top of page

ANDAR E NÃO SAIR DO LUGAR

Provérbios 3.5-12

 

Se você trouxe sua Bíblia, abra em Provérbios 3. Se não tem, acompanhe no telão. Mas, o telão não é substituto da Bíblia, ok? Quando vir para o culto, traz a Bíblia. Traz também papel e caneta, porque é bom anotar as coisas que Deus fala ao coração.

O texto diz: “Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação.

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.

Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.

Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.

Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem”.

O tema desta palavra é: “Andar e Não Sair do Lugar. Chega!” Nós não fomos criados pra isso, pra andar em círculos, ficar patinando no mesmo lugar. Fomos criados para nos esforçar e avançar.

Desde que Deus nos criou, Ele colocou dentro de nós um desejo pela prosperidade.

E, entenda bem essa palavra. Falar sobre prosperidade requer cuidado, porque existe uma distorção, existe um evangelho falso sendo pregado, que é um evangelho de ambição, de materialismo.

Mas, prosperidade pra nós, não se escreve com S cifrão. Sabe como? Tem crente que ouve a palavra prosperidade e logo pensa em dinheiro, em carro do ano, casa na praia e no campo, na cidade e na roça. Mas não é isso.

Dinheiro é importante. Deus prometeu abençoar o trabalho das nossas mãos, nos fazer pessoas bem-sucedidas, Mas, entenda: ser uma pessoa próspera é ter a alma equilibrada, as emoções em ordem, a saúde em ordem, a família em ordem, os relacionamentos em ordem. Isto que é prosperidade!

 

Existe até um livro muito bom pra ser lido. Se você reconhece que precisa se organizar, tá aí a sugestão. Porque prosperidade tem a ver também com isso e não só com dinheiro

E está nos planos de Deus pra nós. As primeiras palavras que os ouvidos humanos ouviram, foram faladas pelo próprio Deus, que no dia quando formou o homem do pó da terra, Deus disse: “crescei, multiplicai-vos, enchei a terra, dominai-a”. Portanto, nascemos com essa vocação.

É verdade ainda, que o pecado estragou as nossas vidas. Como diz a Bíblia, com o pecado fomos separados da glória de Deus. E daí em diante, passamos a nos esforçar muito pra conseguir pouco.

Mas tem a mensagem da cruz! Aqueles que crêem que Jesus é o Filho de Deus que veio ao mundo e nos perdoou com a Sua morte na cruz, esses são libertos do poder do pecado.

Então, se eu e você temos Jesus por Salvador, o pecado não tem mais domínio sobre nós, nos tornamos filhos de Deus, novas pessoas, e aí, podemos ter a experiência de viver o que Deus projetou pra nós, quando Jesus disse: “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Esse é o plano de Deus! Ele quer que você trabalhe e ganhe bem. Deus quer que você tenha uma família abençoada, que você seja um crente frutífero no trabalho e na igreja, que você cresça, multiplique!

Mas, apesar disso, temos que admitir: muitos de nós estamos andando sem sair do lugar.

Quantas vezes oramos e nos esforçamos, mas as coisas não fluem, não acontecem! E aí, alguns podem pensar: “Ah! É que a Palavra de Deus funciona para alguns e pra outros não”.

Mas, isso não é verdade. Será que alguma coisa na nossa vida, está impedindo que as bênçãos de Deus sejam derramadas como chuva também sobre nós?

Esse texto de Provérbios tem uma frase principal, é a que está no v.6, na parte que diz: “ele endireitará as tuas veredas”. Repita essa boa notícia para a pessoa que está ao seu lado: “ele endireitará as tuas veredas”. É uma promessa de Deus!

Veredas são caminhos. O verso está dizendo que Deus vai endireitar os nossos caminhos, que Deus vai abrir os nossos caminhos, que Deus vai facilitar os nossos caminhos, que Ele vai aplanar os nossos caminhos, ou seja, que Deus vai gerar oportunidades para que tenhamos, de fato, uma vida abençoada nessa terra.

