top of page

O CASAMENTO É UMA ALIANÇA

Cântico dos Cânticos 6.3

 

Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu (Cantares 6.3)

Um dos menores livros da Bíblia tem o título de Cântico dos Cânticos. É um livro que o rei Salomão, inspirado por Deus, escreveu sobre o amor que cultivava por sua noiva, a Sulamita, uma moça de origem humilde, que o rei havia escolhido em Israel.

Cânticos dos Cânticos é, portanto, esse livro da Bíblia, que é inteiramente dedicado ao romance, ao amor e à intimidade mesmo, entre o homem e sua mulher. É a celebração do amor como dádiva de Deus!

Salomão, sábio que era, compreendeu as alegrias e as virtudes do amor conjugal e escreveu esta canção tão bela. Então, abrir a Bíblia, Palavra de Deus, nesta noite, eu a abro para vocês neste livro, Cântico dos Cânticos, que é uma canção de amor.

Mas, não é só a melhor canção de amor já composta por alguém... acima de tudo, esta é uma canção de amor inspirada por Deus e preservada nas Escrituras.

Neste livro Deus fala-nos sobre a arte de amar, Ele nos ensina sobre como deve ser o amor entre um homem e uma mulher.

Portanto, seremos muito felizes se, atentamente, aprendermos deste livro.

É um poema, o melhor, o mais belo de todos! E o enredo do poema é assim: Sulamita e seus irmãos trabalhavam para o rei Salomão, cuidando de suas vinhas (8:11-14).

Um dia, disfarçado de pastor, de um tomador de contas do rebanho, o rei Salomão foi visitar suas vinhas, plantações de uva... então, ele tirou as roupas de rei e se vestiu de pastor de ovelhas... e foi lá ver as plantações e nisso, ele viu a Sulamita e se apaixonou por ela (1:1 - 2:7).

Mais tarde, a Sulamita até iria dizer que o tempo que ela e aquele pastor de ovelhas passavam juntos, era como um rico banquete.

Na primavera seguinte, Salomão (ainda disfarçado de pastor) a pediu em casamento, e o que vocês acham? Ela aceitou.

Contudo, o agora, amado dela, precisou se ausentar por algum tempo, com a promessa de voltar. E com a ausência do amado, a Sulamita sonhava com ele (3:1-5).

Até que ele volta e revela o grande segredo: ele era o rei Salomão. Eles se casam e selam a união com uma noite de núpcias.

Ah! Mas, enquanto isto não aconteceu, as outras moças ficavam perguntando: “Sulamita, para onde foi o seu amado?” E tudo que a moça respondia era: “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu”. Essa declaração da Sulamita foi feita em resposta ao questionamento das mulheres.

 

E assim, ela nos deixa uma grande lição sobre o casamento; a lição de que O CASAMENTO É UMA ALIANÇA, é um compromisso.

O casamento é uma aliança estabelecida por Deus, instituída por Deus, e vivida diante de Deus, para expressar simbolicamente a união de Deus e o Seu povo, por meio de um amor real, verdadeiro.

O Profeta Malaquias fala: “o SENHOR foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade (...) sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança (...) Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade”.

Portanto, o casamento é uma aliança que, primeiro, requer dependência e unidade, pois exige uma entrega total de um para o outro. Segundo, requer fidelidade, pois fundamenta-se em promessas mútuas. E, terceiro, requer a presença de Deus.

 

...Bruno e Iara:

O CASAMENTO É UMA ALIANÇA QUE REQUER DEPENDÊNCIA E UNIDADE, porque exige uma entrega total de um para o outro.

Na criação da mulher ficou claro a necessidade que o ser humano tem de companheirismo. O homem não foi feito para a solidão, mas para a comunhão, para a comunicação com o outro.

Sulamita afirmou: “Eu sou do meu amado e o meu amado é meu”, porque um casamento, os cônjuges pertencem um ao outro.

Há também a ideia de complementação. O que falta ao homem, a mulher supre, o que falta a mulher, o homem supre. A independência que tiveram enquanto solteiros, agora é substituída por uma dependência em amor, amizade e respeito.  

A Palavra de Deus fala: “não são mais dois, mas uma só carne”.  É Deus quem os uniu e esta união deve ser a mais completa possível; é de corpo, é de propósitos, mas acima de tudo, é de alma, e esta união é a mais importante de todas, pois é a união da fé.

