top of page

MISSÃO DO ANO

Atos 11.25-26

 

Vou trazer, hoje, uma palavra sobre  onde queremos chegar até ao final  deste ano.

Esta vai ser uma Palavra focada em  trazer instrução para a nossa vida. Eu  procuro a cada domingo, trabalhar  com uma dinâmica diferente. Faz  parte da nossa dieta.

Domingo à noite é a reunião principal  da igreja e é quando temos a  pregação da Palavra. O Domingo de  manhã é diferenciado, não tem  pregação. Nas manhãs de Domingo  nós oferecemos um estudo  sistemático da Palavra.

O que é estudar a Bíblia de forma  sistemática? É pegar um assunto e  estudar várias semanas sobre ele. A  Escola Dominical é pra isso. Quem  tem participado, vem ganhando mais  conhecimento da Palavra.

E quando chega Domingo a noite, então,  tem a pregação e o meu entendimento é  o seguinte: não dá pra pregar todo  Domingo só sobre milagre, vitória e  poder do Espírito Santo. Há  congregações que só pregam milagres,  curas e poder em suas reuniões. Eu  penso que tem que ter um equilíbrio.

Você come peixe todo dia? Não. Tem  vez que é frango, é bife, tem o dia do  ovo. Então, é isso que eu penso com  a pregação. Num Domingo você  recebe uma Palavra de vitória, no  outro uma Palavra de instrução,  porque todo crente deve crescer no  conhecimento do Senhor de forma  ordenada.

Eu nem aviso antes quando a  pregação é de vitória ou de ensino,  porque tem aqueles que falam:  “Pastor, hoje eu não vou ao culto  não, porque o meu negócio é fogo,  eu gosto de ouvir pregação de  vitória, de profecia, entende?!”  Entendo, não; porque aí, quando é  pra receber uma Palavra de  instrução, não gosta.

Outros há que falam: “Eu quero é o  estudo da Palavra!” E se o pregador  não falar nenhuma palavra no original  da Bíblia, em grego ou hebraico, não  tá bom pra ele.

Aí, eu pergunto: tem quem gosta de  pregação de vitória e quem gosta de  pregação de ensino. Quem está mais  certo?

A Bíblia diz (Atos 13.1) que, havia na  cidade de Antioquia uma igreja onde  tinha mestres e profetas. Na mesma  igreja tinha quem ensinava e tinha quem  profetizava. Isso é equilíbrio.

É maravilhoso quando a Palavra é  sobre o poder de Deus. Quando eu  ouço uma Palavra assim, eu recebo  com empolgação. Mas, quando o  pregador traz uma Palavra de  instrução, de ensino, eu devo receber  com a mesma empolgação, e se  possível, fazendo anotação, porque  eu quero crescer de forma  equilibrada.

Qual é a principal dica para um corpo  saudável? É ter uma alimentação  equilibrada, balanceada. Você não  pode comer só carboidrato e nem só  proteína. Tem que balancear.

A Bíblia (Os 7.8) fala sobre Efraim, filho  de José do Egito e conta uma coisa  curiosa sobre ele; diz que Efraim era  como um bolo que não foi virado.

O que é um bolo que não foi virado?  É o bolo que foi assado de um lado  só. Tem muito crente assim: o  assunto dele é só fogo do Espírito, é  só vitória, é só milagre, mas como  não foi virado, ficou cru do outro lado.  Não sabe nada de Bíblia.

Alguém pede pra ele localizar o livro  dos Salmos e ele fica caçando,  enquanto localizar Salmos é facinho,  facinho. É só abrir a Bíblia no meio  que você acha. Mas ele é cru, não  tem muito conhecimento.

O segredo, irmão, é você amar a  Palavra tanto quando é de instrução,  pra aprender, como quando é sobre  vitória e que a porta vai abrir, o chão  vai tremer e coisa e tal.

Portanto, a partir de hoje, seja um  crente melhor: ame a Palavra de  vitória e ame a Palavra de instrução.  E vem pra Escola Bíblica. Ponha  equilíbrio na sua dieta espiritual.  Amém?

Então, vamos ao texto de Atos 11.25-26. Eu quero falar sobre a missão da  nossa vida e aonde queremos chegar  neste ano de 2020.

