NADA É MAIS IMPORTANTE DO QUE RELACIONAMENTOS
Marcos 12.29-31
Você já se perguntou alguma vez, qual terá sido a razão de Deus ter criado o ser humano?
Porque, pensar tipo: “Ah! Foi porque Ele quis e pronto”, não é uma resposta convincente. Deve haver uma razão nobre para isso, e de fato, existe uma razão nobre que explica porque Deus criou o ser humano.
Pra você entender, veja isso: no começo de tudo, era só Deus, Pai, o Filho e o Espírito Santo em comunhão amorosa entre Eles mesmos. Há nas Pessoas da Trindade um relacionamento de amor.
Aí, Deus quis criar o homem, o ser humano. Deus precisava? Não, sem a existência do homem, Deus já era perfeito, não precisava de coisa alguma.
Então, por que Deus quis, desejou, criar o ser humano?
A resposta é essa: é porque Ele é amor. Deus é amor, lemos em 1Jo 4.8 - NVI.
Deus criou o ser humano para Ele amar o ser humano, gratuitamente, sem esperar nada em troca.
Olha que verdade poderosa: Você foi criado por Deus para ser amado por Ele. (Diga à pessoa ao seu lado)!
Assim como existe, e sempre existiu, um relacionamento amoroso entre as Pessoas da Trindade, Deus, sendo amor, criou o homem para incluí-lo em Seu relacionamento amoroso. Deus tem prazer no relacionamento com o ser humano.
Portanto, amar é a lição número um, não tenha dúvida, que Deus quer que aprendamos nessa vida.
Certa vez, Jesus disse que a Bíblia toda pode ser resumida em dois mandamentos: amar a Deus de todo o nosso coração e amar o nosso próximo como a nós mesmos (Mt 22.37-39).
Essa é a lição mais importante que Deus espera que aprendamos nesta Terra.
O apóstolo Paulo escreveu: “Que o amor seja o maior alvo de vocês” (1Co 14.1 - BV).
O apóstolo João escreveu: "Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte” (1Jo 3.14 - NVI).
Tiago escreveu: “Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo", estarão agindo corretamente” (Tg 2.8 - NVI).
Pedro escreveu: “Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados” (1Pe 4.8 - NVI).
Aprender a amar a Deus e os outros é que deve ser nosso alvo mais elevado, nosso maior propósito, nossa primeira prioridade, nossa aspiração mais profunda, nossa ambição mais forte... enfim: o valor dominante da nossa vida.
Quanto mais aprendermos a amar autenticamente, mais parecidos com Jesus vamos ficar.
Irmãos, é sobre isto que quero falar a vocês. Deus tem trazido ao meu coração essa necessidade de aprendermos, verdadeiramente, a amar a Deus e amar as pessoas.
E como? ...se esse mundo em que vivemos é difícil e não falta corações e relacionamentos frustrados, quebrados e danificados por causa do pecado.
Como que podemos conhecer e viver o amor autêntico neste mundo cheio de dificuldades, com pessoas ingratas, injustas?
Até outro dia, por exemplo, nós tíanhamos irmãos preciosos caminhando conosco, congregando conosco, pessoas com quem construímos momentos lindos, alguns nós acolhemos e batizamos... e eu tenho visto, por conta de detalhes, virarem as costas como se fóssemos menos do que nada... vão embora feridas e ferindo a gente.
Eu estou estudando os princípios de relacionamento de Jesus, porque está difícil lidar com a ingratidão...
Mas, Jesus pode nos ensinar o tipo de amor próprio de Deus, o amor ágape, que aliás, o Espírito Santo coloca no coração do homem, quando ele nasce de novo.
Quando você está em dificuldades, precisa de um especialista. Se tem problemas na pia da cozinha, chama um encanador; se a marcha do carro pula fora, vai a um mecânico...
E no caso de problemas no amor, problemas com relacionamentos? Quem é o especialista?
Irmãos, o Especialista mais eficiente do mundo em relacionamentos é Jesus Cristo.
É só você olhar para a maneira como Ele se relacionou com as pessoas. Jesus era excelente em relacionamentos.
As pessoas gostavam demais de estar em volta dEle... até os inimigos chamaram Jesus de “amigo de pecadores” (Mt 11.19). Você imagina!
Então, irmão, nas próximas semanas, eu quero repartir com você algumas lições do estudo que eu tenho feito.
E ao falar sobre amor, claro, me veja como aprendiz, porque é o que eu apenas sou... eu sou alguém que está olhando para Jesus com uma vontade enorme de aprender a amar.
Jesus é o Especialista! Então, vamos aprender com Ele. Amém?
E o ponta-pé inicial desta jornada é o seguinte: que nada é mais importante do que os relacionamentos.
Imagine que você está numa canoa, atravessando o rio Paraíba do Sul, na companhia de uma pessoa amiga. Mas lá no meio do rio, a canoa apresenta um furo e a água, lentamente, vai enchendo a canoa. Mas, além da pessoa amiga, você tem na canoa: uma caixa de carne pra churrasco que dá 50 pessoas e um garrafão de 20 litros de água pra beber. E vocês precisam se livrar de algum peso se quiserem chegar à salvo do outro lado. A questão é: qual dos itens você tira da canoa?
Vamos ser francos: o primeiro pensamento é tirar fora o amigo.
Alguns estão com um olhar santinho, dizendo: “Eu nunca pensaria uma coisa dessas!” Mas, não se engane, é mais fácil a gente dar valor às coisas do que às pessoas.
Mas, aí, quando olhamos para Jesus, aprendemos com Ele a coisa certa: que nada é mais importante do que relacionamentos, porque é ali onde o amor deve ser vivido, experimentado, cultivado, praticado...
Jesus valoriza o relacionamento com Deus (o Pai), e valoriza o relacionamento uns com os outros.
Quando perguntaram para Ele: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante?”
A resposta de Jesus não deixa dúvidas quanto ao valor que Ele dá aos relacionamentos. Jesus respondeu: “O mais importante [mandamento] é este: [...] Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças'. O segundo [mandamento] é este: Ame o seu próximo como a você mesmo” (Mc 12.28-32 - NVI).
Esta é a lição número um do ensino de Jesus sobre relacionamentos, simplesmente isto: Nada é mais importante do que relacionamentos!
Deus nos criou para uma vida de relacionamentos, relacionamento com Ele e relacionamento uns com os outros.
A pessoa que não se relacionar com Deus e que não se relacionar com as pessoas, estará perdendo a razão fundamental para a qual Deus a criou.
Você até poderá dizer: “Bobagem! Quem precisa disso? Eu posso me virar muito bem sozinho”.
Mas esta não é a atitude certa. Uma vida sem relacionamentos pode até ser simples, mas é vazia.
O segredo para uma vida plenamente realizada é priorizar o que Jesus prioriza e Ele ensinou isto: dê valor máximo aos relacionamentos.
Mesmo quando acontecer alguma coisa para fazer você desistir do relacionamento, continue amando, continue dando valor ao relacionamento... porque não há nada mais importante do que relacionamentos.
Pr Walter Pacheco, 13/11/2016