top of page

UM ESTÍMULO À FÉ

Mateus 6.25-34

 

Aqui está uma parte do sermão mais famoso da história, chamado de Sermão do Monte ou Sermão da Montanha, pregado por Jesus.

Neste sermão, Jesus ensina as leis do Reino de Deus.

Pra você entender, no momento que o homem, representado em Adão e Eva, pecou contra Deus, a ordem foi quebrada, tudo no universo foi tirado do lugar. O mundo virou um caos, ficou desorganizado.

Deus, então, enviou Jesus ao mundo para estabelecer a ordem, estabelecer um governo. Jesus veio para estabelecer o reino de Deus na Terra, que ficou desmantelada por causa do pecado do homem.

Pois bem, um reino é formado pelo rei e pelos súditos.

Quem é o Rei do Reino de Deus? É Jesus Cristo. Na carta 1Tm 6.15 está escrito: “Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores”.

Como Rei, desse nível, Jesus é maior do que qualquer governante humano e é legitimamente chamado de “Rei dos reis e Senhor dos senhores”.

 

Então, Jesus veio pra estabelecer o reino, o reino de Deus.

Jesus veio e o reino de Deus veio também, o reinado de Deus está presente na Terra hoje, e como acontece com todo reino, tem o rei e tem os súditos.

E quem são os súditos deste reino? Súdito é aquele que está submetido, rendido, entregue a vontade de um senhor, de um soberano, de um rei.

Quem são os súditos do reino de Deus? Somos nós, a igreja, eu e você, que temos Jesus por Salvador e Senhor da nossa vida.

Mas, pra um reino ser reino, ainda não basta ter o rei e ter os súditos, é preciso ter também a constituição do reino, as leis do reino.

Porque, para que servem as leis? Elas servem para mostrar como é que os cidadãos daquele reino devem se portar.

Nós somos súditos ou cidadãos da República Federativa do Brasil. Não somos? Sim, somos cidadãos brasileiros e, como tais, temos que seguir a Constituição Brasileira? Constituição é o conjunto de leis.

 

Esta semana, inclusive, houve um fato trágico e cômico ao mesmo tempo: O ex-presidente Lula, que conhece bem a Constituição, foi presidente da república, ele está sendo investigado por envolvimento na Operação Lava-Jato, e o presidente do Senado essa semana,

achou de dar uma cópia das leis do nosso país pro ex-presidente ler, como que dizendo: “Você não sabe que o que foi feito é contra a lei?!”

É isso, pra nós vivermos bem, em harmonia e com direitos a usufruir, nós devemos observar a constituição, as leis, porque ao respeitar as leis, nós somos beneficiados. É pra ser assim.

Pois, da mesma maneira, para termos os benefícios do reino de Deus, para termos os seus privilégios, devemos andar conforme a sua constituição, conforme as leis de Deus.

 

E Jesus, no Sermão do Monte, Ele traça o perfil, a característica que o povo de Deus, o povo participante do Seu reino, deve ter.

Você entendeu isso? Como que você sabe se é participante do reino de Deus? É verificando se você tem essas características, se você tem o perfil de um crente bíblico? Porque tem crente que não é bíblico.

Que crente é esse?

É aquele que diz que é crente, mas não segue nada do que está na Bíblia, então esse não é um crente bíblico.

Crente bíblico, de verdade, é o que obedece as leis de Deus, os mandamentos, que vive de acordo com eles.

Então, se quiser saber se você é um crente bíblico, examine as características que Jesus ensina no Sermão do Monte, Mateus 5-7, e confirme se você está andando conforme o que está escrito lá.

No no que diz respeito a vida profissional, a vida financeira, a vida material... como está você? Como alguém que já faz parte do Reino de Deus, como você lida com as dívidas? Como você lida com o dinheiro?

Como você lida com as necessidades da vida: o alimento, a roupa, o dentista, a escola, o serviço, o lazer?

Por que Jesus tratou disso num sermão? É porque é uma necessidade humana. Todos temos a necessidade do pão, da comida, do vestuário, da habitação, da educação, do tratamento médico, do lazer. São necessidades básicas que todo ser humano possui.

Toda pessoa precisa de alimentação, precisa de roupa, precisa de habitação, precisa de estudo, precisa de tratamento médico. Tudo isso são necessidades básicas de toda a raça humana e em todos os tempos da história.

 

E o crente está fora dessas necessidades? Não, só porque a pessoa é crente, é convertida a Jesus, nascida de novo e agregada ao reino de Deus, ela não tem mais as necessidades básicas? Tem sim, da mesma forma como todos os que não são crentes, todos, o ser humano em geral, têm necessidades básicas.

