top of page

HIDRATE O SEU CORAÇÃO

João 7.37-39

 

Introdução

Uma das mensagens da Conferência do MDA em Fortaleza, neste ano, foi “Coração Hidratado”, que me abençoou muito e eu quero repartir com você, criando o meu próprio tema, que é esse: Hidrate o Seu Coração.

Eu vou falar de água, o texto fala de água. Mas pra começar, tenho duas historinhas de loiras sobre água. Nada contra as loiras, é claro. Mas conta-se que uma loira estava reformando o banheiro da casa, então foi à loja de materiais de construção, chegou para o vendedor e falou: “Eu estou reformando o meu banheiro e eu quero colocar uma pia de quatro torneiras”. Aí o vendedor pensou bem, mas não conseguiu entender: pia com quatro torneiras? Ele pensou: “Ora, uma torneira é para água fria, outra é pra água quente, outra é pra água morna. Mas para que será a quarta torneira?” Ele disse: “Me explica”. E a loira explicou: “Simples, uma torneira é pra água quente, outra torneira é pra água fria, outra torneira é pra água morna e a outra torneira é pra água oxigenada!”

 

A segunda história, diz que a loira estava conversando com as amigas segurando um copo d’água na mão. Só que o tempo todo ela ficava balançando o copo d’água pra lá e pra cá. As amigas se incomodaram com aquilo e perguntaram por que ela não ficava quieta segurando aquele copo. Aí, ela respondeu: “Não! Vocês não sabem que água parada dá dengue!”

Mas eu quero falar sobre outra água com você. Quero falar da água que pode hidratar o seu coração, pode hidratar o seu coração. E o título dessa mensagem é “Hidrate o Seu Coração”.

Veja o que Jesus fala aqui em Jo 7.37-39: “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. 39 E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado” (ACF).

Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (NIV). Aleluia.

O que é isso que Jesus está dizendo? Que significa água viva? O que Jesus quer dizer com “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”?

Olha, pra gente entender, repare que no v.37 está escrito sobre quando foi que Jesus falou isso. Foi no último dia da festa, que até era o dia mais importante.

Sabe, os judeus tinham quatro festas anuais muito, muito especiais pra eles. E as festas judaicas normalmente eram longas, uma festa de casamento, por exemplo, pensa que durava só o jantar da noite, que nada, durava a semana inteira.

A festa aqui recebia o nome de Festa dos Tabernáculos, era uma festa agrícola, quando o povo agradecia a Deus pelos frutos do ano, o trigo, a cevada, as uvas, era uma festa de oito dias.

E nessa festa, todos os dias, os participantes iam ao Tanque de Siloé, e lá enchiam um grande jarro de ouro com água e, cantando, saiam em procissão, carregando a água até o templo, onde ela era derramada no altar. Isso era feito em comemoração as chuvas do ano, regavam o solo beneficiando a colheita.

 

Mas, no último dia, isso não era feito, não havia essa cerimônia de buscar água no Tanque de Siloé. No oitavo dia da festa, os participantes se ocupavam em dar sete voltas pelo altar, cantando salmos, agitando ramos em louvor a Deus. Então, esse era considerado o dia mais importante da festa, só não tinha água.

Pois bem, aconteceu que Jesus estava lá, no meio dessa hora, justamente nesse momento quando o povo cantava e agitava os ramos, foi nesse momento que Jesus falou, aliás, o v.37 diz que “Jesus se pôs de pé e disse bem alto”, Ele gritou: “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba”. Uauuu!!

A Bíblia fala bastante de água, mais de 300 vezes, sem contar quando fala sobre chuva, sobre rios, sobre mares, então a Bíblia fala muito mesmo de água e de muitas maneiras.

Água na Biblia, tem hora que é símbolo de destruição, como aconteceu por exemplo, no dilúvio. Deus castigou o homem por suas maldades, inundando a terra.

Água na Bíblia também simboliza a pureza, a purificação. Mas a Bíblia também fala de água como símbolo da bênção de Deus. Como nesse caso aqui, quando Jesus disse: “Quem tem sede venha a mim e beba”, porque “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

Jesus está falando de bênção e essa mensagem é tão importante, que ela se repete em Ap 22.17: “O Espírito e a noiva dizem: Venha. ...Que aquele que tem sede venha - todo aquele que quiser; que venha beber de graça da Água da Vida”.

