top of page

RECONSTRUINDO NOSSAS VIDAS

Zacarías 4

 

Introdução

Eu sou pregador desde o ano de 1985, mas precisamente, eu prego desde o dia 19 de dezembro de 1985. Portanto, são exatamente 20 anos de pregação. Eu sei disto porque eu registrei a data num desenho que eu mesmo fiz para a ocasião. Meu primeiro sermão foi baseado no Evangelho de Lucas 2.12. Era uma mensagem de Natal... então, vencida aquela primeira vez, eu passei a pregar muitas outras vezes...

Mas, há duas curiosidades sobre o meu serviço de pregação: a primeira é que nestes últimos anos, os sermões que eu tenho pregado aqui na Igreja Central, são quase 150 até hoje, estão na sua grande maioria, disponibilizados na Internet... de vez em quando eu recebo um comentário de alguém, do Brasil e do exterior, que tem acessado e utilizado aqueles sermões.

A outra curiosidade é que, eu nunca preguei um só sermão, em toda a minha vida, baseado nesse livro da Bíblia – o livro de Zacarias.

Talvez seja porque a linguagem do livro é altamente simbólica, e às vezes difícil, como ocorre com o livro de Apocalipse no NT.

Mas eu trabalhei muito para não fazer feio, e espero que a mensagem desse livro, cause um impacto transformador em sua vida. Amém?

Certa vez, um homem saiu em viagem de avião. E durante a viagem, enquanto voava sobre o mar, um dos motores do avião falhou e o piloto teve que fazer uma aterrissagem forçada no oceano.

Quase todos morreram, mas este homem conseguiu se agarrar a alguma coisa e se manteve flutuando sobre a água. Muito tempo depois, ele chegou a uma ilha deserta, chegou cansado, mas estava vivo! Então, ele agradeceu a Deus por ter sido livrado da morte. Para se alimentar, comeu peixes. Depois, afim de se proteger, cortou algumas árvores e com muito esforço construiu uma casa. Na verdade era uma barraca, era rude, feita de madeira e folhas. Mas para ele era a sua casa! Aquele homem ficou satisfeito e uma mais vez, agradeceu a Deus, porque podia dormir tranqüilo e sem medo dos animais selvagens que pudesse existir naquela ilha... Um dia, ele estava pescando, e quando terminou, viu que havia apanhado muitos peixes. Ele ficou muito satisfeito, pois a comida era abundante. Mas ao voltar para a sua casa, qual não foi o tamanho de sua decepção ao ver que sua casa estava totalmente em chamas, incendiada. O homem se sentou sobre uma pedra, chorou e disse com amargura: “Deus! Como é que o Senhor pôde deixar que isto me aconteça?! O Senhor sabe que eu preciso muito dessa casa, ela é meu abrigo, e agora deixa que minha casa pegue fogo... o Senhor não tem compaixão de mim?” Nesse mesmo instante, uma mão se pôs sobre o seu ombro e ouviu uma voz, dizendo: “Rapaz, vamos!” O homem virou o rosto para ver quem estava falando com ele, e qual não foi a sua surpresa, quando viu a sua frente um soldado do corpo de salvamento, todo uniformizado, e que lhe dizia: “Rapaz, vamos. Eu vim resgata-lo!” “Mas como é possível? Como vocês souberam que eu estava aqui?” O soldado explicou: “Ah! Nós vimos o seu sinal de fumaça pedindo socorro. Então entramos no barco e chegamos aqui. Nós viéssemos buscá-lo!” Aí, os dois subiram ao bote e assim o homem foi levado a salvo e teve sua vida reconstruída.

 

Amado, a primeira lição desse texto do livro de Zacarias, é que:

PARA DEUS RECONSTRUIR A NOSSA VIDA ELE NOS DESPERTA

Lemos no v.1: “...me acordou, como se acorda alguém que está dormindo”.

É isso que faz do livro de Zacarias um livro diferente de todos os outros livros do VT: ele usa simbolismos.

Para os leitores do tempo de Zacarias o significado não era difícil de entender. Todavia, para nós hoje, o significado é obscuro e difícil de explicar...

Mas há algo que é muito claro nesse livro: é o propósito de Deus.

A nação de Israel estava destruída... Babilônia tinha vencido e todo o povo de Israel havia sido levado cativo da Babilônia... isso durou 70 anos, até que agora, nesse ponto que estamos no cap.4, o povo de Israel voltou para o seu lugar e se lançou à tarefa de reconstruir, de entre os escombros, a nação, que antes, era tão poderosa.

