top of page

VIDA BOA É DE OVELHA SADIA

Salmo 23

 

Introdução

Vida boa, quem não quer? De vida marvada, como compôs o sertanejo Rolando Boldrin, aliás, no tempo que música sertaneja era sertaneja, então, diz ele na sua poesia, “vou tocando essa vida marvada”. Mas que graça tem? Nenhuma. E, na verdade, o plano de Deus para nós, é uma vida de bênção, bendita, não maldita.

E aqui está um retrato do que é uma vida boa. Vida boa é dessa ovelha que se sente segura.

Olha, nós podemos reconhecer facilmente uma pessoa que mostra o quanto ela é segura. A pessoa segura aperta a mão da gente de maneira firme... se você cumprimenta alguém com a sua mão frouxa, você está dizendo: “eu não me sinto seguro com você”. Roer unhas é sinal de que? insegurança, nervosismo, tensão. E tem pessoas que ficam alisando a roupa... você vai conversar com elas, elas acham de alisar a roupa... uma ocupação para disfarçar a insegurança.

Aquele jogador português que veio pra Copa do Mundo, o Cristiano Ronaldo, não jogou nada. Ouviu falar nele? Mas, aquele jogador tem um gesto curioso pra comemorar um gol, quando faz: ele gesticula e diz "eu estou aqui", como que dizendo: “Eu faço diferença. Eu tô seguro disso!”.

Anos atrás, o Eike Batista estava na lista dos homens mais ricos do mundo, em 8º lugar. Aí, perguntaram pra ele, se ele iria ultrapassar a turma da frente e ser o primeiro, o mais rico. E na ocasião, ele respondeu: “Olha, minha dúvida é se eu vou ultrapassar pela direita ou pela esquerda”. Ele se mostrou seguro ao dizer isso. Hoje a revista americana Forbes já tem anunciado outra coisa. Ele nem ultrapassou pela direita nem pela esquerda, deixou de ser bilionário.

Pessoas assim podem nos impressionar com o seu nível de segurança. Podem até nos convencer de que realmente estão seguras, mas quantas vezes é uma segurança falsa, ou na melhor das hipóteses, uma segurança temporária, curta, que dura só um tempo.

Enquanto há pessoas assim, irmão, nós encontramos outras que realmente seguras.

Então, eu quero chamar sua atenção, hoje, para esta parte da Bíblia que mostra alguém bastante seguro. Mas, de certa forma, eu quero dizer que essa pessoa não tinha razões, em si mesma, para ser tão segura.

Mas alguma coisa havia que fazia daquela pessoa, uma pessoa segura.

No caso, essa pessoa está representada neste Salmo pela figura de uma ovelha... então, houve um fato que fez diferença na vida dela e que pode fazer diferença na vida de qualquer um de nós.

Davi, manifesta a sua segurança neste Salmo 23.

 

O Salmo 23 é um poema que Davi escreveu inspirado por Deus. Isso foi há 1950 ou 1000 anos antes do nascimento de Jesus. Veja que precioso! Até hoje temos este escrito e é um dos mais conhecidos e decorados da Bíblia. Veja o que diz o Sl 23.

Você percebe aqui os sinais que mostram o quanto essa ovelha chamada Davi, está segura? Essa ovelha diz: “O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará... não terei medo de nada”.

Veja como é marcante a segurança na vida dessa ovelha.

Agora, ovelha não é um animal muito comum para nós. A gente não sabe muito bem o que é uma ovelha, porque nós não estamos acostumados com esse animal.

Mas, ela existe... a ovelha não faz parte da nossa vida, então deixa eu te mostrar algumas coisas que eu pesquisei e aprendi sobre ovelhas.

O que é uma ovelha? Nós podemos olhar para uma ovelha e até nos impressionar com a belezinha que ela é. Olha só... você olha pra um animalzinho como esse e pensa: que doçura, que meiguice. As crianças vão dizer: “Eu quero um, mamãe; compra um lá pra casa, papai!”.

E parece mesmo muito dócil, muito meigo. Mas deixa eu te falar algumas coisas da ovelha.

Algumas características desse animal são curiosas, algumas são até chocantes.

 

Pesquisando algumas informações, eu descobri que ovelha é um animal fácil de ficar estressado.

