top of page

O NOSSO DEUS É GRANDE

Mateus 12.9-14

 

“9Jesus saiu dali e foi para uma sinagoga. 10Estava ali um homem que tinha uma das mãos aleijada. Então algumas pessoas que queriam acusar Jesus de desobedecer à Lei lhe perguntaram: – É contra a nossa Lei curar no sábado? 11Jesus respondeu: – Se um de vocês tiver uma ovelha, e no sábado ela cair num buraco, será que ele não vai fazer tudo para tirá-la dali? 12Pois uma pessoa vale muito mais do que uma ovelha. Portanto, a nossa Lei permite ajudar os outros no sábado. 13E disse para o homem: – Estenda a mão! Ele estendeu, e ela sarou e ficou igual à outra. 14Então os fariseus que estavam ali saíram e começaram a fazer planos para matar Jesus”.

Essa Palavra vai abençoar a sua vida. Quantos crêem no poder de Deus? Então ponha a Bíblia sobre o seu colo e honre à Palavra de Deus, dando para Ele um grande aplauso e, enquanto aplaude, glorifique o Senhor! Exalte o Senhor! Faça barulho, diga “glória a Deus!”

 

Introdução

Certa vez, fui participar num congresso de despertamento espiritual em Belo Horizonte, um congresso até promovido pela nossa Convenção Batista, numa época em que não era muito comum adorar com as mãos erguidas, com as mãos levantadas... alguns pastores até conseguiam, mas outros de maneira nenhuma. Então, numa das noites, retornando ao quarto onde fiquei hospedado, um pastor que havia erguido as mãos, com muita liberdade na sua adoração, brincava com outro que não havia levantado a sua. Na brincadeira, aquele pastor explicava que o colega tinha a “mão mirrada”. Foi um riso geral. Brincadeira saudável entre colegas, feita em boa hora, na dosagem certa... ninguém ficou ressentido.

Eu me lembrei daquele momento ao estudar este texto da Bíblia que fala de uma mão aleijada... ou mirrada mesmo, conforme lemos numa versão da Bíblia.

O termo “mirrada”, mão mirrada – é um adjetivo que exprime a idéia de seco, ressequido. E Mateus conta a história de como Jesus curou um homem que tinha a sua mão ressequida. Como nosso Deus é Grande e faz coisas grandes! Amém?

Creio que Deus tem muito a nos falar a respeito de nossas mãos espirituais nesta noite.

Primeiro, vejamos o significado das mãos. (2)

Nossas mãos são nossos instrumentos... com elas podemos criar, fazer coisas, podemos segurar, até lutar e nos defender.

Sem as mãos nos sentimos impotentes, dominados, subjugados. Não é por acaso que o policial subjuga um criminoso algemando-lhe as mãos... agora tem aí uma lei regulamentando o uso das algemas – mas aquele que é algemado é subjugado, dominado.

Pois o Evangelho registra aqui, a história do que Jesus fez a um homem subjugado, dominado pela condição de sua mão... ele tinha a sua mão natural ressequida.

Sem mão, ficamos assim: dominados, subjugados.

Segundo, precisamos entender que a expressão ressequida é diferente de ressecada... ressequida é mais grave! (3)

Por exemplo, a pele pode estar ressecada pelo sol... aí, basta um cremezinho hidratante da Natura, da Boticário... e pronto... agora, quando não tem creme, tem quem dá um cuspe na mão e passa no cotovelo pra amaciar... vai dizer que nunca fez isso?

Mas se estiver ressequida, isto é mais grave, porque significa que ela engrunhiu, ficou seca, o sangue não corre mais, ela perdeu a sensibilidade, secou! A mão que está ressequida perdeu completamente os movimentos, ficou atrofiada.

Portanto, quem tem a mão ressequida, está dominado, vencido, subjugado por essa situação... assim, podemos dizer que mãos ressequidas é símbolo de algo muito sério no mundo espiritual.

