top of page

O SENHOR É O MEU PASTOR

Salmos 23

 

Introdução

Este, talvez, seja o salmo mais conhecido em todo o mundo, como também o mais lido e o mais recitado de todos...

Mas, será que todas as pessoas que conhecem o Salmo 23, o salmo que diz "o Senhor é o meu pastor, nada me faltará", será que todos os que conhecem este salmo, conhecem também o Pastor do salmo?

 

Pois, é somente para esses que a promessa do salmo se aplica.

 

O autor do Salmo 23 é Davi... ele estava inspirado por Deus quando escreveu estas palavras.

Ele tinha a plena convicção e a consciência de quem era o Senhor e do que Ele, o Senhor, representava para a sua vida.

 

E o Senhor, para Davi, era de fato, como diz aqui o v.1, um pastor, o seu Pastor... Davi conhecia verdadeiramente ao Senhor, por isto, ele pôde chamá-Lo de pastor e declarar as verdades que declarou neste salmo.

 

Agora, quanto a nós, para que possamos também nos beneficiar das verdades contidas neste salmo... para que possamos tomar posse de suas promessas e de suas bênçãos, nós também precisamos ter a certeza, precisamos ter a consciência de que somos ovelhas deste Pastor...

...porque todo este salmo só é real, só faz sentido, para aquelas pessoas, que por assim dizer, tornaram-se ovelhas, ovelhas que pertencem ao Senhor.

 

Então, diante disto, para você se beneficiar da promessa deste salmo, há três questões que precisamos verificar.

 

A primeira questão é:

1. COMO SABER QUE SOU OVELHA DO SENHOR?

Bem, em primeiro lugar, você precisa saber quem é o Pastor deste Salmo... E a Bíblia nos fala a respeito!

O Evangelho de João faz uma afirmação reveladora, porque nele, está registrada a seguinte declaração de Jesus. Ele disse: "Eu sou o bom pastor" e "conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem" (10:11,14).

Portanto, escute isto: o Pastor de que fala este salmo 23, o Pastor a quem Davi se refere, é Jesus, o Senhor Jesus - Ele é o Pastor!

 

Então, tendo descoberto quem é o pastor do salmo, em segundo lugar, agora você precisa se certificar de que é ovelha do bom Pastor.

Será que você está no aprisco de Jesus? ...será que você está naquele abrigo onde Jesus, o Bom Pastor, recolhe o Seu rebanho? ...será que você está contado como ovelha de Jesus, porque Jesus é o seu Dono, o seu verdadeiro Pastor?

 

Será que você está sendo guiado por Jesus, porque Ele mesmo disse: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem" (v.27)?

 

Você reconhece a voz de Jesus... você é uma pessoa guiada por Jesus? ...tudo aquilo que você faz é orientado por Jesus?

 

Então, dá pra você se certificar de que é ovelha deste Pastor, o Senhor Jesus?

 

E ainda, em terceiro lugar, é preciso que você se certifique de que tem as marcas do seu dono.

Todo rebanho tem a marca do seu dono!

 

Mas, quais seriam as marcas que possuem as ovelhas do rebanho de Jesus?

Amado, uma das principais marcas, é a marca da FÉ. Fé em Jesus e não em outras coisas para a salvação.

 

Tem gente que confia em cada coisa... até em pata de coelho pra dar sorte! ...mas se pata de coelho desse sorte mesmo, porque o coelho perderia a dele?

 

Certa ocasião Jesus falou para alguns: "...vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas." (João 10:26).

 

Quando uma pessoa é ovelha de Jesus, ela tem fé, ela crê... crê que Jesus é Deus - o Bendito Filho que veio ao mundo, como ovelha também, porém sem mancha e sem defeito (sem pecado e sem desobediência), e que voluntariamente se entregou ao sacrifício de morte, por nós, que temos desobedecido e pecado contra Deus.

 

Mas à isso, há pessoas que crêem e dizem:

"Sim, eu sou de natureza má... sou pecador, e Jesus Cristo é o Filho de Deus que morreu na cruz para me salvar da morte e do inferno. Jesus é o meu Salvador!".

 

Mas há pessoas que não crêem e dizem: "Que pecador, nada! Sou justo, sou bom de coração, meus pensamentos são bons, meus sentimentos são bons... e Jesus só é mais perfeito do que eu".

 

Bem, está escrito na Bíblia, que aquelas pessoas que crêem, essas são ovelhas de Jesus, possuem a marca da fé - se você crê em Jesus para a sua salvação, você é ovelha e Jesus é o seu Pastor.

 

Mas, uma outra marca importante das ovelhas de Jesus, é a marca da OBEDIÊNCIA, a marca da submissão, a marca da autonegação.

Jesus falou: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem" (João 10:27).

 

Isto significa que quando uma pessoa é realmente de Jesus, ela tem a sua vida marcada pela obediência. Jesus dizia a todos: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz... e elas me seguem". Ovelhas de Jesus são pessoas que se decidiram a obedecer!