É muito claro isso: crentes e não crentes têm a mesma necessidade de se alimentar, de se vestir, de se educar, de ter onde morar, de descansar... todos temos essas necessidades.

Só que Jesus, amado, vai mostrar uma diferença entre os dois, no que diz respeito a essas necessidades.

Jesus vai mostrar que nós crentes, somos diferentes dos não crentes, na maneira com que nós lidamos com essas necessidades.

Jesus vai mostrar a grande diferença que existe dos crentes para os não crentes nesta questão.

Então, todos nós temos necessidades, mas Jesus mostra aqui, que a maneira como o ímpio vê a suas necessidades e lida com elas, é diferente da maneira como os crentes fazem.

Há uma diferença e isso nós devemos aprender, porque a maioria dos crentes modernos ou daqueles que se dizem crentes, que estão mais pra gospel do que pra evangélico, no que diz respeito as suas necessidades financeiras, física, material, suas necessidades básicas, eles não tem quase nada mais diferente dos não crentes... eles se portam diante das dívidas, diante das necessidades básicas, da mesma maneira que o incrédulo faz!

Isso tá errado! Então Jesus mostra nesse sermão qual deve ser a postura da igreja, a postura do crente, do verdadeiro convertido, quanto as suas necessidades básicas.

 

Vamos olhar o v.25: “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?”

Primeira característica que Jesus mostra que o crente deve ter diante das necessidades básicas da vida, Ele diz: “Não andeis ansiosos por conta dessas coisas”.

A palavra “andar” na Bíblia muitas vezes tem o sentido de modo de vida, então significa dizer “não viva” ansioso por conta das necessidades básicas.

A palavra ansioso vem de ansiedade, que no grego tem a ideia de preocupação, pré-ocupação. Jesus está dizendo: “Não se deixe preocupar com estas coisas.

Não deixe que essas coisas básicas da vida te deixem preocupado”. É isso que Jesus está dizendo. Por que Ele está dizendo isso? Ele está fazendo uma diferença. Ele diz: “Não fique ansioso sobre o que comer, beber, vestir”. Jesus está falando das necessidades, primeiro a alimentícia, a comida, a compra do mês, o café da manhã, o almoço, o jantar. A parte alimentícia é importantíssima para a nossa vida, é vital. Sem comida o homem não vive, sem leite a criança não vive, o pão de cada dia, é uma coisa necessária, é uma necessidade básica que toda pessoa tem.

 

E Jesus está dizendo: “Quanto a isso, não fiquem ansiosos”. Essa é a postura do crente, Jesus está mostrando: “Não fique preocupado com as coisas elementares da vida”.

Porque tem pessoas que perdem o sono, ficam atribuladas, perturbadas, preocupadas em demasia, e Jesus está dizendo: “Viver neste estado de ansiedade, isso não é o perfil do cidadão do reino de Deus, não é a postura do crente”.

Depois, Jesus vai dizer: “nem com a roupa que precisam para se vestir”. Essa é outra necessidade, menos importante que a comida, mas também é importante.

E o cuidado com o corpo vai além do vestuário, não é só roupa. Isto tem a ver com manutenção: é aluguel, financiamento, gasolina, tratamento dentário, educação, material escolar, construção, moradia... tudo isso são coisas que nos envolvem materialmente.

Aí, Jesus vai dizer a mesma coisa, “não fiquem preocupados com isso, com o que vestirão amanhã, aonde morarão, como farão a compra do mês, como tratarão tal doença, comprarão tal remédio...”. Jesus fala: “Não fiquem preocupados, ansiosos, aflitos quanto a isso”.

Por que Jesus diz isso? Porque é exatamente assim que o ímpio, o não crente, fica quando ele está nessa situação. É o ímpio, aquele que não tem Deus, que não nasceu de novo, que não é crente ainda, é ele que fica ansioso, preocupado, estressado. É ele que é tomado de ansiedade, de preocupação, de insônia... é ele que fica aflito, mas, vocês, cidadãos do reino de Deus, não!

Jesus está dizendo: “Olha, os não crentes, eles é que se preocupam com isso, eles é que não dormem por causa de dívidas, de problemas com o que comer, beber e vestir, porque eles é que vivem em função disso: de comer, beber, vestir, comprar, vender”.

 

Jesus está falando que a preocupação deles, a ênfase deles é viver em função da matéria, em função dos prazeres, em função de possuir coisas, mas os crentes não! Os crentes não estão nessa vida para conquistar impérios!

Jesus está dizendo, olha só, que o perfil do ímpio, daquele que não é crente, é que ele vive por conta do mundo material e o crente deve viver por conta do mundo espiritual.

