top of page

OS RESULTADOS DA NOSSA EXPERIÊNCIA COM DEUS

Isaías 6.1-7

 

“NO ANO EM QUE o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor! Ele estava sentado em um trono alto e majestoso; todo o templo estava cheio da sua glória. À sua volta voavam poderosos serafins, anjos que tinham seis asas. Com duas asas, eles cobriam seus rostos, com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. Formando um grande coral, eles cantavam: "Santo, Santo, Santo é o Senhor do Universo; toda a terra está cheia da sua glória". Era tão tremendo esse coral, que chegou a sacudir o templo, até os alicerces. De repente todo o templo ficou cheio de fumaça. Então eu pensei em voz alta: "Chegou a minha hora! Vou morrer porque sou um pecador. Cada vez que abro a boca eu peco, e isso acontece com todo o meu povo. E agora eu vi o Rei, o  Senhor do Universo". Foi aí que um dos serafins veio voando para perto de mim. Ele havia tirado uma brasa do altar, e com ela tocou a minha boca. Depois me disse: "De agora em diante você é considerado inocente porque esta brasa tocou os seus lábios. Os seus pecados foram perdoados".

Esse texto ensina que quando buscamos um relacionamento pessoal com Deus, nós temos experiências com Ele. E toda experiência que se tem com Deus, gera bons resultados!

Neste texto lemos sobre o profeta Isaías, que teve uma experiência com Deus. Ele teve uma visão de Deus sentado num alto e sublime trono. Foi uma experiência tão gloriosa que, logo Isaías se deu conta do estado pecaminoso em que estava e aí, arrependeu-se e foi purificado e chamado para ser profeta de Deus, isto é, para anunciar uma série de mensagens para a nação, cujo estado espiritual era igualzinho ao dele, antes de ser perdoado e purificado por Deus.

Então, quando temos experiência com Deus, isto gera alguns resultados na nossa vida. Quais são esses resultados?

 

...número um:

1- VOCÊ ADQUIRE CONSCIÊNCIA DO SEU ESTADO PECAMINOSO.

Note que logo após Isaías contemplar a grandeza da glória de Deus naquela visão que ele teve, ele se deu conta de quem era e de como estava o seu estado espiritual. Ele se deu conta da sua condição pecaminosa, que exigia que aIguma coisa fosse feita a fim dele permanecer vivo diante do Deus todo-poderoso.

Confere só o que está no v.5: “Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” (NVI). Isaías estava dizendo: “Chegou a minha hora! Eu vou morrer porque sou um pecador. Cada vez que abro a boca eu peco, e o meu povo também é assim”.

Quem não tem consciência do seu estado pecaminoso, é porque não teve experiência com Deus ainda.

Pessoas assim é como estar num quarto escuro, em trevas. Elas estão imundas por causa do pecado, mas sem luz, elas não se enxergam. E o problema de não se enxergar é que você fica imundo e desse jeito, Deus não pode abençoar você.

Portanto, a melhor coisa a fazer é ter uma experiência com Deus que mude a vida!

E veja, logo que Isaías se deu conta do seu estado, Deus enviou um anjo serafim para, com uma brasa viva, purificar os Iábios dele, lemos no v.6-7. Foi uma experiência forte. E uma vez removido o pecado, Isaías ouviu o próprio Deus dizendo pra ele: “Quem será o mensageiro que Eu vou enviar ao meu povo? Quem irá?” (v.8 BV). E Isaías, respondeu: “Eu irei, Senhor. Mande-me!” (v.8 BV).

E isto nos leva a conhecer um segundo resultado. Quando se tem uma experiência com Deus:

2- VOCÊ GANHA UM NOVO ESTILO DE VIDA.

Uma coisa difícil de engolir é a seguinte: como uma pessoa pode afirmar que teve uma experiência com Deus e manter o mesmo estilo de vida depois? As vezes a pessoa é desobediente aos pais, é amarga com todo mundo, ou é dada a malandragens, vive fazendo trapaças, vive mentindo... e quantas vezes, pessoas assim, declaram ter tido uma experiência com Deus?

São falsas. Alegam ter tido uma experiência com Deus, mas não tiveram de verdade, porque nada nelas mudou.

Quantos crentes que também alegam ter visto anjo, ter tido revelação, ter tido visão da glória de Deus, mas que continuam com a vida medíocre, uma vida torta, sem paixão por Deus!

