top of page

NÃO RECLAME. NÃO DESESPERE. CONFIE

Isaías 40.27-28

 

Por que você reclama, ó Jacó, e por que se queixa, ó Israel: "O Senhor não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa"?

28 Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. 29 Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. 30 Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; 31 mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

Eis o tema da mensagem para hoje: Não Reclame. Não Desespere. Confie. Fala isso pra pessoa aí do lado, prega essa mensagem pra ela.

Vamos ler o v.27 de novo, mas dessa vez, colocando o nosso nome, tipo assim: “Por que você reclama, ó Walter, e por que se queixa, ó Walter Pacheco: "O Senhor não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa”?

Essa é a queixa que muitos fazem: “Ah! O Senhor não se interessa pela minha situação. O meu Deus, não considera a minha causa!”

Vamos começar fazendo uma oração. Fale assim: “Senhor, eu quero ouvir a Sua voz, fala ao meu coração. Fala ao meu coração”.

Amado, aqui está um grande erro que muitas vezes nós cometemos, talvez, por ignorância, por falta de entendimento, por falta de conhecimento mesmo... é quando nós falamos assim: “Deus não se importa comigo”.

Essa é a queixa que muitas pessoas fazem, e talvez, a maioria do ser humano faz, que, se Deus existe, Ele não está se importando conosco, não está interessado na nossa situação nem com a nossa causa. Ah! Que grande engano.

Mas esta é, sem dúvida alguma, uma das reclamações mais comuns das pessoas. As pessoas têm a impressão de que Deus as abandonou, de que Deus as deixou pra lá... as pessoas tem a impressão de que os problemas delas estão aumentando e que Deus não as vê, então, tem quem entra em desespero, faz bobagens... até se afastam de Deus, chutam o pau da barraca, porque têm falado: “Ah! Deus não me ouve, não me atende... de nada vale seguir os princípios... o bem não chega pra mim, só o mal, então, quer saber, vou mudar de lado”. E se desviam do caminho de Deus.

Mas o interessante, é que esse texto da Bíblia nos apresenta Deus, dizendo o seguinte, assim numa maneira bem simples de falar e entender: “Você ficou doido? Endoidou? Você é doido de falar uma coisa dessa?  Será que você não está percebendo o que voce está falando?”

 

E o texto começa a revelar quem é Deus. O v.28 diz: “Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças”.

O texto está revelando: “Deus é assim. Ele é onipresente, porque é eterno, sempre existiu, Ele nunca vai acabar... O texto também revela: Ele é onipotente, porque é o Criador de toda a terra, que nunca se cansa. Ele também é onisciente, porque Sua sabedoria é insondável, Ele sabe tudo!  Você fala que não, mas Ele é assim. É Ele que fortalece o cansado, é Ele que dá novo vigor ao que está sem forças”.

E aí, o texto passa a falar de uma maneira estranha, porque diz assim: eles voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

É uma maneira estranha de falar, porque para os pregadores, isso parece ser um erro homilético, um erro de discursar.

Porque veja bem, o certo, pra quem prega, é assim, começa do pequeno para o maior, do menos importante para o mais importante, começa pela sequência lógica, primeiro, segundo e terceiro.

Mas aqui, começa do mais intenso para o menos intenso. Primeiro, aqui fala de voar, que é o ápice, o ponto mais forte, o mais alto, e vai baixando... de voar fala em correr e de correr fala de andar.

A regra para a pregação é o contrário. Se eu fosse pregar eu diria: “Querido, você está andando em felicidade? Você vai correr. Você tá correndo? Então você vai voar!” Eu aumentaria a dimensão da coisa: andam, correm e voam.

Mas, a ordem do texto bíblico é: voam, correm e andam. Por quê?

Porque, amados, poucos de nós tem experimentado voar na vida, poucos de nós tem experimentado correr... mas nós, na maioria das vezes, temos caminhado, dia a dia na nossa vida, aparentemente normal, com lutas normais, com problemas comuns... Tem os que voam, tem; tem os que correm, tem; mas tem, na grande maioria, os que andam.

Pois sabe o que Deus está dizendo? “Não importa em qual nível você está, se está andando, correndo ou voando, porque mesmo que seja no comum da sua vida, diz o Senhor, Eu sou o Deus que age, que dá força e que te fortalece”. Querido, essa é a grande verdade bíblica pra você esta noite.

