top of page

CONSTRUA SUA CASA SOBRE JESUS

Mateus 7.24-27

 

INTRODUÇÃO

Aqui nós temos a conclusão do Sermão da Montanha, que é o sermão mais famoso do mundo, pregado por Jesus.

E Jesus concluiu esse sermão exatamente com estas palavras que acabamos de ler. E, considerando estas palavras de Jesus, quero trazer a você um desafio: o desafio de edificar a sua casa, a sua família, o seu casamento, o seu namoro, a sua vida, sobre Jesus. Construa a sua casa sobre Jesus.

Então, para concluir o seu sermão, Jesus usa uma história, uma história que fala sobre semelhanças e também sobre diferenças.

Se você parar pra pensar na experiência de cada construtor que aparece nessa história, são dois construtores, você vai ver que havia muitos pontos em comum entre eles.

Primeiro, todos os dois tiveram o desejo de construir uma casa. Todos dois sonharam com um lar, com uma família. E é bom sonhar com isso!

Os dois construtores desejaram algo bom, algo legítimo, algo aprovado e abençoado por Deus. Então, é bom que você tenha sonhos também assim: com coisas que são legítimas, que são preciosas...

Sonhe em construir sua casa, sonhe em construir o seu lar, a sua família... sonhe em construir uma bela carreira... sonhe em se tornar, profissionalmente, uma pessoa útil à sociedade... sonhe em ser um grande amigo, grande amiga (um discipulador ou discipuladora) para alguém aqui na igreja... sonhe em construir a própria vida... Isso é bom, é legítimo, é saudável.

Então, esses dois construtores tiveram o mesmíssimo desejo nos seus corações: eles desejaram a mesma coisa.

 

Mas, além disso, os dois também se esforçaram para conseguir a mesma coisa. A Bíblia diz que eles não apenas sonharam com uma casa, eles também edificaram, construíram, uma casa.

Os dois arregaçaram as mangas e lançaram mãos à obra. Os dois... eles correram atrás, eles buscaram, se dedicaram e, nisso também, eles merecem elogios. Porque eles não ficaram apenas na teoria, mas se empenharam na busca daquilo que era o sonho dos seus corações.

E uma terceira semelhança entre esses dois construtores é a seguinte: todos os dois enfrentaram uma tempestade: a chuva, o rio, o vento que veio com força sobre a casa de cada um deles.

Então, todos os dois sonharam com uma casa... todos os dois construíram uma casa... e todos os dois viram uma tempestade descer sobre a sua casa.

Essas são as semelhanças, mas a história não pára por aí... porque daqui pra frente, se tudo estava semelhante um ao outro, agora a história muda completamente.

O final de cada caso é totalmente diferente e a diferença está no fundamento, na fundação de cada uma das casas.

Então, Jesus nos ensina através dessa história que precisamos nos preparar para as tempestades, porque elas certamente virão sobre a nossa vida... sobre a nossa carreira, sobre o nosso lar, sobre o nosso casamento.

Amados, as tempestades sempre vêm... são tempestades dos mais diferentes tipos, com as mais diferentes dificuldades... elas sempre vêm!

No dia 11 de Janeiro de 2011, quem que não lembra da tempestade que veio sobre a região serrana, Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e que deixou mais de 1000 pessoas mortas e que há desaparecidos até hoje?

No dia 25 de Março, desse ano, eu cheguei para a reunião do TADEL aqui no prédio da igreja, a Bete já estava por aqui, mas não tivemos reunião naquele dia porque uma tempestade veio sobre a cidade, choveu tão forte que dava pra ouvir o barulho dessas pedras sendo arrastadas do lugar, e aí elas estão até hoje. Misericórdia!

No dia 6 de Maio, início desse mês, uma tempestade de areia e poeira veio sobre a cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo... a tempestade arrancou o telhado de muitas casas, derrubou árvores, virou barco e causou até morte. Tempestade!

No dia 20, dessa semana, foi segunda-feira, uma tempestade de ventos fortíssimos, tornados, ventos de até 300 km/h, devastaram as cidades de Kansas, Oklahoma e Iowa nos EUA. Tempestade!

No dia 5 de Abril, também desse ano, o filho do pastor da maior igreja evangélica dos Estados Unidos, o filho dele, um rapaz de 27 anos, cometeu suicídio. O moço sofria de depressão e tirou a própria vida com um tiro na cabeça. Tempestade!

Tempestade, assim, é que vem sobre uma casa, sobre um pai, sobre uma mãe, sobre um filho, sobre um ser humano. Tempestades assim é que vêm sobre a nossa vida!