Na verdade, a missão não é só de um  ano, ela é contínua, é até que Jesus  volte. Mas, este ano, vamos trabalhar  focados no cumprimento da missão.

Eu te falo em primeira mão sobre  isso, não teve nenhuma postagem no  Face antes. Nossa missão para este  ano, é cada um, cada um de nós,  fazer um discípulo para o Senhor.

Se alguém perguntar: “O que você tá  fazendo na igreja este ano?” A  resposta é: “Tô trabalhando pra fazer  um discípulo”.

 

Então, vamos aprender com a vida de  um discípulo do passado, chamado  Barnabé.

O texto diz: “E partiu Barnabé para  Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o,  o conduziu para Antioquia. E  sucedeu que todo um ano se  reuniram naquela igreja, e ensinaram  muita gente; e em Antioquia foram os  discípulos, pela primeira vez,  chamados cristãos”.

Irmãos, se a nossa vida não  abençoar a vida de outras pessoas,  nós não estamos vivendo o  verdadeiro cristianismo, porque quem  tem Jesus na sua vida, tem que tocar  a vida de outras pessoas.

Por que estamos aqui hoje? É porque  alguém abençoou nossa vida. Alguém  falou do amor de Jesus pra nós,  pregou a Palavra de Deus pra nós,  orou por nós e nos encorajou buscar  a Deus. É por isso que estamos aqui.

Então, a nossa vida como discípulos  de Jesus, tem que estar tocando a  vida de alguém. Se isso não está  acontecendo, estamos sendo  religiosos e não verdadeiros servos  de Deus.

E sabe qual foi a classe de pessoas que  Jesus mais combateu durante os dias  que Ele esteve aqui na terra? Foram os  religiosos. Então, a gente precisa  aprender que a verdadeira vida cristã  consiste em tocar a vida de alguém.  

Logo cedo nos Seus ensinamentos,  Jesus disse aos discípulos: “Vocês  são a luz do mundo, vocês são o sal  da terra”. Olha a implicação: a luz  toca as trevas e elas desaparecem.  O sal toca o alimento e ele ganha  sabor. Nossa vida tem que tocar a  vida dos outros.

Eu vou destacar desse texto algumas  lições que precisamos aplicar na  nossa vida. São lições simples, mas  importantes.

 

A primeira lição que destaco está na  parte que diz: “e partiu Barnabé”. O que  temos aqui? Uma atitude. Qual atitude?  “Partiu”.

Não tem como a gente ser discípulo  de Jesus parado, só sentado,  assistindo as coisas, porque as  pessoas não vêm até nós, nós é que  precisamos ir até elas.

E qual foi o mandamento de Jesus  para a igreja? “Ide por todo o  mundo”!

Sabe, Jesus tem três comandos para  todo o crente. O primeiro comando está  em Mt 11.28, quando Jesus falou:  “Vinde a mim, todos os que estais  cansados e oprimidos, e eu vos  aliviarei”.

O primeiro comando é “vinde,  venham, vem pra cá!” O segundo  comando está em Lc 24.49, é quando  Jesus falou antes de voltar para o  trono no céu: “ficai, porém, na cidade  de Jerusalém, até que do alto sejais  revestidos de poder”.

O primeiro comando foi “Vinde”.  Agora, o segundo é “Fique”. E aí,  antes de voltar para o trono ao lado  do Pai, Jesus deu uma nova direção,  um novo comando, que foi (Mt 28.19:  “Ide por todo o mundo”.

Então, três comandos importantes:  primeiro, “vinde”; depois, “ficai”; e  depois, “ide”.

O problema com a gente, irmãos, é  que a gente vem e fica. Amamos  muito que Jesus tenha falado “Vinde  a mim” e gostamos demais da conta  quando Ele disse “Fiquem”, que a  gente só vai ficando, e ficamos dois  anos, cinco anos, dez anos, vinte  anos, trinta anos, só ficando.

Mas, você prestou atenção nos três  comandos de Jesus para o crente?  Não é só vir e ficar, temos que ir!

Então, a primeira coisa que eu  destaco neste texto é essa: a atitude.  Qual atitude? A atitude de ir. O que  está escrito sobre Barnabé? Que ele  partiu. Barnabé disse: “fui”.

