top of page

RESOLVENDO CONFLITOS

2 Crônicas 20.1-30

 

Introdução

Olhe aí o conflito armado (cena no data-show)!!

Entre os bichos isso é bastante comum, mais comum ainda é entre os bicho-homem.

Uma jornalista de São Paulo, com formação em relações humanas, declarou isto: “Onde houver pessoas, haverá conflitos, porque, como cada pessoa é um "mundo", é inevitável o surgimento de conflitos.

O rei Josafá teve que tomar decisões corretas para sair vitorioso do meio de um conflito que ele teve...

Um conflito que era impossível de resolver... Josafá conseguiu resolver com êxito.

No começo, ele até se sentiu impotente, sem condições, e via a sua destruição e a destruição do seu povo como coisa certa.

Mas, Josafá resolveu enfrentar o conflito com recursos de Deus.

E isto é o que eu quero mostrar hoje por meio destes versículos: a maneira correta pela qual Josafá resolveu o conflito.

 

...eis os passos para resolver conflitos, que aprendemos com Josafá; número 1:

1. VOCÊ DEVE RECORRER AO JEJUM, v.3

No v.3 lemos que Josafá recorreu ao jejum, está escrito assim: “Josafá ficou com medo e orou a Deus, o Senhor, pedindo socorro. Depois deu ordem para que todo o povo de Judá jejuasse”.

O jejum é uma arma poderosa para resolver conflitos... e Josafá deu ordem para que o seu povo jejuasse.

Mas o que é o jejum?

Qualquer dicionário explica que jejum é a abstinência de alimento, é ficar sem comer por um período...

Por exemplo: Tem exames médicos, que para serem feitos, recebemos essa orientação: “Compareça em jejum”, isto é, venha sem ter ingerido nenhum alimento...

Falando em médico, existe algumas dietas de saúde que implicam em jejum, porque requerem a abstinência de certos alimentos, requerem que o paciente não coma determinadas coisas...

E você lembra de Anthony Garotinho, em maio desse ano, que fez jejum de 12 dias? ...bem, aquilo esteve mais para uma greve de fome do que exatamente para um jejum.

É que o propósito da greve de fome é adquirir poder político ou chamar a atenção para uma boa causa...

E o propósito da dieta que requer que não se coma isto ou aquilo, é beneficiar a saúde.

Então, embora possamos chamar a isso tudo de jejum, o jejum bíblico, o jejum que a Bíblia ensina, não é apenas você ficar sem comer...

Porque quando a gente fala assim, logo aparece um que diz: “Ah! pastor, eu sou de jejuar sempre... jejuar é hábito meu... porque todos os dias eu faço jejum de pelo menos 8 horas; olhe, depois da janta e até antes do café da manhã, enquanto durmo, eu faço jejum!” ...às vezes esse jejum é quebrado quando se levanta de noite e abre a geladeira...

Certa vez, no encontro da célula, ano passado, um irmãozinho estava compartilhando que tentou o jejum, mas que depois de uma hora e meia, ali por volta do almoço, o jejum é que tentou a ele... e ele cedeu à tentação...

Irmãos, o jejum da Bíblia, não consiste em você ficar sem comer... o jejum da Bíblia sempre significa, você ficar sem comer, com uma finalidade espiritual...

Portanto, a pessoa que assim jejua, não jejua para emagrecer... não jejua para limpar o organismo de certas toxinas... não jejua para atrair a atenção política...

Não! ...jejua a fim de se colocar inteiramente na dependência de Deus.

E foi isso que o rei Josafá fez.

Ele ordenou um jejum centrado em Deus, com a finalidade de envolver todo o seu ser em Deus... de subjugar a sua vontade à vontade de Deus e de voltar a sua mente, e a mente de todo o povo, para Deus.

Josafá estava precisando da proteção de Deus... então, em meio do conflito, ele ordenou que o povo buscasse a Deus com intensidade através de jejum.

Portanto, jejuar é isso: é dizer a Deus que necessitamos dEle tão urgentemente, que estamos dispostos a ficar sem o alimento, a fim de nos dedicarmos a Ele.

Tem conflito na sua célula? ...convoque o seu povo para um jejum.

Tem vivido você um conflito na família, na empresa, no serviço, no casamento?

Experimente fazer um jejum a fim de buscar a Deus com intensidade.