 

Hoje pela manhã, eu e Tânia compartilhamos sobre a semana tão difícil que tivemos... e foi um momento muito maravilhoso de oração por nós e de apoio... a gente sabe que Deus dá força e condição pra vencermos qualquer situação da vida.

Mas, talvez, alguém aqui ainda não tem experimentado isso, não sabe que Deus realmente ajuda e fortalece os Seus filhos. Então, eu quero tentar de alguma maneira, ajudar você a compreender que Deus e poderoso para abençoar.

Abre a Bíblia no livro de Rute 1.1-3. O texto diz assim: “1 Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe. 2 O homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram. 3 Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos. 4 Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos, 5 morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e o seu marido”.

Qual é o cenário? Fome. Houve uma época de fome na terra. Sabe, não é de hoje que existem problemas como falta de água, seca, fome. A história da humanidade sempre foi assim, sempre houve problemas.

Hoje, sabemos pela televisão, de como estamos tendo falta de água, embora nosso país seja o país das águas, está aí o Rio Paraíba do Sul, tem o São Francisco, tem o Amazonas, mas sempre aconteceu períodos de crise na terra, períodos difíceis.

A questão é como nós vamos encarar os períodos difíceis.

Os períodos difíceis, olha, eles funcionam como uma grande peneira: os derrotados passam pelos buracos, não ficam... mas os vencedores permanecem, porque encontram estabilidade.

Veja, o texto aqui diz que houve uma época de fome, e conta que um homem de Belém de Judá, cidade, inclusive, onde Jesus haveria de nascer, antes disso, a cidade que seria a cidade do rei Davi, pois é, lá na cidade de Belém, morava um homem com a sua mulher e seus dois filhos, uma família.

Então, por causa da fome, esse homem saiu de lá e foi viver por algum tempo nas terras de Moabe, ele foi buscar ajuda, foi buscar uma condição de vida melhor para ele e sua família.

O v.2 dá o nome deles: o homem se chamava Elimeleque, a sua mulher Noemi, e os filhos deles, se chamavam Malom e Quiliom. Se você tiver filhos gêmeos, olha aí essa sugestão de nome pros meninos: Malom e Quiliom.

Pois bem, saindo de Belém de Judá, eles chegaram a Moabe e lá ficaram, mas o que acontece? Elimeleque, marido de Noemi, passado um tempo, morreu... a mulher ficou viúva.

Pensa nas dificuldades: época de fome, mudança de cidade com planos de melhorar, pensando em dar um jeito, pensando em sair da crise, mas piorou.

Isso já aconteceu com você? De passar por uma crise, por um momento difícil, e aí você toma uma decisão achando que vai melhorar, que vai acertar, que vai encontrar ajuda, mas no final você cai num buraco, numa crise maior ainda?

Pois a história que nós estamos vendo é a história de uma família em que, de repente, tudo virou contra ela: veio a fome, a mudança de lugar, a morte do marido, que fez uma escolha, pensando acertar. Você já fez escolhas que deram erradas? Eu já fiz várias.

Pois a escolha de Elimeleque deu tudo errado e ele morreu. Morreu e agora fica uma mulher viúva pra cuidar de dois filhos e pra se virar sozinha num lugar desconhecido.

 

Mas a história diz aqui, no v.4, que os dois cresceram e se casaram com mulheres moabitas, naturais daquela terra. Uma tinha o nome de Orfa, nome chique, e a outra Rute, a dona do livro.

Depois dessa família estar morando por quase dez anos, o que acontece? Morreram também os dois filhos de Noemi, o Malom e o Quiliom, e agora, fica Noemi sozinha, sem os seus dois filhos, e sem o seu marido.

Faz as contas: Dez anos, dez anos de fome, dez anos de crise, dez em que as coisas só foram piorando...

Meu irmão, a Bíblia é um livro impressionante. Ela relata essas histórias verdadeiras do passado para nos dar uma revelação do coração de Deus.

Os heróis bíblicos que tanto nos impressionam, foram pessoas que viveram experiências, muitas vezes, parecidas com as nossas. Mas muitas vezes também, o que eles enfrentaram não foram probleminhas rapidamente foram resolvidos. Pelo contrário, alguns enfrentaram problemas duraram anos e que só foram piorando!

