top of page

VIVENDO COMO ÁGUIA

Provérbios 30.19

 

INTRODUÇÃO

Imagine que um servo de Deus, uma pessoa cristã, está vindo até você e lhe diz: “Eu sou crente, participo lá da Igreja Central, vou aos cultos, frequento uma célula, leio a Bíblia e oro todos os dias,  mas, eu não estou bem. Eu sinto que estou me arrastando pela vida”. O que você responderia pra essa pessoa?

A Palavra de Deus hoje vai colocar nos seus lábios a resposta certa para ajudar esta pessoa; não só quanto a questão dela ser feliz lá no futuro mas agora, neste tempo,.

Então vamos ler a primeira parte de Pv 30.19: “a águia voando no céu” ou como lemos em outra versão: “O caminho da águia é no céu”.

De todas as versões da Bíblia, nacionais e internacionais que acessei, somente a NVI, faz uma opção drástica, trocando “águia” por “abutre”.

Isso se deve ao fato, o Léxico de Strong mostra, que a palavra hebraica em uso, tem um duplo sentido, mas todos ficam com o sentido mais forte, a águia.

A águia não foi cri­ada pra viver se arrastando nos vales da vida nem nas depressões da terra. Deus criou a águia para voar nas alturas. O provérbio bíblico afirma isso: “O caminho da águia no céu”.

Agora, sabe, isso diz respeito aos filhos de Deus, aos crentes! Se você recebeu Jesus como seu Salvador, você se tornou filho de Deus, você é uma águia!

Está escrito na Bíblia, livro de Is 40.31 que os que esperam no Senhor são como as águias, porque “Voam alto como águias”. Não ficam se arrastando pela vida!

Então, com base nesta palavra de Deus,  eu quero destacar três lições da mais alta importância para a sua vida:

 

...primeira lição importante:

VOCÊ PODE VOAR ALTO

A águia tem vocação para as alturas. Suas asas chegam a ter quase dois metros e meio, de envergadura!

A águia-de-cabeça-branca-americana é um exemplo... suas assas são possantes, são fortes e com elas, a águia voa majestosa, com segurança e desenvoltura... o caminho da águia é no céu!

Portanto, águia não é como o pato selvagem ou o marreco, que vive tomando tiro dos caçadores, porque voa baixo. Não, o caminho da águia é no céu!

Mas, quantos filhos de Deus estão voando baixo, vivendo num plano inferior ao da vontade de Deus?

Vez e outra, tem crente que fala assim: “Orem por mim porque estou sofrendo ataque de todos os lados... é na saúde, é na vida financeira, é no casamento, é na igreja e no trabalho... eu não sei porque está me acontecendo isso”.

Irmão, esse ataque por todos os lados, não será por que você está voando baixo demais ultimamente, dando vôos rasantes sobre coisas que desagradam a Deus, e sobre o pecado?

Filho de Deus que não sair da área de perigo, leva chumbo, será atacado mesmo, será ferido, machucado...

Oh! águia, por que você não voa um pouco mais para cima?

Quer ver um exemplo dentro da Bíblia? É Sansão, um homem consagrado a Deus.

Veja comigo Nm 6. Sansão fez um compromisso com Deus que incluía as coisas que lemos nos v.1-6: não se aproximar de nada morto (nenhum cadáver), não beber vinho nem cortar o cabelo. Estes foram os votos de consagração que Sansão fez diante de Deus.

E Sansão, como servo de Deus, veja outro texto agora (Jz 14.6), ele foi muito poderoso... o Espírito Santo vinha sobre ele e se tornava muito forte.

Mas Sansão não ficou firme na santidade, brincou com o pe­cado, não levou seus votos de consagração a sério. Por isso, foi relaxando nos seus com­promissos e foi descendo para os lugares baixos da desobediência.