Quantos que estão gostando dessa promessa? Então, pode aplaudir ao Senhor?

Mas, preste atenção: as promessas de Deus sempre vêm acompanhadas de uma condição e tem uma condição aqui, para esta promessa se cumprir.

A promessa é que Deus endireitará os seus caminhos. Mas a condição é: Deus endireitará os teus caminhos se você fizer aquilo que está sendo falado no texto!

É isso que eu quero compartilhar. As promessas de Deus são maravilhosas. Nós nos agradamos delas. O comércio até pegou as promessas, imprimiu em cartãozinhos coloridos, colocou numa caixinha e vende muito! Mas é pena que as condições são deixadas de lado, são ignoradas!

 

Esse texto revela a condição. Ele apresenta conselhos, que são simples, mas poderosos. São conselhos que quando praticamos na nossa vida, nos alinhamos com a vontade de Deus. E quando isso acontece, a promessa se cumpre.

Paramos de marcar passo, deixamos de patinar no mesmo lugar e podemos olhar para a nossa vida e dizer: “Hei, eu estou crescendo, estou avançando, estou prosperando, estou tendo mais bênção do que antes!”

Nossa vida deve ser assim e se não está sendo, provavelmente, algo está errado e não é no comportamento de Deus, mas é no meu comportamento, é no seu comportamento.

E aí, temos que olhar para o que o está ao redor dessa frase principal. Se aprendermos a viver os conselhos dados aqui, nós vamos prosperar, vamos crescer! Mas, se a nossa vida estiver vazia destes conselhos, a gente anda e não sai do lugar.

 

Qual é o primeiro conselho para que a bênção de Deus venha e possamos parar de andar sem sair do lugar?

O primeiro conselho é: COLOQUE FÉ NO SENHOR. Está no v.5: “confie no senhor de todo o seu coração”. Confiar em Deus.

E por que devemos confiar em Deus? Em primeiro lugar, é porque nós O conhecemos. O crente já sabe que Deus é fiel, que Ele cumpre o que diz, que Ele tem caráter.

Mas, note que é confiar de todo o coração, porque confiar em Deus, toda pessoa parece que confia. Na nota de dólar americano está escrito “Nós confiamos em Deus”. Eu sei pelas gravuras, viu? Como gostaria ver de perto e de preferência nas notas que fossem minhas.

Então, num certo sentido, todos confiam em Deus, mas é quando somos surpreendidos por problemas na vida, por enfermidade, por alguma crise, é nessa hora que descobrimos se confiamos em Deus mesmo ou não.

A Bíblia conta da família de Lázaro, que ficou gravemente doente e suas irmãs, Marta e Maria, mandaram recado pra Jesus. Olha só, elas sabiam da gravidade da situação e tinham confiança no Senhor.

Mandaram recado, dizendo: “Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente” (Jo 11.3 – NTLH). Elas não tinham dúvida do amor de Jesus e nem do poder de Jesus para curar os doentes. Então, mandaram um recado, pensando: “Jesus nos ama e Ele vai vir pra ajudar nosso irmão”.

Mas, não foi o que aconteceu. Jesus demorou dois dias no lugar aonde estava. E quando chegou, Lázaro já estava morto fazia quatro dias e já tinha sido sepultado.

E agora, como está a fé de Marta e Maria? A Bíblia diz que Marta, logo falou: “Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido!” (Jo 11.21 – NTLH). De certa forma, ela estava dizendo: “O Senhor demorou, heim! O Senhor falhou”. A confiança dela ficou abalada.

E aí, Jesus deu uma palavra pra Marta, que serve pra todos nós, Jesus perguntou: “Você crê?” (Jo 11.26 – NTLH). Irmão, você só precisa crer. Não deixe que sua confiança em Deus seja abalada pelas circunstâncias.