Então, precisamos estar preparados para a tempestade. Talvez, você que está aqui nessa noite, talvez você esteja passando por uma tempestade pessoal nesse exato momento.

Mas mesmo que não seja esse o seu caso, glória a Deus por isso, é certo que, em algum momento, lá na frente, as tempestades virão sobre a sua vida, sobre a sua casa... Portanto, é preciso construir com sabedoria: construa a sua casa sobre Jesus.

Essa história nos alerta sobre a importância de escolhermos o fundamento correto, escolhermos a base certa para a nossa vida.

Então, em nome de Jesus, eu lhe digo isso: construa a sua casa sobre Jesus.

Ou seja, não edifique a sua casa do jeito mais fácil. Essa é a primeira coisa que você precisa evitar: não construa a sua casa, o seu casamento, a sua família, a sua vida, do jeito mais fácil.

Porque esse foi o erro cometido por um dos construtores dessa história contada por Jesus.

Aqui fala do construtor insensato. A Bíblia diz que ele construiu a sua casa sobre a areia, e durante algum tempo, pareceu até levar vantagem nisso, porque, construindo sobre a areia, ele teve menos trabalho do que aquele que construiu sobre a rocha.

Mas o que parecia esperteza se revelou tolice, insensatez... porque na hora da tempestade, a casa construída sobre a areia, a casa construída do jeito fácil, simplesmente desmoronou.

Os estudiosos dizem que no território de Israel existe um fenômeno chamado “fenômeno dos rios temporários”.

Aquela parte do mundo é muito seca e então, às vezes, a pessoa se depara com um terreno plano, seco e limpo e pensa assim: “Opa, aqui está um bom lugar pra construir a minha casa”. Mas esse lugar nada mais é do que o leito de um rio que, temporariamente, secou.

 

Aí, quando vem a época das chuvas, o rio torna a correr e inunda tudo. Imagina o que é ter um rio passando por dentro da sua casa!

Foi essa a experiência do construtor aqui, que escolheu construir do jeito fácil, que escolheu construir sobre a areia, construir sem ter muito trabalho.

Ele não pensou no futuro... ele não pensou que um dia a estação de chuvas iria chegar e que ele não havia escolhido com segurança, a base para a sua casa.

E construir do jeito fácil nunca dá bons resultados.

Uma mãe estava ajudando a filha a fazer o dever de casa, era um dever de Geografia. E ao olhar para o mapa, algo chamou a atenção daquela menina, que perguntou pra mãe: “Mãe, por que todos os rios são tortos?” A menina havia tido a aula de geografia e, então, reparou isso e fez a pergunta: “Mãe, por que todos os rios são tortos?” E a mãe respondeu: “Minha filha, é porque a água sempre segue o caminho mais fácil”. E é isso mesmo!

Se você fizer como água, preste atenção: seguir o caminho mais fácil, tudo que você conseguirá é uma vida torta, uma vida cheia de desvios, de infelicidade.

Então, não construa a sua casa, não edifique a sua vida, não construa o seu lar do jeito fácil, mas do jeito certo.

Porque tudo na vida pode ser construído de duas maneiras, da maneira fácil ou da maneira certa. De que maneira você está vivendo: da maneira fácil ou da maneira certa? Se você quer algo bom, você tem que construir do jeito bom. amém?

Então, grave isso no seu coração, é o que Deus está ensinando aqui: se você quer uma coisa boa, algo bom na sua vida, então você tem que construir do jeito bom, do jeito certo. Não construa a sua casa do jeito mais fácil.

Uma segunda orientação que encontramos aqui na palavra de Deus é essa:

Não construa a sua casa pela sua própria cabeça. Ah! essa é a grande dificuldade da maioria de nós.

O construtor da história, o construtor insensato, queria construir e escolheu o local da construção pela sua própria cabeça... em nenhum momento ele parou pra perguntar, pra pesquisar, pra ter informação do lugar... ele não buscou nenhum conselho.

Se ele tivesse mais sabedoria, antes de construir naquele lugar, que era um leito seco de um rio, ele teria procurado se informar a respeito, com as pessoas da região. Ele podia ter pedido um conselho, uma informação... ele podia ter perguntado: “Olha, eu estou pensando em construir aqui a minha casa, o que você acha? Me parece uma boa coisa”.

Ah mas aquele homem não fez isso, porque ele já sabia. E pra que eu vou perguntar se eu já sei. Esse é o nosso problema: a gente já sabe. E se você já sabe, você não aprende, porque você pensa que sabe.

E a gente vai pela nossa cabeça... e a gente vai pelo nosso coração... a gente não pergunta...

