top of page

NUNCA É TARDE DEMAIS

Mateus 14.39

 

"Senhor, salva-me”.  – ACF

“Socorro, Senhor!” – NTLH

 

Introdução

Esta oração de Pedro tem algumas características sobre as quais eu quero refletir, na esperança de que as pessoas, que ainda não fizeram esta oração, possam fazê-la esta noite, de modo que suba aos céus, partindo de muitas pessoas presentes aqui, este clamor: "Senhor, salva-me!" Amém?

Então, onde estava Pedro quando fez essa oração?

Ele não estava em algum prédio de igreja... ele não estava no seu quarto em casa... ele não estava numa reunião de pessoas, como de uma célula...

Onde estava Pedro quando fez essa oração? Ah! ele estava afundando na água.

O v.30 na íntegra, registra o seguinte: “Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou: —Socorro, Senhor!” ou como se lê em outra versão: “Senhor, salva-me!”.

 

Portanto, num momento de muito perigo foi que Pedro orou: "Senhor, salva-me!”

É bom participar de uma igreja e ter um grupo de oração... também é bom fazer oração fechado em seu próprio quarto...

Mas, se você não pode estar na reunião de um grupo de oração da igreja, e se também não dá para você entrar no seu quarto e fechar a porta e fazer oração, isso não importa muita coisa, porque a oração pode ser feita a Deus de qualquer lugar do mundo. Jonas orou de dentro de um grande peixe!

É bom ter um tempo diário para a oração, e na medida do possível, estar sempre no mesmo lugar e no mesmo horário. Isto é um hábito maravilhoso!

Porém, cultivar o espírito de oração é melhor que o hábito da oração, porque é melhor que você seja capaz de orar em qualquer momento do que ter a regra de orar somente num certo lugar e numa certa hora.

Houve um tempo em minha vida que eu ficava em crise ao ouvir aqueles que falam: “Ah! Hoje eu fiquei em oração por duas horas!” Eu me angustiava por dentro porque eu não conseguia essa proeza.

Então, eu aprendi uma coisa: que a oração é como a respiração... não existe um lugar e nem horário estabelecido para se respirar.

Tipo assim: Você está conversando com uma pessoa, daí a pouco ela pede licença e sai... e você pergunta: “Mas, você já vai assim tão cedo? Fica mais um pouco!” E a pessoa responde: “Não, não posso... tá na hora de eu respirar!” Não existe isso, porque todo o tempo precisa-se respirar.

 

Pois, fazer oração é a mesma coisa... se houver parada na respiração, haverá morte... também, se houver interrupção na oração, a vida espiritual cessa, morre.

Jesus disse pra uma das sete igrejas no livro do Apocalípse (Ap 3.1): “Eu sei o que vocês estão fazendo. Vocês dizem que estão vivos, mas, de fato, estão mortos”.

Pode um negócio desse? Pode! ...porque se um crente, um filho de Deus... não ora, não faz oração, ele pode até falar que está vivo, mas em realidade, está morto ou à míngua, morrendo...

Para os discípulos, Jesus recomendou: “Ficai de sobreaviso, vigiai... vigiai e orai” (Mc 13.23, 33).

Então, se você é uma daquelas pessoas que oram somente nas reuniões da igreja, você tem que ficar mais esperto... e se você não tem costume de orar, tem que começar a ficar preocupado... porque a falta de vontade de orar é sintoma de morte.

Por isso que um crente, desses bem desenvolvidos na graça de Deus, falou assim: “Sempre sinto que algo anda mal dentro de mim, se fico sem orar a cada meia hora durante o dia”.  E tem crente que de manhã até à noite, não ora!

Como será que esse crente vive? ...e luta as batalhas da vida sem pedir a proteção de Deus, enquanto as flechas do mal são atiradas sobre ele?

Como que esse crente, consegue decidir o que deve ser feito em momentos de dúvidas, se ele não pára para dizer: “Senhor, me ajuda, me dá direção”?

Como será que esse crente, que não ora com regularidade, como será que ele lida com as suas próprias imperfeições, se não diz durante o dia: “Senhor, me perdoa por isso”?

Como será que esse crente fica recebendo as misericórdias de Deus, sem dizer: "Senhor, obrigado por esta graça! Obrigado pelo que o Senhor está fazendo por mim!”?

Ah! nenhum discípulo de Jesus deveria se dar por contente, a menos que possa orar em qualquer lugar e em qualquer tempo, e assim, obedecer à Palavra de Deus naquela parte que diz: "Orai sem cessar" ou “Orem sempre” (1Ts 5.17).

Você guardou bem quando foi que Pedro fez aquela sua oração? ...foi quando ele se viu numa situação de perigo. O texto diz: "Começando a afundar , gritou , dizendo: Senhor, salva-me!".

Alguém poderá dizer: "Pois é, devia ter orado antes... não orou, não fez oração, deu no que deu!"

É muito triste quando você está afundando e chega alguém e fala: “Bem feito... se vira... isso aconteceu por sua culpa!”

É muito triste isso... a gente nunca deveria fazer assim a um irmãozinho que está afundando por aí.

Mesmo porque, muitas vezes quando isso acontece, ele até já está convencido de que errou, de que é culpado... portanto, não tá precisando de reprovação ou condenação, mas de amor, de ajuda!