É difícil. Às vezes, parece que Deus está atrasado, parece que está distante, mas não permita que o seu coração duvide do caráter de Deus, porque Ele continua sendo Senhor das circunstâncias, mesmo quando você não compreende.

Confia no senhor de todo o teu coração. Até porque, Deus tem o modo e o tempo dEle de agir. Ele tem o controle na mão.

Veja: Maria que era mais calma, acabou falando pra Jesus a mesma coisa que sua irmã (v.32): “Se o senhor tivesse estado aqui, o meu irmão não teria morrido!” (NTLH). Ela tava meio que decepcionada com Jesus.

Mas, a Palavra de Jesus foi: “você crê?”.

Irmão, fé é confiança, é certeza de quem Deus é. E sabendo quem Ele é, não importa a situação, você sabe, está no controle de Deus!

Na carta aos Hebreus 11.6, diz assim: “Sem fé ninguém pode agradar a Deus”.

Sem fé é impossível agradar a Deus, porque o lado avesso da fé, é dúvida e dúvida é desconfiança. Quando você duvida de Deus, você está duvidando do caráter dEle, e aí, o medo, a preocupação, a ansiedade se instala.

Por isso, se você quer prosperar nos seus caminhos, você precisa se empenhar em crescer na fé, crescer ao ponto de confiar no Senhor de todo o teu coração.

Não é confiar um pouco. Não é confiar só em algumas circunstâncias mais fáceis de resolver. É confiar no Senhor mesmo quando a situação parece impossível de ser resolvida. Amém?

 

Outro conselho que viabiliza essa ação de Deus endireitar os nossos caminhos, é: TENHA PENSAMENTOS APROVADOS POR DEUS.

Para que Deus possa endireitar os seus caminhos, os seus pensamentos precisam estar de acordo com Deus.

Porque o que você pensa determina como você age. E muito da nossa maneira de pensar é fortemente influenciada por nossos pais, nossos amigos e pela filosofia do mundo.

E a questão é: se nosso pensamento é governado por estas fontes ao invés da Palavra de Deus, nós vamos ter uma vida de perdas.

Por isso está escrito no v.5: “não se apoie em seu próprio entendimento”.

Tem que haver uma mudança na maneira de pensar. Como é que a gente deve pensar? É de acordo com a Palavra de Deus.

Sabe, a Bíblia é mais do que um livro. Ela é a revelação da mente e do coração de Deus. Todas as coisas, veja bem, que você precisa, estão na Bíblia. Nela você tem instrução pra ser pai, pra ser mãe, pra ser um bom esposo, uma boa esposa, um bom filho, pra ser bem-sucedido nos negócios.

Para todas as áreas da vida, a Palavra de Deus tem orientação. Mas, de que adianta termos a Bíblia na mão, a Bíblia no celular, a Bíblia dentro de casa e não termos a Bíblia dentro nós?

Infelizmente, muitas pessoas que estão na igreja, andando sem sair do lugar, são pessoas que pensam de acordo com o mundo. A filosofia do mundo é: “Crie os seus filhos com liberdade. Sem disciplina, porque disciplina reprime, traumatiza”.

E aí, se você pensa de acordo com o mundo e se esquece da Palavra de Deus, que manda que os filhos sejam criados na disciplina do Senhor, sabe o que você vai conseguir? Filhos delinquentes, porque quem está alimentando a sua forma de pensar não é a Palavra de Deus, mas a filosofia do mundo.

O pensamento do mundo é: “Mulher, você pode ser uma esposa moderna, pode ser igual aos homens”, conforme idealiza o movimento feminista.

Mas, pensar assim é pensar contrário ao que Deus pensa, porque mulher tem virtudes próprias de mulher, sabedoria de mulher, força de mulher. Deus não criou a mulher igual ao homem. Eu olho pra minha esposa e dou graças a Deus por isso!

Então você pode pensar da maneira do mundo, mas, se você quer prosperar com a bênção de Deus, então precisa permitir que a Palavra de Deus determine o seu pensamento.

