top of page

DESPERTA!

Efésios 5.13-16

"Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas. Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”. Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus."  

 

Introdução

“Desperta, ó tu que dormes”. Essa é a expressão mais enfática que encontramos aqui no texto: “Você que está dormindo, acorde!”

Tem alguém dormindo aí? Nem começou a pregação... Alguém falou de uma ideia sobre o que fazer quando uma pessoa começa a dormir no culto, durante a pregação: Você arruma uma vara comprida, faz uma ponta bem afiada lá na extremidade e aí, dá uma boa espetadinha… no pregador! ...às vezes o povo dorme por causa do pregador! Ai, ai...

Bem, quando falamos em dormir pensamos no corpo... no sono que é indispensável à produção dos hormônios para o bom funcionamento do organismo.

Dormir é importante... a ciência já constatou: quem dorme pouco ou menos do que o necessário, tem menos vigor físico, envelhece mais rápido e está mais propenso à hipertensão, diabetes… então, dormir faz bem.

Mas não agora, viu? Ajude o irmãozinho ao lado para que não durma no culto.

Mas, há um sono altamente perigoso, do qual a Bíblia adverte e manda que toda pessoa acorde, desperte.

Eu quero falar sobre o sono espiritual... o sono, não do corpo, mas da alma... o sono espiritual.

Existe uma heresia, uma aberração teológica, que estabelece o seguinte, que a pessoa quando morre, ela dorme inconsciente, e assim permanece até que chegue o dia da ressurreição e do juízo final.

Mas não é esse o ensino da Bíblia... é verdade que quando uma pessoa, ela não deixa de existir... tem uma vida que vem depois desta... mas, a pessoa morreu, ela não perde a consciência...

Os que morreram sem a salvação de Deus, sabem que partiram para o inferno, sabem que estão e estarão em sofrimento para todo o sempre.

Da mesma forma, os que morreram com Jesus no coração, porque receberam Jesus como Salvador, sabem que partiram para o céu, e que estão e estarão para sempre com Deus.

Portanto, depois que se morre, a alma não fica dormindo inconsciente... Não, não é isso que acontece. [Lc 16]

Sem Jesus, a pessoa sabe que sofre; se partiu com Jesus, sabe que tem satisfação pra ela.

Mas, há um sono da alma, um sono espiritual, que não ocorre quando se morre, mas quando ainda se está vivo nessa terra.

Esse texto Bíblia (Efésios 5) fala que há filhos de Deus que estão dormindo espiritualmente e que precisam acordar... quer dizer, a alma de alguns pegou no sono e, Deus está falando: “Acorda! Desperta!”

Por quê isso acontece? Pode ser por acomodação, por negligência, por fraqueza na fé ou, ainda, por conformação às coisas desse mundo.

E o perigo d’alma dormir no ponto é que as coisas de Deus passam e o crente sonolento não vê, não percebe... Deus está abençoando tantas coisas, mas ele não enxerga... Deus está dando oportunidades, mas ele não aproveita porque não vê.

Será que estou falando para alguma alma sonolenta nesta noite? ...para alguém que não está vendo o agir de Deus? ...e por essa razão se sente desanimado, não quer mais frequentar uma célula, não tem mais vontade de ler a Bíblia, nem de orar nem de fazer mais nada para Deus?

A Bíblia conta de algumas pessoas, servas de Deus, que cochilaram na vida espiritual e pagaram caro.

Já ouviu falar em Sansão?  Sansão dormiu literalmente no colo de Dalila e foi traído por ela, porque antes, dormiu espiritualmente: Sansão revelou para Dalila o segredo da sua força... ele era o homem mais forte que havia, mas foi preso pelos soldados inimigos que cortaram o seu cabelo e lhe furaram os olhos (Jz 16.16-22). Ele dormiu.