Então, irmão, essa mensagem é importante. E ela é para quem? É para pessoas que ainda não são cristãs? Sim. É para pessoas que já são cristãs? Sim. É para todos, sabe por que? É que todos nós precisamos da água da vida.

Esse é o primeiro ponto da minha mensagem: todos precisamos hidratar o coração. Segure a mão da pessoa ao seu lado, diga pra ela: “Você é a simpatia em pessoa”. E agora diga: “Mas precisa hidratar o coração”.

Olha, a água é o elemento de maior importância para a vida.  A medicina usa o termo “água corporal” para falar do conteúdo de água que existe no corpo humano. É uma quantidade impressionante!

Sabia que 75% do peso de um músculo é composto de água? O corpo humano tem cerca de 65% de água, nos homens adultos, nas mulheres adultas, a média é 60%. No corpo de um bebê a água representa 70%.

Tem uma gravura que mostra o nível de água em alguns órgãos do corpo. Por exemplo: o pulmão é composto por 86% de água; o fígado 86%; o cérebro 75%. É impressionante como a água é importante para o corpo!

É graças a água que a temperatura do corpo é regulada, os nutrientes e o oxigênio é transportado para as células, com a água os órgãos vitais são protegidos... Não tem como negar essa verdade de que a água é importantíssima para o corpo. Ela é, realmente. Você não pode viver sem água.

 

Agora, quando deixamos de tomar água, o organismo entra num processo de desidratação. A desidratação acontece quando a eliminação de água no seu corpo é maior do que a ingestão de água. Quando você elimina mais água do que bebe, aí você fica desidratado.

E Deus fez tudo perfeito no corpo da gente: para não ficar desidratado, Deus criou uma luzinha de advertência: é a sede, quando você sente sede, esse é o sinal de que o seu corpo está precisando de água para não ficar desidratado.

Agora, pessoa nenhuma é uma caixa d’água, que consegue estocar água para toda a vida. Então, é muito recomendado pelos médicos, pelos profissionais de saúde, que você beba diariamente, no mínimo, dois litros de água.

Não ignore a importância da água para o seu corpo. Não ignore.

Agora, da mesma forma se passa com alma. Sua alma neessita tanto de água quanto o seu corpo! O que o H2O significa para o seu corpo, Jesus significa para o seu coração.

Diga para o seu irmão: “O que o H2O pode fazer pelo seu corpo, Jesus pode fazer pelo seu coração, pela sua alma”.

Amado, sabe por que algumas vezes, alguns de nós tratamos os outros de uma maneira tão ríspida, tão ignorante, tão grosseira? Sabe porque nos aborrecemos, às vezes, tão facilmente?

Você já viu como algumas pessoas vivem super estressadas... quando falam, são secas, são sem graça? Outras vivem ansiosas, tão cheias de preocupação... tem aquelas que são tão inseguras, tão pra baixo, às vezes tão depressivas!

Já ouvi de pessoas falarem assim: “Ah! quando chega a Sexta-feira a noite, Sábado a noite, dia dos namorados, me dá uma tristeza, me bate uma depressão”.

A pessoa se sente mau... e essas coisas, são apenas os sintomas de um coração que está desidratado: o coração está precisando da água viva, está precisando da água de Jesus.

Então, irmão, cuide da sua alma como você cuida da sua sede, que o corpo sente. Tenha o coração hidratado. Você precisa hidratar o seu coração.

Agora, aonde é que a gente vai encontrar dessa água que hidrata o interior, o coração da gente?

Veja, Jesus diz o seguinte: “Se aguém tá com sede, se alguém precisa de água, se alguém tem sede venha a mim e beba”. Jesus disse mais: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Pergunta pro seu irmão: tá com sede aí?

Porque é verdade, todos nós precisamos de água para viver. Fisicamente falando, todos precisamos de água para viver. Agora, espiritualmente falando, todos nós também precisamos de água para viver; portanto, seja no corpo físico, seja na sua alma, no seu espírito, todos precisamos da água para saciar a sede.