Sabe pra quem a gente não pergunta? Nós não perguntamos pra Deus. Nós não procuramos o Senhor pra saber dEle: “Senhor, essa é a sua vontade? É com esse rapaz, é com essa moça que o Senhor quer que eu case? É esse o homem que o Senhor quer que seja o pai dos meus filhos e meu companheiro por toda a vida? Senhor, é essa a igreja que o Senhor quer que eu participe? É esse o caminho pelo qual eu devo conduzir a minha família, a minha casa? Senhor, é essa a decisão que eu devo tomar? É por esse caminho que eu devo ir?”

A gente não pergunta pra Deus, porque a gente pensa que já sabe. Então, vamos pela nossa cabeça, pelo nosso coração, e aí, o final da nossa história, corre o risco de ser igual ao final da história do construtor que construiu sobre a areia, porque decidiu construir pela sua cabeça, pelo seu coração.

Pareceu até ser uma ideia boa, mas Jesus disse que o homem que construiu a sua casa sobre a areia, não é um homem que escuta a Palavra de Deus e que obedece.

 

Se você quer construir algo que resista a tempestade, você tem que ouvir a Palavra de Deus.

Os filósofos dizem que a nossa fonte de autoridade pode ser uma dessas três: a Autonomia, a Heteronomia ou a Teonomia. Autonomia é quando você é lei pra você mesmo, você é que determina o que é certo e o que é errado.

Heteronomia é quando você recebe essa lei de fora, de outro... é quando você deixa o outro dizer pra você o que é que certo e o que é errado.

E Teonomia é quando você recebe a lei de Deus, quando você recebe a lei do céu... quando você, com humildade, com sabedoria, pergunta pra Deus, qual a coisa certa a fazer?

É interessante que no jardim do Éden, a serpente, usada por satanás, tentou Adão e Eva para a autonomia. Essa foi a grande tentação.

A serpente disse pra Eva: “Olha, se você comer desse fruto, você não vai precisar mais de Deus, porque você vai saber o que é certo e o que é errado... você vai ser lei pra você mesmo”. E a serpente seduziu Eva com o fruto da autonomia.

Eva comeu desse fruto, mas descobriu que, na verdade, não era autonomia, era heteronomia... ela não estava indo pela cabeça dela... ela estava indo pela cabeça da serpente, o diabo.

Tem muita gente achando que está indo pela própria cabeça, quando, na verdade, está indo pela cabeça dos amigos, pela cabeça da mídia, pela cabeça dos artistas, pela cabeça das novelas, pela cabeça dos colegas, não é verdade?

Se você quer construir pra durar, se você quer construir pra vencer, não vá pela sua cabeça. Não vá pela cabeça dos outros... vá pela Palavra de Deus. Amém?

Pela Palavra de Deus, porque Ele te ama... Deus provou isso na cruz do Calvário e Ele tem poder, tem sabedoria, pra ajudar você na sua construção: na construção do seu projeto, na edificação da sua casa.

Então, amado, não construa pela sua própria cabeça. A nossa felicidade depende de escutarmos a Palavra de Deus.

Então, não edifique do jeito fácil, não edifique pela própria cabeça... edifique a sua vida, edifique a sua casa sobre Jesus.

O construtor sensato, a princípio parecia levar desvantagem. Porque, enquanto o outro construiu facilmente sobre a areia fofa, ele teve que cavar na rocha, e parecia não valer a pena.

Mas Jesus disse que ele era como alguém que ouve a Palavra de Deus e a pratica. Então, edificou sua casa sobre a rocha e desceu a chuva, correram os rios, as torrentes, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha...

A principio, parecia que o construtor prudente estava levando desvantagem. Mas quando a tempestade vem, você descobre que todo dinheiro, toda fama, toda popularidade, são absolutamente nada.

Quando a tempestade vem, os colegas vão... quando a tempestade vem, vem junto com ela a angustia, o desespero, o vazio.

 

Por isso, amado, nós precisamos construir a nossa casa, a nossa vida, sobre Jesus Cristo.

Precisamos edificar o nosso lar, a nossa família, o nosso casamento sobre Jesus... precisamos criar os nossos filhos na igreja... precisamos orar pelos nossos pais para que eles também abracem a fé... para que como Josué, chegue o dia em que possamos falar com alegria: “eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Aleluia!

Não há prazer maior, não há alegria que se compare... louvado seja o nome do Senhor por isso.

Então, nossa casa precisa de um fundamento sólido... nossa casa precisa de uma fundação capaz de resistir as sacudidas da vida.