Que o negócio do ímpio é conquistar, possuir, comprar, viajar, desfrutar, e por causa disso, ele fica ansioso, aflito, fatigado, trabalha igual a um louco... mas os crentes, não! A ênfase do crente é diferente.

Tanto é que, um pouco atrás no sermão, Jesus disse, v.19: “Não acumulem para vocês tesouros na terra”. E aí, Jesus passa a dizer isso: “Não fiquem ansiosos com isso”. E, depois, ele vai dizer porque que, eu e você, não devemos ficar ansiosos. Ele vai dizer assim, v.25: “Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?”.

Que será que Jesus está dizendo? A primeira coisa é essa: “não perde o sono por causa disso, não. Não deixa a preocupação com isso te dominar. Não perca o foco por causa disso. Você não nasceu pra ser escravo do trabalho. Você não nasceu pra conquistar essa terra. Não se preocupa com o dia de amanhã, não”.

Por que? Jesus fala: “Não é a vida, mais que o alimento e o corpo mais do que o vestido?” Que Jesus está fazendo ao dizer isso? Ele está estimulando a fé dos discipulos.

Jesus está mostrando pra eles o que é que vale mais: A vida ou um pão com manteiga? A vida ou um bife? Porque a vida, Jesus já nos deu. O corpo também. Então, nós temos a vida e temos o corpo. E Jesus fala: “Vocês já não tem a vida? Tem. Ela não vale mais do que a comida? Vale. Então, vocês acham que agora Eu não vou alimentar a vida que Eu dei a vocês?”

 

E o corpo? Jesus fala: “Vocês não tem um corpo feito a imagem e semelhança de Deus? Tem. E agora Eu vou deixar ele nu? Não”. Aí, pra estimular a fé dos discípulos, Jesus fala, v.26: “Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?”

Agora Jesus manda olhar as aves, observar os passarinhos. Ele quer apresentar o motivo pra eu e você não ficarmos ansiosos. Ele vai dizer o motivo pra gente não ficar preocupado.

Muito provavelmente, os passarinhos estavam lá no monte, na hora do sermão e, Jesus disse: “Vejam aquelas rolinhas”. Provavelmente, apontou para uma classe de passarinhos que é das mais insignificantes, aquela sem valor comercial, Ele disse: “olhem para as aves do céu. Elas não semeiam”.

Jesus está falando da vida na roça: “Essas aves não colhem e nem ajuntam em celeiros. Vocês não tem muito mais valor do que elas?”

Por que vocês não devem ficar ansiosos? Jesus vai fazer uma comparação na cadeia da criação.

Em Gn 1 lemos que Deus criou os céus e a terra. O Sl 146.6 diz que Deus criou céus, terra e tudo o que neles há. Tudo que existe é obra da criação de Deus. E na criação existe uma escala de valores, porque a Bíblia diz que a coroa da criação, a obra prima da criação de Deus, é o homem, somos eu e você. É do ser humano que está escrito “façamos o homem conforme a nossa imagem e semelhança”. Deus não falou isso pra nenhuma outra categoria de ser, somente do ser humano, somente de você e eu.

E nós temos um ponto ainda maior. Qual é esse ponto? É que quando Adão caiu em pecado, a raça humana se corrompeu, mas quando Cristo morreu na cruz, a raça humana foi redimida, foi recuperada.

Agora, nós não somos só a coroa da criação, mas uma coroa que foi redimida em Cristo. Tá, mas o que isto significa? Isto significa que numa escala de valores, nós somos o número um dentro da criação de Deus, nós somos a coisa mais valiosa que Deus tem. E as rolinhas, que categoria devem estar? Ah! lá na lanterna, nos últimos graus de importância.

Jesus está falando: “Olhem as aves do céu que estão em último lugar na escala de valores. Elas não trabalham, não semeiam, não ajuntam em celeiros. E elas morrem de fome? Elas deixam de ser alimentadas?” E Jesus completa: “Contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?”

Irmão, se na escala de valores da criação, o mais inferior recebe esse tipo de cuidado da parte de Deus, o que tem menos valor tem esse tipo de cuidado, quanto mais aquele que é a coroa da criação! Esse vai passar fome?

Irmão, se aqueles animais que estão em último na escala de valor, que não semeiam, não colhem, não ajuntam em celeiro, mas apesar disso, recebem esse tipo de cuidado de Deus, imagina o crente em Jesus, imagina vocês que são filhos de Deus, redimidos em Cristo! Vocês têm muito mais valor do que as rolinhas?