Que tipo de mulher você será dentro da sua casa? Que tipo de marido você será? Que tipo de filho ou filha? Porque no mundo, o pensamento é diferente.

Houve época em que se ouvia: “homem que é homem é bruto, é grosso, cheira forte”. Tem alguém dessa época? Época da Jovem Guarda, Roberto Carlos cantava “Eu tenho que manter minha fama de mau”. Era uma música que dizia: “Perdão à namorada é uma coisa normal, mas é que eu tenho que manter a minha fama de mau!” E Erasmo Carlos, cantava “Eu sou terrível e é bom parar”.

Mas o que a Palavra de Deus ensina? Que o marido ame a sua esposa como Cristo amou a igreja, que a gente perdoe 70 vezes 7 e que sejamos bons para todos!

A geração dos brutos passou. O pensamento hoje é ideologia de gênero. A pessoa nasceu homem e pode se transformar em mulher ou nascer mulher e se transformar em homem. Uma vereadora foi assassinada no Rio e a televisão agora mostra, a viúva da vereadora.

Irmão, estou dando exemplos pra mostrar que Deus tem pensamentos diferentes daqueles que se ouve na televisão, na rua, na escola, Internet. E se você quer andar e sair do lugar, você precisa ter os seus pensamentos aprovados por Deus.

Por que a Bíblia diz (v.5): “não se apoie em seu próprio entendimento” (NVI). No v.7 diz: “Não seja sábio aos seus próprios olhos” (NVI).

O apóstolo Paulo que foi muito culto, cheio de filosofia, quando ele teve um encontro com Jesus no caminho de Damasco, Deus começou uma mudança no pensamento dele.

Teve um momento em que Paulo disse, Fl 3.7-9 (NTLH): “mas agora, por causa de Cristo, considero que não têm nenhum valor... Eu joguei tudo fora como se fosse lixo”.

E eu pergunto: e você? Seus pensamentos estão aprovados por Deus? Em Rm 12.2, o mesmo Paulo diz assim: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (NVI).

Eu vou te ajudar a entender esse verso, lendo de trás pra frente: se você quiser experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, é preciso que você passe por um processo de renovação da sua mente.

Nós promovemos em nossa Comunidade os Encontros de Impacto, que tem o propósito de ajudar nesse processo. Eu lembro de quando os encontros começaram no Brasil. O meu primeiro Encontro foi com a pastora Valnice Milhomens, lá em São Paulo. E naquela época, muita coisa maldosa se falava sobre os encontros. Uma delas era que as pessoas passavam por uma lavagem cerebral. Era um exagero, mas a bem da verdade, é o que nós precisamos: esvaziar a mente dos conceitos errados do mundo e dar lugar à Palavra de Deus.

Porque o pensamento do mundo é contrário ao pensamento de Deus. O mundo diz que forte, esperto, é aquele que domina, que se impõe, mas no reino de Deus é dito que maior é o que serve.

A matemática do reino de Deus é diferente. O mundo fala que para ter alguma coisa, você precisa reter, guardar, segurar. No reino de Deus se diz, que quanto mais você dá, mais você recebe. E aí, quem determina os seus pensamentos: o reino do mundo ou o reino de Deus?

Porque se você está vivendo pelo que o mundo diz, então sinto dizer, Deus não poderá endireitar as suas veredas. Você vai ter que ficar patinando, andando sem sair do lugar.

 

O terceiro conselho que você precisa seguir, pra ver o Senhor endireitando as suas veredas, é: TEMA AO SENHOR.

É o que diz o v.6-7: “tema ao Senhor e evite o mal”. Temer ao Senhor significa entender que Deus é santo e porque Ele é santo, viver em santidade. E isso a gente consegue, diz o verso, reconhecendo-O em nossos caminhos.

Reconhecer quem? O Senhor. O que é reconhecer Deus nos nossos caminhos? É percebê-lo. Reconheça que Deus está perto, reconheça que você não tem como fugir do olhar dEle.

