top of page

CULTO É COISA SÉRIA. QUE TENHO A FAZER?

Eclesiastes 5.1-7

 

Este livro tem o nome de Eclesiastes, que é a tradução de uma palavra hebraica que significa alguém que reúne o povo com o propósito de lhe falar algumas coisas, tipo um pregador.

Eclesiastes é um livro interessante da Bíblia. O assunto principal dele é sobre como viver do melhor modo possível num mundo onde tudo é vaidade. Está escrito logo no começo (1.2): “Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade”.

Esse livro mostra que nada neste mundo faz sentido, que tudo nele é uma grande ilusão. O livro fala da vida neste mundo: ela é como um pouquinho de fumaça, é uma rajada de vento, é um simples sopro – é a coisa mais próxima do zero... tudo nesse mundo passa e nada satisfaz.

O rei Salomão, considerado o autor humano deste livro, está considerando todas as coisas debaixo do sol. Ele investiga cada canto desse mundo: os prazeres, o conhecimento, o trabalho, as relações humanas... ele está procurando se tem alguma coisa nesse mundo que de fato dura para sempre.

Ele passa os quatro primeiros capítulos nesta investigação e nesse capítulo 5 ele encontra. Acompanhe a leitura da Palavra do Senhor: “Quando você for ao santuário de Deus, seja reverente. Quem se aproxima para ouvir é melhor do que os tolos que oferecem sacrifício sem saber que estão agindo mal. 2 Não seja precipitado de lábios, nem apressado de coração para fazer promessas diante de Deus. Deus está nos céus, e você está na terra, por isso, fale pouco. 3 Das muitas ocupações brotam sonhos; do muito falar nasce a prosa vã do tolo.  4 Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. 5 É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir.  6 Não permita que a sua boca o faça pecar. E não diga ao mensageiro de Deus: "O meu voto foi um engano". Por que irritar a Deus com o que você diz e deixá-lo destruir o que você realizou? 7 Em meio a tantos sonhos, absurdos e conversas inúteis, tenha temor de Deus”.

Você já imaginou como seria perder um dos seus sentidos? São cinco: tato, olfato, visão, audição e paladar. Como seria perder um desses sentidos? Qual faria mais falta pra você? É difícil só de pensar!

Mas, sabe, nós perdemos algo essencial na vida. Todos nós perdemos algo essencial que nos faz falta. Todos perdemos um sentido, digamos assim, que como criaturas de Deus, tínhamos no começo: o sentimento da comunhão com Deus.

Adão e Eva, nossos antepassados, tiveram isso e experimentavam disso constantemente. Mas com a queda deles no pecado, nós perdemos essa capacidade e, às vezes, nem damos conta de como isso faz falta! Como faz falta termos comunhão com Deus.

Você pensa que o mundo sempre foi assim tão cheio de maldades, de dor e sofrimento? Não senhor, o mundo começou a ficar confuso, quando essa comunhão com Deus foi perdida pelo homem. O mundo ficou arruinado, ficou quebrado, tudo nele esfarela nas mãos, pelo fato do homem ter perdido a comunhão com Deus.

Mas, esse texto da Bíblia fala que só tem uma coisa duradoura nesse mundo e que é uma experiência única: a adoração, o culto a Deus. Isso é a única coisa que é feita neste mundo e que vai durar para sempre.

Sabe por que Deus nos deu um dia para adoração semanal em vez de mensal ou anual ou a cada três anos? É para que você, junto com o povo de Deus, possa ser, semanalmente, lembrado daquilo que foi perdido e avisado acerca daquilo que está por vir.

Quando a gente se reúne em culto, nós nos encontramos com Deus de maneira maravilhosa e experimentamos um pouco do sentido daquilo que se perdeu e que está sendo restaurado em Jesus.

 

Este é o nosso assunto hoje: a teologia do culto. Vamos entender porque é tão importante isso que está acontecendo aqui e que você está participando agora neste lugar.

