top of page

TORNANDO-SE UMA PESSOA MAIS AMOROSA

Gálatas 5.22

 

Se abrir sua Bíblia em Gl 5.22, verá isto: “Mas o Espírito de Deus produz o amor...”.

 

INTRODUÇÃO

A Bíblia ensina que o Espírito Santo produz o amor em nossa vida. Aleluia! Você pode se tornar uma pessoa mais amorosa!

Eu estou pensando na sua casa depois que você se tornar uma pessoa mais amorosa... estou pensando no seu casamento... na sua célula! Já imaginou a transformação que seria?

Vamos pensar nisso hoje: a questão do amor.

O que é o amor? ...essa é a palavra mais mal compreendida do mundo. Usamos tanto a palavra amor e de tantas maneiras que, por excesso de uso, ela perdeu o seu real significado.

Estamos acostumados a usar a palavra amor para uma porção de coisas, tipo: amo minha esposa. Amo o meu país. Amo cuidar das plantas... amo o Flamengo, saudações rubro-negras aos campeões!

Mas, o mundo hoje tem interpretações erradas a respeito do amor.

Por exemplo, muitos pensam que amor é um sentimento, um friozinho no estômago, um oceano de emoções. Mas amor é mais do que um sentimento. Produz sentimentos, e alguns até fortes, mas é mais que isso.

Outro erro é achar que o amor é incontrolável. Você já disse alguma vez "Ah! Estou amando... Não posso fazer nada, não tenho culpa; estou amando."  E às vezes é o contrário, porque a pessoa diz: "Não tenho culpa; simplesmente eu não te amo mais".

Falamos assim como se o amor fosse incontrolável.

Mas a Bíblia ensina que o amor é controlável. Tão sob controle que Jesus ordenou que amemos uns aos outros! ...porque temos esse controle!

O amor depende de duas coisas. Primeira: é uma questão de escolha. A Bíblia ensina: "E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas" (Cl 3.14).

Observe a parte em que se lê: “tenham amor”. Você pode escolher o amor. Se fosse um sentimento, não teria esse mandamento. O amor é uma escolha.  

A Bíblia ensina também que o amor é uma questão de conduta. É uma ação. Está escrito: "Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações" (lJo 3.18).

É muito fácil amar com palavra, mas amar implica em ação, em fazer alguma coisa.

Um rapaz dizia pra sua noiva: “Eu te amo tanto, querida, que seria capaz de morrer por você”. Escuta a bobagem que se diz! Por isso que a moça respondeu pra ele: “Ah! Você sempre diz isso, e nunca faz”. Amor é mais do que palavras, é mais do que sentimentos.

Ao contrário de nós, os gregos do período bíblico, tinham quatro palavras diferentes para amor, porque eles classificam quatro tipos de amor. Mostrei isso algum tempo atrás.

Uma das palavras é storge, que significa afeição natural. A segunda palavra, muito conhecida, é eros, que fala do amor erótico, voltado para o sexo; A terceira palavra é philia, que significa amor de amigo, amizade, família... e a quarta palavra é agape, que significa amor incondicional, amor que faz sacrifício.

Então, quando a Bíblia fala do amor de Deus por nós e do tipo de amor que devemos ter por Ele e pelas outras pessoas, a palavra é sempre agape. Ou seja, um amor incondicional: Se é feio ou bonito, doente ou sadio... com pneu ou sem pneu, cabelo ou sem cabelo... independe... o amor ágape é incondicional.

Você acha possível amar alguém de quem você não gosta?

Deus tem um jeito para nos ensinar a amar, e o jeito é o seguinte: Deus coloca perto de nós, pessoas que não são amáveis.

É fácil amar pessoas que são bondosas, mas para Deus nos ensinar a amar, Ele coloca algumas pessoas nada amáveis em nossa vida.

Conhece a história daquele estadista britânico, Winston Churchill? Conta-se que uma senhora não suportava olhar para a cara dele. Um dia ela disse: “Winston, se fosse meu marido, eu colocaria veneno na sua bebida”. Misericórdia... e, Churchill, que também não ia com a cara dela, respondeu: “Pois se a senhora fosse a minha mulher, eu tomaria essa bebida!”

Tem pessoas que são difíceis de amar por algum tempo, e outras que são difíceis de amar o tempo todo. Mas a Bíblia ensina que podemos aprender a amar.

Você pode se tornar uma pessoa mais amorosa, se der os seguintes passos...

Antes, porém, de vermos esses passos, traga à sua mente uma pessoa que você acha difícil de amar – pode ser um parente chato, um vizinho criador de caso ou um colega de trabalho sem graça toda a vida.

Como você pode aprender a amar esse tipo de pessoa? Você pode dar quatro passos.

 

...primeiro:

EXPERIMENTE O AMOR DE DEUS

Antes de amar os outros, você deve sentir e compreender a profundidade com que Deus ama você.

Está escrito, aqui na Bíblia, em Ef 3.17-18: "Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor, para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade".

Deus quer que sintamos Seu amor, e que compreendamos o quanto Ele nos ama. Por quê? Porque pessoas não amadas geralmente são nada amáveis.

Se eu não me sinto genuinamente amado, não tenho vontade de amar. Por isso, o primeiro passo importante é você mesmo experimentar o amor de Deus, é se sentir amado! Jesus disse: “amem uns aos outros como eu amo vocês" (Jo 15.12).

Talvez você guarde alguns ressentimentos contra alguém. O problema do ressentimento é que ele aprisiona a pessoa no passado, impedindo de amar.

