top of page

Bruxaria, Demônios, Diabo, Feitiçaria, Inimigo

  • Uma criança que ler toda a série de Harry Potter terá, na verdade, feito um curso intensivo de magia e bruxaria, pois os livros descrevem detalhadamente como o aluno deveria fazer feitiços e encantamentos... os quarto livros da série que já foram lançados venderam quase 30 milhões de exemplares, tendo sido publicados em 115 países e traduzidos para 28 idiomas. (Marcos Azen, em O Jornal Batista, pg 9 - 10 a 16/12/2001).

 

  • Poucos pais comprariam conscientemente para seus filhos manuais de feitiçaria e bruxaria, contudo os compram disfarçados de entretenimento, como assistir ao filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal".

 

  • Xuxa deu uma entrevista , falando sobre seu novo filme Duendes que será lançado neste mês de dezembro 2001, Xuxa contou sobre sua experiência com um duende... "Meu quarto é um breu, pois costumo dormir de dia e a noite trabalho, um dia desses quando eu deitei em minha cama, senti algo puxando meu lençol, pensei comigo, deve ter sido uma das empregadas que prendeu o lençol na cama, eu já havia dito que não gostava disso, quando olhei para ver o que era vi só a cabeça do duende olhando e rindo para mim, depois disso saiu correndo, eu fiquei assustada e comecei a rezar mas logo me informei sobre a criatura e vi que ela era do bem, que os duendes e gnomos estão aqui na terra para proteger a natureza e cuidar de nós... " Xuxa falou também sobre o objetivo que deseja atingir com o filme DUENDES... "Meu objetivo é que cada pessoa depois de assistir ao filme tenha um duende em casa...pois os duendes se sentem bem com isso, eles gostam que as pessoas fiquem por perto e que os deixem entrarem em suas casas..." Com estas palavras acima Xuxa tira a sua máscara, e revela-se quem realmente é, pois Gnomos e Duendes são cultuados na bruxaria, feitiçaria e nova era, os duendes nada mais são que manifestações demoníacas, a palavra de Deus diz “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz” II Cor 11:14. (Pr Afonso Martins F. Neto, pela Internet).

 

  • Em Santo André-SP existe uma escola de bruxaria. A proprietária da escola, Tânia Gori, 33 anos, que é uma bruxa, declarou: "Os bruxos não são pessoas velhas, feias e com verruga na ponta do nariz". (Revista Eclesia, pg 44).

 

  • No filme Harry Potter e a Pedra Fundamental, aquele garotinho bruxo, de cabelo escorrido, óculos de aro redondo, apresenta em sua linguagem a palavra "trouxas", que segundo ele, são aquelas pessoas que não tem poderes mágicos, gente comum, como a absoluta maioria dos mortais. Que nos chamem de "trouxas", mas temos que nos manter fora da feitiçaria. (Revista Eclesia pg. 38)

 

  • Diz os críticos que em 2001/2002, nenhum filme esteve tão badalado como Harry Potter e a Pedra Fundamental. O filme, no entanto, causou polêmica no meio evangélico, devido ao garoto órfão, que um belo dia, descobre ser bruxo e passa a viver suas aventuras em uma escola de bruxaria. O filme, de fato, é uma iniciação das crianças ao ocultismo. Convém lembrar que a Bíblia é totalmente contrária a magia e bruxaria. (Revista Eclesia pg 38).

 

  • É sabido que muitas pessoas, inclusive crianças e adolescentes, depois de terem assistido ao filme Harry Potter, procuraram se aprofundar no conhecimento da magia e da bruxaria. Algumas crianças entraram para cursos de bruxaria. (Revista Eclesia pg 38).

 

  • Em uma entrevista à imprensa dos Estados Unidos, um membro de uma igreja satanista, foi bem claro: "Harry Potter e uma dádiva para nossa causa. Antes do primeiro livro, tínhamos apenas 1 milhão de membros. Hoje, são quase 14 milhões, só entre a juventude". (Revista Eclesia pag 39).