Amado, nesta hora de culto, você está participando de algo que dura para sempre. É diferente daquilo que você vai fazer amanhã no seu trabalho... é diferente daquilo que acontece na sua casa, na sua escola... é diferente da diversão que você tem durante a semana. Nesta hora, você está experimentando algo que vai durar para sempre e que só acontece com a igreja: o culto a Deus!

E Salomão nos chama para valorizar isso. Ele nos chama a entender a seriedade do que é que está acontecendo aqui, e entendendo isso, Deus quer que procedamos como sábios e não como tolos.

O resumo da pregação hoje é: a adoração é um dos momentos mais importantes da nossa vida e por isso devemos adorar como sábios e não como tolos. De novo, a mensagem hoje é bem simples: a adoração é um dos momentos mais importantes da nossa vida e por causa disso, devemos aprender a adorar como sábios e não como tolos.

Então, vejamos alguns pontos: o primeiro é que num mundo que esfarela nas mãos, num mundo onde tudo é como fumaça, é passageiro, a adoração nos une a algo verdadeiramente sólido.

Veja o v.1: “Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal”.

O rei Salomão está vindo dos capítulos anteriores, onde considera que essa vida é cheia de vaidades. Aliás, vaidade é uma palavra que aparece 37 vezes neste livro, ela pode ser traduzida como vapor, fumaça, uma coisa que é difícil de agarrar.

É a Bíblia lembrando que, por conta do pecado de Adão e Eva, a terra toda sofre por causa disso. O trabalho passou a ser árduo, os relacionamentos já não são fáceis... os prazeres que seriam para satisfazer, duram muito pouco... o conhecimento que serviria para honrar a Deus e servir a Deus nesse mundo, se tornou motivo pra orgulho e arrogância dos homens.

Então, Salomão vem considerando como o pecado afetou o mundo... o pó da morte se espalhou, afetou tudo!

Hoje, nós preferimos andar sozinhos, independentes de todo mundo, feitos o lobo solitário que anda sozinho pela vida, achando que sabe e que é capaz de cuidar de tudo.

Com o pecado dos nossos pais, Adão e Eva, nos tornamos arrogantes e achamos que já sabemos tudo sobre a vida, agimos como queremos, sem considerar a lei de Deus e a vontade dEle.

 

Mas, o interessante é que no meio disso tudo, após quatro capítulos falando de fumaça, falando de um mundo que é passageiro, o rei Salomão nos lembra que se tem uma coisa que é verdadeiramente sólida neste mundo e que nos conecta a outro mundo que é duradouro, é o culto de adoração a Deus.

O culto a Deus, irmão, é a ocasião semanal que você tem para conectar o seu coração a algo que durará para sempre. E é por causa disso que a Palavra fala: “Atenção quando você for ao culto da sua igreja. Não se aproxime como se fosse um tolo. Guarda o teu pé quando entrares na casa de Deus”.

Por que isso? Por que o culto é importante? Irmão, o culto é a ocasião em que o povo de Deus se reúne para experimentar algo verdadeiramente firme. É como se uma âncora viesse lá da eternidade e uma vez por semana, a gente poder agarrar nela e sentir que tem alguma coisa que vai durar para sempre. Isso é importante para o seu coração.

Mas, entenda que poucas coisas nesse mundo são tão assombrosas, quanto o fato de que o povo de Deus se encontra com o próprio Deus, numa hora como essa, em adoração, em comunhão, em serviço e em instrução.

No culto, a gente é lembrado de quem somos e para que fomos criados e o que haveremos de ser.

No contexto aqui, Salomão está falando especificamente da casa de Deus. É que no tempo de Salomão, no contexto do Antigo Testamento, havia um lugar físico no planeta Terra, onde Deus morava, era o templo em Jerusalém... o templo era chamado de casa de Deus.

E, naquela época, o que acontecia na casa de Deus?

Lá eram realizados os sacrifícios de adoração. Havia um sistema sacrificial que servia pra lembrar ao povo, constantemente, que havia uma enorme distância entre Deus e o homem.