Olha como termina o primeiro capítulo da história desta mulher Noemi. Ela termina viúva, com seus dois filhos mortos também, e agora, com duas noras pra ela cuidar, pra ela orientar.

Qual é o cenário?  Desespero.

Mas eu chamo a sua atenção para o último capítulo, o capítulo 4, onde na altura do v.13, está escrito: “Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu, e o Senhor concedeu que ela engravidasse e desse à luz um filho. 14 As mulheres disseram a Noemi: "Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel! 15 O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos!" 16 Noemi pôs o menino no colo, e passou a cuidar dele. 17 As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: "Noemi tem um filho! " e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi. 18 Esta é a história da descendência de Perez: Perez gerou Hezrom; 19 Hezrom gerou Rão; Rão gerou Aminadabe; 20 Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom; 21 Salmom gerou Boaz; Boaz gerou Obede; 22 Obede gerou Jessé; e Jessé gerou Davi.”

Olha isso: uma das noras de Noemi era a Rute, uma moça lá de Moabe, com quem um dos seus filhos havia se casado, o Malom.

Mas, com a morte do marido e a morte dos filhos, no final de quase dez anos, Noemi resolve voltar para a sua terra Belém de Judá.

Ela resolve voltar tudo ao zero. Voltar pra casa, voltar pra suas terras, voltar pra sua parentela. Então, Noemi volta, mas ela não tem mais nada, é uma pobre.

Ela não tem casa pra morar, ela não tem comida pra comer, ela não tem nada... ela volta, mas começa a viver de favor... Conta-se neste livro que ela se amparou num parente do falecido marido.

Elimeleque tinha um parente chamado Boaz, que era rico, fazendeiro e que dava algumas coisas pra Noemi se sustentar.

Logo no começo, pra ajudar a sogra, que já nem era sogra mais, Rute falou assim, lemos no 2.2: "Vou recolher espigas no campo daquele que me permitir". Boaz era dono de uma propriedade, tinha lá uma plantação de trigo, o pessoal estava fazendo a colheita, e o que caía no caminho, Rute pedia a permissão pra levar pra casa.

Mas olha, por um propósito de Deus, aquele dono da terra, chamado Boaz, olhou para aquela quase mendiga, a pobre Rute, desprovida de qualquer recurso pra arrumar o cabelo, pintar as unhas, fazer uma maquiagem, pobretona mesmo, ah! Mas por um propósito de Deus, Boaz chegou, viu aquela moça e alguma coisa mexeu no coração dele, essa história está no Capítulo 2 pra você conferir em casa.

Vendo aquela moça, alguma coisa mexeu no coração de Boaz, que ele falou: “Que moça! Que mulher extraordinária! É uma guerreira, uma batalhadora... e viúva”.

Ah! Sabe o que aconteceu depois? Boaz se casou com Rute. A mendiga agora virou patroa! O 4.13 fala justamente disso: “Boaz e Rute se casaram; e depois de algum tempo, o Senhor permitiu que ela tivesse um filho” – BV. Um netinho para Noemi! Veja só, a mulher que havia ficado sem marido e sem seus dois filhos, agora tem um netinho, o nome dele é Obede, que significa adorador, servo do Senhor!

E sabe quem virá a ser esse menino, o Obede? Ele será, olha o final do v.17: pai de Jessé e avô do rei Davi.

Queridos, o rei Davi foi o mais ilustre rei de Israel. Foi o rei que estabeleceu Jerusalém como a capital de adoração a Deus. Foi o rei Davi que levou a arca da presença de Deus pra lá e foi ele que organizou os serviços de adoração, ampliou o reino e ajuntou materiais para a construção do templo. Davi foi governador, foi guerreiro, foi músico, foi poeta. E, sabe o mais importante? ...ele foi um dos antepassados de Jesus.

Está lá no Evangelho de Mateus 1: “Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi... Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé; 6 e Jessé gerou o rei Davi”. Aleluia!

Querido, John Piper, que é um grande escritor evangélico, ele tem um livro que se chama “O Sorriso Escondido de Deus”. Nesse livro, John Piper diz que por trás de toda circunstância difícil, crítica, carrancuda, esconde-se uma face sorridente, a face de Deus, que controla tudo.