Na cidade onde eu cresci, Teresópolis-RJ, tem lá a Fonte Judite, dela jorra água mineral de boa qualidade, dia e noite, sem parar. Mas tem tantas outras fontes de água boa no Brasil a fora. É muto lindo!

 

Mas a questão é que no assunto de alma, só existe uma fonte capaz de manter o coração da gente hidratado.

O problema é que todo mundo vai buscar água para hidratar o coração em fonte errada. Olha o texto de Jr 2.13: “O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água” (NVI).

Deus está falando de uma realidade que a gente não pode fugir. Fisicamente falando o seu corpo precisa de água, tudo bem, é verdade. Mas é verdade também que, espiritualmente falando, você tem uma alma (aonde está a mente, as suas emoções, sua vontade, seu poder de decisão), e que também precisa de água.

Mas Deus está dizendo: “Os meus filhos, o meu povo cometeu, dois crimes, eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva”. Deus diz que abandoná-Lo é um crime, na verdade, dois crimes.

Deus está falando: “Eu sou a água viva, eu sou a Fonte dessa água que vai saciar você em todas as áreas da sua vida, mas o meu povo me abandonou, a fonte de água viva”.

Por que Deus está falando de fonte e não de fontes? É porque em questão de alma, só existe uma fonte de água viva, só existe uma e essa fonte é Deus mesmo. É Ele.

E, quando a Bíblia fala de água viva, está falando de água que se move, de uma água que está viva e dá vida, essa água é viva e tem vida – quem bebe dela se satisfaz, porque ela flui como um rio no interior da pessoa, essa água se movimenta dentro dela através do poder do Espírito Santo, e então flui numa correnteza tão generosa, que enche a pessoa e transborda dela para abençoar outras pessoas.

Mas Deus está falando aqui: “Abandonaram a mim, a fonte de água viva”. Esse é o primeiro crime; o segundo, Deus fala: “Estão prejudicando a si mesmos”. Deus diz: “Cavaram as suas próprias cisternas, cavaram as suas próprias fontes de água... eles pararam de receber da minha fonte, pararam de vir à minha cisterna e começaram a andar segundo as suas vontades, os seus pensamentos e os seus desejos”.

E Deus chama isso de cisterna rachada, que não retém água. Deus está falando: “não vai ser suficiente para matar a sede do coração”.

Então, irmão, nós precisamos ter muito cuidado porque nem tudo que se bebe, sacia a sede ou faz bem pro corpo.

Da mesma forma, pra alma da gente: a bebedice, as drogas, as baladas, as relações sexuais proibidas, essas coisas podem saciar um momento, saciar uma noite, mas são insuficientes para matar a sede.

Tem gente com a alma tão árida, tão seca, que procura no sexo a água pra matar a sede. Aí, se é crente, tem um namoro pentecostal. Namoro pentecostal é assim: é cheio de imposição de mãos e de línguas. Misericórdia.

Amado, uma relação sexual nunca vai saciar a sua sede da alma, conseguir muito dinheiro também não... ter uma religião pra se dedicar a ela, também não. É só Jesus que tem o poder para matar a sede de dentro, a sede da alma. Só Jesus. Só Jesus. Só Jesus!

Quer dizer que eu posso ser evangélico e ter sede? Pode. Ser evangélico só pra ter uma religião não vai te levar pr’o céu.

Aliás, é por isso que precisamos de Jesus, é por isso que precisamos nos arrepender do pecado e entregar nossa vida para Jesus, porque sem Jesus não tem savação para a alma. O inferno existe e quem não tem Jesus é para lá que vai.

“Ah! Mas depois vai ter chance, se eu morrer hoje, vão acender vela, vão velar o meu corpo”. Querido, se você não se arrepender dos seus pecados e entregar a direção da sua vida para Jesus, se você não beber da água que ele tem pra você tomar, a luz de uma vela não te ajudará a ver um palmo a frente do nariz e você não vai pro céu.

Então, Deus está falando, isso é um crime. Você está matando a você mesmo, tá trazendo morte pra você mesmo e morte eterna, se você não beber da água da vida, que só Jesus tem pra dar.

