top of page

COM SENTIMENTOS NÃO SE BRINCA

Mateus 5.30

 

Introdução

Com os sentimentos não se brinca, porque sentimento é coisa séria.

Você sabe lidar com os seus? Sabe lidar com as suas emoções? ...por que se não sabe, os sentimentos poderão se tornar destrutivos.

Porém, o propósito de Deus é que os sentimentos sejam instrutivos, não destrutivos.

Por isso, tem dois princípios que precisamos aprender com Jesus: primeiro, dar prioridade ao coração agindo imediatamente; segundo, levar o coração a sério agindo radicalmente.

 

...então, para dar importância aos seus sentimentos, aprenda o primeiro princípio:

1- DÊ PRIORIDADE AO CORAÇÃO AGINDO IMEDIATAMENTE

Todos sabemos que as ações são importantes, as atitudes são importantes. Você será recompensado por Deus, pelas suas ações...

Mas, pouquíssimos de nós agimos como se os sentimentos também fossem importantes. E eles são!

No Sermão da Montanha, Jesus ensina sobre a importância do sentimento.

Jesus fala que, quando estivermos dando uma oferta na igreja e, nessa hora, lembrarmos de alguém que tem alguma coisa contra nós, Jesus diz (Mt 5.23-24): "...se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus".

Olha a importância dada aos sentimentos, porque Jesus diz: "vai logo” ou “vá primeiro".

Se um relacionamento não vai bem, Jesus está dizendo: “dê prioridade a ele... a oferta fica pra depois”. Está entendendo?

Não há nada mais importante do que um relacionamento... o dinheiro não é mais importante... até a oferta no altar não é mais importante.

Se uma relação não vai bem, Jesus está falando: “Reconheça o que está no seu coração e faça algo em relação a isso”. Aja imediatamente.

O que você precisa fazer hoje, antes mesmo de dormir, a fim de fortalecer um relacionamento? Pois, faça-o imediatamente.

Por que é tão importante agir logo? Porque, se você não fizer isso, os seus sentimentos produzirão uma úlcera dentro de você e eles se tornarão destrutivos.

Quando engarrafamos os sentimentos dentro de nós mesmos, tipo a raiva, o ciúme, a dúvida, o medo... esses sentimentos começam a minar as nossas ações até ao ponto de destruir nossos relacionamentos... olha...

Então, pra evitar isso, Jesus ensina sobre a importância de como agir e de como sentir.

Por exemplo, no v.21, Jesus fala: “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: “Não mate. Quem matar será julgado”.

Matar é uma ação exterior, e Jesus diz: “Não faça isso”. Mas Ele vai um passo adiante e ensina no v.22: “Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado...”.

Olha, “ficar com raiva” é um sentimento, é algo interior, de dentro, lá do coração. E Jesus está dizendo: “Trate com esse sentimento... não deixa ele crescer, não!”

Resolver um sentimento e alimentar um sentimento, uma coisa é bem diferente da outra... é ou não é?

Você pode brincar com um sentimento de raiva, por exemplo, e dizer: “Tô com raiva sim e daí? ...eu não vou  perder a cabeça... eu não vou fazer uma besteira. Tô com raiva, mas esse meu sentimento está sob controle. Deixa comigo!”

Aí, você fica lidando com a pessoa fazendo de conta que está tudo bem: “Bom dia? ...bom dia. Tudo bem? Tudo... tudo bem”. Mas se esse não é o seu verdadeiro sentimento, alimentá-lo vai te fazer mal.

Você acha que pode esconder o que está no seu coração?

Isso é impossível! Vai chegar a hora que o sentimento vai vazar. É como a mangueira do gás com um pequeno furo. O vazamento é inevitável, e sempre destrutivo... por isso que Jesus diz: “Percebeu que há um sentimento negativo no seu coração, inclusive na hora que você estiver fazendo uma coisa tão importante como adorar a Deus com a sua oferta? ...pois mais importante que a oferta, é que você aja imediatamente contra esse sentimento que se instalou no seu coração”.

Por causa do vazamento, entende? Nós, casados, percebemos mais facilmente esse "vazamento" dos verdadeiros sentimentos do coração.

O rosto pode parecer bastante normal, tudo numa boa... mas, o marido ou a esposa, talvez perceba uma pequena contração de algum músculo da face e diga: "O que há de errado com você?". E se você diz: "Nada", sabendo que alguma coisa não está bem – ele ou ela, também ficará sabendo.

O seu rosto sempre vai entregar o que está no seu coração... porque o seu coração sempre se deixa conhecer por suas ações.