 

  • Num livro de batalha espiritual achei esta pergunta: "Para você, que tamanho tem o diabo?" Muitas pessoas dizem: "Ele é grande demais para mim. É fortíssimo. Ele é muito, muito, muito grande..." Isso é verdade se voc6e não é crente em Jesus. Se, porém, você é crente no Senhor Jesus, eis o que a Bíblia diz sobre o tamanho do diabo para você: "Maior é o que está em nós (Jesus) do que o que está no mundo (o diabo)" (1Jo 4.4). - Fonte: Larry Lea, em As Armas da Sua Guerra, pg. 21.

 

  • Todos sabemos que a Bíblia diz do diabo que ele é um ladrão. Mas o que o diabo quer roubar? A sua casa? O seu dinheiro? O que o diabo vai fazer com casa? O que o diabo vai fazer com dinheiro?

 

  • Um escritor intitulou seu livro com a seguinte frase: "O Diabo Está Vivo e Ativo no Grande Planeta Terra".

 

  • É costume do povo dizer que "bandido bom é bandido morto".

 

  • A pastora Ludmila Ferber, compôs uma música onde ela declara: "Gigantes foram feitos pra morrer em nossas mãos, pelo poder do nome de Jesus". (Ludmila Ferber, no CD "Adoração Profética I", Faixa 3).

 

  • Inimigo é inimigo. Não se engane. No tempo em que a Igreja era perseguida em Roma, um cristão foi jogado para os leões. Vendo que seria devorado, ajoelhou-se e começou a orar. Olhando para frente ficou surpreso em ver o leão de joelhos também orando. Enquanto olhava, com uma cara de espanto, o leão lhe disse: "Eu não sei o que você está fazendo, mas eu estou dando graças!!!"

 

  • Abraham Lincoln disse uma vez:" A melhor maneira de destruir um inimigo é fazer com que ele se torne seu amigo." - Fonte: http://www.gospelcom.net

 

  • "Perdoe seus inimigos mas não esqueça seus nomes"- J.Kennedy.

 

  • A melhor maneira de destruir o seu inimigo é fazer com que ele se torne seu amigo.

 

  • Voava uma águia nas alturas quando foi atingida por uma flecha e caiu ao chão, mortalmente ferida. Em seus últimos momentos, a águia reparou que a flecha que a havia ferido trazia penas em uma das extremidades. "Triste o nosso fim", lamentou a águia, "que damos ao inimigo as armas para nossa própria destruição". - Fonte: http://www.ejesus.com.br

 

  • Durante a guerra do Kosovo, em 1999, três americanos foram capturados e ficaram reféns por mais de um mês. Após intensas negociações, ocorreu um avanço nestas mesmas negociações e os prisioneiros puderam sair em liberdade. Roy Lloyd fazia parte da delegação que conseguiu a sua libertação. Ele declarou: "Cada um dos três soldados era muito religioso. Um deles, Christopher Stone, não sairia até que lhe fosse permitido ir ter com o soldado que serviu de seu guarda e orasse por ele. Aqui estava um jovem que sabia algo sobre os princípios de Jesus. Ele poderia ter ficado ressentido com as circunstâncias e odiado os seus captores. Ele poderia ter desenvolvido um profundo espírito de vingança. Ele poderia ter carregado uma profunda raiva fruto dessa situação. Mas seguindo o mandamento de Jesus (Mateus 5:44) e o exemplo de Paulo e Silas em Filipos (Actos 16:25-34), ele perdoou ao seu captor e atendeu às suas necessidades. Num mundo onde é comum a retaliação, os crentes são chamados a serem diferentes. Devemos orar pelos que nos perseguem, perdoar-lhes e fazer-lhes bem. - Fonte: www.gospelcom.net

 

  • O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, começou seu histórico pronunciamento de quinta-feira, dia seguinte aos atentados terrorista de 11 de setembro, dizendo que "justiça será feita", numa referência à caça ao terrorista Osama Bin Laden, acusado de ser o mentor dos atentados que chocaram o mundo. Diante do Congresso norte-americano, ostensivamente aplaudido, Bush deu o recado às demais nações: "Ou vocês estão conosco ou com os terroristas". Para ele, ao negar-se a entregar Bin Laden, o Afeganistão é um dos países que está do lado do inimigo. De que lado estamos na guerra contra o inimigo?