Algumas vezes, se um cachorro correr na direção dela, a ovelha morre... e não é porque o cachorro morde, mas é por causa do medo. O coração dispara.

E ovelha não somente se estressa fácil, mas é, praticamente, considerado o animal que é impossível de sobreviver na natureza sem a assistência do homem. Se não houver a interversão de um ser humano, a ovelha não sobrevive.

Verdade! Por exemplo, não convém levar uma ovelha para comer muito cedo de manhã, porque há um vermezinho, que com o sereno, ele vai até a ponta do capim, mas quando nasce o sol, esse verme se recolhe, volta para a raiz da planta... mas, aí, se a ovelha come esse capim com aquele verme, e se deixar ela come mesmo, então ela vai ter complicações em sua saúde e isso pode ser até fatal para a ovelha.

Então, o pastor tem que controlar a hora dela comer e o que vai comer.

Quando as ovelhas mudam de pasto, a dieta muda e aí, elas sofrem um grande problema com gases. E dizem que basta duas horas com esse problema e a ovelha morre.

Então, constantemente o pastor tem que estar cuidando da ovelha, vendo o que ela está comendo e a hora que vai comer.

Outra coisa da natureza desse animal é o formato do nariz, que impede a ovelha de beber água corrente... ovelha tem que tomar água parada, porque se ela beber em água corrente, ela se afoga.

Outra coisa, no tempo do frio, apesar de ser peluça, cheia de lã, ela precisa ficar num lugar coberto, livre da corrente de vento, porque do contrário, pega pneumonia e morre.

E tem mais essa: ovelha é um animal que se perde que é uma coisa impressionante. Todo tempo, quem toma conta de ovelhas, precisa controlar aonde elas estão.

Um desses pastor de ovelhas, disse o seguinte: “Eu já vi boi que fugiu e depois de três dias, voltar. Mas uma ovelha não volta nunca”.

Só pra você ter uma ideia da inteligência desse animal, deixa eu te mostrar um pequeno vídeo lá do YouTube, que mostra a criatividade da ovelha em achar o seu caminho.

Isso foi filmado na Áustria. Um grupo de ovelhas invadiu uma loja de artigos esportivos. Veja como elas são espertas.

 

Agora vamos analisar: as ovelhas apareceram na loja, aí viram um espelho na entrada, e disseram: “Tem ovelhas lá dentro, vamos entrar!” E elas foram lá, conferir, muitas batiam com a cara na parede, outras derrubavam bicicletas. Até que o pastor pegou uma pelos braços e as outras vieram atrás, deixando a loja.

E tem mais: ovelhas são indefesas. Elas não têm os dentes caninos, então elas não são capazes de morder... ovelhas não tem chifres, não dão coices.  É um animal indefeso.

E como se não bastasse isso, olha só: elas são míopes, não enxergam nada a uma certa distância.

Agora, o interessante é que o poeta aqui, o Davi, ele escolheu para descrever a si mesmo, uma ovelha!

Imagina só! Você olhar esse animal, uma ovelha e dizer: “Puxa, que animal joia pra eu usar como referência”. É legal isso? É nada! A ovelha é meio idiota.

Mas o curioso é que o Salmo escrito pra Davi falar da relação dele com Deus, quando ele diz o Senhor é o meu pastor, ele está se colocando no lugar de uma ovelha.

O Salmo também mostra que nós somos considerados como ovelhas! Da perspectiva de Deus, nós somos ovelha.

Olha, várias vezes na Bíblia, os filhos de Deus, o povo de Deus, é chamado de rebanho e nós somos chamados de ovelhas... e isso revela o que é o ser humano, no seu estado natural, da perspectiva de Deus.

Em sua natureza pecaminosa, o ser humano não sabe se cuidar, não sabe se achar... espiritualmente, temos uma capacidade enorme de nos perdermos... não temos noção do perigo...

Mas quando olhamos para esse Salmo, de uma ovelha que podia dizer: “O Senhor é o meu pastor, de nada terei falta”, nós percebemos que algo fazia diferença na vida daquela ovelha que era Davi, pra ele se sentir tão seguro.