Só de falar que Deus é o Criador e nós somos a criatura, a distância já é grande, mas a distância ficou maior ainda por conta de quê? ...do nosso pecado, da nossa desobediência – o pecado faz separação entre nós e o nosso Deus.

Então, havia um sistema sacerdotal, com regras dadas por Deus, que deviam ser seguidas à risca. Por exemplo, Deus exigia o sacrifício de um animal (normalmente era um cordeiro) e, com o sacrifício, o sangue do animal era derramado, e isto era para lembrar ao povo que Deus exigia sangue para pagar o pecado, tão terrível que ele é.

No dia quando Adão e Eva pecaram, isto já tinha sido demonstrado, porque eles tentaram se cobrir com folhas de figueira... Deus viu e disse: “Não, o que vocês fizeram não pode ser coberto com folha de figueira”. E Deus sacrificou um animal e do couro dele fez uma roupa para cobrir Adão e sua mulher. O pecado é tão grosseiro que Deus requer sangue para cobri-lo.

Na Bíblia tem um livro chamado Levítico. Se você já leu esse livro, deve ter percebido que nele, Deus dá todos os detalhes de como deve ser o sacrifício.

Isto revela como Deus leva a sério a forma que Ele deseja ser adorado. É um ensino prá nós!

Deus não permite que a gente fique inventando e tentando adivinhar o que agrada a Ele no culto. Deus mesmo já dá os detalhes. Porque, irmão, Deus leva o culto a sério. Ouça: Deus leva isso que está acontecendo aqui, muito a sério, sempre levou.

Lembra do que a Bíblia conta de Caim e Abel? “Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor” (Gn 4.3). E “Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho” (Gn 4.4). E a Bíblia conta que “O Senhor aceitou com agrado 

Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta”.

 

Por que Caim foi rejeitado? Porque ele quis adorar a Deus do jeito dele ao invés de adorar conforme Deus havia mandado que ele deveria adorar.

Passado um tempo, o povo de Deus foi liberto do Egito. Então, Moisés subiu no monte Sinai para conversar com Deus, e enquanto isso, o povo teve a seguinte ideia: “Vamos pegar o ouro dos nossos colares e argolas e fazer um bezerro de ouro para simbolizar o Deus maravilhoso que nos tirou da escravidão do Egito!”

Foi uma ideia sincera usar o próprio dinheiro para servir a Deus. Só que Deus ficou impressionado com aquilo? Deus viu aquela oferta, aquele bezerro de ouro e falou: “Puxa, que coisa linda, o meu povo fez de coração sincero!” É isso que aconteceu?

De maneira nenhuma. Deus manifestou a Sua indignação e deixou bem claro que Ele não quer ser adorado por meio de imagens. Um dos dez mandamentos estabelece precisamente isto: “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto” (Ex 20.4-5).

O tempo passou e, certa ocasião, dois homens chamados, Nadabe e Abiú, resolveram acender um fogo diante de Deus, mas um fogo da cabeça deles. Ao invés de seguir os detalhes de como Deus quer ser adorado... eles resolveram fazer do jeito deles.

E ao acender o fogo estranho diante do altar de Deus, acederam também a ira de Deus contra eles e foram consumidos na hora por um fogo que veio do céu. Irmão, era Deus mostrando para o Seu povo: “Eu levo o culto muito a sério”.

E se você acha que isso é coisa do Antigo Testamento, lembra de Ananias e Safira no Novo Testamento. Esse casal teve a tolice de mentir para o Espírito Santo de Deus e foram mortos na hora.

E também não se esqueça de Jesus! Uma vez, Jesus entrou no templo de Jerusalém e viu gente fazendo feira livre, vendendo coisas, fazendo negócios, e Jesus expulsou aquela gente que estava destruindo o culto a Deus. Irmão, Deus leva muito a sério o culto.

