top of page

UM BATISMO DE FOGO

Lucas 3.16

 

“João respondeu a todos: “Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo”.

 

Introdução

Há três tipos diferentes de batismo com água: Tem o da ASPERSÃO, que é chuviscar um pouco de água sobre a pessoa... tem o da AFUSÃO, que é derramar água sobre a pessoa e tem o da IMERSÃO, que é mergulhar na água a pessoa.

O primeiro tipo é um borrifamento de água, o segundo é um derramamento e o terceiro é um mergulhamento.

Teve um observador que comentou o seguinte: "Não importa a quantidade de água que vocês usam no batismo, porque a língua da pessoa, na hora do batismo, continuará seca”. E disse mais o observador: “Então, o que todo crente precisa é um batismo de fogo, porque diferente da água, o fogo penetra e purifica o interior... o fogo queima por dentro." E concluindo disse: “Vocês precisam desse batismo de fogo."

A Bíblia mostra muitas vezes que Deus Se revelou ao Seu povo usando a figura do fogo:

Deus apareceu a Moisés no monte Horebe, numa chama de fogo, do meio de uma sarça que ardia e não se consumia (Êx 3.2).

Deus conduziu o povo de Israel pelo deserto quarenta anos, através de uma coluna de fogo (Êx 13.22).

No dia em entregou os Dez Mandamentos, Deus desceu sobre o Sinai em fogo (Êx 19.18). Certa vez Deus respondeu à oração de Elias com fogo! (1 Rs 18.38).

Elias foi transportado da terra para o céu por um carro de fogo e cavalos de fogo (2 Rs 2.11). Também está escrito que Deus faz dos Seus ministros labaredas de fogo (Hb 1.7).

O nosso Deus é fogo consumidor, (Hb 12.29). Jesus batiza com fogo (Mt 3.11), e o Espírito Santo desceu no Pentecoste em línguas como de fogo (At 2.3).

Veja que para Deus, fogo é importante!

Você não pode ficar se arrastando pela vida, vencido e nocauteado, sem ânimo e sem vigor, porque em Cristo, há fogo de Deus para você... há energia, há poder!

 

Então, vamos extrair, da figura do fogo, lições para a vida...

O FOGO ILUMINA

O fogo clareia. A Bíblia ensina que aquele que é batizado com fogo anda na luz. Lemos em Jo 8.12, Jesus fala: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

Então, pessoa que vive longe de Jesus, vive no escuro, nas trevas, sem relacionamento e compromisso com Jesus (Mt 26.74).

Essa pessoa não recebeu o batismo de fogo, então vive se escondendo, vive detrás de máscaras, encapuzado, por causa de seus pecados.

O namoro é impuro, a língua cheia de comentários maldosos, os negócios desonestos... quantos crentes vivem nessas áreas sombrias?

Mas, se você quer que o céu se abra e o Espírito seja derramado sobre você, é necessário andar na luz.

Por isso que o pastor Russell Shedd, no prefácio de um livro, escreveu: “Batizar a igreja com fogo é atribuição do Senhor, mas o arrependimento e oração são nossa responsabilidade”.

Para receber esse batismo com fogo, você precisa ter comunhão com Deus... precisa levar Deus a sério, andar em sintonia com Jesus... ter prazer em Deus.

E decorrente disso, aquele que é batizado com fogo tem também comunhão com os irmãos. Lemos em 1 Jo 1.7: "Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros...".

Então, para ser revestido desse batismo de fogo, é preciso ter comunhão com Deus e comunhão uns com os outros. Porque onde há relacionamentos rompidos, feridas não tratadas, mágoas não curadas, falta de perdão, não pode haver batismo de fogo.

Que o Espírito Santo clareie o seu coração.

 

O FOGO PURIFICA

O fogo, irmãos, não apenas ilumina, o fogo também purifica.

Se você quer mais de Deus, é preciso que as chamas do Espírito consumam toda a impureza do seu coração.

Tantas vezes se canta e se pede em oração: "Senhor, batiza-nos com fogo. Enche-nos do teu Espírito." Mas nada acontece porque é preciso purificar, limpar, varrer a sujeira...

Deus falou para Josué: “Santifiquem-se, pois amanhã o SENHOR fará maravilhas entre vocês” (Js 3.5).

Esse texto traz um mandamento: “santifiquem-se”. E traz também uma promessa: “o Senhor fará maravilhas”. E sabe quando? “...amanhã”, isto é, depois da santificação de hoje.

Irmão, Deus quer derramar do seu Espírito sobre nós. Jesus quer batizar-nos com fogo!  .

