top of page

O NOSSO NEGÓCIO

Mateus 28.16-20

 

Introdução

Alguém perguntou a um alto executivo da Coca-Cola: "Qual é o negócio da sua empresa?" Várias respostas poderiam ser dadas. Aquele executivo poderia dizer: “Nosso negócio é vender refrigerante; é ganhar dinheiro; é ter muito lucros!” Mas a resposta foi a seguinte: "O nosso negócio é saciar a sede do mundo".

Muito interessante! Se um dia for proibido vender refrigerante, a Coca-Cola ainda poderá se dedicar à sua missão, procurando outra forma de alcançar o seu objetivo.

E nós, aqui na igreja, qual é o nosso negócio? Esta é uma boa pergunta que realmente faz sentido. Eu e você precisamos saber em quê exatamente estamos envolvidos aqui neste mundo?

Nos somos cristãos, nós pertencemos a Jesus. Ele nos chamou para sermos Seus seguidores. Mas, seguir Jesus para onde? Qual é o negócio de Jesus? Em quê devemos estar engajados?

Será que você sabe dizer qual é o nosso negócio?

Bem, vamos ao texto. Aqui nesta parte da Bíblia, estão as palavras de despedida de Jesus. Ele que morreu na cruz, foi sepultado na gruta de José de Arimatéia, mas depois de três dias, ressuscitou e encontrou os discípulos novamente.

O texto aqui, fala justamente sobre isso, veja (Mt 28.16-20): “Os onze discípulos foram para a Galiléia e chegaram ao monte que Jesus tinha indicado. E, quando viram Jesus, o adoraram; mas alguns tiveram suas dúvidas. Então Jesus chegou perto deles e disse: —Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”.

Veja como isto é interessante. Jesus, no topo daquele monte na Galiléia, aproximou-se de Seus discípulos para falar com eles.

Jesus chegou perto, isso indica que Jesus não fez uma pregação, não fez um sermão, mas que chegou perto para falar, de forma íntima e pessoal, do Seu último desejo.

Então, foi uma palavra dita de coração para coração. Jesus disse: "Queridos, façam aquilo que Eu mesmo fiz com vocês. Façam outros discípulos. Este é o negócio da nossa família. O Pai me passou esse negócio e Eu, agora, estou passando pra vocês: façam discípulos”.

 

Irmãos, é este o nosso negócio.

Qualquer coisa que não visa fazer discípulos de Jesus não está em harmonia com o desejo mais íntimo de Jesus pra nós.

Se você está fazendo outra coisa, diferente disso, você está fora do ramo, fora do negócio da família de Deus!

Aqui, nós temos enfermeiros e enfermeiras, se você assiste aos doentes só pra ganhar dinheiro, você está fora do negócio de Deus.

Aqui, nós temos militares, alguns são policiais, outros são bombeiros... mas, se você está na corporação só pra cumprir uma função e pra ganhar dinheiro, você está fora do negócio de Deus.

Alguns são professores, outros são trabalhadores autônomos, são empresários, se você faz o que faz somente pra ter dinheiro, e assim, ter pra comer, vestir e se divertir... você está fora do ramo, fora do negócio da família de Deus!

Mas, ninguém pode ficar de fora!

Você precisa entender bem que, se você for um cristão verdadeiro, você não pode ficar fora do negócio de Deus. O texto mostra que Jesus iniciou o seu comunicado dizendo assim: “Deus me deu todo o poder no céu e na terra”.

Toda autoridade "no céu" significa que Ele está acima de todos os anjos, todos os demônios, os planetas e estrelas. Toda autoridade "na terra" significa que Ele está acima de todos os homens, todas as mulheres, todas as autoridades civis, militares e religiosas.

Portanto, com base nesta tremenda e suprema autoridade, é que Jesus nos dá uma missão. Ele nos comissiona. Então, é por isso que nós temos que nos envolver no negócio do negócio de Deus.

Jesus está nos falando a partir da autoridade que Ele recebeu. E Ele é muito sério... é como se Jesus dissesse: "Queridos, Eu não estou aqui para lhes falar sobre uma brincadeira, ou sobre o campeonato brasileiro de futebol, ou da festa na cidade, ou para contar uma piada. Eu não estou dando uma sugestão. Eu estou lhes passando o maior negócio do universo. Fazer discípulos está nas mãos de vocês agora!"

Irmãos, Jesus nos deu uma missão: fazer discípulos e este é o mais importante negócio do universo!