Hoje, o nosso culto a Deus é diferente. Ele não tem mais o sacrifício de animais como tinha no tempo de Salomão, nem existe também uma casa onde Deus mora lá em Jerusalém. Hoje as coisas são diferentes. O culto mudou, mas a seriedade do culto não mudou.

 

Certa vez, Jesus conversava com uma mulher samaritana e ela quis saber: “Mestre, qual o lugar certo pra gente adorar? É no monte em Jerusalém, como os judeus ensinam ou a gente adora aqui perto?” E a resposta de Jesus foi: “Mulher, tem uma coisa que você precisa saber: tá chegando uma hora e na verdade já chegou, que a adoração vai mudar radicalmente. Não vai ser mais adoração com sacrifícios de animais na frente do monte ou no templo de Jerusalém. Por causa de uma coisa que vai acontecer, a adoração poderá ser feita em qualquer lugar, em espírito e em verdade”.

E naquela conversa, Jesus deixou claro que Ele é o Messias, e que, por causa da vinda dEle, a adoração mudaria totalmente... que o sacrifício de animais do Antigo Testamento, derramando sangue, era apenas uma amostra do que estava para acontecer na cruz do Calvário, quando Ele, o Cordeiro de Deus, seria morto de uma vez por todas, extinguindo a necessidade de qualquer outro sacrifício.

Na cruz, Jesus fez o sacrifício perfeito, de maneira que hoje, nós não precisamos trazer animal e nem derramar o sangue dele quando estamos vindo adorar.

Pensa na confusão que seria: João Eloy, o irmão tá escalado pra trazer o animal... Gessi, você traz o facão... ah! graças a Deus isso acabou. Por que? Porque aquilo era antiquado? Não. Acabou, porque algo maravilhoso aconteceu na cruz: o Filho de Deus foi o sacrifício perfeito.

Por causa disso, a gente agora tem acesso direto a Deus e a gente não precisa fazer peregrinação pra Jerusalém afim de adorar de verdade.

Agora, por todo o Universo, o verdadeiro culto pode ser feito. A gente não precisa de templo, nós somos o templo e podemos adorar em qualquer lugar, porque o local de adoração é o local onde o povo de Deus se reúne para isso. Aleluia!

Mas, entenda, isso não muda o fato de que o culto continua sendo coisa séria.

Irmão, infelizmente, tem havido igrejas querendo crescer a qualquer preço e estão transformando o culto em entretenimento. A ideia é a seguinte: se a gente fizer aqui na igreja, no lugar do culto, um espetáculo evangélico, então as pessoas vão vir e vão se divertir aqui.

Longe de nós ficarmos inventando coisas no lugar do culto. Tem lugares onde a pregação da Palavra, ordenada por Deus, tem sido substituída só por musicas, ou apresentações teatrais. Nada contra o teatro, nem as danças, nem as apresentações musicais no culto. São todas expressões de adoração a Deus através da arte, mas cada coisa tem o seu lugar.

A gente não tem é o direito de ser levianos e levar o culto na brincadeira, porque fazer isso é perigoso, porque cultuar a Deus é coisa séria. “Guarda o teu pé quando entrares na casa de Deus. Não venham oferecer sacrifícios de tolo”.

Tão perigoso quanto isso é a religiosidade, o formalismo. A pessoa vai ao culto da igreja por costume.

Será que essa é a sua situação? Você está acostumado ir ao culto? Então, por costume, você balança a cabeça na hora certa, você responde o amém no final da oração, você fica em pé quando o pessoal levanta e você senta quando o pessoal senta.

Por costume, você tem até aquela saída estratégia pra tomar água no meio da pregação... desse jeito, você cumpre um ritual e quem vê pode pensar: “Puxa! Esse ali é um cristão sério”. Irmão, cuidado com o sacrifício de tolo.

Outra ideia errada sobre o culto: “Ah! Eu não preciso ir pra igreja adorar a Deus! Eu não preciso participar de culto”.

Muito comum esse pensamento. A ideia é a seguinte: todos os dias são santos, não precisamos separar um dia, a vida é um culto!