Porque da mesma forma como no mundo natural tudo é conquistado com as mãos, no mundo espiritual também, só que a mão no sentido espiritual é a nossa fé.

A fé exerce o papel de mão no mundo espiritual (4), ou seja, quer conquistar as bênçãos de Deus? ...use a fé! ...quer tocar em Deus, quer sentir Sua presença? ...é por meio da fé que isto é conquistado e experimentado.

A Palavra até diz em Hb 11.6 (5): “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor”. Então, no mundo espiritual a fé faz o papel de mão.

Agora, vejamos a implicação disso:

A mão ressequida é como a fé ressequida.

Você, ter a mão espiritual ressequida significa ter uma fé que não se abre para receber as bênçãos de Deus e as provisões de Deus que estão ao seu dispor.

A bênção de Deus tá lá, mas ela não chega automaticamente – é preciso apanhá-la, buscá-la! Por isso, precisamos ter mãos espirituais para nos apropriar das bênçãos, para pegar e dizer: “É meu, eu tomo posse... isso me pertence, em nome de Jesus”.

A parte de Deus é dar, mas a nossa parte é apropriar, é buscar, é pegar. Porém, se a mão estiver ressequida, isto é, se a sua fé estiver mirrada, atrofiada, fora de uso, você não vai poder se apropriar das promessas de Deus...

Com a mão ressequida você também não pode lutar no meio da batalha, pois será incapaz de empunhar a espada do Espírito. Também no meio da luta a fé ressequida não serve de defesa, porque ela é escudo – a armadura espiritual do cristão tem uma peça chamada “escudo da fé” e diz a Palavra de Deus: “para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno” (Ef 6.16).

Por isso, Jesus quer curar a fé ressequida... Lemos no v.13 (6) que Jesus “disse para o homem: Estenda a mão! Ele estendeu, e ela sarou e ficou igual à outra”. Jesus quer fazer isso à fé que estiver ressequida. Hoje é dia de milagre, é dia do grande Deus operar grandes maravilhas. Amém?

Mas, por que Jesus quer curar a fé ressequida?

Existem três razões aqui no texto.

 

...a primeira, é:

PORQUE VOCÊ PERTENCE A JESUS (7)

No v.12, Jesus responde às pessoas que queriam acusá-Lo de desobedecer a Lei... a resposta dEle foi: “Se um de vocês tiver uma ovelha [veja, ovelha sua], e no sábado ela cair num buraco, será que ele não vai fazer tudo para tirá-la dali? 12Pois uma pessoa vale muito mais do que uma ovelha. Portanto, a nossa Lei permite ajudar os outros no sábado”.

E naquele instante, olhando nos olhos do homem que tinha a mão ressequida, Jesus falou: “essa ovelha é minha, ele me pertence”.

Amado, a primeira razão porque Jesus quer curar sua fé ressequida, é que você é dEle: servo dEle, discípulo dEle – você pertence a Ele! Sim, se você já entregou a sua vida para Jesus dirigir, se você tem Jesus por Dono da sua vida, por Salvador da sua alma, você é dEle e você tem, em Deus, toda a sorte de bênçãos espirituais para usufruir.

Por essa razão, Jesus tem interesse em curar suas mãos espirituais.

 

...a segunda razão(8) porque Jesus quer curar toda fé que estiver ressequida, é:

PORQUE UMA FÉ MIRRADA COLOCA VOCÊ NUMA COVA

No v.11, Jesus falou que a ovelha, isto é, o homem da mão ressequida, estava caído numa cova e em seguida Jesus afirmou: “pois ainda que seja um sábado, seja o dia que for, Eu farei todo esforço para tirar o meu servo do buraco”.

Mas preste atenção! Todas as vezes que sua fé fica ressequida, fica mirradinha, sem uso, sem pegar nada do que está em Deus, você cai em uma cova, em um buraco.