Reconheça que Deus está perto, quando você anda pelas ruas, quando pisa no seu ambiente de trabalho ou na escola. Reconheça que Deus está presente, quando conversar com seus amigos, quando assistir seus vídeos. Reconheça que Deus está presente em todos os seus caminhos.

Qual é o benefício disso? Em primeiro lugar, você vai adquirir uma confiança maior, porque se você reconhece que Deus está presente, você enfrenta qualquer coisa.

Diz Davi no Sl 23.4: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo” (NTLH). Por que? Porque Deus está comigo.

O problema é que nós esquecemos. O problema é que não reconhecemos o Senhor em todos os nossos caminhos. E quando eu deixo de reconhecer a presença de Deus eu sinto medo, eu fico inseguro.

Quando alguém deixa de reconhecer o Senhor, a gratidão também vai embora, porque quando coisas boas acontecem, a pessoa diz: “Foi sorte”.

Por outro lado, se eu reconheço que Deus está comigo e Ele está e eu percebo, então quando algo bom me acontece, eu digo: “Graças a Deus!” ou “Deus seja louvado!”

Quantos de vocês tem o costume de orar antes das refeições? Jesus tinha esse costume.

Ele não tomava uma refeição sem antes dar graças a Deus, porque quando nós temos consciência da presença de Deus, até diante de um prato, sabe o que a gente diz? “Obrigado, Senhor. Eu reconheço que não foi o meu dinheiro que trouxe esse alimento prá mesa; foi a Sua bondade”. Quem não ora antes das refeições, precisa começar. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos.

E aí, esse reconhecimento que Deus está presente, vai gerando em nós, além da gratidão, o temor.

Porque se Deus está comigo, eu preciso pensar melhor antes de assistir um vídeo. Porque se Deus está comigo, eu preciso pensar antes no que eu vou falar, no que eu vou fazer. Porque se Deus está comigo, eu vou ter mais cuidado no que vou curtir ou postar no Facebook, porque, afinal, Deus está comigo.

Se Deus está comigo, eu não vou matar aula, não vou fazer cola, não vou xingar. Se Deus está comigo, eu não vou enrolar no serviço. Se Deus está comigo, eu não vou navegar por onde não devo.

Percebe como é importante reconhecer o Senhor em todos os seus caminhos? Isso gera temor.

O v.7 diz: “tema ao Senhor e evite o mal”, porque uma coisa puxa a outra. Se você teme a Deus, você se aparta do mal.

Porém, temos que admitir que vivemos sem temor a Deus e o que acontece, é uma mistura: somos religiosos aos domingos, mas durante a semana não evitamos o mal.

Quantos entregam o dízimo no domingo, mas na segunda feira vão ganhar dinheiro desonesto? Quantos que saúdam com a “graça e paz do Senhor” no pátio da igreja, mas que dentro de casa falam com grosseria com a esposa, com os pais, e com os filhos?

Agora, como é que um crente em Deus, vai prosperar assim? Como que um crente desse vai ter a bênção de ter os caminhos aplainados por Deus? Não vai ter.

O apóstolo Paulo em 2Co 7.1, diz assim: “Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus” (NVI).

Tema ao Senhor. Você é separado por Deus para viver uma vida diferente. Amém?

 

Outro conselho que é fundamental na vida cristã é: HONRE O SENHOR.

Honrar é dar o melhor. O v.9-10 diz: “Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos. E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares” (ACF).

A gente prefere a segunda parte do verso, porque diz “e se encherão os teus celeiros e transbordarão”. Quem não gosta? Mas é condicional: pra eu ter os meus c eleiros cheios, transbordando, pra que eu tenha a bênção de Deus sobre as minhas finanças e sobre todas as demais áreas da minha vida, eu preciso honrar o Senhor.

E o que é honrar o Senhor? É dar a Ele o melhor. Honra tem a ver com qualidade.