 

...o passo número 2 que aprendemos com o rei Josafá:     

2. VOCÊ DEVE RECORRER À ORAÇÃO

O rei Josafá recorreu à oração, lemos nos próximos versos, do 5 ao 13: “A gente de Judá e de Jerusalém se reuniu no pátio novo do Templo, e Josafá se pôs de pé no meio deles 6  e orou assim: -Ó Senhor, Deus dos nossos antepassados! Tu és o Deus do céu e governas todas as nações do mundo. Tu és forte e poderoso, e ninguém pode resistir ao teu poder. 7  Tu és o nosso Deus; expulsaste os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e deste a terra deles para sempre a nós, os descendentes de Abraão, teu amigo. 8  O teu povo tem morado nesta terra, e aqui construímos um Templo em tua honra. Nós dissemos assim: 9  "Se alguma desgraça cair sobre nós como castigo, seja guerra, ou doenças, ou falta de alimentos, então nos ajuntaremos em frente deste Templo, onde tu moras, e no nosso sofrimento clamaremos a ti pedindo socorro, e tu atenderás o nosso pedido." 10  -Agora os amonitas e os moabitas, junto com os edomitas, invadiram o nosso país. Quando os nossos antepassados estavam vindo do Egito, tu não os deixaste invadir as terras daqueles povos. Por isso, os nossos antepassados se desviaram delas e não destruíram aqueles povos. 11  Mas agora eles nos pagam assim: estão nos atacando para nos expulsar da terra que nos deste para sempre. 12  Ó nosso Deus, castiga essa gente, pois não somos bastante fortes para resistir a esse enorme exército que está avançando contra nós. Não sabemos o que fazer e olhamos para ti, pedindo socorro! 13  Todos os homens de Judá estavam ali de pé em frente do Templo, junto com as suas mulheres e os seus filhos e até as crianças de colo”.

Impressionante, não!? A Bíblia Shedd, tem uma nota de roda-pé que comenta isto: “Naquela reunião de oração, tão importante, ninguém faltou; as famílias, em peso, estavam presentes, como sempre deveria acontecer”.

O rei Josafá estava em meio a um grande conflito, então ele recorreu à oração, porque oração é um buscar em Deus uma saída ao problema, é buscar em Deus uma solução ao problema, um livramento do problema...

Orar é depender de Deus... depender de uma ação de Deus... depender de um agir de Deus, afim de ganhar a vitória.

Alguém já fez essa afirmação: "Quando o homem trabalha, o homem trabalha; mas quando o homem ora, Deus trabalha".

Josafá, quando viveu um conflito, recorreu à oração a fim de ser ajudado por Deus.

No v.12, lemos que Josafá orou a Deus, dizendo: “Ó nosso Deus, castiga essa gente, pois não somos bastante fortes para resistir a esse enorme exército que está avançando contra nós. Não sabemos o que fazer e olhamos para ti, pedindo socorro!”

Jesus ensinou em Marcos 9.29 que há problemas que somente são resolvidos com oração e jejum.

Então, ao enfrentar conflito, faça jejum e junte à ele a oração!

Sabe, quando nós unimos estes dois recursos, o jejum à oração, nós estamos fazendo um cordão de duas dobras... é algo forte!

Importante também é o fato do povo orar junto...

lemos no v.13 que Josafá convocou o povo para a oração: “Todos os homens de Judá estavam ali de pé em frente do Templo, junto com as suas mulheres e os seus filhos e até as crianças de colo”.

Podemos orar sozinhos e devemos mesmo entrar no quarto, cerrar la puerta, mirar nuestro Padre que está em cielo...

Mas, ouça, ao orar junto com outros irmãos, aumentamos nosso “poder de fogo” contra o inimigo.

Portanto, ao enfrentar um conflito, providencie também isto: recorra à oração...

Quando em sua célula ocorrer um conflito, comece a orar e ponha-se a orar junto com a célula.

Porque no reino de Deus, quando dois ou três se reúnem em nome de Jesus, o efeito não é de soma, é de multiplicação... o poder de fogo contra o inimigo aumenta! Aleluia!

Isso vale muito para quem vive um conflito em casa, com marido ou mulher, com filhos ou pais...

Para vencer seu conflito, você precisa orar sozinho, mas é bom que você ore junto com os irmãos, porque a oração conjunta concentra poder contra o inimigo.

 

...para resolver conflitos, anote aí o passo número 3, que aprendemos com Josafá:

3. VOCÊ DEVE RECORRER À ADORAÇÃO, v.18

O rei Josafá recorreu à adoração, lemos no v.18: “Então o rei Josafá se ajoelhou e encostou o rosto no chão; e todo o povo de Judá e os moradores de Jerusalém também se ajoelharam na presença de Deus, o Senhor, e o adoraram”.

Para muitos a adoração é apenas um momento de cantar cânticos e hinos num culto, numa reunião da igreja.

Mas a adoração não consiste meramente em você cantar... você pode cantar, mas adoração é mais do que cantar.

Por que o adorador não é um cantor... o adorador é um prostrador diante de Deus... é alguém ligado no trono de Deus... é alguém conectado no céu... é alguém ligado com Deus.