Se você quer ser um verdadeiro  discípulo de Jesus, tipo Barnabé, se  prepara, porque você vai ter que se  mover do lugar que está, porque tem  alguém que precisa ser alcançado  para o reino de Deus, e esse alguém  você precisa buscar, precisa ir atrás.

 

Segunda lição que está no texto: a  primeira é que precisamos ter uma  atitude, a segunda lição é: precisamos  fazer um esforço.

Qual é o esforço? O texto diz que  Barnabé foi para Tarso, quer dizer,  ele saiu de onde estava em Antioquia  e foi para Tarso buscar Saulo, uma  viagem de vários dias para aquela  época.

Então, Barnabé teve uma atitude e  em seguida ele fez um esforço. Ser  discípulo de Jesus implica em fazer  esforço. Não é vida de moleza,  porque vida crista não significa ser  monumento, mas fazer movimento!

Nenhum crente deveria se limitar a  ser monumento, ficar parado no lugar  perpetuando a lembrança de ser um  crente. Deus projetou a igreja para  ser movimento e não monumento.

Então, todos precisamos estar no  esforço de uma ação, precisamos  sair do lugar, nos mover e buscar  alguém para a igreja.

 

E vem a terceira lição: a primeira é uma  atitude, a segunda é um esforço e a  terceira lição é a seguinte: ter um alvo.

Qual era o alvo de Barnabé? A Bíblia  diz que ele partiu de Antioquia para  Tarso a fim de buscar Saulo.

O alvo justifica o esforço e o  movimento que temos a fazer. Quem  você vai buscar esse ano? É algum  vizinho, algum colega de trabalho ou  de escola? Algum parente? Quem  você vai buscar para a igreja? Tenha  o seu alvo.

Precisamos colocar no nosso  coração quem é que vamos alcançar  para estar conosco aqui na igreja, na  presença de Deus, servindo a Deus.  Você precisa ter o alvo estabelecido.

Se um arqueiro não tiver um alvo e  atirar a flecha, de que valeu a  concentração e a força para atirar?  Sim, porque a prática do arco e flecha  requer concentração e força. Primeiro  o arqueiro se posiciona, se prepara e  depois faz força, porque a corda do  arco precisa ser puxada pra trás,  esticada ao máximo para a flecha  poder ser lançada. E fazer isso sem  ter um alvo, não tem lógica, não faz  sentido.

É preciso ter um alvo para mirar,  porque quando se tem um alvo, você  diz: “eu sei onde estou mirando, eu  estou vendo o que preciso acertar”.

Saulo era o alvo de Barnabé. Portanto,  Barnabé não saiu sem ter um alvo em  mira, tipo: “Vou partir de Antioquia e  vou pra Tarso”. Tá, mas aí, se alguém  perguntasse pra ele: “Ô Barnabé, o que  você vai fazer lá em Tarso?” Imagina se  Barnabé respondesse: “Sabe que não  faço a menor ideia, não sei não”.

Tem havido muito crente “não sei  não”. Por que você tá na igreja? “Não  sei não”. Por que Deus não te levou  pro céu ainda? “Não sei não”.

Mas, aqui, estamos aprendendo:  Deus tem uma missão para a nossa  vida e por causa dessa missão,  precisamos tomar atitude, fazer  esforço e ter um alvo.

Você precisa saber onde deve chegar  porque se não, você não vai chegar a  lugar nenhum. Quem não mira nada,  acerta nada.

Preste atenção às pessoas numa  rodoviária ou aeroporto. Pergunta pra  qualquer pessoa lá: “Pra onde você  tá indo?” e a pessoa vai responder  pra onde. Vai ser difícil encontrar  alguém que responda: “Ah! Eu tô  aqui, mas não sei pra onde vou não”.

Pode ser que algum desocupado diga  isso, mas, a maioria das pessoas  carregando uma sacola, bolsa ou  mala, sabe aonde quer chegar. A  maioria irá responder: “Eu estou indo  pra tal lugar”.

Irmão, e como é que nós aqui na igreja,  podemos ficar sem saber para onde  estamos indo?