E que algo era esse? O que dava essa segurança a Davi? Ah! era a presença do Senhor como pastor, como cuidador dele.

O que muda a história de uma ovelha é o pastor que ela tem... e o que muda a história de um ser humano, de uma pessoa, é a relação que ela tem com Deus. É isso que faz a diferença!

Uma pessoa pode declarar na sua confiança própria, que vai ultrapassar pela direita ou pela esquerda... mas isso é só conversa, confiança própria não gera segurança.

Então, eu quero destacar pra você, o que Deus pode fazer de diferente na vida de uma pessoa.

Veja o v.1, onde a ovelha que é Davi, diz: “O Senhor é o meu pastor de nada terei falta”.

 

Essa ovelha está segura disso. A necessidade que ela tem suprimento, a comida que precisa comer, está garantida.

Irmão, alguém que está dentro do rebanho de Deus, está debaixo dos cuidados de Deus.

Então, essa ovelha, em vez de andar preocupada e desesperada, ela diz: “de nada terei falta”.

A segurança desta ovelha indefesa, veio de Deus. É Deus quem estava fazendo diferença na vida de Davi e dando pra ele essa segurança, de que Deus ia cuidar do seu suprimento, porque ele diz: “O Senhor é o meu pastor, de nada terei falta”.

E não só isso, veja no v.2, essa ovelha diz: “Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas”.

Duas observações aqui: nós não sabemos, mas o fato é o seguinte: fazer uma ovelha deitar é um trabalho árduo. A ovelha por causa da sua anatomia, ela só deita quando ela está com o estômago cheio.

E Davi tem essa segurança, ele diz: “O Senhor Deus vai suprir e também vai me fazer descansar, porque Deus é o meu pastor”.

Eu disse antes que uma ovelha, por causa da anatomia do seu nariz, ela não pode tomar água em correntezas, e aí, essa ovelha aqui, ela diz: “Pois o Senhor me conduz às águas tranquilas”.

Essa ovelha aqui tem a certeza de que Deus sabe dos seus limites e que diz: “Eu vou cuidar de você”.

Irmão, Deus também sabe dos seus limites. Deus nunca pedirá pra uma ovelha ser como um cavalo de salto, um cavalo de corrida, não.

O que Deus está dizendo é que na condição de ovelha que você é, Ele está disposto a cuidar de você, atender às suas necessidades. Aleluia!

E no v.3, essa ovelha diz em sua segurança: “O SENHOR renova as minhas forças e me guia por caminhos certos”. Olha que beleza.

As ovelhas daquele vídeo, olharam no espelho e acharam que tinha ovelhas dentro da loja e foram pra lá...

Ovelhas são exatamente assim, estúpidas. Quando uma delas encontra um buraco na cerca, vê o asfalto, vai pra lá... mas elas têm um pasto excelente, mas vão pro asfalto.

Mas essa ovelha aqui, ela está dizendo: “Não sou eu que me guio. Eu tenho um pastor que é Deus e Ele me guia por caminhos certos... Ele sempre vai mostrar pra mim o caminho que eu tenho que andar, vai mostrar o que é certo e o que é errado, o que é ideal e o que é uma furada”.

 

Essa ovelha tem essa segurança, e a seguir, ela diz: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges”.

Esse vale escuro como a morte pode ser um tempo de enfermidade, pode ser algum desentendimento, pode ser uma crise conjugal, pode ser a perda de emprego, pode ser isso e aquilo, faz parte da nossa vida.

Nós não escolhemos, passamos, sim, por crises, por situações difíceis... mas essa ovelha tem segurança e ela diz: “Não terei medo de nada, pois Tu, ó Senhor Deus, estás comigo”.

O que é que faz tanta diferença na vida dessa ovelha? É a presença de Deus!

E essa ovelha chega a dizer o seguinte: “a tua vara e o teu cajado me protegem”.

Talvez a melhor tradução hoje em dia pra essa palavra “vara” seja porrete... sim, a ideia aqui é que se um animal vier a colocar a ovelha em risco, em perigo de morte, o pastor tem aquele porrete que é capaz de espantar ou espancar o animal.

E essa ovelha está dizendo: “Eu estou seguro de que posso passar por situações de crise, eu estou seguro de que posso encontrar lobos na minha frente, mas Deus tem um porrete na mão dEle e Ele me guarda, e me livra”.