E quando estamos ligados com Deus, prostrados perante Ele em adoração, começam a acontecer nas nossas vidas, no nosso coração, o que está acontecendo no céu.

E o que está acontecendo no céu? Lá, a vontade de Deus está sendo feita com perfeição...

O modelo de oração que Jesus deu aos discípulos, nos revela isto e até devemos orar (Mt 6.10): “Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!”, porque quando a vontade de Deus é feita, isto desencadeia a paz, a ordem, o bem-estar... e tantas outras bênçãos.

Portanto, seja um adorador e aprenda a trazer os céus para a terra.

Como? Pela adoração... Josafá pôs o seu povo ajoelhado perante Deus e adoraram a Deus.

E porque adoraram a Deus, lemos aqui no v.22, que Deus causou confusão entre os inimigos e foram desbaratados, derrotados! Aleluia!

Irmãos, quando adoramos nós trazemos a presença de Deus para este mundo...

Aí, a presença de Deus, que enche os céus, começa a encher também o ambiente do nosso conflito, transformando o que está ao nosso redor, transformando nossa casa, transformando nosso lar, transformando nossas vidas.

O rei Josafá enfrentou o conflito com adoração.

O conflito não levou o rei a esconder a cabeça como faz o avestruz, mas o fez prostrar-se perante Deus e enfrentar o inimigo crendo que o poder dos céus desceria à terra.

Há pessoas que páram de adorar quando deparam com um conflito.

“Ah! Vamos ao encontro da célula hoje? ...vamos ao culto?” ...ah! Não, hoje não estou muito bem... estou tão abatido... sabe, estou tendo um conflito e isto está me deixando desanimado”.

Foi em meio do conflito, que Josafá se levantou e disse ao povo que adorasse a Deus.

Está você em conflito? ...junte-se ao povo que adora a Deus.

 

...um outro passo para resolver conflito é o seguinte:

4. VOCÊ DEVE RECORRER AO LOUVOR, v.19

O rei Josafá recorreu ao louvor. Lemos no v.19: “Aí os levitas que eram descendentes de Coate e de Corá começaram a louvar o Senhor, Deus de Israel, em voz bem alta”.

Adoração e louvor... o rei Josafá adorou a Deus e agora lemos que ele também louvou a Deus, o Senhor.

Hei, adoração e louvor não é a mesma coisa?

Não. A adoração é um estado espiritual... é uma andar diante do trono... é varrer a casa, diante do trono... é limpar o carro, diante do trono... é fazer o serviço da loja, diante do trono... adoração é vida diante do trono de Deus, é vida no altar.

O louvor é um elogio dirigido a Deus, é uma expressão de reconhecimento.

E veja aqui no v.19, que o louvor deve ser feito, em casos de conflitos, com voz alta e forte, como aliás, lhe é característico.

Quando Deus tirou o Seu povo do Egito, o Seu povo escolhido, a Bíblia conta que eles saíram de lá cantando e gritando de alegria.

O Sl 149.6 diz: “louvem a Deus, gritando bem alto” O Salmo 145, verso 3, fala: “Deus, o Senhor, é grande e merece receber altos louvores”. – Deus não tem problema com barulho.

Ao contrário, sabe o que ensina a Palavra de Deus?

Lemos no Sl 22, que Deus habita em meio dos louvores do Seu povo.

Por revelação de Deus, o rei Josafá aprendeu isso... e quando ele pôs o seu povo para louvar a Deus... e quando eles começaram a louvar a Deus, Deus veio para o meio deles, confundindo os inimigos.

Louva a Deus, meu irmão, o louvor do Senhor confundirá os seus inimigos. destruirá, arrebentará as estruturas do mal... o louvor trará o poder de Deus ao seu conflito.

 

CONCLUSÃO

Quando nós enfrentamos os conflitos da maneira de Deus e com as armas de Deus, a vitória é certa.

Josafá, recorreu ao jejum... recorreu à oração... recorreu à adoração... recorreu ao louvor.

Ele enfrentou o conflito da maneira de Deus, e porque fez assim... ah! lemos no v.26, que o lugar que havia sido de conflito, se tornou no vale de Bênção... Josafá terminou tranqüilo, porque Deus lhe deu paz. Aleluia!

Quem sabe, você esteja vivendo algum conflito e esteja até hoje, lutando contra esse conflito, com armas puramente humanas?

Quero desafiar você a fazer um teste nesta semana: se você vive um conflito, faça esse teste:

Proclame um dia para fazer jejum e orar, adorar e louvar a Deus.

Você vai ter vitória em nome de Jesus!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira - Fonte: http://siervo.com

bottom of page