top of page

POR QUE MINHA MONTANHA NÃO SE MOVE? II

Marcos 11.22-23

 

Introdução

Este verso da Bíblia diz pra você ter fé em Deus, porque se você tiver fé, você vai poder dizer pra uma montanha: “Pule no mar” e ela obedecerá.

Já imaginou isso? ...você, muito confiante em Deus, cheio de fé, dizendo a um monte: “atire-se no mar” e o monte obedecer!

Eu acredito que quando Jesus falou em montanha, o sentido é duplo: é de montanha mesmo, de verdade... ou uma montanha no sentido de desafio, de obstáculo, de dificuldade.

Sim, pode ser uma montanha de verdade!

Eu soube de uma igreja que precisava construir na parte dos fundos, mas lá, havia um monte e a igreja não tinha recursos financeiros para aplanar o monte. Mas, os membros da igreja começaram a orar e a profetizar: “Monte, atire-se no mar”. Sabe o que aconteceu? A prefeitura tinha um projeto de ampliação de casas populares no bairro e aquele monte precisava ser aplanado. Então os tratores chegaram, os caminhões, os trabalhadores e em três semanas, o monte saiu do lugar.

Pode ter certeza: para Deus é possível fazer o impossível. Por isso que Jesus fala: “Assuma seu compromisso com Deus; tenha fé em Deus”, porque se você tiver fé em Deus, você poderá dizer a um monte: “jogue-se no mar” e a sua ordem será obedecida”.

Por outro lado, quando Jesus falou em monte, devemos levar em conta que montes e montanhas na Bíblia, falam de desafios, de obstáculos, de dificuldades... de barreiras a serem vencidas...

E montanhas também são lugares onde se possa estar em comunhão íntima e especial com Deus. Jesus gostava de orar no monte... até hoje, há cristãos no mundo inteiro que sobem o monte para orar.

Pois bem, considerando isso, é comum encontrar irmãos passando por uma grande prova, uma aflição e questionando: “...ah! quem dera esse monte de coisa na minha vida, pudesse ser resolvida logo...ah! mas, comigo não funciona... por que a minha montanha não se move?".

Você tem feito esse tipo de questionamento?

Bem, você tem que considerar o tipo de montanha que você está enfrentando.

Porque há diferentes tipos de montanhas. Algumas você deve mandar que se atirem no mar... outras deverão ser escaladas e conquistadas pela força do combate espiritual e existem montanhas que você não poderá escalar, nem mandar pro fundo do mar, porque elas simplesmente deverão ser evitadas.

Então, que montanha tem havido diante de você?

Vamos pensar, hoje, no tipo de MONTANHA QUE DEVE SER ESCALADA

Veja, por exemplo, uma situação que Moisés viveu no passado - Ex. 24.12: “O SENHOR Deus disse a Moisés: Suba o monte onde eu estou e fique aqui, pois eu vou lhe dar as placas de pedra que têm as leis e os mandamentos que escrevi, a fim de que você os ensine ao povo”.

 

Diante dele estava o Monte Sinai - esse monte virou ponto turístico do Egito, porque foi o lugar onde Deus deu a Moisés os Dez Mandamentos.

O Sinai é um monte que tem quase 3 mil metros de altura e o percurso, da base até o topo, são quase 4.000 metros.

Hoje em dia os turistas chegam lá com uma certa facilidade... uma escadaria de 4 mil degraus foi construída... dá pra subir em três horas... mas para Moisés escalar o Monte Sinai não foi fácil. A subida, provavelmente, exigiu uso das mãos e dos joelhos.

Interessante é que Deus poderia ter falado com Moisés no lugar onde ele já estava, mas o Senhor disse: "Moisés, sobe para cá!" (Ex. 24.12).

Isso nos ensina um princípio espiritual sobre a oração: as coisas de Deus nos são dadas gratuitamente, é pela graça, mas para receber é necessário um trabalho, um esforço.

E sabe, a oração é isso... orar é como o trabalho de escalar uma montanha. A subida de Moisés ao monte Sinai mostra o que é a oração. Exige luta, empenho, força de vontade...