 

  • Victor Hugo disse: "Um bom general deve penetrar o cérebro do inimigo". Isto é, conhecê-lo bem. Uma das mais sutis armas do diabo, neste tempo, é levar as pessoas a crerem que ele não existe.

 

  • O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo. - Nietzsche

 

  • O pastor entrou em férias, ficando 30 dias descansando de suas labutas. Logicamente, assumiu a direção dos trabalhos o seu também incansável vice-moderador. Tudo ia bem, até que, num domingo de trabalhos normais, um dos visitantes possuído por um (ou mais) demônio(s) manifestou-se no meio de um dos cultos. A igreja não estava acostumada com aquelas manifestações, e o alvoroço foi grande. Mas, no meio dos alvoroçados, sempre aparece um menos medroso, que, numa atitude de grande coragem, e agindo da sua maneira, partiu para orações junto ao manifestado, no que foi seguido por alguns outros irmãos. Horas depois, o(ou os) demônio(s), ali manifestado, deixou aquele corpo e o exorcizado foi levado a se converter! Tudo isso marcou profundamente aquela igreja, principalmente os envolvidos, que se alegrarem com tudo isto. Foi uma vitória, logo contada para o pastor, quando este voltou de férias. E foi a reação do pastor que me levou a escrever este artigo. Segundo membros daquela igreja, o pastor se mostrou indignado, e disse: "Nossa igreja e denominação não se prima por esta obra. Aqui eu não quero este tipo de coisa. Que isto não aconteça mais!" A ignorância de nosso povo... - José Francisco Veloso, em O Jornal Batista.

 

  • É bom lembrar isto: Enquanto Sansão dormia, Dalila lhe cortava os cabelos, lhe tirava a força.

 

  • Vejamos como o engano do ocultismo é diabólico. Mesmo dizendo-se católico, o escritor Paulo Coelho, conhecido como bruxo, diz em seu livro "As Valkírias": "Todo mundo pode contatar quatro tipos de entidades no mundo invisível: Os elementais (supostos seres da natureza, como fadas, duendes, gnomos, salamandras, sacis, etc.), os espíritos desencarnados, os santos, e os anjos". Isto é, o mundo mágico e sobrenatural está ao alcance de quem quiser.

 

  • Diante do poder de Cristo pode-se repetir os famosos versos dos Lusíadas: "Cessa tudo quanto a antiga musa canta? Que um poder mais alto se levanta".

 

  • Os inimigos são desafios ao nosso crescimento espiritual.

 

  • Depois do "carro-chefe" Harry Potter, a bruxaria teve um crescimento assustador no meio das crianças e até mesmo no meio pedagógico, visto que muitas professoras têm orientado seus alunos a lerem os livros do pequeno bruxo. O caderno ZH do jornal Zero Hora, de 02/06/03, traz uma matéria com o título "As bruxas andam soltas na educação", provando que os tema tem sido tão sedutor, que já virou tese de doutorado de uma socióloga. Extraído de Boletim Pastoral - Outubro/ 2006. Fonte: Aline Ruas, enylasaur@yahoo.com.br

 

  • Herodias pediu a cabeça de João Batista e armou uma cilada pra ele. Quantos armam ciladas contra a tua vida diariamente? Se levantam para te destruir? Levantam falso testemunho contra ti? Lembra que diz a Palavra: "E não temais os que matam o corpo e ñ podem matar a alma; temei antes Aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo." Mt10:28. 15/1/07

 