Jesus está estimulando a fé dos discípulos. E Ele está dizendo porque você não deve andar ansioso quanto a essas coisas materiais, essas necessidades básicas da vida.

Então, é pra você parar e fazer uma reflexão. Dentro da escala de valores de Deus, os passarinhos que são bem inferiores, recebem um tipo de cuidado extraordinário, não tem um dia que ficam sem água, sem ar, sem provisão, sem alimento, sem cuidados... mesmo que eles não trabalhem, não semeiem, e não ajuntam em celeiros, Deus cuida deles.

Agora, olha pra você que é crente em Jesus. Você foi feito à imagem e semelhança de Deus, você foi lavado no sangue de Jesus... Deus deixaria de cuidar de você? Jesus está dizendo que isso não pode acontecer em hipótese alguma. Então, isso aqui é pra aumentar a sua fé. Amém?

Depois, Jesus continua, vamos ver os lírios, v.28: “Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam” (ACF).

Agora, Jesus toca na questão do vestuário e Ele desce mais ainda na escala de valores dentro da criação. Ele diz: “Por que vocês se preocupam com roupas?” E essa envolve não só roupas, mas tratamento dentário, gasolina, financiamento, cuidado da saúde, educação, material escolar, remédios... tudo. É como se Ele dissesse: “Estou vendo vocês estressados, perturbados, sem sono, irados, nervosos. Por que vocês estão assim por conta dessas coisas?”

São necessidades básicas que todo ser humano tem. Mas, a questão é que Jesus fala: “Vocês que são crentes, que são cidadãos do reino de Deus, vocês não podem deixar a ansiedade dominar vocês... a preocupação com essas coisas não pode afetar vocês. Vocês são cidadãos do reino de Deus!”

Então, Jesus fala: “Olhem os lírios do campo!”. Agora, Jesus chama a atenção dos discípulos para o mato, para o lírio do campo. Ele desceu ainda mais na escala de valores.

O que é o lírio? É uma flor, um vegetal que dura um pouco de tempo, logo murcha e seca. V. 28-29, lemos: “Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles”.

 

Quem é Salomão? Ele foi o homem mais rico que pisou na terra. Pensa nas roupas de Salomão. Ele tinha tanto dinheiro, tanto ouro no reino dele, que a Bíblia fala (2Cr 9.20) que na época do reinado de Salomão, a prata perdeu o valor. Ele tinha tanto ouro, mais tanto ouro, que a prata perdeu o valor.

Então, pensa na roupa de Salomão, na túnica, no manto, na coroa, no trono... E aí Jesus fala para os discípulos: “Estão vendo aquele punhado de mato ali, os lírios do campo? Eles não trabalham, não costuram, mas a chuva cai e eles crescem. Olha como são esplendorosos. Nem mesmo Salomão, o homem mais suntuoso da história, conseguiu ter roupas tão finas assim”.

Aí, Jesus vai dizer: “Se Deus veste assim, se Deus cuida assim, da erva do campo que hoje existe e logo murcha, Deus não cuidará muito mais de vocês?”

Vamos à escala de valores da criação: o que vale pra Deus um lírio? Lírio foi feito a imagem e semelhança de Deus? Não. Lírio teve um plano eterno de redenção pra eles? Não. Foi pelo lírio do campo que houve encarnação, morte e ressurreição de Jesus? Não. Foi pelo lírio do campo que Deus amou de tal maneira que deu o Seu filho? Não.

E não são os lírios do campo mais gloriosos, mais bonitos, do que foram as roupas do rei Salomão? Sim. E se Deus cuida do lírio dessa maneira, Ele não vai tratar do seu dente? ...do seu rim, da sua despesa do mês, da sua casa, da provisão da sua mesa?

Irmão, Deus tem aliança com você, não é com os lírios do campo! Portanto, não fique ansioso por conta das necessidades básicas da vida.

Tá, mas, então, por que eu tô numa pindaíba? Ah! Eu vou dizer porque você está na pindaíba. É por causa desse versículo 27: “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” E v.30: “Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé”.

Aqui está o x da questão. Quem de nós, por mais preocupado que esteja, consegue acrescentar um momento mais à sua vida?

Jesus tá falando: “Vocês, com toda a ansiedade que têm, não conseguem mudar os fatos, a preocupação de vocês não resolve nada”. Irmão, preocupação não paga conta, não garante vaga no concurso, não cura enfermidade, não conserta filho rebelde...

E depois, Jesus fala: “homens de pouca fé”. Esse é o problema com vocês. Ao invés de terem ansiedade, preocupação, tenham fé. Jesus está dizendo: “Vocês estão preocupados, estão necessitados, estão na pindaíba, porque são de pouca fé, estão sem fé!” Irmão, que dia você dormiu preocupado e acordou com as contas pagas? Não tem isso. Então, ao invés de ansiedade, tenha fé. Confie que Deus vai prover para você.