Olha só o que está escrito sobre ele no v.8: “Sansão saiu do caminho para olhar o cadáver do leão, e nele havia um enxame de abelhas e mel. Tirou o mel com as mãos e o foi comendo pelo caminho”. Sansão que­brou o seu primeiro voto de consagração ao procurar mel na caveira de um leão morto (Jz. 14.8 e 9).

É muita vontade de mel, não é não?! Pois, muitos crentes, também têm procurado doçura e prazer no pecado.

Sansão quebrou seu segundo voto de consagração ao dar um banquete de sete dias, regado a muito vinho, como era a moda dos jovens da época.

Veja o v.10: “Sansão deu um banquete ali, como era o costume dos moços” (NTLH).

Sansão vôou baixo quando quis seguir a moda, o costume. Tinha compromisso com Deus, mas cedeu à pressão do grupo, e em vez de influenciar, foi influ­enciado.

É perigoso seguir a moda do momento. Tem danças, tem músicas, tem roupas, tem pulseiras... é a moda do momento, mas sobre essas coisas, o filho de Deus deve voar mais alto.

Em Jz 16.1, lemos que Sansão também quebrou o seu terceiro voto de consagração, está escrito: “Sansão foi a Gaza, viu ali uma prostituta, e passou a noite com ela”. A faixa de Gaza, não é de hoje, é puro terrorismo. Que a paz de Deus chegue lá... Ali Sansão deitou no colo de uma prostituta, lemos no v.19.

Ele, que era muito forte, mas o peca­do o derrubou. Sozinho, Sansão venceu exércitos, mas não conseguiu dominar seu próprio coração, foi vencido pelas suas paixões sexuais. Foi vencido porque, em vez de voar alto como faz a águia, ficou ciscando lixo e entulho, feito frango... não é a galinha que fica ciscando no chão?

Irmão, Deus chamou você para voar como a águia. Diz o após­tolo Paulo, veja Cl 3.1-2: "Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra" (NTLH).

 

...a segunda lição importante é a seguinte:

VOCÊ PODE VOAR CADA VEZ MAIS ALTO

A águia tem uma característica muito interessante afirmam os ornitólogos (especialistas em aves): quando ela faz o seu segundo vôo, ele é mais alto do que o primeiro. Quando ela faz o seu terceiro vôo, ele é mais alto do que o segundo. A águia sempre se esforça para voar cada vez mais alto.

Isto é uma lição! Se os que confiam no Senhor são como a águia, en­tão você não precisa viver de altos e baixos!

Há muitos crentes que são instáveis demais... uma hora estão animados na fé, outra hora estão desanimados.. não se firmam em crescimento, não amadurecem.

Deus não chamou nenhum de seus filhos para viver assim, de altos e baixos, mas já leu a Bíblia em 2Co 2.14?

Está revelado isto: “Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo” (NVI).

Foi daqui que o Pr Silas Malafaia pegou o nome para o programa dele na televisão.

Com Cristo, a dinâmica não é você andar cinco passos pra frente e qua­tro pra trás, não!

O projeto de Deus não é você viver de derrota e fracasso, mas de vitória em vitória!

Em Cristo, você pode voar cada vez mais alto!

 

...e a terceira lição é essa:

VOCÊ PODE VOAR ACIMA DAS TEMPESTADES

A águia ainda ensina essa lição: sempre que ela percebe a chegada de uma tempestade, sempre que ela vê nuvens escuras, relâmpagos riscando o céu e ouve os trovões, a águia se esforça e voa para acima da tem­pestade, onde sobrevoa em perfeita calma.

Não há ave que voe mais alto do que as da família da águia. A Editora Abril Cultural, publica uma revista que se chama “Mundo Estranho”, é uma revista de curiosidades. Na edição desse mês, eu li que a águia-de-asa-redonda voa mais de 5 mil metros de altitude. Alguns chegam apontar 10 mil metros, altitude de cruzeiro dos aviões.

Mas qual é a lição? ...todos também temos, em nossa passagem por este mundo, muitas tempestades, muitos vendavais... muitas situações ameaçadoras e perigosas.

