top of page

FATOS CONCERNENTES AO ENCHIMENTO DO ESPÍRITO

João 7.37-39

 

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. – NVI

Ouvi dizer que o dia de Pentecostes foi um dia modelo para todos os crentes, porque todo dia é dia de ficar cheio do Espírito Santo, de mergulhar nEle e ficar tão cheio como uma esponja, sabe como? ...ensopada, que pinga unção de Deus. Ou como diz o Salmo 23: “o meu cálice transborda”.

 

O Dr. Scofield, famoso comentarista da Bíblia, conta de uma experiência que o tocou profundamente. Ele tinha ouvido um pregador falar sobre o leproso Naamã, aquele que foi orientado se banhar sete vezes no rio Jordão. Mas o pregador estava meio assim “sem vida” e a pregação também estava sem vida. Ao sair do auditório, alguém comentou com o Dr. Scofield: “Este irmão bem precisava dar mais um mergulho no Rio Jordão”.

E Scofield relata o seguinte: “Pedi licença, me retirei para o campo na escuridão da noite. Olhei para as estrelas e pedi a Deus com lágrimas nos olhos: “Oh Deus, eu sou o homem que precisa de um novo mergulho no Jordão!”

E o Espírito de Deus veio sobre Scofield lá. O Espírito de Deus encheu a vida daquele homem e ele se tornou muito abençoado, muito frutífero na obra de Deus. O Dr Scofield criou um sistema de estudo da Bíblia que resultou na publicação da Bíblia de Estudo Scofield, que é uma ferramenta preciosa!

Irmãos, que Deus também nos ajude a buscar por esse mergulho mais profundo no Espírito de Deus! Que sejamos cheios do Espírito Santo. Amém?

O Brasil vende bebida alcoólica e diz lá na propaganda: "Aprecie com moderação". Mas a quanto água viva do Espírito Santo a Bíblia anuncia assim: "Enchei-vos". "Enchei-vos".

Veja o que está escrito no evangelho de João 7.37..

Está escrito: “No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. "Se alguém tem sede”, Jesus disse, “venha a mim, e beba” (Jo 7.37).

Mas, é somente quando o crente está tão sedento, com muita sede mesmo, a ponto de desistir de tudo que atrapalha o enchimento do Espírito, é que ele é realmente cheio.

Um crente falava pro outro mais cheio do Espírito Santo que ele: “Eu daria tudo para ter a experiência que você tem com o Senhor”. E aquele irmão respondeu: “Ora, você não sabe não?! Pois, foi justamente isso que me custou”.  

Será que alguém aqui esta noite, quer ser cheio do Espírito Santo, mas definitivamente não está disposto a pagar o preço?

Posso falar ao seu coração? Você gostaria de entrar numa nova dimensão de vida espiritual... numa vida cheia do Espírito Santo?

Porque ser cheio do Espírito faz parte do pacote da salvação, se você já é um crente em Jesus! Jesus morreu não apenas para que você fosse salvo, mas para que você viva cheio do Espírito de Deus.

Por isso, eu quero chamar sua atenção hoje para essa doutrina: para quatro fatos fundamentais sobre o enchimento do Espírito.

Quantos querem ser cheios do Espírito Santo?

 

...o primeiro fato para isto ocorrer, é o seguinte:

O Que Deus Pede, Você Precisa Entregar

É preciso passar por uma experiência de consagração, de entrega, para que venha o enchimento do Espírito.

Às vezes são necessários longos anos até que o crente compreenda essa necessidade de rendição... mas, às vezes para a ficha cair, basta um salto, basta um momento...  O fato, porém é o seguinte: primeiro, precisa haver este ato de rendição para depois vir o enchimento do Espírito Santo.

O que quero dizer é que, se não houver rendição, se não houver entrega, também não haverá plenitude do Espírito Santo, porque o enchimento do Espírito vem em resultado dessa entrega.

Se quer ser cheio do Espírito Santo, você precisa de consagração, precisa entregar a Deus aquilo que Ele pede... e sabe, irmão, é a sua vida inteira que Deus pede.

“Ah! mais aí é muito!” Mas esse é o preço.

Quando o Senhor chamou os primeiros discípulos, Ele mostrou quão radical se precisa ser. Ele disse, lemos em Lc 14.33: “qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo”. Esse é o preço.

O Novo Testamento está cheio de afirmações de Jesus exigindo uma entrega total... em Lc 9.23 está: "Se alguém quiser acompanhar-me [disse o Senhor], negue-se a si mesmo”.

