top of page

O PASSO MAIS IMPORTANTE

Tiago 1.2-3; 4.8

 

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança” [...] Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração” (NVI).

“Queridos irmãos, a vida de vocês está cheia de dificuldades e de tentações? Então, sintam-se felizes, porque quando o caminho é áspero, a perseverança de vocês tem uma oportunidade de crescer. [...] E quando vocês se achegarem a Deus, Ele se achegará a vocês. Lavem as mãos, pecadores, e permitam que os seus corações se encham somente com Deus, a fim de torná-los puros e fiéis a Ele” (BV).

 

INTRODUÇÃO

Irmãos, este ano é uma maravilhosa oportunidade para nós, como igreja, de nos achegarmos a Deus. É, sem dúvida, uma oportunidade para chegarmos mais perto de Deus e experimentarmos Deus mais perto de nós.

Eu digo isto por causa das adversidades que temos.

O que são adversidades? São infortúnios, são dificuldades, aborrecimentos, são contratempos... adversidades são coisas desagradáveis que acontecem e que impedem o sucesso, retarda o crescimento, rouba a alegria... 2016 foi um ano de muitas adversidades. As mais fortes para nós, como igreja, no meu modo de ver foram as seguintes: Irmãos que pararam de congregar conosco, células que não reproduziram e dinheiro que muito curto... misericórdia!

Mas sabe, enquanto todo dicionário define adversidade como falta de sorte, infortúnio e atraso, a Bíblia mostra que a adversidade é uma ferramenta que Deus usa para criar os campeões. Está escrito: “quando o caminho é áspero, a perseverança (...) tem uma oportunidade de crescer”.

Este ano temos um tema cem por cento divino para a nossa vida: amor e cuidado, porque é o que Deus é e faz em perfeição. Deus é amor e tudo que Ele faz é para o nosso bem. Tudo de Deus visa o nosso bem, nunca a nossa dificuldade. Portanto, amor e cuidado é o que Deus proporciona o tempo todo.

Por isso, eu te falo: temos neste ano a maravilhosa, graciosa, grande e bendita oportunidade de nos achegarmos mais a Deus e vê-Lo Se achegando mais a nós.

Como diz aquela canção Rompendo em Fé: “As montanhas e vales, Desertos e mares que atravesso, Me levam para perto de Ti”.

Que impressionante! Ao invés das adversidades nos levarem para longe de Deus, elas nos aproximam dEle.

Então, irmãos, temos a oportunidade. Vamos aproveitá-la! Este é o ano de experimentarmos o amor e o cuidado de Deus, mas é também o ano de manifestarmos esse amor e cuidado na vida de outros.

Tendo dito isto, o que você pode esperar da sua liderança para este ano?

Espere uma direção segura que te ajude a experimentar e manifestar o amor e cuidado de Deus.

Eu vou trabalhar este ano objetivando isto: que você experimente mais, na sua vida, do amor e cuidado de Deus, para, por sua vez, manifestar esse amor e cuidado na vida dos outros.

Duas palavras fortes nesta minha declaração: experimentar e manifestar. Que no ano 2017 você seja ajudado a experimentar mais do amor e cuidado de Deus para manifestar melhor esse amor e cuidado na vida dos outros. Por isso, 2017: ano do amor e cuidado.

O que será feito para você experimentar mais e manifestar melhor o amor e cuidado de Deus a partir deste ano?

Deixa eu te falar brevemente, começando por aqui, o nosso TADEL. Para quem não estiver familiarizado, TADEL é uma sigla que significa Treinamento Avançado de Líderes. De acordo com a Bíblia todos somos ou podemos ser líderes em alguma coisa: em casa, na igreja, na escola, no trabalho... toda pessoa, Deus criou com a condição de influenciar. E ser líder é isso: é exercer influência. E como filhos de Deus, é muito importante aprender e receber treinamento para influenciar o comportamento dos outros. Por isso, o TADEL deve ser uma reunião aberta, é para todos da igreja! Todos são muito bem-vindos ao ensinamento e treinamento.

