top of page

O PERIGO DO CORAÇÃO ENDURECIDO

Hebreus 3.7-19

 

7 Assim, como diz o Espírito Santo: “Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,

8 não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo da provação no deserto,

9 onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova, apesar de, durante quarenta anos, terem visto o que eu fiz.

10 Por isso fiquei irado contra aquela geração e disse: O seu coração está sempre se desviando, e eles não reconheceram os meus caminhos.

11 Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso”.

12 Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.

13 Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do

pecado,

14 pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

15 Por isso é que se diz: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração,como na rebelião”c.

16 Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que Moisés tirou do Egito?

17 Contra quem Deus esteve irado durante quarenta anos? Não foi contra aqueles que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?

18 E a quem jurou que nunca haveriam de entrar no seu descanso? Não foi àqueles que foram desobedientes?d

19 Vemos, assim, que por causa da incredulidade não puderam entrar.

 

Introdução

Conta-se a história de alguém que foi visitar a oficina de um ferreiro, daquelas de antigamente, onde o ferro era malhado ao fogo. Observando aquela rotina de trabalho, uma coisa chamou a atenção do visitante: as peças eram retiradas do fogo com uma tenaz e colocadas sobre uma bigorna, onde eram moldadas conforme o ferreiro ia martelando.

Depois de pronta a peça era resfriada em água e lançada numa pilha de produtos acabados... Mas o intrigante mesmo era que, determinadas peças, o ferreiro apenas começava a martelar e em seguida, lançava numa outra pilha.

Ao ser questionado sobre isso, o ferreiro explicou: “Esta é a pilha das peças inúteis. São peças duras demais, que não se deixam moldar... portanto, nada resta senão lançá-las na pilha das peças inúteis”.

Esta ilustração faz pensar: Como você tem sido nas mãos de Deus? Uma pessoa moldável, tratável? Você está sempre aberto para mudar e aprender. ou será que se tornou duro e inflexível, fechado para mudanças, crescimento e transformações?

Veja o exemplo que Jesus deu ao falar dos relacionamentos conjugais, em Mateus 19.

No v.13 lemos que os fariseus, tentando experimentar Jesus, perguntaram a Ele sobre a questão do divórcio: “É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?”

O divórcio tem sido a saída equivocada que muitos casais têm escolhido para as crises conjugais... e, Jesus revela que divórcio nunca foi a vontade original de Deus.

No v.8, Jesus declara esta verdade: separações acontecem e se multiplicam por causa da dureza do coração das pessoas.

Dureza de coração... isso que é problema cardíaco dos mais graves! ...corações de pedra, endurecidos.

Então, alguns, justificam o divórcio alegando incompatibilidade de gênio, de temperamento, de educação...

Mas Jesus, o Filho de Deus que se fez homem e que conhece a natureza humana, afirma que o problema todo é a dureza do coração das pessoas.

Muitas crises conjugais e na família, e em outras áreas da vida... muitas crises surgem como consequência de um coração endurecido.

Por isso precisamos lembrar do que Deus diz em Hebreus 3:8: “não endureçam o coração”.

Se o coração ficou endurecido, o que fazer? Há cura para este problema cardíaco?

Sim, há tratamento e há cura!

Em Ezequiel 36.24, Deus apresenta sua solução: “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne”.

O plano de Deus é que você tenha um novo coração.

A carta aos Hebreus, especialmente os capítulos 3 e 4, dá algumas dicas fundamentais para isto.

Primeiro, é preciso dar ouvidos à voz de Deus, lemos em 3.7: “Hoje, se vocês ouvirem a sua voz”. Isso se repete no v.15.

Quer dizer, você tem que aceitar o que Deus revela a seu respeito... precisa admitir seus pecados e se arrepender profundamente deles.

Em segundo lugar, você deve se esforçar para entrar na vida abundante. Lemos em Hb 4.11: “Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência”.

Você já confiou em Cristo para a sua salvação, mas agora precisa se esforçar pela vida abundante.

E note no v.12, que logo a Palavra de Deus é viva e eficaz, penetrante, carregada de poder para transformar sua vida “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração”.

E finalmente, o texto também diz no 16, que você pode se aproximar confiantemente do trono da graça de Deus, que ali você vai receber misericórdia e graça de Deus: “Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”.

Portanto, novo coração é obra da graça e da misericórdia da graça de Deus. É provisão de Deus para aqueles que O buscam sincera e humildemente.

Ah! com Jesus ninguém precisa ser lançado na pilha dos inúteis, na pilha dos fracassados.

Ninguém precisa ser descartado, porque Deus propõe mudança completa.

Então, se a dureza de coração é o seu problema, Deus providencia um novo coração para você, uma natureza, uma nova mente.

Essa é uma oferta maravilhosa de Jesus.

Se você luta contra sentimentos e dificuldades resultantes de um coração duro, se aproxime do trono de Deus, sem reservas... e receba um coração novo.

Se você já é de Deus, já tem um novo coração... seu coração precisa ser renovado em Deus.

Chegue diante do trono da Graça... sua vida vai mudar... de dentro pra fora e tudo muda quando você muda.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, Fonte: Paulo Mazoni

bottom of page