top of page

NO PRUMO

Amos 7.7-8

“O Senhor me mostrou numa visão isto também: ele estava perto de um muro construído direito, a prumo, e tinha um prumo na mão. Ele me perguntou: - Amós, o que é que você está vendo?

- Um prumo! - respondi. Então ele me disse: - Eu vou mostrar que o meu povo não anda direito: é como um muro torto, construído fora de prumo. E nunca mais vou perdoar o meu povo” (Amós 7.7-8 - NTLH).

 

Introdução

A ministração da Palavra hoje, se baseia neste texto do livro de Amós, capítulo 7.

Esta é uma parte pouco conhecida da Bíblia... porque algumas partes são bastante populares... por exemplo, o Salmo 23 é famoso... é lá que está escrito “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”. João 3.16 também é famoso, lá está escrito: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Mas o livro do profeta Amós é pouco conhecido, é pouco lido... mas eu quero observar um tema aqui e, acredite, com uma importante aplicação nos dias de hoje.

É verdade que Amós é muito antigo, ele foi profeta de Deus no Século 8, antes de Cristo... então, põe antiguidade nisso!

Mas o que ele profetizou, se aplica a nós nos dias de hoje, porque a Palavra na verdade, não é dele, mas do Espírito de Deus e, como tal, é viva e eficaz e permanece para sempre.

Então aqui, aprendemos uma lição e a lição é a seguinte: que Deus tem um prumo e que por esse prumo fica revelado tudo aquilo que precisa ser corrigido, endireitado ou retificado na nossa vida.

Aqui lemos que Deus falou a Amós numa visão (esse um dos modos pelos quais Deus fala): Amós viu o Senhor... “Ele estava perto de um muro construído direito... e tinha um prumo na mão”. E o Senhor perguntou a Amós: “Amós, o que é que você está vendo?” E Amós respondeu: “Um prumo!” Então, Deus disse: “Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo de Israel... Eu vou mostrar que o meu povo não anda direito: é como um muro torto, construído fora de prumo...”.

Você sabe o que é um prumo e para que ele serve? O prumo é uma ferramenta indispensável a um construtor... o prumo consiste de uma linha com um peso na extremidade (aí está a foto de um prumo).

Isso serve para verificar a verticalidade de uma parede... porque uma parede bem construída, ela é vertical, alinhada...

Eu já morei numa casa em que, olhando para a parede do corredor, via-se uma “barriga”, uma tortuosidade (pois, o prumo é usado exatamente para evitar que isso aconteça, e se acontecer, ter a tortuosidade corrigida). O problema é que há pedreiros que desprezam o prumo... aí, a parede fica torta.  

E é isso que também acontece quando desprezamos os princípios de Deus... você vai vivendo... a sua vida vai sendo construída... mas por ignorar a lei de Deus, a vontade de Deus, os princípios de Deus, a vida fica torta.

 

Pois, nessa visão que Amós teve, foi isso que ele viu: o Senhor, ele viu Deus, com um prumo na mão.

E essa visão de Deus com um prumo na mão, é altamente reveladora... e a revelação é a seguinte: conferir se nós estamos direitos... conferir se estamos andando direito...  vivendo direito! (por esse prumo, qualquer desalinhamento nosso, qualquer tortuosidade nossa, é revelada).

Então, amado, da mesma forma como faz o pedreiro quando constrói uma parede... ele usa o prumo pra verificar se está certa, se está alinhada... Deus também usa um prumo em nossa vida, pra conferir se há falha, se há tortuosidade que precisa ser corrigida.

 

Agora, qual é o prumo de Deus? ...é a Bíblia!

Quando sua vida é comparada lado a lado com a Palavra de Deus, as falhas vão aparecer... a Bíblia é o prumo! ...cada princípio, cada mandamento de Deus revela o nosso estado, a nossa condição.

Então, o padrão que estabelece se realmente somos boas pessoas, não é o nosso pensamento, não é o juízo que fazemos de nós mesmos... mas é a Bíblia, a Palavra de Deus - esse é o prumo!

Agora, quantas vezes afirmamos que somos boas pessoas, que somos justos, dignos de confiança? ...mas não é a nossa palavra que valida isso - é o prumo de Deus.

Tem muita gente, muitas pessoas, se fazendo de prumo de si mesmas, afirmando: eu sou bom, eu não uso de mentiras, eu não faço mal a ninguém...

Mas, pode ter certeza, o verdadeiro prumo é a Palavra de Deus. Nenhuma outra palavra tem a validade e a perfeição da Palavra de Deus.

Tem irmão que fica de cara feia com outro, de bico com outro, porque diz: “Fulano falou isso de mim...”. A injustiça dói muito... mas sabe qual é o remédio: é você lembrar que o que valida o que você é, não é a palavra dos outros, mas a Palavra de Deus!

 

Agora, pior ainda, é que acostumados a ser prumo de si mesmos, quantas vezes, irmãos, saímos a medir a vida dos outros e a colocar defeito nelas...

Quantas vezes, em vez olhar para a tortuosidade da nossa vida, começamos a dizer: “Xiii, Fulano tá com a vida torta... tortinha, tortinha!”

Está correto isso? Não... porque o prumo não está na nossa mão... está na mão de Deus! ...então, o melhor a fazer à alguém, a quem amamos, à quem até, discipulamos, é falar: “Irmão, assim como você, eu também tenho minhas dificuldades, minhas lutas, meus pontos fracos, mas olha, eu escolhi seguir a Palavra de Deus e por ela, estou sendo corrigido, estou aprendendo e, eu sei que Deus está me moldando pra ser como Jesus. Aleluia!”

E aí, encoraje à pessoa a fazer o mesmo... aliás, é assim que é pra ser no discipulado: você não fica condenando, reprovando... mas cuidando, encorajando a pessoa, com incentivo... com renovação do ânimo.

Agora, acontece ainda que quando Deus mostra falhas ou tortuosidades em nós, tentamos disfarçar com um reboco feito por nós mesmos.

Amado, quando você ouvir a Palavra de Deus, ou quando você lê-la ou estuda-la, e o prumo mostrar onde está torto, não tapeie... não passe nada por cima.

Quando a Palavra de Deus mostra onde erramos, sabe o que deve fazer? ...três coisas: 1) admita que errou, 2) peça perdão a Deus e 3) retome a caminhada.

A função do prumo de Deus não é revelar nossas falhas para nos arrastar pr’o castigo ou pra condenação.

A função do prumo de Deus é revelar o que está está desalinhado, porque Deus tem no coração fazer com que sejamos parecidos com Jesus.

Portanto, irmão, deixemos que o prumo de Deus seja colocado em nossa vida... afinal, Deus só quer nos alinhar com Jesus. Amém.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira - 28/07/2013

bottom of page