O casal deve ter a mesma fé em Deus. Como um servo de Deus disse no passado: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Que assim seja com a união de vocês. O seu casamento é uma aliança que requer dependência e unidade.

...mas, também, Bruno e Iara:

O CASAMENTO É UMA ALIANÇA QUE REQUER FIDELIDADE, porque ele se fundamenta em promessas mútuas.

Na declaração apaixonada da Sulamita, fica claro o senso de FIDELIDADE: “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu”.

Somente a fidelidade conjugal em todos os momentos da vida, é que pode trazer segurança ao casal. A fidelidade é como um muro protetor com cerca eletrificada, e portões fechados com cadeado, que pra abrir, somente o casal sabe.

Deus estabeleceu a intimidade mais profunda de um homem com uma mulher, pra ser vivida dentro do contexto do casamento. Viver esta verdade, é mostrar o que é estar casado. Essa é a razão mais elevada para o casamento existir.

Portanto, o casamento, diante de Deus e de todas as testemunhas nesta cerimônia, é uma aliança, onde o marido e a mulher prometem fidelidade.

Vocês terão uma aliança pra carregar no dedo anelar, e ela será um sinal para todos da sociedade, que Bruno não está disponível mais, Iara não está disponível mais, porque estão comprometidos, como a Sulamita que declarou: “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu”.  

 

...finalmente, Bruno e Iara:

O CASAMENTO É UMA ALIANÇA QUE REQUER  A PRESENÇA DE DEUS.

Cada aspecto que forma o casamento é importante: a casa é importante, o amor é importante, a amizade, o dinheiro é importante... mas a base mesmo é a presença de Deus.

Todo casamento deve ter suas amarras em Deus, que uniu o homem e a mulher. Sem a presença de Deus, o relacionamento não poderá ser duradouro.

Bruno e Iara, você precisam viver além das emoções. Vocês precisam cultivar a presença de Jesus na vida de vocês, na relação de vocês.

A Bíblia conta que o primeiro milagre de Jesus aconteceu numa festa de casamento em Caná da Galileia. A presença de Jesus naquela festa foi a solução de um problema circunstancial que ocorreu, mas que foi resolvido porque Jesus estava lá.

Assim vai ser com vocês. A presença do Senhor respaldará com orientação, com soluções, ao cultivarem a presença dEle em seu casamento.

A chave de uma vida conjugal e familiar cheia de alegria e felicidade, está precisamente nisto, em cultivar a presença de Jesus em seu relacionamento.

Bruno e Iara, não se esqueçam que o casamento é uma aliança que:

Requer dependência e unidade, porque exige uma entrega total de um para o outro;

Requer fidelidade, porque se fundamenta em promessas mútuas;

Requer a presença de Deus.

E assim, vivam o amor intensa e maravilhosamente sob a bênção de Deus. Amém.

 

Os Votos – noivos de mãos dadas, olhando um para o outro

NOIVO

Eu_____, recebo a você_______, por minha esposa, para tê-la e conservá-la de hoje em dia, em toda e qualquer circunstância, para amá-la e querê-la, até que a morte nos separe, de acordo com a vontade de Deus. Para isso empenho minha honra, e peço a Deus que me ajude, a cumprir fielmente, todos os compromissos implícitos no nosso amor.

NOIVA

Eu_____, recebo a você_______, por marido, para tê-lo e conservá-lo de hoje em dia, em toda e qualquer circunstância, para amá-lo e querê-lo e ser-lhe submissa, até que a morte nos separe, de acordo com a vontade de Deus. Para isso empenho minha honra, e peço a Deus que me ajude, a cumprir fielmente, todos os compromissos implícitos no nosso amor.

 

Alianças

Para selar estes votos, vocês trazem aqui a aliança.

A aliança é feita de um metal muito nobre, e isto fala do sentimento que une vocês: o amor é nobre.

E se repararem nesta aliança, não encontrarão nela qualquer sinal do seu começo ou do seu fim, e isto fala do casamento conforme  Deus planejou: um compromisso que não tem fim, que não se acaba.

A aliança tem sido usada já de muito tempo para simbolizar um compromisso... ela é um selo para a união matrimonial.

Assim, por onde .... for ou .... for, portando a aliança, a sociedade inteira sabe que ali está alguém comprometido, não mais liberado, mas unido num compromisso com outro.

Que seja esta aliança o símbolo e selo do amor e compromisso de vocês.

 

Oração de Bênção – casal de joelhos

Beijo e cumprimentos

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 30/10/2016

bottom of page