O seu negócio não é só frequentar cultos e reuniões de célula... seu negócio também não é trabalhar só pra ganhar dinheiro... sua missão vem de cima, vem do Pai.

Por isso, nem você nem eu podemos ficar de fora. Este é o negócio da Família de Deus... veio do Pai para o Filho e do Filho para as nossas mãos!

Nós não podemos deixar que o negócio da família de Deus sofra prejuízos. Temos que fazer discípulos!

 

Conta-se uma história muito interessante de um jovem de 28 anos de idade, muito inteligente, engenheiro em telecomunicações, funcionário com um excelente cargo em uma empresa de renome e também um cristão consagrado, muito dedicado a Deus. Esse jovem, viajava de avião, quando o seu companheiro de poltrona puxou conversa sobre os negócios. E aquele homem, de mais ou menos 55 anos, se gabava de pertencer a uma grande empresa, ter muito poder e ganhar um salário muito alto e coisa e tal. Até que, a certa altura da conversa, ele virou e perguntou: "E você, filho, qual é o seu negócio?".

Aquele jovem cristão, poderia ter dado uma resposta simples e direta, pois estava envolvido em uma grande companhia e tinha orgulho do seu trabalho, mas ele resolveu ser criativo e falar sobre o seu compromisso com Deus. E ele respondeu: “Bem, eu trabalho em uma multinacional, estamos praticamente em todas as nações do mundo...”. E o executivo perguntou “Mas, o que exatamente vocês fazem?” E o rapaz prosseguiu: “Não sei se vou conseguir dizer tudo, mas nós temos nossos representantes no mundo das comunicações, TV, rádio, muitos jornais, internet, conferencias, livrarias...”. E completou o executivo: “Já sei, você estão no ramo dos Recursos Humanos”! “Sim, sem dúvida. Este é nosso foco principal e por isso que temos várias escolas e universidades em todo o mundo. Temos escolas básicas, médias e superiores de pedagogia, música, teologia, psicologia, matemática...”. “Ah! Então, vocês estão envolvidos em educação”. E o jovem confirmava: “Sim, mas também trabalhamos com hospitais, creches, casas de recuperação de viciados e até atividades com tribos indígenas, nós oferecemos alfabetização e ajuda médica e espiritual!” “Entendi”, disse o homem, “o negócio de vocês é assistencial”.

E o jovem confirmava: “Claro! E se me permite, falar temos nossos representantes ao redor do mundo, que atuam como banqueiros, homens de negócios, empresários e profissionais liberais e, milhares são gerentes e líderes!” Aí, o executivo admirou: “Nossa, qual é o tamanho do capital de sua empresa?” “Ah! posso garantir que é muito, muito grande. No testamento do nosso Presidente, Ele declarou que todo ouro e toda prata do mundo já são dEle”. “Ah! Você deve estar brincando. Sua empresa deve ter um faturamento enorme, então!” E o rapaz, concluiu: “Sem dúvida, é enorme. Na verdade, só Deus sabe quanto a gente ganha. Não há dinheiro no mundo que pague o que fazemos pelo bem da humanidade. Nosso lucro é enorme”.

Irmãos, qual é o nosso negócio? É fazer novos seguidores de Jesus, é ganhar almas, é fazer discípulos!

Jesus disse que uma alma vale mais que o mundo inteiro! E como lembrou Karinne Freitas num comentário lá no Facebook: “...a vida tem preço, não é de dinheiro... o preço de cruz”.

Dá pra ficar de fora desse negócio? De jeito nenhum.

 

Então, não importa qual seja a sua profissão. Se o seu Cristianismo é verdadeiro, marcado no coração com as marcas da cruz, você deve estar envolvido no negócio do Pai.

O nosso negócio, que Jesus confiou na nossa mão, é fazer discípulos.

Tenha uma estratégia... ninguém faz discípulos sem ir à algum lugar: Você precisa ir até o quarto do seu filho ou do seu irmão que ainda não é crente... ir até a casa do seu vizinho... ir até o seu colega de trabalho, de escola...  não importa onde, você tem que ir.

No final dessa reunião, vá até um amigo ou amiga entre nós; se apresente, abrace, anote o telefone e 24 ou 48 horas depois, vá ao telefone e ligue pra ela!

Eu sei que esta tarefa, fazer discípulo, não é fácil... mas Jesus disse: “Eu estarei com vocês, todos os dias - todos os dias - até o fim dos tempos”.

 

Pr Walter Pacheco, baseado em Ebenezer Bittencort

bottom of page