Aonde queremos chegar até 31 de  Dezembro de 2020? Eu vou te dizer:  Queremos chegar a um número maior  de discípulos.

A direção é a seguinte, preste  atenção: cada um de nós, e eu tô no  meio, precisamos ganhar alguém pra  Jesus este ano. Não vamos correr o  risco de apresentar mãos vazias para  o Senhor.

Então, você tem que começar a  estabelecer quem é o seu alvo.  Barnabé mirou Saulo. Quem é o  Saulo que você vai buscar para a  igreja este ano? Pergunta aí pra  alguém do seu lado: quem é o Saulo  que você vai buscar?

“Ah! Eu não sei, não”. Olha o crente  “não sei não” de novo. Irmão, pelo  menos uma pessoa você conhece  que está desviada, está precisando  ter Jesus como Salvador, às vezes é  um vizinho, um colega de trabalho ou  de escola, de futebol, de academia,  do salão... coloca essa pessoa no  seu coração e faz dela o seu alvo,  mira a sua vida na vida dela e decida:  “Eu vou me dedicar em buscar essa  pessoa, eu quero ganhar essa  pessoa para o reino de Deus.

Eu sei qual é o nosso problema: a gente  olha para as pessoas sem acreditar que  Deus pode fazer uma obra na vida  delas.

Conhecemos pessoas tão vazias de  Deus e tão cheias de problemas, de  revoltas, de ideias descabidas, que  falamos assim: “Esse aí não tem  jeito” e a gente entrega, a gente deixa  pra lá.

Irmão, vamos ser parecidos com  Barnabé: tenhamos um Saulo na  nossa mira e vamos buscar por ele.

 

Quarta lição que está no texto pra nós:  primeira, ter uma atitude, “Barnabé  partiu”; segunda lição: um esforço,  “Barnabé foi para Tarso”. Terceira lição:  ter um alvo. Barnabé foi buscar Saulo. E  a quarta lição do texto é: ter um  propósito.

Qual era o propósito? O texto diz: “e  achando-o, o conduziu para  Antioquia”.

Quer dizer, Barnabé tinha um  propósito para levar Saulo. Olha o  propósito: “eu vou buscar essa  pessoa e vou conduzi-la, vou  acompanhá-la para a igreja. Eu vou  buscar e vou levar comigo”.  Conduzir.

 

Quinta lição: a primeira é ter uma  atitude, a segunda é fazer um  esforço, a terceira é ter um alvo, a  quarta é ter um propósito. E, agora,  quinta lição: fazer um investimento.

Olha que coisa maravilhosa, no v.26  está escrito: “E sucedeu que toda uma  semana se reuniram naquela igreja”.

Opa! É isso? Toda uma semana?  Todo um mês? Não. Está escrito que  todo um ano, um ano, Barnabé  passou agarrado com Saulo,  acompanhando na igreja. Foi um  investimento de um ano.

O problema é que a gente quer orar  uma vez só e já ver a pessoa com a  vida mudada da água pro vinho.

Mas, não é assim, não. Buscar uma  pessoa e colocar dentro da igreja,  requer investimento de um ano, quer  dizer, isso não se consegue da noite  para o dia, tem que ter um  acompanhamento, toda semana, todo  mês, é um ano!

Irmão, se não investirmos nossa vida  nisso, a vida vai passar e chegará o  dia do juízo e o Senhor pedirá conta.  Deus dirá: “Eu te chamei para ser  uma bênção e a quantos você  abençoou e buscou? Mostre-me as  suas mãos”. E Deus nos livre de  chegarmos àquele dia com as mãos  vazias, porque haverá reprovação.

Para cumprir a missão de fazer  discípulo, teremos que fazer um  investimento da nossa vida na vida  de alguém.

E esse é o maior investimento que  existe, porque se você ganhar  dinheiro, é dinheiro que você vai ter;  se você comprar um carro, é um  carro que você vai ter; se comprar  uma casa, será uma casa que você  vai ter. Mas, se você buscar alguém  pra colocar dentro da igreja, é para a  eternidade que você estará  entesourando.

E tem a sexta lição. A primeira é ter uma  atitude, a segunda é fazer um esforço, a  terceira é ter um alvo, a quarta é ter um  propósito, a quinta é fazer um  investimento. E agora, a sexta lição  está na parte do texto que diz: “E  sucedeu que todo um ano se reuniram  naquela igreja”.