Mas veja o que a Bíblia ensina: “Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus” (Ex 20.9-10).

Antes, a adoração ocorria no último dia da semana, no sábado, mas depois da ressurreição de Jesus, mudou para o Domingo, o primeiro. Agora, ao invés de terminarmos a semana com adoração, nós a começamos com adoração.

 

E, amado, o dia de cultuar a Deus em conjunto com o povo, deve ser respeitado. A pessoa que fala que todos os dias são santos, acaba não santificando nenhum.

Tem uma canetinha que é usada para destacar o texto. Se você pegar um livro e sair destacando tudo, no final você não destacou nada!

Mas é isso que tem crentes fazendo: É obrigação sua encontrar-se com Deus toda a semana para prestar culto, mas quando você diz que cultua todo dia da sua casa mesmo, no fundo você está dizendo que vai fazer o que você quer em todos os dias, inclusive no Domingo, e você não leva a sério o culto a Deus.

Mas, veja como o nosso Deus é bom. Embora seja nossa obrigação adorá-lO, somos nós que saímos com o benefício.

Embora seja uma exigência de Deus para nós, quem sai ganhando mais do culto não é Deus, é quem participa!

Irmão, pare de pensar no culto como uma ocasião que você tem a obrigação de fazer, porque esta é a melhor oportunidade que você tem durante a semana para se desenvolver e se fortalecer em Deus.

É interessante quando uma pessoa começa a fazer exercícios numa academia. Nos primeiros dias é um sofrimento, dói cada músculo, osso que você não sabia que tinha, começa a doer. No começo é extremamente chato, mas você faz porque é importante. E passado um tempo, você começa a gostar daquele negócio, e mais do que isso, você começa a perceber os benefícios do exercício para a sua vida. E o mais interessante é que quando você perde um dia de academia, você sente falta.

De maneira semelhante é a participação a sério no culto do Senhor.

Muitas vezes a gente não entende o benefício, não entende o bem que faz pra saúde espiritual, o participar dos cultos semanais. Mas se você levar a sério, você vai começar a notar os benefícios que isto traz para a sua vida.

Eu te garanto minha irmã, meu irmão, que fazendo isso, o domingo que você perder, você vai sentir falta, vai se sentir incomodado. Vai doer no coração o dia que você perder o culto ao Senhor.

Porque é aqui, nessa ocasião, que Deus refrigera o seu coração, hidrata a sua alma! E, ao mesmo tempo, é aqui nessa hora, que Ele vai aquecer o seu coração, renovar o seu ânimo...

É aqui que Ele vai te ensinar, por meio da Palavra pregada e cantada, é aqui que Deus vai se encontrar com você por meio da comunhão do povo de Deus.

É aqui, amado, que você vai, semanalmente, experimentar algo firme, algo sólido, algo que não é fumaça, vapor, ou vaidade.

O culto é a única ocasião da sua vida em que você pode, de fato, experimentar algo que é sólido, que é duradouro.

 

CONCLUSÃO

Você gosta de adorar?

Auto-exame é um pouco difícil, mas precisa. Não responda em voz alta, mas você precisa responder com sinceridade: você gosta de adorar? Vir ao culto é um prazer ou é uma obrigação pra você?

Seja sincero, é uma tolice não ser. Você aprecia estar no culto?

Quais são os lugares em que você preferia estar hoje a noite? E quando você decide estar no culto, o que te atrai? É a presença de um amigo, é aquela moça bonita, é aquele rapaz simpático, é a possibilidade de encontrar a turma e lanchar após o culto, ou você vem porque seus pais exigem e pronto?

Você gosta, tem satisfação em vir para o culto? Ou fica torcendo pra aparecer uma boa desculpa pra não precisar estar no culto?

Culto é coisa séria. Guarda o teu pé quando entrares na casa de Deus.

O que você tem para ser corrigido hoje, em relação isto?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 06/12/2015

bottom of page