Veja que Jesus disse, lemos em Jo 16.33: “Neste mundo vocês terão aflições”.

Só que você não deve parar por aí na leitura, porque Jesus também disse: “contudo, tenham ânimo!” Você também pode ter ânimo em meio às aflições. Por que? Porque se você confia no Senhor, se espera no Senhor, você é como a águia... pode voar para acima das tempestades!

Mas, muitos filhos de Deus estão, nesse momento, sofrendo as aflições desse mundo enão encontram bom ânimo, não se animam pra nada...

Mas não é falta de sabedoria isso? ...vi­ver debaixo da pressão e sofrer os efeitos catastróficos da tempestade, enquanto que, como filho de Deus, a pessoa pode voar para o alto e desfrutar da paz de Deus que excede todo o entendimento e que guarda o coração?

Irmão, o segredo na hora da crise, o segredo na hora que algum problema surge, o segredo é você voar mais alto e se apegar em Deus.  

Mas quantos, ao perceber que vem vindo uma tempestade, fazem como o avestruz na crença popular, que ao ver o perigo, esconde a cabeça na areia, imaginando que isso basta para o problema ser resolvido.

Não basta, irmão: o que vai resolver os seus problemas, o que vai sustentar a sua vida nas tempestades, não é você fugir deles, mas é você subir mais alto para a presença de Deus!

O segredo é voar mais alto e se refugiar em Deus! “O caminho da águia é no céu”.

 

CONCLUSÃO

Filho de Deus, estas são as três lições da mais alta importância para a sua vida.

1) VOCÊ PODE VOAR ALTO – 2) VOCÊ PODE VOAR CADA VEZ MAIS ALTO – 3) VOCÊ PODE VOAR ACIMA DAS TEMPESTADES! Aleluia!

Ah! Mas como isso pode ser possível? Pela fé, irmão, pela fé.

Fé é como uma moeda, tem duas faces: acreditar e receber. Você deve crer na Palavra de Deus e deve recebê-la para você.

Por exemplo: Deus fala que “aqueles que esperam no Senhor... Voam alto como águias”. Então, a fé é o seguinte: você crê nessa Palavra, crê que ela é verdadeira, porque Deus é verdadeiro – Ele não é homem para mentir... então, você crê na Palavra que Deus diz.

E o que é que Deus diz? ...que “aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias”.

Mas fé não é apenas crer. Os demônios crêem e a vida não melhora pra eles. Porque tem a outra face: fé é também receber a Palavra. Você precisa receber a Palavra para a sua vida.

E como o crente faz isso? Confessando com a boca a Palavra de Deus.

Se você disser: “Eu sou, quem Deus diz que eu sou... eu tenho o que Deus diz que eu tenho... eu posso o que Deus diz que eu posso...”, isso vai se tornar realidade na sua vida.

Qual é o problema com os filhos de Deus que vivem se arrastando pela vida? ...eles crêem na Palavra, mas não a recebem, não confessam a Palavra com a boca.

E nossas palavras são parecidas com sementes, o que você semear é o que vai colher.

A Bíblia diz que “A morte e a vida estão no poder da língua” (Pv 18.21 – ACF). Cuidado com o que você está semeando!

 

Irmão, aprenda a dizer o mesmo que Deus diz sobre você.

Deus diz: “Aqueles que esperam em Mim, são como a águia”. Então fale: “Eu sou um filho de Deus, estou esperando nEle, eu sou como a águia... Deus diz que eu posso voar alto, acima das tempestades, eu vou voar... a Palavra de Deus vai se cumprir na minha vida!”. Isso é fé.

Creia no coração e receba, confessando com a boca, a Palavra de Deus...

A orientação que Deus para Josué, sucessor de Moisés, foi precisamente essa: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” (Js 1.8 – CAF).

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 22.8.2010 - Voando nas Alturas, 1996 - Hernandes Dias Lopes

bottom of page