Crentes com a fé ressequida estão num buraco(9)... e alguns são grandes, olha aí! Crentes que caem numa cova, de vez em quando colocam o pescoço pra fora, aparecem pro culto, cantam um pouco, fazem uma oração... mas logo ficam cansados, com a alma cansada, o semblante cansado, ficam também com uma conversa cansativa, enjoada... é porque estão caídos numa cova.

Quem tem a fé mirrada pode estar caído numa cova – com a única vantagem de ainda não ter terra por cima, mas tá lá na cova, isto é, com a vida difícil, apertada, deprimida... sem chance de sair, de agir, de conquistar alguma coisa.

Caído numa cova, pode ser também que você esteja com as emoções feridas, com o seu coração sufocado... quem sabe até sem sonhos, sem visão de um futuro melhor?

Amado, se você se identifica com esse homem, que está caído numa cova, desistido de crer, desistido de lutar: tenha ânimo... porque mesmo que você esteja caído na cova da mediocridade, esse texto mostra que em Jesus, há cura para a sua fé

Então se agarre à essa verdade... Deus pode intervir, e grande como Ele é, pode fazer um grande milagre!

 

...e a razão número três porque(10)  Jesus quer trazer essa cura para a fé mirrada, é:

PORQUE VOCÊ TEM UM GRANDE VALOR PARA ELE

Jesus falou, v.12: “Pois uma pessoa vale muito mais do que uma ovelha”.

Jesus quer curar sua fé porque você é muito precioso para Ele, o que não depende de como você vê a si mesmo ou de como você se enxerga. O fato é que Jesus enxerga além da sua capacidade de enxergar, e para Ele, você é muito precioso, é de grande valor.

Deus tem pensamentos bons ao seu respeito. O olhar de Deus para você não é de ira, não é de reprovação... tem crente que tem mania de pensar em Deus como carrancudo, mau humorado, difícil de ser agradado...

Mas observe Jesus lidando com o homem aqui do texto: a mão estava mirrada, ressequida, então era feia de se ver... o homem estava numa cova, num buraco, numa situação deplorável, indigna de um servo de Deus... mas Jesus olha pra ele com um olhar de compaixão, de amor.

Amados, quem de nós, filhos de Deus, estiver com a sua fé mirrada, enfraquecida e pequena, pode estender a sua mão para Jesus, porque o seu valor para Ele não é afetado.

Você pode até dizer: “Mas, eu não entendo, eu não consigo entender como Deus pode enxergar algo de valor em mim”, eu também não entendo, mas o fato é que Ele en-xer-ga!

É como uma nota de 1 Real velha, amassada, suja, riscada... e de uma nota também de 1 Real nova, que acabou de sair do Banco Central. Qual delas tem mais valor, a nota velha ou a nota nova? ...isso não importa, elas continuam valendo o valor que foi estabelecido pra elas.

Quem sabe, você é um crente que neste tempo, está na cova... Também não importa como você está (11) para Jesus poder abençoar.

Quem sabe você é um líder de célula, que está na cova? ...é, o pessoal da célula empurrou você pra lá... não foi de propósito, claro, mas eles não fazem discipulado, não aparecem no encontro da célula, não fazem prestação de contas... e você tá lá embaixo no buraco da frustração, amassado, sujo, ferido... porque a sua fé não agüentou, não suportou – ouça, nota de 1 Real Celestial: o seu valor para Deus não foi afetado.

Lembrando Ludmila Ferber: Levanta os teus olhos... Deus vai restaurar os teus sonhos, vai restaurar a sua visão de ministério, de liderança... Deus vai te dar cura, vai te dar unção de ousadia, de conquista e de multiplicação!! – porque você tem um grande valor para Ele!

 

Agora, visto isso, precisamos aprender aqui do texto:

COMO JESUS CURA A FÉ RESSEQUIDA?

Lemos no v.13 (12): “E disse para o homem: – Estenda a mão! Ele estendeu, e ela sarou e ficou igual à outra”.

Assim como Jesus disse para o homem da mão mirrada estender a mão, isso é tudo o que Jesus está pedindo hoje: Ele apenas pede para você estender a sua mão.

