top of page

PRINCÍPIOS DA MULTIPLICAÇÃO

João 6.1-15

 

Introdução

O milagre da multiplicação dos pães e dos peixes tem princípios que devemos seguir para ver a multiplicação do nosso dinheiro também. Quantos estão interessados?

Os princípios aqui servem para a multiplicação do nosso dinheiro, das nossas células... você vai ver!

É que o nosso Deus não é mesquinho. Ele tem prazer em multiplicar abundantemente tudo

que Ele tem colocado em nossas mãos. A   conta preferida de Deus não é a soma, a          adição... mas, a multiplicação.

Como igreja, o que Deus mais quer é que alcancemos mais e mais pessoas para o Seu Reino; que o número dos discípulos de Jesus se multiplique.

Portanto, a principal multiplicação que devemos buscar é a de vidas, é a de células, é a de discípulos de Jesus.

Mas você deve, também, deve desejar a sua multiplicação financeira. Não há nenhum problema nisso.

Aqui em João 6, quando Jesus multiplicou os pães e peixes, tem nove princípios que são válidos pra gente aplicar em nossas células e em nossas finanças.

 

Quais são esses princípios? Eis o primeiro:

1 – SAIR DO MAR E IR PR’O MONTE (Jo 6.1-3)

Lemos no v.1 que Jesus saiu do Mar da Galiléia e no v.3 que Ele subiu o monte.

Na Palavra de Deus, os vales, os rios, os desertos, os montes e os mares... possuem significado espiritual. A maior parte dos grandes eventos bíblicos aconteceram nos montes.

Por exemplo, no Monte Sinai Deus entregou os Dez Mandamentos a Moisés... no Monte Ararate, a Arca de Noé encalhou... no Monte Moriá a fé de Abraão foi provada... no Monte Carmelo, Elias provou para o povo de Israel que só o Senhor é Deus... e no Novo Testamento lemos do Monte das Oliveiras, onde Jesus gostava de orar... e tem o Monte da Transfiguração, o Monte do Calvário, onde Jesus foi crucificado... um famoso sermão de Jesus foi pregado na montanha, conhecido como Sermão do Monte...

Pois bem, montes na Bíblia falam de lugar onde temos comunhão com Deus... nos montes, Deus fala e revela os Seus planos.

Pois, eis o primeiro princípio da multiplicação: receba revelação do plano de Deus.

Jesus não fez a multiplicação dos pães na beira mar... mar, na Bíblia, simboliza morada de demônios... não é a toa que os pescadores sentem temor pelo mar.

Mas ouça: a igreja é como um barco que está em cima do mar.

Então o que acontece? ...o barco pode estar no mar, mas o mar não pode estar dentro do barco... se isto acontecer, o barco afunda.

Pois, irmãos, estamos no mundo, mas o mundo não pode estar dentro de nós, ocupando espaço em nosso coração. Portanto, é preciso sair do mar e subir o monte.

Esse é o princípio: se você quer multiplicar o número dos discípulos em sua célula, você tem que subir o monte, isto é, tem que receber revelação de Deus, tem que ter comunhão com Deus.

Você têm passado por uma crise financeira, mas quer multiplicar os seus recursos? ...você precisa subir o monte pra conhecer o plano de Deus.

Irmão, subir o monte (que pode ser monte mesmo, mas também pode ser o seu quarto)... subir o monte significa orar, significa fazer oração, significa buscar o Senhor, porque é no monte (no lugar de oração)que Deus multiplica as coisas!

Se você não buscar a Deus em oração, você não melhora de vida, não prospera... pode até conseguir muito dinheiro, como alguns tem conseguido longe de Deus, mas isso não vale muito... ora, quantos que ganharam dinheiro, mas perderam a saúde, a paz, a esposa, a família... isso não é prosperidade.

Então, se quer multiplicação na sua vida: suba o monte, procura fazer oração.

...segundo princípio para a multiplicação:

2 – A PÁSCOA ESTAVA PRÓXIMA (Jo 6.4)

Não há multiplicação se a Páscoa não estiver próxima. O que isso significa?

A Páscoa aponta para Jesus como o Cordeiro de Deus. No passado, por ocasião da Páscoa, um cordeiro era sacrificado e o povo redimido, libertado de suas culpas.

Hoje, vivemos num tempo em que Jesus Cristo já morreu na cruz e nela, Ele nos livrou, de uma vez por todas, de toda a maldição, inclusive a maldição da pobreza, da falta de frutos... a morte de Jesus na cruz é base da nossa vitória.

Na cruz, Jesus quebrou toda maldição que havia sobre as nossas vidas: a enfermidade, a morte, a miséria. Aleluia!

Como diz uma canção: “Tudo o que Jesus conquistou na cruz/ É direito nosso/ É nossa herança/ Todas as bênçãos de Deus pra nós/ ...Toda vida, todo poder/ Tudo o que Deus tem para dar”.