Agora, nesse v.1, lemos de Zacarias, de como ele estava aturdido por ver sua gente destruída... tudo causou uma confusão nos sentidos do profeta, que ele teve que ser despertado “como um homem que é despertado do seu sono”.

É um anjo de Deus que faz o serviço de despertar a Zacarias que, absorto em seus pensamentos e sentimentos, não se animava em se por a reconstruir a cidade.

Quando as crises de ordem pessoal, familiar, matrimonial, financeira, vêm sobre a vida da gente, essas crises podem causar em nós um impacto tão grande que ficamos depressivos, ensimesmados, a ponto de perder de vista a maneira de como resolver nossos problemas... aí, precisamos ser despertados como pessoas que dormem.

E Deus, através de diversas formas, desperta a nossa atenção a fim de reconstruir nossa vida.

Deus usa a Bíblia, usa a palavra de sabedoria de um irmão, usa uma circunstância para reconstruir nossa vida.

Deus usou um anjo para despertar Zacarias, como se acorda alguém que está dormindo... e hoje, nesta noite, Deus está despertando você a fim de reconstruir a sua vida! Glória a Deus?

 

...e por que Deus faz isso?

DEUS RECONSTRÓI NOSSA VIDA PORQUE NOS DÁ VALOR

No v.2 lemos isto: “O que é que você está vendo?” E Zacarias respondeu: “Estou vendo um candelabro de ouro...”.

Nesta visão de Zacarias, depois dele ter sido despertado para ver a maneira como Deus iria reconstruir a nação, é mostrado a ele um candelabro...

Mas não era um candelabro qualquer... não era um candelabro comum... Zacarias descreve esse candelabro como um candelabro de ouro maciço... toda a sua composição era de ouro puro... não havia mistura, mas somente ouro... e não era só cobertura de ouro... era um candelabro de ouro maciço!

Isto nos leva a pensar que esse candelabro era de um valor incalculável, imensurável...

Mas, que era esse candelabro? ...era um símbolo de Israel... o candelabro simboliza o povo de Deus.

Oh! Amados, isto é tremendo... Deus estava mostrando a Zacarias: “Israel é precioso para mim... aos meus olhos [diz Deus] é povo valioso e de grande estima, por isso, faço até o impossível para que esse povo volte a Jerusalém e tenha sua cidade reconstruída e sua vida reconstruída.

As pessoas, para Deus, são de alto valor... não por causa de qualidades próprias ou por causa de boas coisas feitas...

Para Jesus é de igual valor o rico, o sábio, como o pobre ou o ignorante; e tal é o amor de Deus por nós e nossa importância para Ele, que Jesus decidiu, voluntariamente, dar-se a morrer pelo perdão de nossos pecados na cruz!

Deus ama as pessoas e uma dessas pessoas é você... você é para Deus esse candelabro de ouro maciço, valioso, formoso e importante!

Amado, se sua vida está destruída, se sua vida está em ruínas, por causa de alguma crise, Deus quer fazer de você um belo lugar de onde Ele viva para sempre.

Se você crê em Jesus, você vem a ser como um candelabro de ouro, onde a presença de Deus sempre estará... Não importa qual seja seu problema ou sua situação, Deus quer reconstruir a sua vida, para seu bem e Sua glória. Aleluia!

 

...e veja isto:

PARA DEUS RECONSTRUIR NOSSA VIDA ELE PROVÊ CONSTANTEMENTE

Lemos no v.2: “...em cima dele [DO CANDELABRO] um vaso para o azeite” ...e no verso seguinte lemos: “Perto do candelabro... duas oliveiras, uma de cada lado”.

Além dessa visão do candelabro, Zacarias vê em detalhe, que este candelabro em sua parte superior tinha um depósito de azeite que, alimentava através de ramos de oliveira, o fogo do candeeiro.

No v.4, lemos que Zacarias perguntou que significava isso? ...também podemos perguntar: que significa esse vaso de azeite em cima?

Significa que a providência não vem do braço forte do homem, mas de Deus... é por essa razão que se diz que o depósito de azeite está acima... é porque Deus sempre provê para o seu povo ir adiante. Aleluia!

O azeite, quase sempre simboliza o Espírito de Deus, que constantemente é dado a todo aquele que mantém comunhão com Deus.

Por isso, Deus diz para Zacarias falar a Zorobabel, lemos no v.6, que é esse Espírito de Deus que lhe ajudará a levantar, não só o templo, como também a nação de Israel.

