisas de Deus!

Então, ela falou para a sua patroa... ela poderia ter ficado em silêncio, sem se envolver nos assuntos dos seus patrões, mas ela falou para a esposa de Naamã.

Eu chamo sua atenção para isto porque foi um ato verdadeiramente notável.

Pela seguinte razão: Ela teve a atitude espontânea de uma criança.

Então, eu quero dizer pra você: Muitas vezes não fazemos o que podemos fazer porque achamos que somos pequenos demais pra ter importância... pequenos demais pra ser ouvidos, pequenos demais pra ajudar...

 

Mas essa garota, aqui das páginas da Bíblia, está nos ensinando: “eu sou pequena, mas com uma pequena atitude eu posso fazer uma grande diferença”.

E é verdade! Tudo que é preciso é ter fé em Deus.

Aliás, a única coisa que aquela menina tinha era a sua fé, a sua confiança em Deus. Ela não tinha nada mais do que isso... você reparou? Nem nome ela tinha, porque não passava de uma escrava, de uma serva naquela casa.

Mas essa menina tinha no seu coração aquilo que séculos mais tarde, Deus iria falar para o apóstolo Paulo: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco” (2Co 12.9).

Amado: Deus usa aqueles que confiam nEle, mesmo que seja alguém muito pequeno como uma criança, um adolescente...

Deus pode usar a sua vida para abençoar o casamento dos seus pais... transformar a sua casa! ...é só você confiar em Deus.

 

Outra observação que faço: Essa menina agiu mesmo sendo pequena.

Como oficial do rei que era, Naamã tinha acesso aos melhores médicos do país. E, com certeza, eles foram chamados e todos os recursos para a cura da lepra foram experimentados, mas nada funcionava.

Aí, em meio a toda esta agitação, o que a menina podia fazer era mesmo muito pouca coisa. A bem da verdade, ela não podia curar Naamã, ela não podia aliviar as dores que ele sentia. Tudo o que ela podia fazer era apenas dar uma sugestão...

 

Agora, você pensa: que importância teria a sugestão de uma menina? ...todo mundo iria dizer: “que coisa mais insignificante!”

Porém, ela não deixou de fazer aquilo que estava ao seu alcance de fazer.

A sugestão parecia insignificante, mas ela não se deixou perturbar por essa impressão, então, foi lá e conversou com a mulher do seu patrão.

Amado, pra abençoar alguém, pra ajudar uma pessoa a quem você quer bem, quem sabe o seu pai, a mãe, o irmão, o marido, a esposa, até o patrão... faz como essa menina... tem coisas aparentemente insignificantes, mas se você fizer, vão trazer bênçãos... põe isso na sua cabeça!

Chega pra esposa ou pro marido, dá um abraço de surpresa...

Chame o seu irmão, o seu filho pra perto de você e diga: “Eu te amo, viu!”

Ao abrir o portão de casa, dê um sorriso e bom dia pra quem vem passando...

Coisas pequenas, mas que podem fazer uma grande diferença dentro da sua casa e, principalmente, dentro do seu coração.

 

Outra observação que faço a você: Essa pequena menina agiu, mesmo correndo grandes riscos.

A garota assumiu que tinha fé em Deus e que Deus curaria Naamã. Então sugeriu que ele fosse falar com o profeta que morava em Samaria.

E Naamã, no terror da sua enfermidade, aceitou a sugestão. Pediu a permissão do rei, saiu da Síria e foi para Israel.

Agora, e se esse homem voltasse ainda doente, com cara de ter sido enganado, de ter feito papel de idiota... sem dúvida, a menina ia ser punida.

Mas ela confiava muito em Deus e Deus a abençoou.

Lemos no v.10 que o profeta Eliseu mandou dizer a Naamã sobre o que ele deveria fazer: a orientação era que Naamã devia se banhar sete vezes no rio Jordão, e então, seria curado.

E aconteceu que, lemos Nov.14, que quando Naamã obedeceu às instruções do servo de Deus, ele foi curado.

A Bíblia diz que a pele de Naamã foi restaurada, que naquele dia mesmo a sua pele ficou como a de uma criança. Aleluia!

E o mais importante, ah! o mais importante, lemos no v.15, que Naamã falou: “Agora eu sei que no mundo inteiro não existe nenhum deus, a não ser o Deus de Israel” (o Deus da menina que trabalha lá em casa)!”

Oh! Glória!! Naquele momento Naamã entendeu que Deus é Deus, e se decidiu a adorá-lO pelo resto da sua vida.

 

Você entendeu?

Uma pessoa pequena (uma menina), teve uma atitude pequena (deu só uma sugestão), que fez uma grande diferença na vida de uma pessoa (estava terrivelmente doente, e foi curada... só conhecia os deuses da Síria, mas agora conheceu o verdadeiro e poderoso Deus de Israel)!

 

Será que você quer que uma coisa muito grande, muito maravilhosa, muito importante aconteça na vida de alguém a quem você ama?

A mensagem é: tenha confiança. Você tem um grande Deus e não há nada que Ele não possa fazer. Viva pelo que você crê!

Amado, todos precisam de esperança e ajuda, até pessoas poderosas como era Naamã... e se elas não têm fé, não têm confiança em Deus, você tem! Então, ajude as pessoas com a sua fé.

E se você quer fazer uma grande diferença, não tenha medo de fazer aquilo que pareça insignificante... só Deus sabe o tamanho do impacto que um pequeno gesto seu pode causar.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 22/5/2011

bottom of page