Eu lembro de uma tempestade de granizo que veio sobre Ribeirão Preto-SP no dia 14 de Maio de 1994. Nós morávamos lá, o Davi estava para completar 1 aninho de idade. Aquela tempestade foi uma tragédia para a cidade, foi como que um bombardeio com ventos de ventos de quase 100km/h. Houve destruição e morte... na manhã seguinte podíamos ver árvores centenárias arrancadas do chão.

Eu vi muitos galhos no chão e alguns galhos eram bem grandes... mas eu confesso aos irmãos que não vi nenhum ninho de passarinho no chão. Com certeza, algum ninho deve ter caído, mas eu não vi nenhum... para a quantidade de galhos, eu não vi nenhum ninho de passarinho no chão.

Sabe por que irmão? Porque quando o passarinho vai construir o seu ninho, ele não escolhe o galho mais bonito, ele não escolhe o galho com a melhor vista. Não, o passarinho vai construir o seu ninho, ele não diz: “Ah! eu quero uma árvore lá dos Coroados. Vou construir o meu ninho com vista para o rio Paraíba do Sul”.

Não... o passarinho não constrói o seu ninho no galho mais bonito nem no melhor localizado... ele escolhe construir no galho mais forte, mais seguro, mais protegido... passarinhos sabem das coisas.

E devemos aprender com as aves do céu, Jesus disse isso!

Você precisa edificar a sua vida, não é sobre o que é mais bonito, não é sobre o que é mais prazeroso, não é sobre o que está na moda... você precisa edificar a sua vida sobre a base que vai resistir quando a tempestade vier.

E só Jesus é essa base segura... só Jesus é que pode te dar segurança, certeza... só Jesus é que pode te dar firmeza... para abençoar você, o seu casamento, o seu lar, os seus filhos.

Você precisa fazer isso: edificar a sua casa, a sua vida, sobre Jesus... e isso a gente faz, meus irmãos, ouvindo a palavra de Deus e obedecendo a Deus.

Porque Jesus disse que aquele que construiu a sua casa sobre a rocha, é aquele que ouve a palavra de Deus e a pratica.

Então, não basta ouvir a Palavra, é preciso praticar a Palavra, obedecer a Palavra.

Um proverbio judeu muito interessante diz o seguinte: "Uma pessoa cuja sabedoria excede suas boas ações é semelhante a uma árvore cujos galhos são numerosos, mas cujas raízes são poucas. O vento vêm e a arranca do solo, virando-a de ponta cabeça. Mas a pessoa cujas boas ações excedem sua sabedoria é semelhante a uma árvore cujos galhos são poucos, mas as raízes são numerosas. Ainda que os piores ventos do mundo viessem contra ela, eles não poderiam arrancá-la do lugar."

Se você ouve a palavra de Deus e pratica a Palavra de Deus, você tem raízes sólidas, e todos os ventos do mundo não poderão tirar você do seu lugar.

 

Amado, construa a sua casa sobre Jesus... edifique o seu lar sobre Jesus... edifique a sua vida sobre Jesus. Ouça a Palavra de Deus e pratique a palavra de Deus... e você será abençoado... porque uma casa edificada sobre a rocha que é Jesus, não pode ser abalada.

Edifique sua vida sobre Jesus e ela não vai desabar.

Considera a autoridade que tem Jesus! Ele chega ao ponto de dizer que a sua felicidade depende de você ouvir e praticar aquilo que Ele diz. Quem mais tem essa autoridade? Quem mais tem esse poder?

Apenas Jesus, o Filho de Deus: a sua felicidade, a felicidade da sua casa, a felicidade da sua família, depende de você ouvir a voz de Deus e obedecer aquilo que Ele manda.

Siga Jesus, e você estará construindo para permanecer.

 

Ministração

Quero fazer um convite a você neste momento: você quer edificar a sua casa sobre Jesus?

Se esta noite Deus falou ao seu coração, você gostaria de vir aqui a frente, pedindo a Deus por sua casa, por sua família?

Vou convidar você a vir aqui a frente agora para nós orarmos juntos a Deus pela sua casa, pela sua família.  

Sabe, abaixo da salvação, a família é o bem mais precioso que nós possuímos em toda a nossa existência... é o lar, é a família, é a casa... esse é o maior patrimônio, a maior riqueza, o maior bem.

Então, não construa esse patrimônio sobre uma base indevida, sobre o leito seco de um rio, sobre areia... construa sobre Jesus.

Ouça a Palavra de Deus, pratica a Palavra de Deus. Seja obediente a Deus. Edifique a sua vida, a sua casa, o seu lar, sobre a rocha que é Jesus! Amém, vamos fazer isso? Amém?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira. Fonte: áudio de Marcelo Aguiar

bottom of page