Mas, este ano, o TADEL adquire um novo formato, vai ser uma escola! A qualquer momento, uma pessoa pode chegar e participar dela. O TADEL vai oferecer uma sequência de cursos que será reiniciada no começo de cada ano, com o seguinte propósito: formar pessoas servas, maduras, instruídas na Palavra e que sejam capazes de ajudar na obra de Deus.

Os cursos oferecidos terão uma duração de até 3 meses cada: o Curso Maturidade Cristã (que é o ponto de partida para o aperfeiçoamento de toda pessoa como discípulo de Jesus), Família Cristã (um curso muito abrangente sobre a vida familiar), o curso Lealdade e Deslealdade (que vai ajudar você a verificar se tem sido leal ou desleal) e o curso Finanças (que traz princípios para você andar em vitória nesta área da vida).

Receber estes cursos será muito importante, porque eles formam o alicerce para muitas novas etapas e conquistas que o Senhor deseja que todo crente alcance. Então, o TADEL agora é uma escola de treinamento, só que sem taxa de matrícula, sem mensalidade. A igreja vai oferecer! Serão cursos de até 3 meses de duração para o seu aperfeiçoamento.

Agora, para fortalecer o ensino, o treinamento, o aperfeiçoamento cristão, alguns seminários de fim de semana serão oferecidos no decorrer do ano: o ATITUDE 434, para adolescentes, jovens e adultos, que é um seminário sobre a pureza sexual. O TLC que é um curso para a formação de servos na liderança de células.

E tem ainda o ENCONTRO de IMPACTO, que é um retiro espiritual de três dias, realizado num sítio próximo da cidade, onde as pessoas são ministradas profundamente nas principais áreas da vida.

Quem faz estes cursos e participa dos seminários, vai sendo preparado para ajudar os outros.

Nossos futuros líderes aqui na igreja, serão homens e mulheres que terão percorrido este caminho!

Imagine uma pessoa que é crente nova, que acabou de entregar a vida para Jesus dirigir e abençoar e veio para a nossa igreja, congregar conosco!

Como que essa pessoa vai ser ajudada a experimentar o amor e cuidado de Deus? Olha, logo que uma pessoa se converte a Jesus, ela deverá ser acolhida por uma célula e inserida num RD (Relacionamento Discipulador), para ser ajudada nos primeiros passos e ser preparada para o batismo.

Esta é a nossa proposta para o seu crescimento espiritual. É um caminho bem definido.

E o Culto do Envio, que faz o reconhecimento e a unção de líderes para uma grande colheita. Nossos futuros líderes serão homens e mulheres que terão percorrido este caminho.

Esta é a nossa proposta para o seu crescimento espiritual. É um caminho bem definido. Venha fazê-lo conosco! Porque eu tenho certeza, na força que o Espírito Santo, este é um novo tempo e nós vamos que vamos!

Aqui está o passo mais importante que uma pessoa pode dar: o passo na direção de Deus. Não há passo mais importante do que esse: aproximar-se de Deus.

Por que esse passo é importante? ...o texto mostra o motivo principal logo na primeira parte do v.8: "Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês".

Esse é o motivo. Devemos nos aproximar de Deus, porque quando nós damos este passo, ele desencadeia uma reação recíproca da parte de Deus.

Agora, para que uma pessoa realmente possa chegar mais perto de Deus, é preciso que ela considere algumas coisas.

Hoje em dia, tem muita gente interessada em que Deus se chegue para ela, mas a pessoa mesma não tem qualquer disposição em se chegar para Deus.

Isto tá errado. Você nunca terá Deus perto de você, se você não estiver perto dEle. A Palavra diz que você deve se aproximar de Deus.

Como que isto é conseguido?

 

PRIMEIRO LUGAR: Vontade

Por que é preciso vontade para que uma pessoa possa se aproximar de Deus, chegar mais perto de Deus?

Primeiro, porque Deus nos criou com livre arbítrio, isto é, com capacidade e direito de escolha... Portanto, Deus não força a vontade de ninguém.

Se você não quiser se aproximar de Deus, Deus respeitará a sua vontade.

Podemos ver o exemplo de Josué, que disse ao povo de Israel (Js 24.15): "Mas, se vocês não querem ser servos do Senhor, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos ao Senhor".

