top of page

POR QUE ERRAMOS?

Mateus 22:29

 

“Jesus respondeu: -Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus!”

 

Introdução

Eu não sei quais tem sido os maiores erros da história... se o naufragio do Titanic em 15 de abril de 1912 (esse aí é um cartão postal da época/data-show), ... se o Zinedine Zidane (e a sua cabeçada contra outro jogador na Copa do Mundo)... se o Legacy (que derrubou o avião da Gol, mês passado)... para citar somente alguns dos tantos erros que tem entrado para a história.

Quais terão sido, até hoje, os maiores erros da história? ....não sei... mas, de uma coisa eu sei: ninguém gosta de errar.

E a bem da verdade, nós não fomos criados por Deus para errarmos... não houve em nós, nenhum erro de fabricação... Deus nos fez perfeitos!

A Dra. Rebecca Brown comentou, em um de seus livros, que DEUS criou o homem perfeito no Éden com o propósito de amá-lo e ser amado pelo ALTÍSSIMO, de forma que o homem, diz ela, “saiu de fábrica com esse dispositivo”. É maravilhoso!

Deus nos criou para o que é certo... para andarmos por caminhos retos, para andarmos nas veredas da justiça (lemos no Sl 23).

O que Deus projetou para nós, portanto, é uma vida de acertos, é uma vida de felicidade, na qual possamos desfrutar diariamente da Sua doce presença.

Mas, muitas vezes, preferimos ignorar o projeto de Deus e escolhemos viver nossa própria vida, longe da possibilidade de alcançar o alvo tão abençoado, que Deus estabeleceu para nós.

O fato, é que essa escolha, normalmente nos leva ao erro... a decisões erradas... a condutas erradas.

No entanto, Deus nos ensina através da Sua Palavra a não cometermos erros como antes.

 

Vamos ver o que a Bíblia nos diz sobre esse assunto.

1. O QUE NOS LEVA A ERRAR?

Lemos aqui neste verso, que a FALTA DE CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS, nos leva a errar.

Está escrito: “Como vocês estão errados, não conhecendo... as Escrituras Sagradas...”.

A Bíblia, a Palavra de Deus na forma escrita, é o manual de conduta mais completo que existe... nela podemos encontrar respostas para toda e qualquer situação da nossa vida.

Tudo o que precisamos saber para não errarmos, para não cometermos erros, está revelado na Bíblia.

Na Bíblia, além de Deus revelar a solução para cada uma das nossas necessidades, a solução para cada um dos nossos conflitos... Deus também nos alerta do erro, antes mesmo, de tomarmos uma decisão ou atitude.

A Palavra de Deus é muito útil... [diga: a Palavra de Deus é muito útil] ...e isso pode ser notado pelas maneiras como ela é chamada.

Por exemplo, em 1Co 13.12, ela é chamada de espelho, porque revela a verdade... e um espelho faz isso, não é? ...você pode achar que está bem penteado, com a face limpa... mas um espelho revela como você realmente está... ah! um bom espelho revela os cravos, as espinhas, as manchas... pois a Palavra de Deus revela quem verdadeiramente somos!

Em Tg 1.18, a Bíblia é chamada de semente, porque ela é geradora de vida...

A Bíblia é chamada luz ou de lâmpada, porque ela ilumina, ela clareia... num dos Salmos está escrito: “A tua palavra é luz para guiar os meus passos, uma luz nos caminhos da minha vida” (Sal 119.105).

A Palavra de Deus é também designada como água, porque ela lava e purifica... lemos em Ef 5.26: “Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus... purificando-a com a sua palavra”.

A Palavra de Deus é comparada ao ouro, porque ela enriquece... ouça o que se lê no Salmo 19.10: “Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro, até mesmo do que muito ouro fino. São mais doces do que o mel, mais doces até do que o mel mais puro”.

A Palavra de Deus é ainda chamada de alimento – o mesmo Sal 19.10, designa a Bíblia como mel... ora, o mel é um alimento energético, além de ser tônico e rejuvenescer a pele e os músculos do corpo... por isso que vários produtos de beleza são feitos à base de mel: xampus, cremes, hidratantes... a Palavra de Deus, amado, é energético para a alma, um tônico para o espírito... ela rejuvenesce, renova as nossas forças!

Veja como a Palavra de Deus é rica!

Localize em sua Bíblia o texto de 2 Timóteo 3:16: “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver”.

Através da Bíblia, é que podemos receber princípios, que nos levarão ao ensino, à repreensão, à correção e à educação... o que nos possibilitará uma vida limpa de erros... limpa de decisões erradas, ou escolhas erradas!