Agora, talvez você diga: “Ah! Eu não entendo. Eu já tenho Jesus no meu coração, mas minha alma continua aflita, as vezes eu ainda sinto um vazio por dentro. Por que será que isso acontece?”

Acontece, querido, porque não adianta querer saciar uma alma sedenta, bebendo da água que o mundo oferece. Ninguém vai conseguir saciar a sua sede, tomando de uma água que não venha do trono de Deus, que não corra do rio de Deus, que não venha da cidade de Deus.

 

A Bíblia fala sobre isso em Ez 47, que existe um rio que desce do trono de Deus e corre para o templo. Amado, o templo de Deus hoje, não é o de Salomão que Edir Macedo construiu, o templo de Deus hoje não é esse prédio aqui.

Quando nós temos Jesus na nossa vida, nós somos o templo de Deus, e qual é a revelação? ...que de dentro de você, essa água flui, essa água corre, ela se move.

Então, o que eu e você precisamos fazer? Precisamos beber da água viva. Diga pr’o irmão: “beba”. Tem que beber da água. Tem pessoas que só se refrescam.

Quem gosta de praia? Rio do Colégio? Ducha de mangueira? Quando faz aquele calor e você dá um mergulho ou pega aquela ducha de água, não é maravilhoso, é refrescante.

Mas, sabe, com a água viva que vem de Deus a gente não pode fazer assim, tipo só pra refrescar. “Ah! minha vida tá com problema” e aí, a pessoa corre pra se refrescar na água que é Jesus. Naquele dia, ela entra no quarto pra orar. Na outra vez, ela diz: “Hoje eu vou no culto, ah! hoje eu vou!” – isso é refrescar, aí a pessoa se sente renovada, se sente bem e vai embora, e aí, até o próximo passeio.

Não, debaixo da água de Deus, debaixo da unção, o certo é ficar o tempo todo e não apenas passar pra uma refrescadinha.

Mas quantos que vão embora? Quantos que só tem uma experiência temporária com Deus, é num dia, depois só no próximo mês?

Ah! Irmão, o que Deus quer é levar você para uma experiência maior com Ele. O plano de Deus é levar você de glória em glória! Então, você precisa tomar da água da vida sempre.

O que vai hidratar o seu coração, não vai ser refresco, vai ser o fluir das águas vivas que correm do trono de Deus. Aleluia! Deus quer o seu coração bem hidratado. Fale pro seu irmão: “da fonte de Deus, nós vamos tomar todas!” Amém. Aleluia!

Segunda coisa: esta promessa de Deus é pra quem crer, Jesus disse: “quem crer em mim, quem tomar dessa água que Eu tenho, não vai sentir sede, porque, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

Jesus está dizendo: “Se você beber da água da vida, crendo no Senhor, do seu interior, de dentro de você, vai fluir rios de água viva”.

Jesus está falando de crer, está falando da gente colocar confiança total nEle. Muitas vezes as pessoas falam que confiam em Deus, mas é só um discurso, elas não confiam de verdade, elas não confiam até o ponto de entregar a vida para Ele dirigir.

Fazem como a história de um equilibrista que resolveu atravessar uma cachoeira por cima, se equilibrando numa corda de aço. Então o equilibrista passou um cabo de aço de um lado para o outro e convidou muita gente para assistir a travessia. Foi um espetáculo. Usando apenas uma vara comprida para se equilibrar, ele atravessou de um lado para o outro. Depois, ele perguntou: “Quem crê que agora eu atravesso com um carrinho de mão?”. E todo mundo disse: “Eu creio! Eu creio!”, e ele foi, aplaudiram, soltaram foguete, comemoraram. Mas, agora, ele perguntou de novo: “Quem acredita que eu atravesso com esse carrinho de mão e com um homem dentro?” E todo mundo disse, “Eu acredito!” E ele perguntou: “Ótimo, quem é o candidato?” E não apareceu ninguém. De todos que falaram “eu acredito, eu creio!” não apareceu ninguém.

Mas, se Jesus disser pra gente: “Entra no meu carrinho de mão!” Quantos, vamos dizer: “Eu entro, Senhor, porque eu confio totalmente nas Suas mãos, eu confio no Senhor”.

Amado, Jesus está falando de você colocar a confiança total nEle, confiar que Ele sim, mata a sede e satisfaz a alma completamente.