  • Uma senhora muito pobre telefonou para um programa evangélico de rádio pedindo ajuda. Um bruxo q ouvia o programa, resolveu pregar-lhe uma peça Telefonou para a rádio e obteve seu endereço. Chamou seus "secretários" ordenou que fizesse uma compra e levassem para a mulher, com a seguinte orientação: Quando ela perguntar quem mandou as compras, respondam que foi o diabo que enviou tudo aquilo! Ao chegar a casa a mulher, os recebeu com alegria e foi logo guardando os alimentos na sua prateleira, mas... não perguntou quem lhe havia enviando. Os "secretários" do bruxo, sem saber o que deveriam fazer, provocaram a pergunta: - A senhora não quer saber quem lhe enviou estas coisas? A mulher, na maior simplicidade da sua fé, respondeu: - “Não, meu filho. Não é preciso. Quando Deus manda, até o diabo obedece!” 15/1/07

 

  • Padre romeno é condenado à prisão por morte em exorcismo - O padre ortodoxo romeno Daniel Petru Corogeanu foi condenado nesta segunda-feira a 14 anos de prisão por comandar o exorcismo que causou a morte de uma freira que estaria "possuída por demônios". A freira Irina Cornici, de 23 anos, morreu após permanecer acorrentada em uma cruz, sem comida, por vários dias em um convento isolado no nordeste da Romênia. O ritual de exorcismo, realizado em 2005, foi liderado pelo padre de 31 anos de idade no convento da Santíssima Trindade, na vila romena de Tanacu. O padre e outras quatro freiras que também participaram da cerimônia foram condenados por homicídio culposo. O tribunal determinou que as freiras devem cumprir sentenças que variam entre cinco e oito anos de prisão. 22/2/07

 

  • Em seu Dicionário do Folclore Brasileiro, o pesquisador e professor Luís da Câmara Cascudo diz o seguinte sobre sujeira: “Depois das secreções, não há elemento mais prerigoso na feitiçaria que a sujeira. A roupa emporcalhada, a coisa-feita, o canjerê, a muamba poderosa, de efeito irresistível”.25-12-2007

 

  • Um caçador estava mirando um urso quando o urso falou: "Não é melhor falar do que atirar? O que é que você quer? Vamos negociar." Baixando a espingarda o caçador falou: "Eu quero um casaco de pêlo de urso para me cobrir." "Bom, esta é uma questão negociável" falou o urso. "Eu apenas quero um estômago cheio. Vamos negociar." Depois de algum tempo falando, o urso voltou sozinho para a floresta. As negociações foram um sucesso. Cada um recebeu o que queria. O urso conseguiu seu estômago cheio e o caçador ficou coberto de pêlo de urso (claro, dentro da barriga do urso). Entrar em acordo raramente satisfaz ambos os lados igualmente. Na negociação com nosso inimigo, ele promete o que nós queremos, mas apenas pretende levar o que ele quer - a nossa alma. Você está tentando entrar em acordo ou negociar com o inimigo? 29.1.2008

 

  • Satanás entrou em Judas, mas Judas abriu a porta. Nunca o Diabo trabalha na vida de uma pessoa sem que esta, de uma ou de outra forma, concorde com a presença e a ação diabólicas em si. O argumento muito usado por criminosos de que estariam fora de si quando praticaram o delito é inepto. Se estavam fora de si é porque saíram a fim de dar lugar a uma entidade maligna qualquer, sendo que o ato de abrir esse espaço responde, em última análise, pela culpabilidade de quem praticou o crime. Judas Iscariotes deu espaço a Satanás, fechando, com isso, os canais de acesso a Deus. 14.3.2008

 

  • Conta-se que um homem disse que faria qualquer coisa a fim de ser milionário; então o diabo mostrou-lhe uma mansão maravilhosa e disse que a daria, com uma condição: "Está vendo aquele prego na parede? É meu, sempre será meu, E o homem aceitou. Anos depois ofereceu um banquete em sua mansão. Convidou os homens mais importantes da cidade. A festa estava superando as expectativas, foi quando alguém entrou, e colocou um pedaço de carniça fedorenta no prego.O dono da mansão tentou expulsar aquele intruso, mas então o diabo lhe disse: "Um momento, o prego é meu e eu tenho direito de usá-lo como eu quiser." O inimigo sempre tenta negociar e ficar com um cantinho no coração do cristão. Um sentimento que as vezes você pensa que pode controlar. Quer na área sentimental, emocional ou sexual. Não negocie com o diabo, pois mais cedo ou mais tarde ele cobra a fatura. E vai querer acabar com sua festa. Entregue sua vida, seus projetos,e seus sentimento somente ao Senhor. Nele você pode confiar. 19.3.2008