E não só a vara, ele cita o cajado: aquela vara comprida com uma ponta parecida com o cabo de um guarda-chuva.

Com esse cajado, quando a ovelha ia pra um lugar de difícil acesso, os pastores passavam aquilo no pescoço do animal e puxava de volta.

E agora, essa ovelha está dizendo: “Se eu cair, eu sei que o Senhor não vai me deixar pra trás, Ele vai me puxar de volta, vai me levantar de novo!”

E essa ovelha, se sentido protegida, guardada, ela diz no v.5: “Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos”.

Irmão, ovelha não come na frente de cachorro, mas essa ovelha tá na frente do adversário, tá na frente do inimigo, e ela diz: “Eu sei que o Senhor está cuidando de mim; o inimigo não vai me derrubar, porque Deus me guarda”.

E lemos no v.6, essa ovelha dizendo: “Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver”.

Ela diz: “Eu sei disso, o Senhor é bom e fiel”, que diferença heim, de uma ovelha no seu estado natural para essa ovelha aqui do salmo 23.

E a diferença não é da ovelha, a diferença é do pastor.

A diferença é que essa ovelha tem pastor, Davi tinha o Senhor Deus cuidando dEle, dando direção pra ele.

 

Amado, quando você encontra Deus e se relaciona com Ele, você se torna como essa ovelha segura.

E, partindo para a conclusão desta mensagem, o interessante é que essa mesma figura de ovelhas e pastor, foi usada pelo senhor Jesus no Novo Testamento.

Veja que em Jo 10.11, Jesus fala: “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas”. No v.15, Jesus fala: “Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas”.

Jesus está diferenciando alguém que não é um bom pastor... tem aquele que interesseiro, que olha pra ovelha, pensando como ganhar dinheiro com ela.

Mas Jesus está dizendo: “Eu sou o bom pastor. Eu sei quem são minhas ovelhas e elas sabem quem eu sou”.

Contudo, o mais impressionante ainda, é que Jesus diz nesse v.15: “conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas”.

Jesus Se apresenta como um pastor que vai além de qualquer outro, um pastor que cuida de tal forma de Suas ovelhas, que Ele diz assim: “eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas”.

Jesus está falando da Sua morte na cruz, que significava pagar os pecados de cada um... uma morte que Ele não merecia ter, mas que Ele decidiu ter afim de pagar naquela cruz os pecados de todos nós.

Através da morte de Jesus, nossos pecados foram pagos, e agora, Jesus diz: “Você está perdoado, vem fazer parte do Meu rebanho, vem ser Minha ovelha, Eu sou o bom pastor... Comigo você terá segurança, direção, proteção”.

Certa vez Jesus contou uma história, está em Lc 15, a história de um homem que tinha 100 ovelhas e que perdeu uma. Então, ele deixou as 99 no campo e foi atrás da ovelha perdida. Quando encontrou, pôs a ovelha sobre os ombros, voltou para casa, reuniu os amigos e vizinhos e disse: “Alegrem-se comigo, porque encontrei minha ovelha perdida! Alegrem-se comigo, eu encontrei a ovelha perdida”.

O homem da história representa Jesus, que veio buscar e encontrar Sua ovelha desviada, Sua ovelha perdida. E aquela festa, aquela alegria por encontrá-la, também acontece da mesma forma.

 

Há alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por 99 justos que não precisam arrepender... quando alguém vem para Jesus, tem uma festa que acontece no céu por causa disso.

Afinal: vida boa é de ovelha segura!

Nessa noite, acredite, a maioria das pessoas aqui já está debaixo dos cuidados de Deus, já tem Deus como pastor e podem falar: “Deus me guia, Deus me guarda, Ele me dá direção e vai me honrar”.

Mas se você é alguém que ainda não tem esse relacionamento com Deus, que é bondoso e amoroso, que se compromete a cuidar de nós, você pode orar a Deus agora mesmo e pedir: “Senhor, Se manifesta na minha vida, vem me buscar. Eu estou longe, me busca. Estou perdido, mas quero ser Seu”.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 20/07/2014 – baseado em IBU

 

bottom of page