Jonas dormiu. A Bíblia registra o seguinte, que Deus disse pra ele (Jn 1.1-3): “Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença”. Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis”. A orientação era que fosse para Nínive, mas ele foi para Társis, foi fugir da presença do Senhor. Só dormindo mesmo... por que quem é que pode fugir da presença de Deus?

Jonas cochilou nesse ponto. Ele dormiu espiritualmente... e depois dormiu fisicamente, porque no v.5 está escrito que, Jonas desceu ao porão do navio e lá dormiu profundamente... e daquela cama ele foi levado direto para a barriga de um grande peixe. Jonas dormiu e foi engolido.

O Novo Testamento conta a Parábola das dez virgens e de como cinco delas também pegaram num sono espiritual.

É verdade que o noivo demorou chegar e vencidas pelo cansaço da espera, todas dormiram. Mas, cinco delas, já estavam cochilando na alma, fazia tempo, porque foram receber o noivo e não prepararam óleo suficiente para as suas lâmpadas, que se apagaram.

Então, tiveram que ir comprar... e quando chegou o noivo, elas não estavam prontas, e ele fechou a porta e elas ficaram fora da festa (Mt 25.1-13).

Bem, a partir desses exemplos é muito importante que você confira, agora, se em termos espirituais, de vida com Deus, você está dormindo ou acordado.

Para o corpo, dormir é uma bênção.  Eu quero até encorajar você à valorizar o DVD diariamente, sabe como? DVD: Deitar, Virar e Dormir... Faz bem! Agora, tem o DVD-R, conhece? ...esse, Deita, Vira, Dorme e Ronca.

Mas o sono faz bem à saúde do corpo, porém, para a alma, o sono é coisa perigosa. Por isso que a Palavra de Deus alerta: "Desperta, ó tu que dormes!"

Porque quando a alma cochila, coisas terríveis podem acontecer... mas antes delas acontecerem, aparecem alguns sintomas que indicam, claramente, quem é que está neste sono nesta sonolência espiritual.

Os sintomas são: acomodação e satisfação com o que se tem.

O crente, cuja alma pegou no sono, ele é assim: não sente vontade de melhorar... não tem vontade de crescer na fé... ele se dá por satisfeito, não quer mais nada... e aí, com a alma sonolenta, ele se esfria espiritualmente... perde o entusiasmo, a alegria, a visão de crescer.

Meu irmão, será que a sua alma está sonolenta? Não é normal... Deus manda você despertar.

Se você não frequenta mais os cultos da igreja como antes frequentava, não tem vontade de estar na célula, não tem prazer em ler a Bíblia, em fazer oração, não contribui para a obra de Deus ser feita... Deus está dizendo com muito amor e carinho: é tempo de despertar.

Então, quando a alma pega no sono, o primeiro sintoma é esse: frieza espiritual... você se torna um cristão frio, sem alegria.

E alguns, sentindo a falta de alegria, passam a procurar por ela em algum evento, em algum show, em alguma programação... não vendo, porém, que ela está bem à sua frente, no culto da igreja, na leitura da Bíblia, na oração e na célula com os irmãos.

Conhece o caso daquela velhinha que perdeu os óculos? Ela revirou a casa toda, fez aquele tumulto com todo mundo: “Alguém escondeu meus óculos? Alguém viu os meus óculos?” ela repetia, zangada. E no fim das contas, os óculos estavam bem na testa dela!

É isso que acontece quando a alma dorme: o crente não consegue encontrar alegria na igreja e vai procurar fora... aí, vai se esfriando, se afastando de Deus e se acomodando ao mundo.

O sono espiritual é um perigo. Por isso o Senhor diz: “Desperta tu que dormes!"  

O famoso William Shakespeare dizia que o sono é “o prenúncio da morte", porque cessa o movimento, o reflexo... no caso da alma isso é ainda mais verdadeiro, porque a frieza espiritual coloca o crente na companhia dos mortos.

E não é isto o que Deus diz (v.14)? "levanta-te de entre os mortos!"