Eles imaginam ter tido alguma experiência com Deus, mas se a vida não mudou, o comportamento não mudou, as atitudes não mudaram... então é pura fachada. O que precisam é entregar a vida para Deus de verdade.

Porque quando se tem experiências com Deus, o que disso resulta é arrependimento, é mudança de vida, mudanças concretas e radicais: o comportamento muda, as atitudes mudam, as prioridades mudam.

Não é possível você ter uma experiência impactante com Deus e continuar no pecado, e continuar na mesmice de sempre e na frieza espiritual de sempre. Quando uma pessoa percebe realmente quem é Deus, ela se dá conta de como está distante dos padrões de Deus. Então, ela se quebranta, ela se curva, reconhecendo como tem vivido fora da vontade de Deus e que precisa do perdão, da cura e da presença de Deus com ela.

Quando essa pessoa se arrepende dos seus pecados, e confessa esses pecados e abandona esses pecados, ela muda de vida.

Agora, se isso não acontece de maneira nenhuma, a pessoa fica como está, fica com o seu coração endurecido, e não irá muito longe na vida.

lsaías teve uma experiência com Deus e logo ele tratou de confessar os seus pecados. Ele disse: “Ai de mim! Estou perdido! Vou morrer porque sou um pecador. Cada vez que abro a boca eu peco”. Isaías não desejava ter uma experiência superficial com Deus; ele queria mudança real na vida dele.

Você também tem esse anseio? Quando se tem uma experiência com Deus, ganha-se um novo estilo de vida... o interesse agora é não desagradar a Deus.

E isto nos leva a conhecer outro resultado que surge quando se tem uma experiência com Deus:

3- VOCÊ FAZ CONFISSÃO DO SEU PECADO.

Quando Isaías confessou a Deus a sua condição, ele reconheceu como estava, ele disse: “Ai de mim, que vou perecendo!” Ele admitiu quem era: “Porque eu sou um homem de lábios impuros”. E apontou onde vivia e travava os seus relacionamentos, ele falou: “e vivo no meio de um povo de lábios impuros”.

A experiência que Isaías teve, ensina sobre como somos tocados quando estamos na presença de Deus. Para o profeta, a experiência com Deus foi algo tão impactante que ele se viu pecador e foi levado à fazer confissão. Observe que ele não fala dos outros. Ele fala dele mesmo, dizendo: “Ai de mim que vou perecendo; essa vida que estou levando é um fracasso. E sabe por que eu estou caminhando para a derrota? É porque eu sou um homem de lábios impuros; eu sou um pecador, estou vivendo debaixo do pecado; estou afastado de Deus. E, ainda por cima, o ambiente no qual eu vivo e o povo com o qual eu me relaciono, são iguais a mim”.

Olha, Isaías estava reconhecendo a prática pecaminosa que tinha.

O que você entende por “lábios impuros”? É maledicência, é fazer comentários maldosos, é usar de palavrões, é gostar do disse-me-disse, do fuxico... Essa era a prática pecaminosa: lábios impuros.

E o fator externo que contribuía muito para isto, é que Isaías habitava no meio de um povo que praticava o mesmo pecado, e isto o estimulava naquele hábito. Mas agora ele está convencido e reconhece o fim para o qual está caminhando. Ele diz: “Vou morrer porque sou um pecador”.

Foi importante Isaías reconhecer tudo isto, pra ele entender a sua real situação e poder clamar a Deus por uma mudança, que sozinho, ele não iria conseguir.

Tem três coisas incríveis que aconteceram com Isaías a partir dessa experiência que ele teve com Deus e que podem acontecer na vida de todos aqui.

Isaías reconheceu a sua condição de pecador e identificou o seu pecado; Isaías admitiu que convivia com pessoas que também praticavam o pecado; e Isaías percebeu que, se continuasse assim, seria destruído, tendo em vista a santidade de Deus.

Assim, ele se entregou completamente rendido para Deus. Fosse isso aqui um filme, ele estaria ajoelhado e de mãos ao alto, completamente rendido, completamente entregue a Deus.

Quando uma pessoa tem uma experiência pessoal com Deus, o seu estilo de vida pecaminoso vem à tona, a pessoa percebe. Ela é confrontada, ela reconhece o seu estado pecaminoso e deseja mudar de vida.

E a partir do momento em que a pessoa toma essa atitude que Isaías tomou, Deus começa a trabalhar dentro dela, porque ela reconhece que é pecadora e que precisa da ajuda de Deus para mudar a condição da sua vida.