Sabe, Deus quer que todos se acheguem a Ele, porém de modo espontâneo. É como deve ser a adoração.

O Salmo 100.2 revela isto: "Adorem o Senhor com alegria e venham cantando até a sua presença". - adorar com alegria e entrar dançando na presença do Senhor... não dá para fazer isso obrigado; a adoração tem que ser espontânea.

Você tem tido o desejo de se aproximar mais de Deus?

Porque a primeira atitude necessária para isto é a vontade, ter vontade de fazer isso. Se você não tiver essa vontade, nada feito.

 

SEGUNDA ATITUDE NECESSÁRIA: Renúncia

Uma prova quanto a necessidade de renúncia, para nos aproximarmos mais de Deus, para chegarmos mais perto de Deus, está exatamente na segunda parte desse verso de Tg 4.8: "...Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração".

O que quer dizer esta recomendação: "Purificai as Mãos". . . "Limpai o coração". A NVI traduz: "limpem as mãos... purifiquem o coração".

A recomendação "purificai as mãos", simboliza o abandono dos males morais, como aqueles mostrados no começo deste capitulo 4 de Tiago. Veja lá: os prazeres da carne (v.1), cobiças e invejas (v.2), amizade com o mundo (v.4), orgulho (v.6), e etc.

 

Estas são algumas coisas, das quais, precisamos nos livrar completamente, pois tais coisas, impedem a nossa real aproximação de Deus...

Nesse caso, a pessoa pode até querer chegar mais perto de Deus, mas se ela está cheia de coisas que desagradam a Deus, Deus a repelirá, Deus resistirá a ela...

Portanto, todas as coisas más, são como pedras de tropeço no caminho. Veja o que se lê em Is 59.2: "Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus...".

Quanto a recomendação "limpai ou purificai o coração", significa a purificação do nosso íntimo... a limpeza de todos os males que muitas vezes estão armazenados dentro de nós, no íntimo do nosso ser.

Porque, na verdade, uma limpeza apenas externa ou superficial, não tem valor algum diante de Deus.

Veja em Mt 23.27-28, o que Jesus disse a respeito dos Fariseus em Mt 23:27-28: "Infelizes de vocês, professores da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. 28 Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados".

Portanto, para você chegar mais perto de Deus, é preciso que também essa atitude da renúncia, que implica em deitar fora aquilo que é mau, pecaminoso.

E vale lembrar que é o Espírito Santo, usando a própria Palavra de Deus, que nos limpa e purifica do nosso pecado, como certa vez o Senhor declarou aos discípulos; lemos em Jo 15.3: "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado".

TERCEIRA ATITUDE: Firmeza

O texto de Tiago 4:8 faz referência às pessoas que não tem firmeza. Lemos o seguinte: "Vós que sois de ânimo dobre"; a NVI traduz assim: "vocês que têm a mente dividida" e a NTLH as chama simplesmente de hipócritas.

Portanto, as pessoas de ânimo dobre são as que têm o coração dividido, o coração fingido.

Pessoas de ânimo dobre são aquelas que servem ao mundo, embora finjam servir a Deus, ou seja, uma parte do coração está voltado para Deus, mas a outra parte está voltada para o mundo.

Pessoas de ânimo dobre são pessoas que se mostram instáveis, ou seja, pessoas que tomam decisões hoje que prontamente revogam, desfazem, amanhã.

Pessoas de ânimo dobre são aquelas que as vezes querem ser amigas de Deus, mas na verdade, são mais amigas do mundo.

Mas Deus não aceita que tenhamos um coração dividido. Lemos isto no v.4: "Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus".

Por isso que é necessário o passo da firmeza: resolva ser firme na fé, firme espiritualmente, firme na Palavra, porque esse, de fato, é um passo fundamental, para que alguém possa se achegar mais a Deus.

 

CONCLUSÃO

Irmão, irmã: o que vai acontecer, à luz de Tg 4.8, se você se achegar mais a Deus?

Deus se aproximará de você!

Para isso, realmente é preciso que você tenha Vontade, faça Renúncia e tenha Firmeza.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 29/01/2017

bottom of page