Chesterfield, famoso político inglês do Século XVII, escreveu que quando uma pessoa fala, se deve prestar mais atenção no rosto dela do que nas palavras que ela fala, porque sobre as palavras nós temos domínio, controle (está entendendo?)... mas, dominar a fisionomia é mais difícil.

Porque o sentimento sempre vaza. É como o gás escapando do botijão: você pode até ser bom em guardar sentimentos negativos por algum tempo, mas o gás continua escapando e escapando... então, aparece uma fagulhazinha de irritação, e BAM! ...o coração explode.

Mas, sabe, suas emoções não precisam terminar em destruição. Dê prioridade aos sentimentos do seu coração e aja imediatamente.

 

...o segundo princípio que Jesus ensina pra você dar valor aos seus sentimentos, é o seguinte:

2- LEVE O CORAÇÃO A SÉRIO AGINDO RADICALMENTE

Aqui no v.30, temos uma das afirmações mais radicais de Jesus, é esta: "Se a sua mão direita faz com que você peque, corte-a e jogue-a fora”.

O que é que Jesus está falando? Vamos pensar: Não pode ser da mão direita aqui do braço... por que se você cortar essa mão fora, ainda vai dar pra pecar, se você quiser, com a mão esquerda.

Então, o que Jesus está falando é sobre a atitude do coração. Jesus está dizendo que nós não devemos permitir que coisa nenhuma interfira na paz que Ele quer dar ao nosso coração.

Por isso, leve o seu coração a sério. Esteja disposto a dizer: "Farei tudo que for necessário para garantir que o meu coração desfrute do melhor de Deus para a minha vida".

Então, quando você reconhecer algum sentimento de amargura, de sensualidade, de falta de perdão, de ciúme... não tente fazer de conta que eles não estão aí, mas, elimine-os rapidamente, porque o que acontece no coração tem impacto sobre sua relação com Deus e com as pessoas.

Então, quando Jesus diz: "Corte a sua mão direita", Ele está dizendo: leve o seu coração a sério agindo radicalmente.

Imagine um marido que reclama ter se esfriado sentimentalmente em relação à esposa, mas que quer ajuda afim do casamento não acabar.

E ele conta que uma colega de trabalho, muito gentil, tem se preocupado com ele, e que eles tem almoçado juntos e conversado sobre questões íntimas.

Esse homem está brincando com fogo ou não está? Sim, ele está lidando com sentimentos fortíssimos, que precisam ser levados a sério.

Então, para que o casamento desse homem sobreviva, o que ele precisa fazer? ...levar os sentimentos a sério e agir radicalmente... na maneira de Jesus dizer, ele precisa “cortar a mão”, precisa tomar a decisão de romper qualquer contato com aquela mulher. Ele precisa ser radical.

Se você sente uma pressão por tragar um cigarro ou por pornografia, ou uma compulsão por compra, você precisa ser radical também... romper com eles.

Mas, sabe de uma coisa? Na hora de ser radical, na de hora escolher: vou brincar com os meus sentimentos, dar corda pra eles, ou vou fazer o que eu sei que é certo... a maioria de nós quer as duas coisas: brincar com o fogo e também ficar com aquilo que é o certo.

Talvez você pense: “Ah! é um sentimentinho à toa... Bobagem esse negócio de levar tudo à sério... é uma coisa tão pequena que não afetará meu casamento, não afetará minha vida”. Jesus diz que afetará.

Talvez você pense que os sentimentos que está alimentando não vão afetar a sua vida. Jesus diz: "Afetam, sim". O que está acontecendo no seu coração é coisa séria: "Corte e lance fora".

Agora, pode ser que você diga: “Mas eu não posso mudar a minha maneira de sentir”.

É verdade, você não pode mudar sua maneira de sentir, mas pode mudar as circunstâncias que o levem a se sentir assim.

Considere, por exemplo, a tentação sexual... é um sentimento fortíssimo. E sabe qual é o conselho de Deus? ...que fiquemos o mais longe possível, 1Co 6.18: “Fujam da imoralidade sexual”.

Contra a tentação sexual a gente não luta, encarando de frente... a orientação de Deus é fugir.

Saia do seu emprego e procure outro, se isso resolver... saia do bairro em que está morando e ache outro lugar para morar, se isso resolver... seja radical.

Talvez você esteja pensando: “Ah! eu sei como lidar com esses sentimentos”. Entretanto, Jesus diz: "Corte e lance fora!".

 

Conclusão

O propósito de Deus para os nossos sentimentos é que eles sejam instrutivos e não destrutivos.

Não brinque com os sentimentos. Leve o seu coração a sério, agindo imediatamente e esteja disposto também a agir radicalmente.

Peça a Deus que implante um novo conjunto de sentimentos no seu coração.

 

Pr Walter Pacheco

bottom of page