Estender a mão significa ter a postura de crer, significa dar um passo de fé, de confiança em Deus, nesta hora. E ter fé é simplesmente crer, sem questionar a Deus.

Quando há questionamento não há fé, há dúvida... o crente que fica questionando: “Ah! E se não der certo... e se demorar pra acontecer... e se não funcionar comigo?” ...isso é ausência de fé.

Mas, se você crer, se você estender a sua mão ressequida, Jesus irá enchê-la dos tesouros do céu. Estenda a sua mão!

 

...mas, o que exatamente significa estender as mãos(13)?  Primeiro:

É ABRIR-SE PARA DEUS E SUAS BÊNÇÃOS.

Talvez você ainda esteja pensando: “Eu não consigo crer... a minha mão espiritual está mirrada, a minha fé está ressequida”. Oh! Crente ruim...

Mas o Senhor apenas diz: “Estenda a mão!”...  estender a mão ressequida você pode, você consegue... experimente se abrir para Deus e Ele vai operar. Aguarde pra ver!

 

...segundo, estender as mãos: (14)

É APROPRIAR DAS BÊNÇÃOS.

É tomar posse! A fé é isso: é tomar posse, é dizer: “agora essa bênção é minha”.

A parte de Deus é dar a bênção, a sua parte, a nossa parte, é apropriar da bênção, é pegá-la, é dizer: é minha.

Nos meus primeiros anos de vida cristã eu tinha uma grande dificuldade; eu ficava me perguntando até quando devia orar pedindo a Deus a bênção que eu buscava. Orava uma vez e quando ia orar de novo, eu questionava: “Mas eu já disse pra Deus, será que vou ter que ficar repetindo todas as vezes o mesmo pedido de sempre?”.

Quantas vezes você precisa orar pedindo a mesma coisa pra Deus?

Eu comecei a estudar e fui aprender que devia orar, pedindo a mesma coisa a Deus, até que eu pudesse sentir a bênção como se já fosse minha... então, a partir do momento que eu tomasse posse, que eu adquirisse segurança de ter a bênção comigo, daquele momento em diante eu não precisava mais continuar pedindo, mas sim, em me ocupar louvando e glorificando a Deus, porque eu tinha tomado posse, adquirido segurança, e  então sabia que no devido tempo – tempo de Deus, a bênção se manifestaria.

Foi assim na minha ida para o Seminário, foi assim no meu casamento, foi assim no aluguel da primeira casa onde moramos... tem sido assim tantas vezes!

Estender as mãos, significa tomar posse.

...e em terceiro lugar, estender a mão, significa ter: (15)

DISPOSIÇÃO DE USAR A FÉ

Fé é pra ser usada... e hoje é dia de você estender a sua mão espiritual! Amém?

Ainda que seja mão mirrada, fé pequena demais para crer que Deus faz coisas grandes, hoje é dia de você tomar uma nova postura, adquirir uma nova disposição – a disposição de exercitar a fé, de estender a mão para Deus, porque o Senhor é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos... a Ele seja a glória!!

Irmão, se você pensa que a bênção de Deus para a sua vida é muito grande, Deus é ainda muito maior.

Portanto, saia da pequenez, saia da mediocridade... saia da cova, vamos crer em coisas grandes porque Deus é grande!

 

Conclusão:

A palavra de Deus que fica para nós hoje é essa (16): Estenda a mão. Quando você estender a mão ressequida, ela será curada em nome de Jesus.

Como está a sua fé? ...como está a sua mão espiritual para agarrar as bênçãos de Deus? ...ela está atrofiada, ressequida, fraca, sem nenhuma ação?

Hoje é dia de milagre! Quem vai estender a mão?

Tem algum líder de célula com a fé ressequida?

Tem algum crente, vivendo neste tempo, como que numa cova?

Tem alguma pessoa sem praticar nenhuma fé, mas que está resolvida esta noite a confiar sua vida para Jesus dirigir?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 8.3.2009

bottom of page