Então Ele tem que ILUMINAR e PURIFICAR o seu coração/mente. Ceda à esta ação do Espírito Santo!

 

O FOGO AQUECE

Agora, o fogo não apenas ilumina, o fogo não apenas purifica, o fogo também aquece.

O que não falta hoje, apesar desse calor de verão, o que não falta são crentes gelados, frios, sem fogo... gente que não se compromete com Deus, que não leva Deus a sério, que nunca estão prontos a obedecer, que nunca pegam fogo.

Irmão, sua vida precisa ser como o altar do tabernáculo, onde o fogo nunca se apagava, e onde as chamas sempre estavam acesas (Lv 6.9): “sobre as brasas do altar, onde o fogo terá que ser mantido aceso”.

A vida com Deus é assim... é de glória em glória... de fogo em fogo!

Que a sua principal oração hoje seja por uma visitação poderosa de Deus!  Amém?

 

O FOGO SE ALASTRA

Considere ainda isto: o fogo não apenas ilumina, não apenas purifica, não apenas aquece, o fogo também se alastra.

O fogo ou se propaga ou se apaga. O fogo ou cresce ou fenece. Ou o fogo arde ou vira cinza.

Muitas vezes fazemos como as pessoas fazem na roça: quando vão queimar um pasto, é feito o acero para proteger a cerca e evitar que o fogo se alastre para outras pastagens. O acero é assim: a terra é limpa, todos os gravetos secos são retirados, então, quando o fogo chega ali, ele não avança.

Quantos crentes fazem assim! O fogo do Espírito Santo vem soprando, vem crepitando, vem-se alastrando, vem produzindo efeitos gloriosos, mas, quando chega perto do coração, encontra o acero e se apaga. O acero é a incredulidade, a indiferença, é o pecado. Nada disso serve de combustível para o fogo do Espírito, então Ele se apaga.

O Espírito de Deus passa à procura de um povo preparado para Ele; mas se determinado povo não está sedento, o Espírito Santo segue adiante, a outro povo que esteja sedento e preparado.

No livro de Isaías diz que o derramamento do Espírito é para os sedentos (ls 44.3). Você precisa aproveitar o momento que está vivendo.

Se você se tornar um graveto seco, inflamado pelo fogo de Deus (Is 64.2), irmão, esse fogo vai se alastrar, vai virar uma labareda, e até lenha verde vai pegar fogo! Vidas e mais vidas serão incendiadas, e coisas grandes e tremendas vão acontecer pelo poder de Deus!

 

Numa pequena cidade, havia uma igreja onde, por décadas, nada de novo acontecia. Os pecadores do lugar não tinham o menor interesse por aquela igreja, porque não viam nada de novo e nada de extraordinário acontecer com os membros daquela igreja. Todos levavam uma vida superficial, medíocre, sem unção. E ao lado da igreja morava um homem que nunca se sentiu encorajado em conhecer aquela igreja. Certo dia, a cidadezinha acordou em pânico, porque aquela igreja tinha pegado fogo, literalmente. O pequeno prédio estava ardendo em chamas... as cinzas voavam pra todo lado, e o povo da cidade foi convocado para ajudar a apagar o incêndio. E no meio da multidão lá estava aquele homem jogando água com um balde. De repente, sua vizinha, membro da igreja, muito surpresa, disse: “Mas o senhor aqui? É a primeira vez que o vejo nesta igreja!” E o homem respondeu: “Mas também, é a primeira vez que esta igreja pega fogo!”

Se quiser atrair pessoas, a igreja precisa pegar fogo, a célula precisa pegar fogo! Se quisermos que as labaredas do Espírito Santo se alastrem, então precisamos ser batizados com fogo.

Você já foi batizado com fogo? Deseja esse batismo, esse mergulhamento no poder de Deus? Faça então comigo esta oração:

Oh! Deus, o Senhor conhece o meu coração. O Senhor sabe, que eu reconheço agora, sinceramente, que preciso do Seu poder sobre mim. Senhor, confio nas promessas da Sua Palavra. O Senhor tem o melhor para mim. O Senhor tem uma vida poderosa e abundante para mim. Por isso, peço ao Senhor hoje, cumpra as Suas promessas em minha vida. Tenho necessidades profundas e urgentes, e que só poderei vencer se for revestido com o poder do Espírito Santo. Senhor, em nome de Jesus, faz uma obra especial em minha vida hoje. Realiza algo novo, algo impactante e glorioso. Põe fogo do céu sobre mim... Faz com que o Seu Espírito sopre sobre mim, sopre sobre mim...

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page