Agora, muitos não recebem multiplicação de nada porque não crêem que Deus quer que eles vivam bem, durmam bem, vistam bem, comam bem...

Têm crentes até que acreditam que Deus ama a pobreza. É verdade que está escrito “Bem-aventurado os pobres”, mas presta atenção, “os pobres de espírito”, ou seja, os humildes de coração.

Então, quem já se acostumou com as dívidas, com a pobreza, receba essa revelação, em nome de Jesus: Deus tem muito para você, muito mais do que já se viu ou ouviu, e que alguém pensou que podia acontecer! Creia nisso!

 

...terceiro princípio para a multiplicação acontecer:

3 – DEUS QUER NOS EXPERIMENTAR (Jo 6.6)

Vimos no texto (v.6), que Jesus perguntou uma coisa para Filipe, sabendo muito bem o que ia fazer. Jesus perguntou: “Onde vamos comprar comida para toda esta gente?” (NTLH).

E Filipe entrou em crise porque começou a fazer as contas e disse: “Para cada pessoa poder receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata” (NTLH). Na época, uma moeda de prata valia o salário de um dia de trabalho.

Jesus sabia disso. Ele só estava experimentando a fé de Filipe.

Irmão, não te passa pela cabeça, que quando vem uma crise, quando chega uma situação difícil, Deus está por trás, sabendo com perfeição o que é que Ele vai fazer?

Lógico! Não importa qual seja o problema, Deus está por detrás das circunstâncias para nos experimentar. Deus só quer saber até onde nós vamos com Ele, até onde a nossa fé é verdadeira!

Sua célula não quer crescer... o salário parece que não vai dar... entenda que em situações assim Deus quer ensinar que Ele tem tudo sob o controle das Suas mãos.

Pense na seguinte situação: o chefe lá do seu trabalho está te perseguindo.

Bem, diante dessa situação, você pode ter três atitudes: a primeira é enxergar apenas o chefe e ficar revoltado com ele. Esta é a forma mais humana de lidar com as situações difíceis: ver o problema e ficar revoltado... isso não resolve nada.

A segunda atitude é você ser um pouco mais espiritual: é perceber a mão do diabo por trás do seu chefe. Esta atitude já é melhor do que a primeira, porque a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra principados e potestades (Ef 6.12).

Mas você pode ter uma atitude ainda mias espiritual... você pode ver a mão de Deus por trás do chefe e do diabo. Aleluia!

Irmão, você precisa enxergar a mão de Deus em tudo.

Se hoje você tem um problema, se passa por uma dificuldade, pergunta pra Deus o que Ele quer te ensinar... e quando você fizer isso, Deus te mostrará o caminho... “Ele endireitará as tuas veredas” (Pv 3.6).

 

...outro princípio importante da multiplicação:

4 – AVALIAR A NECESSIDADE (Jo 6.7)

Filipe analisou a situação e concluiu: “...vamos precisar de muito dinheiro para dar pão a tanta gente”.

Você precisa avaliar as circunstâncias, avaliar o que está acontecendo. “Ah! Na minha célula ninguém chega com convidados; ninguém convida ninguém”.

“Ah! Lá em casa dinheiro do mês não dá pra quinze dias!” Misericórdia! Você precisa avaliar o que está acontecendo.

Muitos fracassam por vários motivos: por colocar a culpa nos outros... fracassam porque não tem objetivos ou tem objetivos errados... fracassam porque vivem procurando atalhos (o jeito mais fácil nem sempre é o certo) ou vivem escolhendo o caminho mais longo... e também fracassam porque desistem cedo de mais.

Enfim, você tem que avaliar a situação. Filipe contou as pessoas, fez a conta de quanto iria precisar.

Você precisa avaliar a sua necessidade se quer ter uma multiplicação.

 

...outro princípio:

5 – AVALIAR OS RECURSOS (Jo 6.9)

No v.9 lemos: "Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixes! Mas que adianta isto para toda esta multidão?" (BV).

Uma vez que avaliamos a necessidade, precisamos também avaliar os recursos que possuímos.

Tudo o que os discípulos conseguiram foram cinco pães e dois peixe e com isso o Senhor, que é Deus absoluto, soberano e todo poderoso, alimentou uma multidão de mais de cinco mil pessoas.

Irmão, Deus vai multiplicar os recursos que você tiver nas mãos: seus recursos financeiros, suas habilidades de trabalho, seu salário, sua célula, seus líderes!

O que você não pode, é desprezar os recursos que Deus tem colocado nas suas mãos.

Tem gente que tem vergonha de ter pouco... “Ah! Lá na minha célula nós só somos em cinco pessoas... e desses cinco, ninguém tem cara de líder... e o meu salário, nem te conto, é uma ninharia...”.