 

  • O renomado Dr. Merrill F. Unger, professor de estudos do Antigo Testamento no Seminário Teológico de Dallas há 20 anos, diz o seguinte a respeito da atividade demoníaca em seu livro Demons in the world today [Demônios no mundo atual]: “Na influência demoníaca, os espíritos malignos exercem poder sobre uma pessoa sem a possessão real. Tal influência pode variar de um tormento leve até a sujeição extrema, quando o corpo e a mente são dominados e mantidos em escravidão pelos agentes espirituais. Os cristãos, como também os não-cristãos, podem ser influenciados dessa maneira. Eles podem ser oprimidos, atormentados, abatidos, impedidos e amarrados pelos demônios”. 7.4.2008

  • Foi dado uma prova a um grupo de seminaristas, o tempo era de 60 minutos para concluir, o tema era: Fale sobre Deus e fale sobre o Diabo. Um seminarista começou a escrever sobre Deus, sua grandeza, sua obra e quando viu faltava 1 minuto para esgotar o tempo. Pegou rapidamente uma folha em branco escreveu o titulo Satanás. E logo abaixo escreveu: "Não ha tempo para Satanás". 26.8.2008

 

  • Quando Jesus andava aqui na terra, não foram os pecadores perdidos os seus maiores inimigos. Pelo contrário, Jesus estava sempre rodeado por eles. Seus piores inimigos foram os religiosos. No fim, até O pregaram na cruz. Hoje em dia acontece o mesmo. O maior desprezo você encontrará nos cristãos sem Cristo.8.6.2009

 

  • Certa feita um grupo de seminaristas foi fazer uma prova, que tinha uma única questão: Fale sobre Deus e sobre o diabo. Foi-lhes dado 60 minutos para responder. Um dos estudantes pegou uma folha e começou a escrever sobre Deus. Dissertou sobre suas maravilhas, sua obra, seu Filho, sobre a salvação. E o fez de maneira tão apaixonada que, não atentando para o relógio, passaram-se 59 minutos. Quando o professor alertou que faltava apenas um minuto, o jovem escreveu no rodapé da página: “Fiquei tão envolvido com Deus, que não tive tempo para Satanás”. Apesar de não ter cumprido o que lhe foi solicitado, sua dissertação foi considerada a melhor de todas. 9.2.2010

 