É claro que Pedro podia ter orado antes, se é que não orou... mas o fato é que não era tarde. O texto bíblico diz: “começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!” (ACF) – ...quando Pedro começou a afundar, quando começou a ir para o fundo... nunca é tarde demais pra você clamar a Deus: salva-me.

 

Quanto tempo você acha que um homem leva pra afundar na água?

Um homem de 1,80m, pesa em média 72kg. Pedro era pescador, devia gostar bem de um churrasquinho na praia... então ele devia pesar mais do que isso, mas quanto tempo uma coisa de 72kg leva pra afundar na água? ...ah! ninguém precisa entender de matemática-física pra afirmar que o afundamento é bem rapidinho.

Pois o texto diz que Pedro, começando a afundar, orou: “Senhor, salva-me!”

Imagina: Pedro começando a afundar... a água tá na altura dos joelhos, daí pra cintura... pro pescoço... e ainda assim não é muito tarde para ele dizer: "Senhor, salva-me!"

Deve ter sido uma oração feita no grito, mas que foi prontamente atendida por Jesus, que estendeu a mão e salvou Pedro! Aleluia! ...nunca é tarde demais pra orar!

Porque nunca haverá uma situação na qual uma pessoa possa dizer coberta de razão: “Puxa, estou tão afundado nesse problema, tão metido nessa furada, nessa enrascada, que não posso se quer clamar pela ajuda de Deus."

Não! Não há nada que justifique isso, porque nunca é tarde para o agir de Deus! Existe alguma coisa difícil para Deus? Não existe.

Então, amado, clame pela benção de Deus sobre a sua vida, sobre a sua casa, sobre seus filhos, sobre o seu casamento, sobre os seus negócios, o seu patrimônio...

Ainda que todo mundo te diga que não adianta mais clamar , que não adianta mais fazer oração, diga pra eles: “Eu serei levantado... o Senhor Deus me estenderá a Sua forte mão e eu não irei para o fundo!”

Clama ao Senhor por seus filhos... mesmo que sejam rebeldes de partir o coração, clama... porque nunca é tarde demais!

Amado irmão líder de Célula: clama a Deus em favor dos nomes da sua Lista de Bênçãos... porque mesmo que aquelas pessoas estejam tão afundadas nos seus vícios, nos seus pecados, nas suas desgraças, nunca é tarde pro agir de Deus – porque Ele "é poderoso para fazer todas as coisas muito mais abundantemente do que pedimos ou pensamos." Aleluia!

Eu quero dizer também, a qualquer pessoa aqui, que se encontra debaixo de convicção de pecado, que se sente culpada diante de Deus por ter feito algo que sabe que não devia ter feito, ouça: apesar de você ter começado a afundar, se você clamar: “Senhor, salva-me”, Ele te salvará.

Por mais que os seus pecados estejam empurrando você pro desespero, ainda assim, chega pra Deus em oração... porque, por mais afundado que você esteja, ainda assim, o Deus cheio de amor e de misericórdia te estenderá a mão... clama, porque "Enquanto há vida, há esperança".

 

Portanto, se alguém está afundando e desistiu de clamar pela ajuda de Deus, porque alguém falou que não adianta mais... pare de acreditar nisso porque é uma mentira.

A Bíblia conta de um publicano que bateu no próprio peito e disse, clamando: "Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!", e Deus deve misericórdia (Lc 18.23).

A Bíblia conta que um dos ladrões crucificados ao lado de Jesus, disse momentos antes da morte: “lembra-te de mim, quando entrares no teu reino” e Jesus respondeu na exaustão da sua força: “Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso" (Lc 23.43-44 – NVI). Nunca é tarde demais.

 

Por fim, uma observação que não posso deixar de fazer é que essa breve e sincera oração de Pedro não foi feita em um tom de voz natural: "Senhor, salva-me!" Não!

Com certeza, essa oração foi feita no grito, no susto, no desespero...

Então aqui, também tem um princípio pra nós: a oração sempre deve ser feita da maneira que o Espírito Santo nos conduza pra fazer.

Muitas pessoas vão orar e chegam a mudar o tom da voz: “Senhor, nosso Deus...” e outros usam umas palavras cheias de formalidade: “Senhor Deus soberano dos céus e da terra e galardoador”...

Quando você deixa de ser natural na oração, isso é muito ruim... vou dizer pra você: a maneira mais bonita de orar é aquela que a pessoa usa quando está falando sincera e naturalmente com Deus...

Pedro, aqui, estava em um perigo muito grande pra ficar preocupado em orar bonito, em usar palavras certinhas...

Eu penso que o tempo que Pedro teve, só deu pra ele expressar o forte desejo que tinha de ser socorrido!

Tudo que Pedro conseguiu falar em oração foi: "Senhor, salva-me" ...e essas palavras nem pronunciadas direito devem ter sido.

Mas, o importante é que essa oração, feita quando Pedro começou a ir pro fundo, foi ouvida pelo Senhor... Pedro foi salvo do afogamento. Aleluia!

 

Conclusão

Amado, você vai ser ajudado por Deus se puder orar da mesma maneira.

Porque nunca é tarde demais para orar.

 

Walter Pacheco da Silveira, 12/6/2011

bottom of page