A Bíblia diz que a noite escura, Deus faz com que se transforme numa manhã iluminada. A Bíblia diz que o choro pode durar uma noite, mas que Deus faz a alegria vir pela manhã.

E aqui temos essa história. É uma história que começa com três funerais, você viu? São três viúvas abandonadas e pobres. Noemi podia falar: “Acabou, não tem mais jeito, é o fim da linha. Deus não se importa comigo”.

Três sepultamentos, só que depois de três sepulturas, vem um casamento, vem um filho e vem um rei.

Deus havia Se esquecido de Noemi? Não! Pelo contrário, por trás das perdas, por trás dos momentos mais difíceis da nossa vida, tem uma questão, querido: você vai confiar ou não confiar em Deus.

Talvez você esteja vivendo uma noite escura, um tempo difícil... talvez você esteja vivendo um momento em que você fala assim: “Tá só piorando”. Talvez, você está vivendo um momento no qual você diz: “Deus não se importa comigo”. Talvez você esteja vivendo um momento em que você diz: “Não há mais o que fazer”. Talvez você esteja pensando em tomar uma atitude louca...

Mas, deixa eu te falar: Deus é o único que transforma esperança em realidade. O nosso Deus é chamado Deus da esperança.

Portanto, desta história tão incrível, tem algumas lições práticas para a sua vida.

 

A primeira é a seguinte: você tem grande valor pra Deus. A história de Rute mostra como Deus valoriza cada pessoa e tem um plano maravilhoso para cada vida.

Tem gente que vive focada só nas perdas, só nas desgraças... não consegue ver que Deus está no controle. Mas Ele está.

 

Outra lição que a gente pode tirar é que todo filho que a gente tem, seja na circunstância que for, é um presente de Deus pra nós.

Deus deu pra Rute um filho... Rute era jovem, mas já havia experimentado a viuvez. Mas Deus arrumou um casamento e um filho pra ela, uma viúva que gera um filho que é um presente de Deus.

 

Mas, a maior lição de todas é que a vida só pode ser entendida pela ótica do Espírito de Deus. Você só vai entender a sua vida, os seus momentos difíceis, suas lutas, suas crises, se você acreditar que Deus está no controle.

Porque, veja essa história de Noemi: ela sofre com a família uma época de fome na terra. O marido toma a decisão deles irem de mudança para outra região. Ele morre. Os dois filhos se casam, mas eles também morrem. E fica Noemi, sem marido, sem filhos e com outras duas viúvas para cuidar.

Muitas vezes, na nossa vida, acontecem situações assim que, no natural, da ótica humana, não dá pra entender.

Perde-se o emprego, o arroz com feijão no prato é sem carne... quantas vezes se recorre à humilhação do empréstimo... quantas vezes o que vem é a enfermidade? O fato, porém, querido, é que essas coisas que nós chamamos de horríveis, são na verdade, a mão de Deus nos guiando na direção certa.

 

A última palavra do livro de Rute é Davi.

Talvez, hoje, você não entende os planos de Deus e tudo parece tão duro, tão difícil para você. Mas, amado, no andar de cima que você não consegue enxergar, na sala de controle do universo, as coisas estão sendo dirigidas pela mão de Deus. Você não está vendo, mas, aqui em cima, tem alguém no controle.

 

A última palavra do livro de Rute é Davi. Deixa Deus dar a última palavra da sua história. Deixe pra Deus dizer que é acabou. Não se precipite, não tire conclusões apressadas... deixe Deus dar a última palavra.

Por que lhe digo isso? Porque sempre o melhor de Deus está por vir. Acredite: se Deus dirige a sua vida, você não está numa roubada, não está perdido... você não está sendo levando para o mal, pelo contrário, Deus está te levando em vitória.

Então, não olhe pra baixo, olhe pra cima. Você pode falar: “Deus, o Senhor está aí, está na sala de controle?” E Ele te responderá: “Tô, tô no controle”.

 

Olha a vida pela ótica do Espírito de Deus, porque Ele está te guiando.

Entrega o teu caminho ao Senhor e confia nEle e o mais Ele fará. Com fé, entrega o teu caminho, sua vida, ao Senhor, confia... deita, relaxa, descança... não se desespera... confie no Senhor. Você faz isso, porque o mais, Ele fará.

Amém.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 05/07/2015

bottom of page