Uma jovem crente presenteou seu noivo com uma Bíblia, orientando que ele a lesse todos os dias, aproveitando o descanso do almoço. O rapaz era mecânico, então ele levou a Bíblia para a oficina, e todos os dias, após o almoço, ele se dedicava a ler a Palavra de Deus. Mas, nisso, aconteceu que o livro foi ficando sujo... gotas de óleo e manchas de graxa se impregnavam na capa da Bíblia. O rapaz ficou receoso da noiva não gostar, afinal, havia sido um presente do seu amor! Num dos encontros, a noiva lembrou de perguntar: “então, está lendo a Bíblia que eu lhe dei de presente?” E desconcertado, o noivo disse: “Sim, eu tenho lido o livro que você me deu... mas, preciso falar uma coisa: sabe, o livro que você me deu de presente, perdeu aquele brilho da capa... também está machado de óleo...está sujo o presente que você me deu!” A jovem, consolando o noivo falou: “Querido, para mim, não importa se a medida que você vai lendo a Bíblia a capa vá ficando suja... o que mais me importa, é que a sua vida vai ficando limpa!”

A Palavra de Deus também é eficaz.

A Palavra de Deus não falha... porque Deus não é homem para falhar... não é homem para mentir. Amém?

Está escrito no livro de Números 23:19, ouça que tremendo: “Deus não é como os homens, que mentem; não é um ser humano, que muda de idéia. Quando foi que Deus prometeu e não cumpriu? Ele diz que faz e faz mesmo”.

Tudo o que está escrito na Bíblia irá se cumprir...

O profeta Josué (21.45), já declarou: “Palavra alguma falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu”.

Aleluia! Deus não comete erros...

Recebi pela Internet, trecho de uma carta para Deus, escrita por uma criança, que se expressou assim: "Querido Deus, Você queria mesmo que a girafa se parecesse assim ou foi acidente?".

Se você considera ter havido algum erro na criação, saiba disso: Deus não comete erros...

Mas nós erramos por não conhecer a Palavra de Deus! ...e quantos conflitos são gerados, porque não conhecemos a Palavra de Deus?!

Outra coisa que nos leva a errar, lemos aqui, é a FALTA DE CONHECIMENTO DO PODER DE DEUS.

Conhecer a Bíblia, não é suficiente... há pessoas que conhecem a Bíblia: sabem mencionar de memória os 66 livros da Bíblia, livro por livro e na ordem como foram arrumados... são capazes de dizer quem foram os pais de Abraão, de Moisés, Davi... conhecem qual é o maior e o menor versículo de toda a Bíblia...

Mas isso não é o bastante... lemos aqui em Mateus, Jesus falou, que nós também precisamos conhecer o poder de Deus, ou seja, a manifestação prática e evidente da ação do Espírito Santo, do Espírito de Deus, em nossas vidas.

Como você pode conhecer o poder de Deus?

Através da fé – é a fé que nos leva a provar do poder de Deus... a fé faz com que a Palavra de Deus se torne uma realidade...

Jorge Muller não pedia auxílio a outros a fim de manter o seu orfanato... ele pedia somente a Deus. E conta-se que ele, por mais de vinte mil vezes, foi-se deitar, à noite, sem ter nada em casa para comer na manhã seguinte, nem ele nem os seus órfãos. E quando alguém perguntou para Jorge Muller, se ele conseguia dormir nessas circunstâncias, ele respondeu: "Todas as vezes”. E nunca faltou comida no dia seguinte para ele e para os órfãos que chegaram a dois mil. Quando um amigo mais íntimo, quis conhecer o segredo de tanta fé, Jorge Muller, levantou a Bíblia e disse: “Tenho lido este livro inteiro cem vezes. Conheço o Livro e conheço o Deus do Livro”.

É isso que nos livra de cometer erros: ter conhecimento das Escrituras, mas também conhecer o poder do Autor das Escrituras.

 

...agora:

2. O QUE PRECISAMOS FAZER PARA NÃO ERRAR?

Quero lhe dar duas dicas... a primeira é: Temer a Deus.

Lemos no Salmo 111.10 que: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria”.

Temer a Deus significa reverência, respeito...

Quem tem este temor, essa reverência a Deus, esse respeito, sente-se constrangido e incomodado diante de uma situação que poderá levar ao erro.

A pessoa que respeita a Deus, quando está prestes a cometer um erro, ela se sente constrangida, incomodada...

Mas, a pessoa que não teme a Deus, ela não sente isso... ela erra sem constrangimento algum, erra sem desconforto algum... e assim, ela fica sujeita a ter os seus atos guiados pelo maior Errador da história (o Diabo).

O objetivo de Satanás é destruir a nossa vida... e isso ele pode conseguir, nos levando ao erro, nos levando ao pecado!