Irmão, Deus vai multiplicar o que você tem nas mãos. Portanto, avalie os seus recursos, não despreze nada!

 

...mais outro princípio de multiplicação:

6 – MOSTRAR FÉ

A criança que levou os cinco pães e dois peixes é um exemplo de fé pra nos.

Primeiro, ela era prevenida. Todos saíram de casa sem levar nada para comer no caminho... mas aquele menino levou. Prevenido!

Segundo, ele era econômico. No caminho, se alguém saiu de casa com um lanche, quando deu a hora do almoço, ninguém tinha mais nada para comer... só o menino tinha; ele não comeu tudo de uma vez, guardou para o dia inteiro. O que é isso? ...economia.

Terceiro, o menino foi generoso. Tenho certeza que você sabe como é difícil tirar um doce de uma criança. Mas esse garoto se dispôs a dar tudo o que tinha para Jesus... ele se dispôs a ficar com fome para que Jesus, pelo menos, tivesse o pão e o peixe.

Parece loucura o que ele fez... se os pais dele estivessem lá, talvez não teriam permitido. Mas o menino deu tudo o que tinha porque queria agradar o Senhor.

É por isso que precisamos ser como crianças se desejamos herdar o reino de Deus. A criança tem uma fé simples... precisamos de uma fé assim: prevenida, econômica e generosa... uma fé que nos faz dar tudo o que temos para Deus. Aí a multiplicação acontece!

 

...outro princípio importante para a multiplicação:

7 – ORGANIZAÇÃO

Lemos no Evangelho de Mc 6.39-40, que Jesus mandou que todos assentassem, que se organizassem em grupos de cem e de cinquenta. Isso nos fala de organização.

Muitos gastam sem necessidade... compram coisas que já possuem, compram o que não precisam porque são desorganizados, e assim acabam desperdiçando o que possuem.

Tem donas de casa que não sabem o quanto gastam por mês em arroz, em óleo, em água...

Tem muitos líderes também, que não conseguem organizar direito a célula.

Não distribuem tarefas, não há visitação, não há discipulado... esse é o fato: sem organização, você não verá a bênção de Deus.

Quer ter a multiplicação dos seus recursos financeiros? ...seja organizado – outro dia eu recebi a conta de água com multa porque a conta anterior, eu não havia guardado no devido lugar. Quando achei, a data de pagar tinha vencido.

Então, pra termos multiplicação, a gente precisa ter organização.

 

...outra coisa:

8 – SER GRATO A DEUS (Jo 6.11)

Na crise, é comum da gente reclamar, ficar murmurando pelos cantos: “Oh! meu dinheiro acabou! Oh! no meu grupo ninguém quer ser líder... oh! o que vai ser de mim? Ninguém me entende...”.

Mas, olha: é a gratidão que move o poder de Deus. Quem fica reclamando, não dá glória a Deus e perde a bênção.

É interessante que quando Jesus fez a oração aqui, oração para multiplicar os pães, a oração não foi de petição, se súplica... foi de ações de graças, de agradecimento. Olha só o v.11: “Jesus pegou os pães, deu graças”.

Cada oração tem a sua finalidade... quando você ora para dar graças, para agradecer a Deus,  a finalidade dessa oração é multiplicar.

Se você tiver um coração agradecido por seu trabalho, por seu salário... Deus vai multiplicar o que você tem e assim você irá prosperar.

Irmão, se você for grato por sua célula, pelas pessoas que Deus colocou ao seu lado ao invés de olhar pra a célula dos outros e desprezar a sua, você verá a multiplicação acontecer.

Deus sempre dará algo melhor quando você ficar agradecido pelo que tem.

 

...e pra terminar, outro princípio importante da multiplicação:

9 – NÃO DESPERDIÇAR NADA (Jo 6.12)

Muitos não prosperam por que esbanjam, desperdiçam... basta um dinheirinho a mais no bolso e já não fazem questão de um ou dois reais.

Os especialistas afirmam que a causa mais comum de pessoas viverem endividadas, é são lanchinhos aqui... locação de DVDs ali... mais outra bobagizinha aqui... e, no fim, a pessoa está cheia de dívidas. Bolso vazio, mas a cabeça cheia de contas...

Muitos líderes, depois que a célula está grande, começam a ser negligentes com os novos que vão chegando e acabam desperdiçando frutos preciosos que Deus deu.

Irmão, mesmo tendo muitas pessoas na sua célula, não abra mão de ninguém e o Senhor irá multiplicá-la ainda mais.

Até porque, desperdício é pecado... Deus não tem prazer no desperdício.

Conclusão

Que tenhamos a revelação que essa multiplicação traz a abundância com um propósito: para investirmos no reino e edificarmos a igreja.

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page