  • PERGUNTAS FEITAS PARA O DIABO: QUEM O CRIOU? Lúcifer : Fui criado pelo próprio Deus, bem antes da existência do homem. [Ezequiel 28:15] COMO VOCÊ ERA QUANDO FOI CRIADO? Lúcifer : Vim à existência já na forma adulta e, como Adão, não tive infância. Eu era um símbolo de perfeição, cheio de sabedoria e formosura e minhas vestes foram preparadas com pedras preciosas. [Ezequiel 28:12,13] ONDE VOCÊ MORAVA? Lúcifer : No Jardim do Éden e caminhava no brilho das pedras preciosas do monte Santo de Deus. [Ezequiel 28:13] QUAL ERA SUA FUNÇÃO NO REINO DE DEUS? Lúcifer : Como querubim da guarda, ungido e estabelecido por Deus, minha função era guardar a Glória de Deus e conduzir os louvores dos anjos. Um terço deles estava sob o meu comando. [Ezequiel 28:14; Apocalipse 12:4] ALGUMA COISA FALTAVA A VOCÊ? Lúcifer : (reflexivo, diminuiu o tom de voz) Não, nada. [Ezequiel 28:13] O QUE ACONTECEU QUE O AFASTOU DA FUNÇÃO DE MAIOR HONRA QUE UM SER VIVO PODERIA TER? Lúcifer : Isso não aconteceu de repente. Um dia eu me vi nas pedras (como espelho) e percebi que sobrepujava os outros anjos (talvez não a Miguel ou Gabriel) em beleza, força e inteligência. Comecei então a pensar como seria ser adorado como deus e passei a desejar isto no meu coração. Do desejo passei para o planejamento, estudando como firmar o meu trono acima das estrelas de Deus e ser semelhante a Ele. Num determinado dia tentei realizar meu desejo, mas acabei expulso do Santo Monte de Deus. [Isaías 14:13,14; Ezequiel 28: 15-17] O QUE DETONOU FINALMENTE A SUA REBELIÃO? Lúcifer : Quando percebi que Deus estava para criar alguém semelhante a Ele e, por conseqüência, superior a mim, não consegui aceitar o fato. Manifestei então os verdadeiros propósitos do meu coração. [Isaías 14:12-14] O QUE ACONTECEU COM OS ANJOS QUE ESTAVAM SOB O SEU COMANDO? Lúcifer : Eles me seguiram e também foram expulsos. Formamos juntos o império das trevas. [Apocalipse 12:3,4] COMO VOCÊ ENCARA O HOMEM? Lúcifer : (com raiva) Tenho ódio da raça humana e faço tudo para destruí-la, pois eu a invejo. Eu é que deveria ser semelhante a Deus. [1Pedro 5:8] QUAIS SÃO SUAS ESTRATÉGIAS PARA DESTRUIR O HOMEM? Lúcifer : Meu objetivo maior é afastá-los de Deus. Eu estimulo a praticar o mal e confundo suas ideias com um mar de filosofias, pensamentos e religiões cheias de mentiras, misturadas com algumas verdades. Envio meus mensageiros travestidos, para confundir aqueles que querem buscar a Deus. Torno a mentira parecida com a verdade, induzindo o homem ao engano e a ficar longe de Deus, achando que está perto. E tem mais. Faço com que a mensagem de Jesus pareça uma tolice anacrônica, tento estimular o orgulho, a soberba, o egoísmo, a inimizade e o ódio dos homens. Trabalho arduamente com o meu séquito para enfraquecer as igrejas, lançando divisões, desânimo, críticas aos líderes, adultério, mágoas, friezas espirituais, avareza e falta de compromisso (ri às escaras). Tento destruir a vida dos pastores, principalmente com o sexo, ingratidão, falta de tempo para Deus e orgulho. [1Pedro 5:8; Tiago 4:7; Gálatas 5:19-21; 1 coríntios 3:3; 2 Pedro 2:1; 2 Timóteo 3:1-8; Apocalipse 12:9] E SOBRE O FUTURO? Lúcifer : (com o semblante de ódio) Eu sei que não posso vencer a Deus e me resta pouco tempo para ir ao lago de fogo, minha prisão eterna. Eu e meus anjos trabalharemos com afinco para levarmos o maior número possível de pessoas conosco. [Ezequiel 28:19; Judas 6; Apocalipse 20:10,15] 3.3.2010

  • SÃO PAULO - Os 14 mil habitantes da cidade de Itajobi, no interior de São Paulo, estão em pé de guerra com o padre da paróquia. Tudo porque ele mandou pintar as paredes de branco e cobriu imagens que haviam sido pintadas na década de 80. As imagens retratatavam demônios, mulheres nuas e blasfêmias contra Jesus e até palavrões. O que poderia ser a solução de um problema, transformou-se em outro maior. Os moradores da cidade incomodados com a atitude do padre dizem que já estavam acostumados às imagens e reclamam que a igreja ficou toda branca. - As imagens, para nós, já eram um patrimônio histórico - diz um morador. - Para a gente que nasceu, foi batizada, cresceu e casou aqui na cidade é lamentável que as imagens sejam pintadas. A pessoa para tomar um atitude dessa teria que consultar a população - diz outra moradora indignada. "Para a gente que nasceu, foi batizada, cresceu e casou aqui na cidade é lamentável que as imagens sejam pintadas". As imagens com demônios e blasfêmias foram pintadas a pedido do então pároco, de prenome Osmar. Ele teria pedido que as figuras que lembram os pecados descritos na bíblia para lembrar aos fieis que 'os demônios, as blasfêmias e outros pecados nos rodeiam'. Só que mais de 25 anos depois, seu sucessor preferiu colorir as paredes de branco. Segundo os moradores, o padre José Anderson, que atualmente chefia a paróquia, não consultou ninguém sobre a pintura. Segundo um morador, o pároco teria dito que estava trocando as instalações elétricas e trancou a porta da igreja. Lá dentro agora só existem paredes brancas. O padre contou que cobriu as imagens por causa da reforma e que não houve censura. De acordo com ele, a maioria dos fieis concordou com a pintura. Não é o que está parecendo. - 10/12/2009, Jornal Hoje. 3.3.2010