 

A sexta lição do texto é a seguinte:  precisamos ter um lugar pra onde  trazer as pessoas. A igreja é o  ambiente que facilita o agir de Deus  na vida das pessoas. A igreja não  salva, mas a igreja é o lugar dos  salvos.

Você não caia bobagem de pensar  que pode ser cristão pelo Youtube.  Irmão, não é suficiente ficar  assistindo pregação e louvor pela  Internet, fazendo uma mistura, uma  salada de ideias, sem ter uma base  onde firmar os pés.

Não estou condenando ninguém que  gosta de pregação no Youtube, mas  quando você substitui o ambiente da  igreja pelo ambiente virtual, você tem  entretenimento, mas não experimenta  crescimento.

Portanto, mostra esse texto da Bíblia,  que precisamos ter um lugar onde  congregar e trazer as pessoas. A  igreja é importante.

 

Lição número sete: a primeira é ter uma  atitude, “partiu”; a segunda é fazer um  esforço, “Tarso”; a terceira é ter um  alvo “Saulo”; a quarta lição é ter um  propósito, “conduziu para Antioquia”; a  quinta lição é fazer um investimento,  “um ano”; a sexta lição é ter um lugar, “a  igreja”. E, sétima lição do texto: o  resultado.  

O texto diz que eles “se reuniram  naquela igreja, e ensinaram muita  gente”. Olha o resultado. Teve  crescimento. Crente tem que crescer.  Discípulo cresce. Eu não posso ser o  mesmo crente que fui de anos atrás.

Mas, tem crente que tem 30 anos que  está na igreja e ainda ficando  chateado com gente que não  cumprimentou ele: “Fulano, não falou  comigo”. Por que tá triste, irmão?  “Ah! Eu queria cantar e não tão me  deixando cantar”.

Irmão, isso é coisa de gente que tá  começando. Se você tá na igreja há  mais tempo, tem que superar cara  feia e não ficar chateado por qualquer  coisa.

Barnabé e Saulo ficaram na igreja e  ensinaram muita gente. Que tremendo  resultado para a glória de Deus!  Havia muita gente, houve  crescimento. Aleluia.

 

Conclusão

Irmão, eu te trago, em nome do Senhor,  uma missão para este ano: cada um de  nós, deve fazer um discípulo para  Jesus.

Chegar ao dia do juízo com as mãos  vazias, sem frutos, é receber  repreensão do Senhor, porque Ele nos  abençoou para sermos uma bênção aos  outros.

Pois bem, quando a gente ouve a  Palavra de Deus, primeiro a gente  ouve. Segundo, a gente decide o que  vai fazer com essa Palavra.

Se você quer ser um discípulo  verdadeiro de Jesus, fazendo um  novo discípulo para Ele, tipo Barnabé  que buscou Saulo, nós vamos orar  agora. Se você quiser sair de seu  lugar e vir aqui na frente, nós vamos  fazer uma oração de bênção sobre  sua vida.

Senhor, que nesse ano, eu ganhe  alguém pra Jesus. Senhor, usa a  minha vida para ser uma bênção na  vida de alguém.

Diga, Senhor, eu quero que alguém  vá para o céu por minha causa.

Irmão, irmã, se prepare, para o que  Deus vai fazer através da sua vida.  Você vai investir a sua vida em fazer um  discípulo para Jesus, então deixa eu te  lembrar: quando nós nos importamos em  fazer isso, em ganhar vidas, estamos  priorizando o reino de Deus e Deus vai  acrescentar à nossa vida o que nós  precisamos.

Deus vai cuidar da sua família, vai  cuidar dos seus filhos, vai cuidar da  sua vida financeira. Deus vai olhar  pra você e vai ver você se dedicando  em fazer discípulo e vai cuidar de  tudo o que você precisa.

Você recebe essa palavra? Então, dê  um aplauso ao Senhor.

Agora você tem uma missão para  2020, até o dia 31 de Dezembro:  fazer um discípulo, trazer uma pessoa  para a igreja.

 

Pr Walter Pacheco

Fonte: Cristian Oliveira

bottom of page