Não pode haver reservas... ninguém pode dizer: “Senhor Deus, entrego a minha vida ao Senhor, vou te seguir, mas quero conservar meu namoro impuro, quero manter meu negócio desonesto ou quero continuar com o meu vício”. Deus diz: “Não quero. Se vai ser meu discípulo, renuncie a tudo o que possui”.

Deus requer tudo o que você tem, a sua vida inteira.

Deus quer o seu passado e o seu presente, e todo o seu futuro também.   

Mas por quê? ...porque Ele deu tudo por você. Deus criou você com um propósito, mas você se tornou pecador, merecendo a morte e uma condenação eterna. Mas Deus amou você e na cruz, Jesus morreu no seu lugar. Jesus se esvaziou, Ele deu tudo, porque Deus amou você e quis salvá-lo.

Está escrito em 2Co 5.15: “ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”.

Portanto, é completamente justo que Aquele que deu tudo, exija tudo de você agora.

Muitos estão em perigo de achar que já se renderam completamente a Jesus, quando, na verdade, não entregaram tudo ainda.

Você entregou tudo para Deus? Já disponibilizou todo o seu ser para Deus?

Talvez você tenha entregado para Deus só uma parte do seu tempo... quem sabe, você entregou essa hora aos domingos a noite aqui, mas Deus quer todos os seus domingos e feriados e os dias úteis da semana. E as suas férias também!

Talvez você tenha aprendido que Deus quer o dízimo do seu dinheiro. Mas na verdade, não apenas o dízimo (agora tem apóstolo já falando em trízimo: um pouco para o Pai, um pouco para o Filho e mais um pouco para o Espírito Santo), mas todo o seu dinheiro, todos os seus bens móveis e imóveis... a sua vida inteira, é o que Deus quer.

Jesus foi muito sério quando disse: “qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo”.

Você já renunciou tudo? Já dispôs a entregar tudo?

Isso não significa que você tem que trazer tudo o que tem aqui pro prédio da igreja e se mudar pra cá, como que dizendo: “Toma, estou entregando tudo”. Não, não é isso.

Entregar tudo para Deus significa que você vai se submeter ao governo dEle... que você não pertencerá mais a você mesmo nem terá mais direito sobre você mesmo.

Entregar tudo para Deus significa que sua vida será governada por Jesus, o Rei do reino, o Senhor... e que sua principal motivação será fazer a vontade dEle... que você vai ser o servo e Ele o Senhor, o Dono da sua vida.

É difícil fazer isso? É, exige uma decisão radical.

Algumas decisões são tomadas facilmente, com pouco esforço. Mas a decisão pelo reino de Deus implica em entregar tudo.

Por isso que está escrito em Mt 11.12: “Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele”.

O que este verso da Bíblia está dizendo é que é preciso de esforço para se entregar tudo a Deus... Você está disposto a entregar tudo?

Tive que me prolongar nisso para mostrar que o que Deus pede, você precisa entregar, porque se não houver essa entrega, não haverá enchimento do Espírito Santo na sua vida.

Porém, quando você entrega tudo, isto é o primeiro passo para ser cheio do Espírito.

Quantos querem ser cheios do Espírito Santo?

 

...o segundo fato sobre o enchimento do Espírito:

O Que Você Entrega, Deus Aceita

Creia nessa verdade.

Se você entregar toda sua vida a Deus, Ele aceitará. No evangelho está escrito (Jo 6.37): “quem vier a mim eu jamais rejeitarei”.

Por isso que não há casos perdidos para Deus... será que estou falando para alguém que perdeu o seu valor? ...à alguém que se acha uma pessoa feia, sem importância, rejeitada por todo mundo e até por si mesma? ...ainda assim, o que você entregar a Deus, Ele aceitará.

Conta-se que Michelangelo, o grande artista do renascimento italiano, encontrou um bloco de mármore abandonado ao sol e chuva, todo riscado, cheio de arestas, que todos davam por perdido e sem valor. Mas Michelangelo apanhou aquele mármore, levou para sua sala de trabalho e começou a limpar, tirou as arestas e se pôs a esculpir nele. Por fim, aquele rejeitado mármore, que ninguém dava importância, nas mãos do artista, se transformou na monumental estátua do rei Davi, até hoje admirada em Florença, na Itália.

Você pode ser como aquele mármore, cheio de arranhões e impurezas, mas Deus vê o seu valor... por isso, quando você se entrega, Deus aceita! Tenha fé!

Em Rm 12.1 lemos isto: “...irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”.

O que Deus pede, você precisa entregar e quando você entrega, creia que Ele aceita.

Então, quando você diz: “Senhor, toma a minha vida. Eu me entrego por inteiro”. No momento seguinte, olhe para cima e diga: “O que eu entrego, Deus aceita! Obrigado, Senhor Jesus, por esse fato!”