 

Finalmente, a pessoa quando é ovelha de Jesus, ela possui a marca do AMOR (sendo capaz até de passar por sofrimento, e perseguição por causa de Jesus).

As ovelhas de Jesus não gostam, elas amam - a marca distintiva delas é o amor.

 

Por que, você sabia? ...amar é o contrário de gostar. Quando nós dizemos "eu gosto de você", isto significa: "Você faz coisas que me agrada, por isso que te gosto". Mas o amor é o contrário disso! Quando digo "eu te amo", isto significa que sou eu quem faz as coisas que te agradam.

 

As ovelhas de Jesus são pessoas que amam, porque elas fazem coisas que agradam.

Pois bem, uma vez, ciente da verdade a meu respeito... ciente do relacionamento que eu tenho com Jesus, o Bom Pastor ...ciente da certeza que tenho de que sou ovelha do rebanho de Jesus, então eu posso ir adiante e declarar: "O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará." Aleluia!

Oh! Amado: Jesus é o Bom Pastor. Certifique-se de ser ovelha dEle: Você crê em Jesus? ...você obedece a Jesus? ...e você ama Jesus? ...se sim, então, você vai dizer AGORA, diga depois de mim, com toda a sua força: "Jesus é o meu Pastor e de nada, e de nada, terei falta!" Aleluia!! [dê um aplauso forte ao Senhor, mais forte!]

 

Mas para você se beneficiar desta promessa, da promessa que diz, que nada lhe faltará, há uma segunda questão:

2. O QUE NÃO VAI FALTAR?

Hummm!!! No nosso dia-a-dia, sempre faltam muitas coisas. Não é?

Falta dinheiro, falta emprego, faltam amigos, falta gasolina, falta gás, luz, pó de café, açúcar... prá algumas, falta namorado... para outros, falta juízo, falta paciência, enfim, faltam muitas e muitas coisas.

 

Alguém até já disse: "Lá em casa é uma fartuuura, uma fartura só! Farta arroz, farta feijão, farta óleo...".

 

Será que o salmista Davi exagerou? Será que esta parte da Bíblia "nada me faltará" significa mesmo "nada me faltará"?

A Palavra de Deus, não falha. Se você já se certificou que verdadeiramente é ovelha do pastor Jesus, então, resta compreender este fato do v.1: sendo ovelha de Jesus, de nada você terá falta.

 

Isto é um fato, uma palavra de Deus... Sendo assim, o que Jesus não vai nos deixar faltar?

 

Em primeiro lugar, como Bom Pastor que é, Jesus não deixará nos faltar cuidado.

Aqui está escrito, v.2, que Jesus sempre levará as Suas ovelhas a pastos verdejantes, a águas tranqüilas, a um bom descanso a fim de que o vigor delas, a força delas, seja restaurada.

 

Então, veja: este pastor, que é Jesus, cuida e zela por Suas ovelhas... e Ele promete que jamais faltará as coisas necessárias à vida delas, como: o alimento e o vestuário.

 

Há pessoas que vivem preocupadíssimas com roupa, comida...

 

Mas Davi mesmo, em outro Salmo, declarou: "Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão" (Salmo 37:25). Aleluia!!

 

E você sabe por quê amado? ...porque o Pastor aqui é Jesus, o Senhor, Aquele que reina sobre tudo e sobre todos! Aleluia!

 

Outra coisa que Jesus não deixará faltar às Suas ovelhas, é a Condução.

Jesus sempre conduzirá as Suas ovelhas, para que cheguem ao destino certo e esperado, desviando-as dos perigos e dos acidentes.

O v.3 diz que Jesus guia as Suas ovelhas nas veredas da justiça, isto é, pelos caminhos certos.

 

Se você for ovelha de Jesus, nunca ficará perdido, nunca entrará num beco-sem-saída!

 

O v.4 fala que a ovelha de Jesus, mesmo quando andar pelo vale escuro, onde a morte está bem perto, ela não temerá o perigo, porque Jesus estará ali com ela!

 

Esse verso diz que Jesus não deixará faltar orientação nenhuma às Suas ovelhas, porque Ele mesmo, estará com cada uma delas.

 

Outra coisa que o Bom Pastor não deixará faltar à Sua ovelha, é isto: a Sua Presença.

Amado, Jesus sempre estará com as Suas ovelhas... Jesus nunca as abandonará.

 

Está escrito em Mt 28.20: "...eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".

 

Também, às Suas ovelhas, Jesus não deixará faltar proteção.

As ovelhas, o salmista Davi sabia, elas estavam sempre sujeitas a cair num vale... sempre sujeitas aos ataques de lobos e de ursos, e por serem muito frágeis, então, elas necessitavam de defesa e de proteção.

 

Davi foi pastor de ovelhas, ele tomava conta do rebanho de seu pai, e ele havia tido a experiência de proteger aquelas ovelhas (1 Samuel 17:34-36)... Houve uma ocasião que Davi enfrentou leão e urso a fim de livrar as ovelhas.