E pela boca do profeta Zacarias, Deus manda uma mensagem a Zorobabel: “Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do meu Espírito”.

Quantas vezes temos tentando resolver nossas dificuldades com nossas forças, tentado sair da crise, sair dos problemas, sair das dificuldades, mas sempre caímos...

É porque estamos usando a ferramenta errada: usamos nosso dinheiro, nosso prestígio, nosso poder, nossa própria força e habilidade. Mas Deus está dizendo: “Não é pela sua própria força, é pelo poder do meu Espírito!” ...do meu Espírito! Do meu Espírito!

É o Espírito de Deus quem proverá, de maneira inesgotável, o poder e a força para reedificar nossa vida.

...quero também mostrar que:

DEUS RECONSTRÓI NOSSA VIDA AJUDANDO-NOS A SUPERAR OS OBSTÁCULOS

Está escrito no v.7: “Quem és tu, ó grande monte?”

Tem versões da Bíblia que não apresentam o v.7 nesta forma de pergunta, mas na forma afirmativa: “Diante de Zorobabel, altas montanhas vão virar campos planos”. Mas a forma de pergunta é interessante, a NVI da Bíblia traduz até de maneira enfática: “Quem você pensa que é, ó montanha majestosa?”.

Deus faz essa pergunta...

porque esses montes eram os escombros do templo que havia sido destruído... também se acredita que este monte represente a oposição que Zorobabel enfrentaria ao reconstruir o templo... também crê, alguns, que esse monte é a indiferença que Zorobabel encontraria ao reconstruir o templo...

Ah!, seja o que for, Deus falou a Zorobabel pela boca de Zacarias, que ele venceria esse monte... que ele iria saltar esse enorme obstáculo e iria seguir adiante... Deus falou: “Diante de Zorobabel, altas montanhas vão virar campos planos”.

Quando em meio das ruínas de sua vida você observar enormes montes de obstáculos que te impedem seguir adiante, mantenha acesa a chama da fé, porque Deus te ajudará a ir em frente e conseguir vitória.

Alguém disse que se a pessoa fala que não pode, ela acaba não podendo mesmo, mas se ela diz que pode e se convence que pode, então, ela poderá.

Quando uma pessoa quer ressurgir do meio dos escombros dos problemas, isso não será simples, mas o Senhor te diz hoje, que está te segurando pela mão, e não haverá nada nem ninguém, que faça frente ou impeça o agir de Deus, tornando sua vida bela e próspera.

 

...e, finalmente, lhe digo isto:

SE DEUS RECONSTRÓI NOSSA VIDA, ELE TERMINA A OBRA

Lemos no v.8, e eu uso a NVI: “As mãos de Zorobabel colocaram os fundamentos deste tempo; suas mãos também o terminarão”. Aleluia!

Zacarias é o profeta de Deus, e dá a Zorobabel, uma última mensagem que é: Zorobabel mesmo dará início a reconstrução do templo e será ele mesmo, o que a verá terminada.

Isso, além de ser uma visão é uma promessa na qual Zorobabel devia descansar... não demoraria e a cidade e o templo estariam completamente levantados e com todo esplendor.

Amado, tudo o que Deus inicia em nossa vida, é absolutamente seguro que será terminado.

Em outra parte da Bíblia está escrito: “...aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6 NVI).

Não importa se esteja tão destruída a sua vida, se Deus tem começado sua reconstrução, você irá vê-la concluída!

Deus não é como nós que podemos começar algo e nunca terminar... muitas ocasiões passo por prédios não terminados, por obras não concluídas... mas a Bíblia nos garante, se você põe a sua vida nas mãos de Deus, Ele iniciará a obra de reconstrução e, não importa quanto tempo leve, ela será completamente refeita, completamente terminada. Deus promete! Aleluia!

 

Ministração

O homem da história se viu mergulhado em crises fortes, mas quando tudo parecia perdido com o incêndio de sua improvisada casa, Deus mostrou pra ele que não há vida tão arrasada, que Ele não possa reconstruir.

Hoje em dia existem homens, mulheres, meninos, jovens, velhos, famílias, casamentos, igrejas, empresas destruídas...

Todavia, se você considera seriamente a Deus e Sua vontade, Ele pode reconstruir a vida para você...

Se sua vida está em escombros, ou a família em ruínas, se seu casamento está sendo destruído, você precisa de uma reconstrução... então deixe que Jesus faça a parte dEle enquanto você faz a sua... confie no poder de Deus e Ele reconstruirá a vida para você.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 19.06.2005

bottom of page