O sono da alma coloca o crente como que no meio de defuntos, junto com quem não tem vida espiritual... percebe?

Portanto, crente frio e pessoas espiritualmente mortas, estão em pé de igualdade, na mesma condição. Isso é péssimo! Que coisa terrível deve ser dormir no meio dos mortos!

Você já se imaginou dormindo no IML, numa daquelas gavetas geladas, cercado de cadáveres por todos os lados? Não é uma boa coisa.

Pois, quem deixa sua alma pegar no sono, fica lado a lado com os mortos – e parecido com eles, frio de tudo, tudo, tudo.

Alguém diz: “Vamos ler a Bíblia?” e responde: “Ah! Não, não acho interessante”. “Vamos à célula?” “De novo? Já fui semana passada...” “Vamos ao culto da igreja?” “Hummm, de manhã ou de noite?”

Houve na Índia um missionário que, certa vez, comeu uma fruta venenosa. Ele contou que a fruta anestesiou o seu paladar por mais de um mês, e que durante esse período não conseguiu sentir o gosto de qualquer alimento. É o que faz o sono da alma: ela anestesia o paladar espiritual. E tudo o que diz respeito a Deus passa a ficar sem gosto, sem graça.

Reflita um pouco: será que faz tempo, você não sente gosto de orar, de estudar a Bíblia, de vir aos cultos no prédio da igreja?

Acorde a sua alma! Jesus tem bênçãos, tem novidade de vida para você! Desperte sua alma, porque tem uma promessa de Deus aqui: "e Cristo resplandecerá sobre ti".

Essa palavra significa que Jesus quer tirar as trevas do seu coração, Ele quer iluminar a sua vida!

Você sabe, quando dormimos ficamos sujeitos à sonhos, isso é bom, é saudável ter sonhos... mas no caso da alma, o sono vem acompanhado não de sonhos, mas de ilusões.

Por exemplo, a de que somos ótimos, que não há nada de errado conosco e nada que precisamos melhorar!

A verdade, porém, é outra: Quando a luz de Cristo nos ilumina, as partes da nossa vida que precisam ser mudadas, são reveladas.

Quando Isaías viu o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, ele exclamou: "...ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio dum povo impuro e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!" (Is 6.5.)

Certa vez, Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: "Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador." (Lc 5.8.) Quando a luz de Jesus resplandece sobre nós, tornamos mais consciência dos nossos pecados e imperfeições.

Mas quando a pessoa fica longe do Senhor, ela continua se alimentando da ilusão de ser perfeita, de que não há nada de errado com ela. Engano puro! Todos precisam ser tratados, melhorados, aperfeiçoados.

 

Conclusão

Hoje, o Senhor está dizendo: “Desperte do seu sono e Cristo te iluminará." Acorde para Jesus... tem muito trabalho a ser feito.

Esse chamado de Deus para você acordar é feito carinhosamente... é parecido como a mãe que, amavelmente, fala ao filho ainda na cama, para que se desperte para a escola.

Mas, quando alguém continua dormindo mesmo sendo chamado, e se irrita por ter seu sono perturbado, então, Deus tem um outro modo de fazer a pessoa despertar.

Esse "outro modo" de Deus é algo muito sério. É uma sacudida vigorosa... pode ser que Ele use um acidente, uma doença, uma morte, uma perda, alguma dificuldade...

Alguém disse que em tempo de normalidade, Deus sussurra aos nossos ouvidos, mas os tempos de crise e dor, é Deus gritando para nos despertar.

Quando você está dormindo, como prefere ser despertado? Na calma ou no grito?

Hoje Deus quer você bem acordado. Desperte e levante-se... e Cristo vai resplandecer sobre a sua vida.

Quantos que se sentem espiritualmente frios? ...e querem se despertar hoje para um novo começo?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 14/04/2013

Fonte: livro “Cura Pela Palavra”, Marcelo Aguiar.

 

bottom of page