top of page

CASA EM ORDEM

2 Reis 20.1

 

INTRODUÇÃO

Na maioria das casas tem sempre um quartinho ou um lugar onde se guarda as coisas que não estão em uso, são coisas velhas... a gente não quer jogar fora, então guardamos num canto que ninguém vê e elas ficam lá. Os paulistas chamam essas coisas de “tranqueiras”, coisas velhas.

Olha, nós precisamos nos livrar dessas coisas... Lá em casa nós temos o costume de levar para a laje aquilo que está fora de uso e as coisas vão sendo guardadas lá. Claro, tem coisas que um dia poderão ser necessárias (como aquela TV da marca Telefuken, de tubo preto e branco - estou guardando pra mostrar à próxima geração)...  

Mas muitas vezes guardamos coisas que realmente só ocupam espaço. De vez em quando a gente lembra que precisa até fazer uma arrumação, mas isso nunca acontece.

Na sua casa tem um quartinho desse, um lugar assim?

Pois, Deus falou para o rei Ezequias que ele devia colocar em ordem a sua casa, e isso era muito mais sério do que arrumar “o quartinho da bagunça”.

Deus estava falando com o rei Ezequias da necessidade dele colocar a casa em ordem, organizar a casa, o reino e a própria vida.

 

Esta noite, essa é a Palavra de Deus para a sua vida... eu venho pra lhe dizer três coisas, primeira:

1- PONHA EM ORDEM A SUA VIDA PESSOAL

Tem pessoas que estão com a vida bagunçada, desorganizada...

Um, é enrolado com mais de uma namorada... outro, é com um caso de adultério, outros têm dívidas, nome sujo, aluguel atrasado... e a bagunça é tão grande que ainda assim, continua fazendo novas dívidas, vive se embriagando, usando drogas, se prostituindo.

Essa é a situação de muitos... e vão vivendo assim, em desordem.

Sabe quando isso começa a mudar? ...é quando a pessoa se acerta com Deus, é aí que tudo começa a mudar!

Eu gosto desse desenho gráfico produzido pela Cruzada Estudantil e Profissional Para Cristo. Esses dois círculos representam dois tipos de vida. O da esquerda representa a vida controlada por você mesmo. O seu EU está no centro, no comando, na direção. E Cristo está fora. Então o resultado disso é desordem. Quando nós mesmos estamos na direção da nossa vida, tudo fica em desordem.

Mas esse outro círculo representa a vida dirigida por Deus. Deus está no comando... o volante, a direção está na mão dEle. E quando é assim, o resultado é harmonia, é ordem.

Ponha em ordem a sua vida pessoal. Ainda que você ache impossível, saiba que com a ajuda de Deus tudo é possível.

Então, se você ainda não entregou a sua vida para Deus dirigir, entregue agora e tudo começará a se organizar na sua vida!

 

...em segundo lugar:

2- PONHA EM ORDEM A SUA VIDA FAMILIAR

Muitos lares estão desorganizados, desestruturados, desequilibrados... porque estão fora dos princípios que Deus estabeleceu para a família. Por isso vivem infelizes.

Deus não se agrada disso. Ele quer que você viva bem em família, que os filhos honrem os pais, que os pais cuidem, protejam e amem seus filhos, que os irmãos vivam em união, que os casais se amem e mantenham fiéis no compromisso um com o outro.

Tudo isso são princípios para a família estar em ordem, ordenada, ajustada...

Tem casas onde reina uma “bagunça” espiritual. Onde cada um tem a sua crença, os seus deuses... até mesmo as crianças!

Sabe, um grande líder no passado bíblico foi Josué... Josué levou a sua família a uma decisão... Josué colocou em ordem em sua

casa, resolvendo: “eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15).

Decida isto também! Ah! pastor, mas eu tenho que respeitar a vontade dos meus filhos, do meu marido, da minha esposa... não posso trazê-los à força pra igreja.

Na força da carne, lógico que não. Mas na força do Espírito Santo você pode. Então, ora, profetiza: “Minha casa é do Senhor, meu marido, minha esposa, meus filhos, meus pais são do Senhor Jesus!”

 

...e, terceiro lugar:

3- PONHA EM ORDEM A SUA VIDA ESPIRITUAL

O rei Ezequias, ao receber a palavra de que ele deveria pôr a sua casa em ordem, porque iria morrer... sabendo disso, o que foi que ele fez?

Lemos no v.3 que ele virou o rosto para a parede, levantou um clamor a Deus, fez uma oração, declarando o seguinte: “Ó SENHOR Deus, lembra que eu tenho te servido com fidelidade e com todo o coração e sempre fiz aquilo que querias que eu fizesse.”

Olha, isso tocou o coração de Deus e Deus atendeu o pedido de Ezequias.

Mas o que foi que Deus viu? ...fidelidade, integridade, obediência. Deus atendeu a

oração de Ezequias, porque ele estava com a sua vida espiritual organizada.

Tem gente orando, orando, orando e Deus não está respondendo.

Como está a sua vida espiritual? Você tem lido a Bíblia, tem se santificado? Você tem sido fiel a Deus, a sua família, aos seus líderes?

Ponha em ordem a sua vida espiritual.

CONCLUSÃO

Você está lembrado destes dois círculos? ...qual dos dois representa a sua vida hoje?

Qual desses círculos você gostaria que representasse sua vida a partir de agora?

Sua vida pode ser arrumada, pode ser organizada... você pode ter uma vida melhor.

E isso começa a acontecer quando você entrega a sua vida para Deus dirigir.

Receba a palavra de Deus em seu coração!

Ponha em ordem a sua casa e seja feliz!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page