Muitas pessoas não conseguem confessar o pecado a Deus e sofrem as consequencias do pecado que tentam esconder.

Mas Deus vê o nosso coração e nada que falamos, que ouvimos, pensamos, vemos, assistimos, tocamos... nada escapa do conhecimento de Deus.

O salmista se expressou assim, no Sl 139.23, diz: “Eu poderia pedir que a escuridão me escondesse e que em volta de mim a luz virasse noite; mas isso não adiantaria nada porque para ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia” (BV).

E na carta aos Hebreus está escrito: “Não há nada que se possa esconder de Deus. Em toda a criação, tudo está descoberto e aberto diante dos seus olhos, e é a ele que todos nós teremos de prestar contas” (NTLH).

Quando pecamos, além de sairmos do centro da vontade de Deus, comprometemos nossa comunhão com Ele e quando a comunhão com Deus está quebrada, só resta condenação, castigo e morte para a pessoa.

Porque se não houver arrependimento seguido pelo abandono do pecado, abrimos brecha em nossa vida para o ataque do inimigo.

Portanto, reconheça o seu pecado e peça perdão a Deus afim de ter paz. Em Pv 28.13 está escrito: “Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona” (NTLH).

Quem esconde os seus pecados não prospera na vida. Por outro lado, quem confessa os seus pecados e os abandona, encontra a misericórdia de Deus.

Precisamos confessar nosso pecado e abandonar a prática pecaminosa; então, desfrutaremos da misericórdia do Senhor e das Suas bênçãos. Sabe, quando confessamos os nossos pecados, a confissão traz: perdão, restauração e vitória para a nossa vida.

Pode ser que você busque por tudo isso, mas não tem atalho não tem como conseguir as bênçãos de Deus sem reatar a comunhão com Ele.

Portanto, vale a pena você ter a sua experiência com Deus e reconhecer quem realmente tem sido, bem como confessar os seus pecados e clamar a Deus por perdão e restauração.

Esse é um importante segredo pra você ter uma vida feliz e abençoada.

Ministração/Oração

Ao longo de minha vida, tenho conhecido e ouço falar de pessoas de todos os tipos. Sei de algumas que deixaram o pecado da prostituição, porque tiveram uma experiência com Deus, e hoje são mulheres extraordinárias. Conheço homossexuais perdidos e acabados, que um dia tiveram uma experiência com Deus e disseram: "Senhor, estou perdido, confuso. Faz um milagre na minha vida", e hoje são pessoas vitoriosas sobre o pecado, estão perdoadas e transformadas.

Conheço pessoas que não queriam saber de Deus, não queriam nada de igreja, mas no íntimo, eram pessoas vazias e angustiadas. Um dia, porém, elas tiveram uma experiência com Deus e hoje são crentes em Jesus, pregam o evangelho de Jesus. Sei de lares completamente destruídos, onde os filhos foram para um lado, os pais para o outro... se de esposa e marido numa briga terrível, mas que um dia tiveram uma experiência com Deus e então entregaram a vida para Ele dirigir e abençoar e hoje estão unidos no amor.

Amado, eu não conheço pessoa alguma, com a vida mais desarrumada, que tenha tido uma experiência com Deus e que tivesse ficado desapontada, porque quando nos entregamos a Deus, Ele salva, cura e liberta. É só uma questão de você decidir. Jesus morreu na cruz por você. Lá Ele derramou sangue, agonizou em sofrimento e morreu. Mas, sabe, ainda hoje, tem um brilho nos olhos de Jesus. Ele acredita em você. Ele te espera com os braços abertos em forma de cruz. Por que não abrir o coração e dizer: "Senhor Jesus, eu me entrego ao Senhor completamente rendido. Eu Te recebo como meu Deus e o meu Salvador".

Quantos querem participar da oração agora, venham aqui à frente.

Senhor Deus e Pai, às vezes é muito difícil explicar porque seguimos os caminhos da vida, sem prestar atenção na vontade do Senhor. Mas o que seria de nós se o Senhor não tivesse nos amado ao ponto de enviar Jesus para poder nos alcançar de volta? Oh! Deus, nesta hora, eu peço ao Senhor por tantas pessoas que sofrem, que passam noites sem dormir, que se sentem sem forças para seguir lutando. Querido Deus, toma estas pessoas em Seus braços e abençoa-as, em nome de Jesus.

Amém.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page