Então você precisa abandonar o passado e viver o presente. Tem que fechar a porta do passado. E só tem um jeito de fazer isso: é através do perdão! Quando você perdoa alguém que magoou você, isso é um ato de amor a você mesmo! É sua libertação do passado para viver o presente.

Então, em vez de ficar relembrando o sofrimento constantemente, livre-se dele. Perdoe.

Deus ama muito você a ponto de Cristo ter morrido na cruz para a sua salvação.  Em Cristo, Deus mesmo te perdoa.

E não é porque você é bom ou fez por merecer. Deus te ama incondicionalmente. Ele perdoa os seus pecados e te dá uma nova vida. Experimente o amor de Deus! Você será uma nova pessoa.

 

...o segundo passo para você se tornar uma pessoa mais amorosa:

TENHA PENSAMENTOS DE AMOR

A Palavra de Deus ensina isto: "Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha" (Fp 2.4-5).

Agora, o que significa ter pensamentos de amor? Significa você começar a focalizar as necessidades, os sofrimentos, os problemas e os desejos das outras pessoas.

Há pessoas difíceis, mas você pode entendê-las andando um pedaço do caminho com elas. Porque isso um fato: pessoas que sofrem, machucam os outros.

Pode ter certeza, se alguém está agindo maldosamente com você, está agindo assim porque está sofrendo. Pessoas que sofrem machucam as outras.  

É como aquela cena comum em clínica veterinária: o cãozinho está com a pata ferida e o médico está ali só para ajudá-lo, mas o cãozinho rosna e morde. Faz isso porque está ferido, está sofrendo. Então, para se proteger o médico coloca uma proteção no focinho do animal.

Você não tem como colocar esse equipamento no focinho de quem te maltrata, mas em contrapartida, você pode olhar para além das falhas e ver a necessidade dela. E aí, ter pensamentos de amor para com ela. Assim você aprende a amar.

 

...o terceiro passo para aprender a amar os outros é o seguinte.

AJA COM AMOR

Talvez você diga: "Agir com amor para com alguém de quem eu nem gosto. Vou ser hipócrita se fizer isso". Não, isso se chama amar pela fé. Quando você ama pela fé, você age para sentir.

Esse é um ponto importante. É mais fácil agir para sentir do que sentir para agir. Por exemplo: estou desanimado... mas se eu agir como se estivesse animado, logo vou me sentir animado. ...você não está legal, mas se você agir como se estivesse jóia, antes de se dar conta, você vai se sentir melhor. Experimente! Se você começar a agir com amor, logo vai sentir amor.

Agora, como agir com amor? Jesus dá uma ajuda em Lucas 6.27-28: "Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês. Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês". Jesus ordena a fazer quatro coisas específicas.

Primeira: amar os inimigos. Como amar alguém que está nos fazendo mal? Você ignora os erros da pessoa. Tem uma recomendação na Bíblia que diz (Ef 4.2): "Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor".

Depois Jesus ordena: "Façam o bem". Como fazer o bem às pessoas de quem você nem mesmo gosta? Você pode dar um pequeno presente pra elas. Pode oferecer uma ajuda. Pode prestar um favor. Seja gentil. Faça o bem!

Jesus também manda desejar o bem para aqueles que amaldiçoam. O que Jesus quer dizer com isso?

Ele está falando da maneira que você fala a respeito dessas pessoas que só amaldiçoam. O que você fala? “É, Fulano não presta mesmo, não vale nada...”

O que Jesus diz para fazer? Ele diz para desejar o bem, isto é, liberar uma bênção sobre a pessoa. O mais comum e carnal é amaldiçoar, mas Jesus diz para desejar o bem. Não despreza, edifica, incentiva, deseja o bem.  

Finalmente, Jesus ordena a orar por aqueles que nos maltratam. Orar é um excelente recurso.

Como oramos? “Oh! Deus, Fulano está me maltratando. Será que o Senhor não está vendo? Eu quero que o Senhor pese a Sua mão sobre essa pessoa!” Não é assim.

Você deve orar para que Deus abençoe essa pessoa que está te maltratando, porque a bondade de Deus pode levá-la ao arrependimento. Então, ore por aqueles que te maltratam, porque se eles forem abençoados por Deus, eles vão mudar!

 

...o último passo para aprender a amar os outros talvez seja, de alguma forma, o mais difícil:

ESPERE O MELHOR

Espere o melhor dessa pessoa de quem você nem mesmo gosta. Porque a Bíblia ensina em 1Co 13.7: "Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência". O amor espera o melhor.

Você já descobriu que temos a tendência de viver o que as pessoas esperam de nós? Pais que sempre falam ao filho "Você nunca chegará a ser alguém”, estão destinando o filho ao fracasso.

Agora, quando esperamos o melhor, colhemos o melhor. Isso é amar pela fé. Quem ama nunca desiste, tem esperança!

Talvez você esteja pensando: "Eu gostaria que meu marido/minha esposa mudasse". Você quer saber como se consegue isso? O segredo está numa frase: o amor espera, espera o melhor, tem esperança.

É assim que você pode modificar alguém: filhos, cônjuge, colegas... trate-os como você deseja que sejam!

Quer que seu marido/esposa tenha sucesso? Trate-o como uma pessoa de sucesso. Quer que seus filhos sejam espertos? Trate-os como inteligentes, não estúpidos. O amor espera o melhor.

 

CONCLUSÃO

Será que você precisa se tornar uma mãe mais amorosa? Um filho mais amoroso? ...ou um pai mais amoroso, um marido mais amoroso? Essa é a hora!

Comece a dar esses quatro passos:

O primeiro é: Experimente o amor de Deus.

Segundo: Tenha pensamentos de amor.

Terceiro: Aja com amor.

E finalmente: Espere o melhor das pessoas.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page