 

  • Jornal O Dia. Brincadeira do compasso invade escolas e Internet. Jogo vira febre na rede. Vídeos com 1 milhão de acessos mostram alunos jogando em sala de aula - POR MARIA LUISA BARROS. Rio - Uma prática perigosa virou febre nas escolas e nos sites de relacionamento na Internet. A brincadeira do compasso, variante do copo, em que um grupo de adolescentes se reúne, geralmente nos intervalos entre as aulas, para obter respostas ‘do além’, vem motivando vídeos, fóruns de discussão no Orkut, blogs e MSN. Uma comunidade do Orkut — ‘Eu já joguei jogo do compasso’ — tem 1.356 membros. No Youtube, apenas dois vídeos já fizeram mais de 1 milhão de exibições. No YouTube, um dos vídeos mais acessados que mostram adolescentes brincando com o compasso - Conforme mostrado por O DIA no domingo, jovens de uma escola particular em Nova Iguaçu entraram em transe depois de participar do passatempo que, segundo psicólogos, parapsicólogos e espíritas, não é nada inofensivo. “A maioria dos adolescentes não suporta as emoções e pode desenvolver distúrbios psíquicos graves”, alerta a doutora em Psicologia Clínica da PUC-Rio, Teresa Negreiros. De acordo com ela, é na escola que os jovens são iniciados na brincadeira porque é lá que eles buscam a identificação com o grupo. “Eles vivem a transição do corpo infantil para o adulto, e os pais perdem a condição de heróis. Por isso, eles tendem a buscar com os colegas respostas para seus medos e desejos”, explica Teresa. A estudante Gisele, 19 anos, participou do jogo durante dois anos. “Jogava todos os dias, na escola e em casa. Não conseguia parar. É um vício”, conta ela, que deixou de brincar depois que passou a ter alucinações. “Via vultos, escutava passos. Na escola, o compasso se mexia entre o A e o H como se estivesse rindo e as luzes das salas se apagavam. Fiquei muito perturbada”, diz. Perigo na rede: à direita, comunidade com mais de mil membros no Orkut. Site (E) explica o passo a passo - A brincadeira tem até passo a passo online que exibe vídeos produzidos em ambiente escolar. Para a parapsicóloga Márcia Cobêro, do Centro Latino Americano de Parapsicologia (Clap), os jovens são levados pela curiosidade e cabe às escolas orientar. “Não existe espírito. Se fossem do além, não haveria necessidade de colocar a mão sobre o compasso. São os próprios jovens que movem de forma inconsciente”, diz. Em vídeo, jovens passam mal. Com uma folha de papel, os adolescentes desenham um círculo grande e nele as letras de A a Z, os números de 1 a 12, e as palavras ‘sim’ e ‘não’. Um dos jovens apoia o compasso como se fosse usá-lo e os demais fazem perguntas. Em um vídeo na Internet, uma adolescente começa a passar mal quando o instrumento se mexe em direção às letras. Pelas regras, só se pode deixar o jogo se o compasso parar no ‘sim’. Muitos esperam horas até obter ‘permissão’. Para a mestre em Psicologia Escolar Luiza Elena do Valle, cabe à família e à escola, não proibir, mas orientar sobre o perigo do jogo. “A curiosidade nessa fase é normal. Pais e professores devem estar próximos. Precisam acompanhar e prevenir dos riscos que existem”, aconselha a psicóloga. 30.9.2010

bottom of page