O marido não pode dizer que honra a esposa se dá o resto pra ela. Você não pode dizer que honra a Deus se dá o resto, a sobra pra Ele.

Olha, o v.9 fala em honrar o Senhor com as primícias, com a primeira parte do nosso ganho. A primeira parte.

Pensa no lavrador: ele prepara a terra, planta a semente, rega, limpa, e quando chega a hora da colheita, ele diz: “Opa, agora vou desfrutar do meu trabalho!” Mas, aí, Deus fala: “Calma, antes de desfrutar, me honra com a primeira parte do seu ganho”.

Aí, nos dias do Velho Testamento, o agricultor colhia os primeiros frutos e, ao invés de usá-los para si, entregava no altar. E quando fazia isso, Deus reconhecia a honra e estendia a mão para abençoar.

É o princípio da honra. E não tem a ver só com finanças. O seu tempo? Como você quer o favor de Deus, se você dá o resto do seu tempo pra Ele?

Deus não aceita resto, porque Ele é digno de honra. Aliás, se você falar assim: “É, recebi hoje, vou pagar minhas contas e só no final do mês é que vou entregar o dízimo”, já deixa de ser primícia. Dízimo a gente entrega primeiro. Isso honra a Deus.

Com a questão do tempo é a mesma coisa. Você está aqui nessa noite de Domingo e Domingo é o primeiro dia da semana. Você podia estar descansando em casa ou ocupado com outra coisa, mas Deus determinou que trabalhássemos seis dias e separássemos um dia para adorá-lO.

Você está fazendo isso, está honrando a Deus. Você está dizendo: “pra mim, Deus primeiro”. E o que vai acontecer é que a sua semana será abençoada.

Agora, quando você fica preguiçoso e diz assim: “Ah! Não vou de novo, não! Já fui semana passada”. Sabe o que você está dizendo: “Dar o melhor para Deus não é importante. Se Ele quiser, que aceite o resto, que fique com a sobra!”

E aí, você quer a bênção de ver Deus aplanando seus caminhos, endireitando suas veredas? Não vai ver, porque Deus não é Deus de restos.

Irmão, pra termos o favor de Deus, nós precisamos honrar a Deus. Amém?

 

E tem o conselho final: NÃO DESPREZE A DISCIPLINA DO SENHOR.

Está no v.11-12: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem” (NVI).

Em Hb 12 (5.6), lemos: “Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho” (NVI).

Esse conselho consiste em entendermos a correção de Deus como prova do Seu amor por nós. Por que o que acontece? Quando Deus nos vê errando, nos vê desobedecendo e impedindo a Sua ação, Ele nos disciplina.

E disciplina nunca é agradável, mas é necessária. E está escrito que Deus disciplina a quem ama, quer dizer, é uma

prova do amor de Deus.

Você tem apanhado? Há pessoas que apanham sempre na mesma área da vida. Das duas uma: ou o diabo achou a fraqueza delas ou Deus achou a dureza no coração delas.

Quando o diabo acha a fraqueza de alguém, ele vai atacar no ponto fraco, sempre, porque descobriu que ali é fácil dar a rasteira e derrubar a pessoa. Então procura se fortalecer.

Agora, muitas vezes apanhamos, mas não é pelo diabo. É pelo Senhor, que encontrou dureza em nós. E quando Deus encontra dureza, Ele bate.

Quem gosta de apanhar? Ninguém. Mas, Deus, que nos ama e nos quer ver prosperando nessa terra, então nos corrige, nos disciplina!

 

Conclusão

Você ouviu alguma novidade? Não. Tudo isso são coisas básicas, mas a gente fica patinando sem sair do lugar, porque não vivemos essas coisas.

Eu te convido a fazer uma reavaliação da sua vida, dos seus pensamentos, do seu comportamento, porque Deus quer endireitará as suas veredas. Amém?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira,

Fonte: Danilo Figueira

bottom of page