top of page

LIGANDO-SE AO PODER

Efésios 1.18-21

 

Introdução

Não são poucas as vezes em que lamentamos a nossa tão pouca falta de poder.

 

Mas há um famoso hino americano, traduzido para o português e cantado por muitos, que conta a história de como o diabo e todos os seus demônios foram totalmente derrotados, e colocados numa condição de vergonha pública, quando numa manhã de domingo, Deus, com a força do Seu poder, ressuscitou Jesus.

A letra do famoso hino diz:

"Da sepultura saiu!

Com triunfo e glória ressurgiu!

Ressurgiu, vencendo a morte e o seu poder;

Pode agora a todos vida conceder!

Ressurgiu! Ressurgiu!

Aleluia! Ressurgiu!"

 

Agora, você sabe qual foi a força propulsora que ressuscitou Jesus dentre os mortos? ...sabe qual foi a força empregada para levantar Jesus da sepultura e O levar para o trono de Deus no céu?

O v.19 revela isto, meus irmãos: que para Jesus ser levantado da morte e colocado no trono, sentado à destra de Deus, o verso diz que isto foi possível porque entrou em atividade, entrou em operação, a força do Espírito Santo! Aleluia!

 

Mas a revelação não é apenas esta - aqui está escrito, neste mesmo v.19, que este grande poder do Espírito Santo - poder que ressuscitou Jesus dentre os mortos e que O assentou ao lado direito de Deus, é também o mesmo poder [aleluia!], a mesma força [aleluia!], que age em nós, que opera em nós e que se manifesta em nós, que somos crentes... o poder do Espírito Santo!! Aleluia!!!

 

Então, você pensa que está faltando poder?

Você diz que está faltando poder para tornar-se uma pessoa vitoriosa, uma pessoa corajosa, uma pessoa equilibrada, santa, abençoada em casa, abençoada no trabalho?

 

Você diz que está faltando poder para a sua vida ser mudada? ...diz que está faltando poder para o seu casamento ser restaurado, e seus filhos serem convertidos, e seu trabalho ser próspero?

 

Você diz que está faltando poder para vencer a tentação, faltando poder para evitar o pecado, faltando poder para fugir da aparência do mal?

 

Você diz que está faltando poder para ser dedicado na leitura da Bíblia, na oração e na pregação do evangelho?

 

Não, irmão! Não diga que está faltando poder! ...não falta poder no Reino de Deus!

A Bíblia está aqui e ela diz: O mesmo poder que ressuscitou Jesus dos mortos, o mesmo poder que tirou Cristo da sepultura e O exaltou, fazendo que se assentasse no trono, o poder do Espírito Santo, a Bíblia diz, esse mesmo poder já é nosso, age em nós, opera em nós e Se manifesta em nós! Aleluia!!!

 

Mas sabe o que é que está faltando: falta estar ligado a esse poder.

 

Como crentes em Jesus, a vida que agora vivemos é como uma Ferrari novinha em folha: cara, preciosa, bonita - mas imagina uma Ferrari sem a gasolina no tanque - você pode ter a salvação, pode participar do culto todos os domingos, pode ser batizado, pode tomar parte na Ceia do Senhor... mas não irá muito longe de tanque vazio!

 

Eu tenho observado a vida de alguns homens e mulheres que tem servido a Deus de maneira excelente... é fácil observar aquilo que é mais visível na vida deles: são pessoas organizadas, simples e humildes.

Mas ao olhar mais de perto, descobri que esses irmãos e irmãs, que tem sido bem-sucedidos, todos se movem pelo poder de Deus que está disponível para eles por meio da oração.

 

Eles podem ser organizados, ter estudo, muita leitura... mas é a oração que coloca a gasolina no tanque deles!

 

E nós, irmãos, sem essa fonte de poder, somente conseguiremos, e com muito esforço próprio, empurrar a nossa Ferrari pra frente... e não vamos nem nos deleitar em Deus, como está escrito no Sl 37:4: "Deleita-te também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja o teu coração".

 

A vida cristã fica tão pesada, que não aproveitamos destas promessas de Deus... então, que sentido faz ter uma Ferrari sem o combustível.. ser crente em Jesus e andar sem o poder do Espírito Santo?

 

Mas felizmente, irmãos, não falta poder no Reino de Deus! ...o que está faltando é estarmos ligados nele.

Repetidas vezes, a Bíblia revela que a presença de Deus e o Seu poder são manifestados quando oramos, quando fazemos oração.

 

Portanto, tudo o que precisamos fazer é nos ligar ao poder, ao poder de Deus!

 

E de que maneira podemos nos ligar ao poder? Quero compartilhar um projeto de três passos, com você.

 

...primeiro passo:

VOCÊ DEVE INVESTIR NA ORAÇÃO A NÍVEL PESSOAL

Você deve aprofundar o seu próprio encontro com Deus por meio da oração, todos os dias.