 

Pois ouça: pessoas que são ovelhas de Jesus, não deixaram de ser pessoas comuns e frágeis, mas, porque agora são do rebanho de Jesus, (porque mudaram de pasto: antes pastavam no terreno seco do diabo, mas agora estão nos pastos verdes de Jesus), todos os que são de Jesus, sofrem muito com os ataques do leão, que é o diabo, que ruge, procurando abocanhar ovelhas.

 

Mas nós sofremos, não somente ataques do diabo, mas sofremos também por causa do mundo, sofremos por causa da nossa natureza maldosa, sofremos por causa do pecado, por causa das tentações...

 

Então, por isto tudo, precisamos muito de proteção! E o que diz a Bíblia aqui ao final do v.4? ...ela diz que Jesus é o nosso Protetor, ela diz Jesus nos defende, ela diz que Jesus nos protege! Aleluia!

 

Mas, sabe do principal perigo que Jesus nos protege? ...Ele nos protege da ira de Deus, da ira que será derramada contra todos os pecadores, no dia do juízo final (1Tessalonicenses 1:10).

A Bíblia diz que todos nós seremos julgados e os que forem condenados por haver sido pessoas "...covardes, incrédulas, depravadas, assassinas, que cometem imoralidade sexual, que praticam feitiçaria, e que são idólatras, mentirosos... - a Bíblia diz que Deus, em Sua ira, lançará a todos no lago de fogo que arde com enxofre (Ap 21.8).

 

Mas, aleluia! As pessoas que são ovelhas de Jesus, que pertencem ao Bom Pastor, estas serão protegidas por Ele, serão guardadas por Ele... porque não faltará proteção à elas!

 

O salmista disse e todas as ovelhas de Jesus também irão dizer: "...não temerei perigo algum, pois Tu estás comigo"!!!

 

Isto é muito importante, tanto que precisamos ir além, e considerar esta terceira questão:

3. COMO NOSSO PASTOR NOS PROTEGE?

Em Jo 10.11 lemos isto que Jesus disse: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas".

Jesus estava dizendo: "...dou a minha vida pelas ovelhas."

 

Você quer saber como Jesus nos protege? ...Ele nos protege com a Sua própria vida. Ele dá a Sua vida em favor das Suas ovelhas.

E para que isto seja possível, é preciso que Jesus mantenha estas ovelhas, sob a Sua guarda, sob a Sua vigilância.

 

E aí, nesse v.4, surgem alguns instrumentos de trabalho, que são próprios ao ofício do pastor de ovelhas. O esse verso aponta estes instrumentos:

 

A vara, que é um instrumento de correção.

Algumas ovelhas, ao sair do aprisco, começavam a se dispersar do rebanho, então, o pastor usa a vara, a fim de protege-la de um possível sumiço. Entende?

 

Jesus, porque nos ama, usará a vara de pastor em nós, e irá nos corrigir para nos proteger!

 

Aqui na Bíblia, no livro de Hebreus, lemos este conselho: "...não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama...".

 

Depois, esse v.4 fala também do cajado, que é o instrumento de resgate nas mãos do pastor.

Por vezes, algumas ovelhinhas, desgarradas do rebanho, caíam num vale, e se feriam... então era necessário resgatá-la, e para isto o pastor usava o cajado, e depois tratava as suas feridas.

 

O papel de parede do meu computador é uma gravura bastante interessante: que mostra uma ovelha perdida num penhasco, num lugar perigoso, cheio de espinhos. A ovelha está visivelmente ferida e amedrontada. Porém, no alto daquele penhasco, está o pastor com o seu cajado a fim de resgatar a ovelha.

 

Se você é ovelha de Jesus, e se, porventura, está caído, e se feriu, está com seu coração machucado, suas emoções abaladas... ou se está isolado de todo mundo, ninguém mais te enxerga, ninguém mais sequer ouve o seu choro...

 

Ah! se você é ovelha de Jesus, Jesus é o seu Pastor, Amém? ...então, não se apavore com o precipício, Jesus resgatará você e curará as suas feridas! ....estará lá, com o Seu cajado na mão a fim de resgatar e derramar sobre a sua alma o remédio que cura. Aleluia!

 

Ah! Vale a pena ser ovelha de Jesus!

Quem não se sentirá seguro, protegido, amado, sabendo que as suas necessidades serão supridas e as suas feridas saradas?

 

Conclusão

Ah! Não perca mais tempo, responda logo:

Já sou ovelha de Jesus? Já estou em Seu aprisco? Tenho ouvido e reconhecido a Sua voz? Estou sob a Sua proteção?

 

Tenho sido obediente e desfrutado de comunhão com as demais ovelhas do aprisco? Tenho me alegrado ao experimentar a correção de Jesus?

 

E as marcas de Jesus, o meu Senhor, estão visíveis em minha vida?

 

Vale a pena fazer parte do rebanho de Jesus!

Ele realmente é o Bom Pastor e nós podemos dizer, com alegria e cheios de fé: "O Senhor é o meu pastor e nada me faltará".

 

Amém!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 26 de Setembro de 2004.

 

bottom of page