Tem muito crente que não entrega o dízimo, não é por falta de dinheiro, não. É por falta de fé. Ah! Se eu entregar o dízimo, vai faltar pra gasolina, vai faltar pro aluguel, vai faltar pro mercado...

Olhe o v.31. Você fica assim? “Que vou beber, que vou comer, como que eu vou casar? Como vou pagar a conta?

E amanhã, meu Deus do céu?”

Você fica assim? Jesus fala que são os pagãos, os ímpios, os que não são crentes ainda, eles é que ficam assim. Vê a diferença?

Gentios ou pagãos são os incrédulos, os não convertidos, eles é que tem essa postura, e Jesus está dizendo que a nossa postura, porque somos crentes, porque participamos do reino de Deus, a nossa postura não deve ser de ansiedade, de preocupação, mas de fé.

 

No v.32, Jesus diz: “mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas”. Olha o termo que Jesus usa: “o Pai celestial sabe”, sabe bem, sabe completamente, Ele não está alheio a nada do que você precisa.

Irmão, Deus sabe de todas as suas necessidades mais básicas. Gente, isso não gera fé em vocês?

Deus sabe, Ele sabe o que você está passando... Ele sabe quantos grãozinhos de arroz restam na lata, Ele sabe do remédio, sabe das suas contas, sabe do aluguel, sabe da situação no emprego, sabe que não estão aprovando o seu currículo, Deus sabe todas as suas necessidades.

Deixa eu terminar com o v.33, porque essa é a parte principal da pregação, é um dos textos mais importantes da Bíblia, vamos ler juntos o v.33: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”.

Jesus está falando: “Ao invés de correr atrás de dinheiro, de ficar ansioso, preocupado, aflito, trabalhar em dois e três empregos, ao invés disso, tá aqui o que você tem que fazer: buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça”.

Por que? Porque são os ímpios, os pagãos, os incrédulos, os que ainda não são crentes, eles é que ficam envolvidos com essas coisas, vocês não, vocês são cidadãos do reino de Deus, então, busquem em primeiro lugar o reino de Deus.

O que isso quer dizer? Que isso significa buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça?

É muito simples. Significa dar prioridade em fazer a vontade de Deus. É isso. “O quê? Vou ficar na igreja, orando, jejuando, louvando? Vou ter que parar de trabalhar?” Não é isso. O que Jesus está dizendo é: a ênfase da sua vida deve ser fazer a vontade de Deus, em primeiro lugar.

Amado, ao invés de ficar o dia todo correndo atrás de dinheiro, de lucros, de ganhos materiais, dê ênfase, primeiro, nas coisas espirituais: na leitura da Palavra, na oração, no jejum, na comunhão, no culto a Deus, na santificação, na luta contra o pecado.

É isso. Vai ver a vida de quem se diz crente e vive na pindaíba. Por que ele vive assim perturbado, aflito, ansioso, preocupado, ralando sem nada conseguir? É porque deixou de priorizar as coisas de Deus e passou a priorizar as coisas dele.

Eu estou dizendo o que o texto tá dizendo: se a pessoa diz que é crente e até é, mas ela tem essas necessidades básicas da vida comprometidas, é porque ela não está colocando Deus em primeiro lugar.

O que é colocar o reino de Deus em primeiro lugar? É priorizar a vontade de Deus, ou seja, a prioridade dela é se ocupar com as coisas de Deus... ela tem um momento pra ler a Bíblia, um momento pra orar... ela não abre mão dos cultos... ela está focada em morrer para o pecado, em se santificar, em amar o próximo, em evangelizar...

Se isso não é feito, aí o v.33 se cumpre do lado avesso.

Como assim? Se eu coloco em primeiro lugar o reino de Deus na minha vida, tudo me é acrescentado... mas, se eu coloco o reino de Deus em último, aí acontece o contrário, nada me é acrescentado e eu continua na pindaíba.

Por isso que nada é acrescentado na vida de muito. Porque o reino é último e as coisas da vida é o primeiro. Quantos estão entendendo?

 

Ministração

Que Jesus está dizendo? Que, essas coisas que deixam qualquer um aflito, ansioso... a despesa do mês, o

financiamento, comida, o dente, o remédio, essas coisas...

Se vocês derem ênfase em fazer a minha vontade, diz o Senhor, todas essas coisas serão acrescentadas.

Só os que creem fecham os olhos, vamos orar.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page