Você e eu temos uma grande promessa de Deus em Jr 33.3, lembra? "Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes". O Senhor realmente está nos dizendo: "...se você me chamar, eu responderei e lhe contarei coisas misteriosas e maravilhosas que você não conhece".

 

Portanto, escolha ser uma pessoa de oração. Pratique o Quarto de Escuta - isto é, cultive aquela atitude, aquele valor de falar a Deus e de ouvi-Lo falar.

 

Você sabe que oração não é apenas você falando para Deus, mas é também ouvi-Lo, escuta-Lo falar - oração não é monólogo, é diálogo.

 

Então, quando nós não apenas falamos para Deus, mas ouvimos a Deus, a ligação ao poder está feita: tem gasolina no tanque, você vai andar, vai se mover...

 

Para ligar-se ao poder a nível pessoal, particular, você também pode lançar mão de um formidável exercício espiritual: o jejum.

Jejue! ...saia para tempos prolongados de oração...

 

Porque quando você ora em seu lugar secreto, você está ligando, se conectando, ao poder.

 

E, irmão/irmã, quando você se liga ao poder do Espírito Santo, por meio da oração, então você poderá ver coisas maravilhosas acontecerem!

E aquilo que até então você não tem conseguido de forma alguma, você conseguirá... situação que não tiver sido mudada, vai ser mudada... inimigo que não tiver caído rendido, vai cair e ser rendido, em nome de Jesus!... batalha que estiver sendo travada, vai ser vencida...

 

Onde houver uma semeadura de oração, sempre haverá uma colheita da manifestação do poder de Deus!

 

Por quê? ...por que, amados, você se ligou ao poder do Espírito Santo e Ele estará agindo, Ele estará operando e Se manifestando! Aleluia!!!

 

...o segundo passo para se ligar ao poder é esse:

VOCÊ DEVE INVESTIR NA ORAÇÃO A NÍVEL DE IGREJA

A oração em particular é imprescindível, mas ao orar junto com outros irmãos, você aumenta o seu "poder de fogo" contra o inimigo!

Pois no reino de Deus, irmão, quando dois ou três se reúnem em nome de Jesus, o efeito não é de soma, mas de multiplicação.

 

Uma vez Moisés cantou acerca deste princípio ao mencionar o que Deus fizera acerca do exército de Israel: "Como poderia um só perseguir mil, e dois fazerem fugir dez mil, se a sua Rocha lhos não vendera, e o SENHOR lhos não entregara?" Dt 32.30.

 

Há um padrão de oração que estivemos experimentando durante a semana e que você pode adotar. Nós provamos e é água boa, você pode usar!

O padrão é este - orar, regularmente, pelas seguintes áreas, são cinco:

Primeira área: Louvor/Adoração - nossa oração deve começar com louvor e adoração ao Senhor.

 

Então passamos para a segunda área: Pastor e igreja - orar pelo pastor, sua vida, sua saúde, sua família... orar pela igreja, sua administração, seus membros, suas atividades...

 

Terceira área: o Governo - devemos lembrar e orar por todos que estão em posição de autoridade.

 

A quarta área a ser coberta com oração: a Família - cada um de nós precisa orar por sua família, por sua casa.

 

Daí, cobrimos a quinta área: Os que precisam da salvação - devemos orar regularmente e insistentemente pela salvação daquelas pessoas que alistamos em nossa Lista do Oikos, orar mencionando nomes!

 

E finalmente, a quinta área: orar por você mesmo. Deus tem mais para nos dar do que aquilo que nós temos para lhe pedir!

 

Se você se ocupar 10 minutos para cada uma das áreas, terá conseguido Uma Hora de oração!

 

...e o terceiro passo para se ligar ao poder:

VOCÊ DEVE INVESTIR NA ORAÇÃO A NÍVEL DE GRUPO

Hoje, o formato da nossa reunião de grupo é ideal para intercessão.

Cada propósito pode ser explorado com oração!

Os grupos também podem ter tempos especiais de oração

...podem ter noites de oração, como vigílias.

...podem formar correntes de oração para necessidades urgentes.

Para estar ligado ao poder, você não deve desprezar as orações em grupo.

Conclusão

Irmãos, existe uma fórmula simples que se aplica à vida de todo crente, qualquer que seja seu tempo de igreja. É a seguinte: Nenhuma oração, nenhum poder; pouca oração, pouco poder; muita oração, muito poder!

Ligue-se ao poder de Deus por meio da oração!

 

E você se liga, investindo-se na oração à nível pessoal, de igreja e de grupo.

 

Sendo uma pessoa de oração, você nunca mais dirá que está faltando poder, porque o mesmo poder que levantou Jesus da morte e O colocou assentado no trono, à destra de Deus, o poder do Espírito Santo, quando você ora, Ele terá entrado em atividade, terá entrado em operação, e Se manifestará com obras maravilhosas! Aleluia!

 

É gasolina no tanque, irmão! É poder de Deus na sua vida. Aleluia!!! Louvado seja o Senhor!

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page