Com Jesus, você não precisa buscar o prazer, a alegria, a sensação de bem-estar, em outras fontes, porque Ele é suficiente para satisfazer os anseios do seu coração.

No livro de Is 44.3, tem uma promessa que respalda o que Jesus disse com “diz as escrituras”. A promessa é: “...derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes”.

 

Olha que promessa linda de Deus! Jesus estava pensando nessa promessa, a promessa de Deus derramar o Espírio Santo como fonte de água viva sobre aqueles que nEle crêem.

E de, fato, Jo 7.39 explica: “E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nEle cressem”. Jesus falava do Espírito Santo, do Espírito de Deus que seria dado para cada um ter dentro de si.

E amado, a promessa de termos o Espírito Santo, o Espírito de Deus dentro de nós, se cumpriu. O próprio Jesus declarou em Ap 21.6: “Está cumprido... A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida”.

Está cumprido, hoje Jesus está no céu e o Espírito Santo veio, está dentro dos que crêem e pode estar dentro de você. Aleluia!

E Jesus fala: “A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida”. Água encanada custa dinheiro, água mineral custa dinheiro, mas a água que Jesus tem na Sua Palavra, no derramar do Espírito Santo na sua vida, é gratis, é free – o preço foi pago muito caro na cruz, agora é gratis, é presente de Deus, e não acaba nunca, e não pára nunca!

Essa água é água da vida, essa é água é Jesus, e quando Jesus está dentro de você, Ele te a ajuda a vencer todo mal, toda dor, todo pecado, toda mágoa... quando Jesus está dentro da gente, Ele ajuda a gente vencer!

Essa água é viva, ela não fica parada dentro de você, mas fica se movendo, fica fluindo. Água parada dá dengue.

Eu já tive dengue, é horrível. As mulheres são mais fortes, mas homem é mole pra dengue... quando bate aquela dor nas juntas, o homem cai na cama, tem alguns que até choram: “Ai eu tô com dengue...”.

Espiritualmente isso também acontece: quando a pessoa tá com dengue espiritual, ela sente dores nas costas, parece que ela tá carregando um peso nos ombros... e ela fica prostrada, fica sem ânimo pra nada, fica cheia de tristeza...

Ah! irmão, só tomando muito líquido pra se fortalecer contra a dengue, tem que tomar muito da água da vida, porque aí, Jesus cria anticorpos dentro de você, e o mal não te afeta.

A vida é difícil? É, vem problemas? Vem, mas irmão, dentro de você tem água da vida, dentro de você o Espírito Santo está fluindo, e aí, mesmo com unha encravada, mesmo com problema pra resolver, você está feliz em Deus, está lutando e vencendo. Aleluia!

Sabe então, qual é o grande segredo? É você beber da água da vida sempre, todo tempo, toda hora...

Você fica na presença de Jesus, e fica declarando: “Tem um problema na minha frente, mas eu sou mais que vencedor. Esse problema não vai me derrubar, não vai ficar na minha vida, porque eu vou crescer pra cima, eu vou vencer, eu vou superar, porque eu sei que Deus é maior do que tudo isso e Ele está Se movendo na minha vida, está cuidando de mim, e eu sei que posso todas as coisas nAquele que me fortalece”. Aleluia!

O grande segredo, querido, é ter bastante comunhão com Jesus, é beber bastante da água da vida. Então, todos os dias, todo o tempo, cultive intimidade com Jesus. Vai trabalhar, trabalhe com Jesus; vai para a faculdade, vai com Jesus, falando com Ele, brincando com Ele, conversando com Ele.

Ministração

Nossa atitude com Jesus tem que ser como a do salmista no sl 42. Coloque a mão sobre seu coração e fale assim: “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. 2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo”.

O salmista aprendeu a inclinar o coração para as águas de Deus. Às vezes, estamos com sede, mas parece que não temos ânimo para pegar da água da vida, mas é aí que a gente tem que fazer como o salmista: forçar o coração, insistir conosco mesmos e dizer, mesmo com um grãozinho de fé, mesmo com a última força que sobrou dentro de você, inclina o teu coração para Deus e suspire pelas águas.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 05/10/2014

 

bottom of page