Subir o Monte Sinai era diferente de subir o Morro do Alemão hoje - agora tem teleférico; você sobe sentado e aprecia a vista! Um luxo!

Mas na subida do Sinai, Moisés não contava com escada, não tinha corrimão, elevador... não tinha atalhos... não existia nenhuma maneira fácil de chegar lá em cima.

Pois orar é assim... fazer oração é assim.

A gente bem que gostaria de receber um milagre de Deus, sem esforço, sem luta nenhuma... como no seriado que dava na televisão quando eu era criança, “Jeannie é um Gênio” - com um piscar de olho e um balançar da cabeça, ela arrumava a casa... já imaginou aquele seu quarto com todas as gavetas... e a pia, as louças? ...arrumadinhas assim num piscar de olho? Mas isso não existe, é magia.

Aí, a gente fica achando que para receber as coisas de Deus bem que podia funcionar da mesma forma... num passe de mágica.

Mas não é assim que funciona... a maneira de você trazer a bênção de Deus para a sua vida ou para o seu o próximo, é através da oração... Deus estabeleceu assim.

Pode ser que sua montanha não esteja se movendo por falta de oração.

 

E orar é como escalar uma montanha. Então, olha o que a gente aprende sobre oração, primeiro:

NÃO EXISTE SUBSTITUTO PARA A ORAÇÃO

Nós somos a geração dos substitutos. Temos substituto para o sal, substituto para o açúcar, para a manteiga, para o leite... até para os dentes e para o cabelo, tem substituto. Mas não existe absolutamente nenhum substituto para a oração!

Se você não quer receber um milagre de Deus, mas não quer se dá ao trabalho de orar, cuidado: dar oferta não substitui a oração... participar do culto da igreja, também não!

Sabe, se Moisés não tivesse escalado o Monte Sinai, ele não teria recebido tudo o que Deus tinha para ele. Então ele tinha de obedecer e subir o monte. Da mesma forma, pra você receber o seu milagre, a sua bênção, não tem substituto - você tem que orar, tem que fazer oração.

Aprenda isso: Há coisas na vida que simplesmente não vão mudar, não vão melhorar, até que você comece a orar! Jeannie é um gênio, não existe.

...segunda coisa:

NÃO HÁ NENHUM ATALHO PARA A ORAÇÃO

Eu gostaria de poder dizer que nunca tive dificuldade para orar, mas pra eu orar não é fácil... eu travo uma luta comigo mesmo: minha mente vagueia, sinto indisposição... a oração exige disciplina e perseverança - é como subir uma montanha.

Não tem atalho... não tem outro caminho... a maneira de trazer as bênçãos e promessas de Deus para a nossa realidade física, é pela oração. Não há outra maneira.

Em Tiago 5.16 está escrito que "A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder".

Foi dificultoso para Moisés com 80 anos de idade subir o Monte Sinai, mas só foi depois de ter subido que Deus falou para ele.

Então, você precisa ouvir a voz de Deus? ...precisa de uma intervenção de Deus na sua vida ou na vida de alguém, ou numa situação que você está vivendo? ...comece a orar por isso!

Não fica contando em achar um botão pra apertar e ver as coisas acontecerem facilmente.

Compramos um aspirador de pó lá pra casa e para enrolar os 4 metros de fio, você não imagina a facilidade: é apertar um botão e o fio é recolhido sozinho.

Mas com relação à oração não existe esse botão. Você deve perseverar... é como subir uma montanha. Não tem atalho... vá subindo, vá orando, vá orando... porque você chegará lá!

 

...terceira coisa que quero considerar:

3-NÃO HÁ RECOMPENSA FÁCIL, MAS OS QUE ORAM RECEBEM

É difícil escalar uma montanha, mas o topo da montanha, lá em cima, é um lugar de recompensa.

Eu já subi a Pedra do Sino em Teresópolis, com uns colegas de escola. É uma escalada de pouco mais de 2.200 metros de altura, mas é doloroso subir: muitas pedras no caminho...

Porém, somos recompensados ao chegar lá em cima, porque a visão é deslumbrante.

Orar é a mesma aventura: pode ser difícil no começo, meio enfadonho, mas continue orando, porque você vai ser recompensado com as respostas de Deus.

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page