Sabe você o que é o pecado?

Ontem lá em casa, Ana Beatriz, minha filha de três anos, estava falando ao seu irmão de 13 anos: “Davi, desobedecer a mãe é pecado... palavra feia é pecado, bater na irmã é pecado...”. Ela foi enfática nessa parte...

O que é pecado? ...o significado bíblico dessa palavra é você é errar o alvo que Deus estabeleceu para a sua vida.

Esse sim, certamente, é o maior erro da história... errar o alvo de Deus para as nossas vidas.

No exército, os atiradores têm um alvo... mas ocorre de alguns soldados terem pressa de atirar, e outros ficam tão nervosos que o fuzil balança de um lado para o outro, e quando apertam o gatilho, acabam errando o alvo completamente... o pecado é isso: errar o alvo!

E o diabo fica nos empurrando, nos sacudindo, para não fazermos boa mira no plano de Deus para nós...

Por isso, é necessário termos temor a Deus, reverência a Deus, respeito por Deus.

Quando respeitamos a Deus, nos tornamos ajuizados, ganhamos sabedoria...

O Salmo 111.10 diz que: “bom entendimento têm todos os que...” obedecem a Deus, o Senhor.

Respeitar a Deus nos torna pessoas entendidas, pessoas de bom entendimento... e aí, fazemos resistência ao diabo (o diabo só ganha de quem não tem entendimento...).

Mas quem tem bom entendimento, porque respeita a Deus, se o diabo vem para balançar, se vem para empurrar ou sacudir, a fim de desviar do alvo que Deus estabeleceu para ela, essa pessoa se mantem firme e faz resistência ao diabo.

Então, para não errar, todos devemos ter um profundo temor a Deus, um sincero respeito e reverência a Deus.

...a outra dica é a seguinte:

Para não errar mais, precisamos nos arrepender, sinceramente, dos erros que já cometemos.

O arrependimento, que deve gerar em nós uma profunda tristeza por ferirmos a santidade de Deus, deve ser acompanhado por uma firme decisão de deixar o erro.

No livro de Atos está escrito: “Portanto, arrependam-se e voltem para Deus, a fim de que ele perdoe os pecados de vocês” (At 3.19).

Jesus dizia: “vá e não peques mais”.

Portanto, para não errar mais, é preciso haver arrependimento sincero dos erros já cometidos.

O arrependimento precisa ser sincero... não pode ser arrependimento do tipo de Quarta-feira de Cinzas...

A quarta-feira de cinzas é o dia do falso arrependimento, é o dia da hipocrisia estampada no rosto de milhares de pessoas... durante o Carnaval, se entregaram às farras, às orgias... mas na quarta-feira de cinzas, comparecem para a penitência e arrependimento... porém, tudo é mera formalidade, porque os foliões já estão interessados no Carnaval do ano seguinte... não há mudança de vida!

Não, para você não errar mais, é preciso que você esteja arrependido dos erros que cometeu.

Porque, enquanto uma pessoa não se arrepende, ela olha para o seu erro, e o vê como uma coisa desejável, o vê como algo fascinante...

Mas, para a pessoa que se arrepende, é diferente: ela olha para o seu próprio erro, para o seu pecado e exclama: "Que detestável, que odioso, que coisa mais digno do inferno; e isto estava antes em mim!"

Hoje Jesus está falando pra você: “vá e não erres mais, pois eu mesmo quero te ensinar os caminhos por onde você deve andar e te aconselhar nas decisões que tiver que tomar”.

É o que está escrito no Salmo 32:8: “O Senhor Deus me disse: Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo”.

 

Conclusão

Vimos que Deus quer nos levar a não errarmos como antes.

Para isto, temos de Deus esta orientação, Jesus ensinou, devemos:

Conhecer as Escrituras, e

Devemos conhecer o poder de Deus.

Você quer ter uma vida de acertos? ...quer ter seus conflitos resolvidos?

Conheça a Bíblia e conheça o poder de Deus.

A Bíblia você pode conhecer, lendo todos os dias, estudando, ouvindo os ensinamentos dela (há uma fartura de recursos: livros, CDs, DVDs)...

 

Agora, o poder de Deus você conhece, você experimenta, quando confia a sua vida a Deus... quando em fé, você diz: Senhor Deus, eu me submeto à Tua direção...

Talvez você se sinta como o ovo de um passarinho que despencou do ninho lá perto de casa: ele ficou tão fragmentado, que nada podia conserta-lo. Talvez seja assim que você se sente – mas considera o poder de Deus e a Palavra de Deus: nunca é tarde demais para começar tudo de novo!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira – Fonte: Sergio Callegari, 19.11.2006.

bottom of page