Fazendo isto pela fé, você vai ver, a sua alma sedenta vai começar a sentir que o enchimento do Espírito Santo vem vindo.

Quantos querem ser cheios do Espírito de Deus?

 

...o próximo fato sobre o enchimento do Espírito é:

O Que Deus Aceita, Ele Enche

Muitos crentes dão pouca importância a este fato e por essa razão não experimentam o enchimento do Espírito.

Já entregaram tudo para Deus, tem consagrado a vida, o tempo, os bens... mas mesmo assim, nada sabem sobre o que é estar cheio do Espírito Santo.

Crentes bons, sérios, comprometidos, mas que se forem perguntados: “E aí, você está cheio do Espírito Santo hoje?” Respondem encabulados: “Não sei... não tenho certeza”.

Como pode ser isso?

A explicação é que esses irmãos imaginam que para ficar cheios do Espírito Santo, depois de haver entregue tudo para Deus, terão que sentir as mesmas emoções fortes que alguns outros dizem sentir...

Mas Jesus deu uma promessa e, em vez de se apegar ao que os outros dizem, você deve descansar na promessa – a promessa que diz (Jo 7.38): “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. É simples assim.

Jesus está dizendo: “Não importa se você vai sentir alguma coisa... não importa se vai ter as mesmas emoções que os outros... aprenda a descansar na promessa, porque, tão certo como Deus aceita o que você entrega, Ele enche também!”

Não existe uma experiência padronizada do tipo: quem for cheio do Espírito Santo, vai chorar de emoção!

Não. Alguns ficam cheios da presença de Deus e choram de emoção, é verdade... mas isso não é a regra.

O enchimento do Espírito Santo é como a experiência da conversão: cada um tem a sua... ninguém se converte a Jesus da mesma maneira que o outro.

Portanto, se você tem consagrado sua vida a Deus, Deus aceita, então experimente pela fé o enchimento do Espírito Santo, e não pela emoção.

Porque Deus aceita a sua entrega e o que você entrega, Deus enche com o Seu Espírito...

Quantos querem ser cheios do Espírito Santo?

 

...último fato que quero considerar sobre o assunto:

O Que Deus Enche, Ele Usa

Pode ter certeza disso: assim que estiver cheio do Espírito Santo, Deus vai levar você ao serviço.

Porque o enchimento do Espírito não é dado para folga, não é dado para satisfação pessoal... mas para o serviço, é para o trabalho na obra de Deus.

Tem muitos crentes querendo o enchimento do Espírito Santo pra ficar de folga, pra ficar sem fazer nada... estão querendo o enchimento do Espírito Santo, mas não querem serviço, não querem compromisso com a missão da igreja, não querem fazer nada na célula...

Isso somente revela como são ignorantes esses crentes que querem o enchimento do Espírito Santo, mas não querem envolvimento com a obra de Deus.

Irmão, antes de você nascer, Deus já tinha um plano perfeito para a sua vida.

A Bíblia diz em Ef 2.10: “...somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras”.

Deus só está aguardando o momento da sua entrega, para encher sua vida do Espírito Santo e agir no mundo através de você.

E sabe, como disse um servo de Deus lá da Escócia, no século 18, Robert Murray McCheyne: “Estou convencido” ele disse, “de que alcançarei o maior nível de felicidade presente se eu (...) sempre me encher com o Espírito”.

Quantos querem ser cheios do Espírito Santo?

 

Conclusão

Admita os fatos:

O Que Deus Pede, Você Precisa Entregar

O Que Você Entrega, Deus Aceita

O Que Deus Aceita, Ele Enche

O Que Deus Enche, Ele Usa

Oremos:

Senhor, queremos receber o enchimento do Seu Espírito Santo que nos capacita a servir. Dê-nos o Espírito! Oh, Deus, oramos para que o Espírito do Senhor venha sobre nós hoje... Enche-nos com o Seu Espírito para o trabalho a ser feito... sabemos que os campos estão prontos para a colheita!

Oh Deus, queremos dar fruto! Não queremos mais trabalhar dia após dia, mês após mês, sem ver fruto algum. Dê-nos o enchimento do Seu Espírito. Dê-nos o enchimento do Seu Espírito. Dê-nos o enchimento do Seu Espírito. Oramos para que nos dê hoje... oramos para que o Senhor sopre sobre nós com o sopro do Seu Espírito. Pedimos no Nome que está sobre todo o nome, o nome de Jesus. Amém!

 

Pr Walter Pacheco, Fonte: Elben Cesar

bottom of page