top of page

CONSELHOS PARA O ANO 2018

Provérbios 4.23-27

 

Vamos ler o texto:

“Acima de tudo, guarde o seu coração pois dele depende toda a sua vida. Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade. Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade”. NVI

Daqui a pouco entramos em Ano Novo. Vai haver queima de fogos de artifício, buzinaços nos grandes centros, apitos, gritos de alegria.

As pessoas se cumprimentarão com muitos abraços e dirão umas às outras “Feliz Ano Novo”!

Muitas pessoas, as mais supersticiosas, estarão vestidas de branco, algumas até providenciarão várias simpatias: uma para ter saúde o ano inteiro, outra para ter dinheiro no bolso, sorte no amor e por aí vai...

Mas sabe, pra você ter um Feliz Ano Novo, não é vestir roupas novas e brancas que você precisa, nem seguir certos rituais ou fazer algumas simpatias.

Esse texto da Bíblia mostra uma grande verdade: para se ser feliz o ano inteiro, seja mais prático: obedeça aos conselhos de Deus.

E quais são os conselhos de Deus, oportunos para este dia de virada no calendário, mas oportunos também para uma virada de vida?

Ah! Nós encontramos vários conselhos aqui neste trecho da Bíblia, todos importantes para tornar a nossa vida feliz e próspera agora em 2018. O primeiro conselho é:

 

1.  "GUARDE O SEU CORAÇÃO"

Está escrito no v.23: “Acima de tudo, guarde o seu coração”.

O coração é considerado hoje em dia, figurativamente, a sede das emoções. A gente costuma dizer: “te gosto” ou “te amo do fundo do coração”. O coração é a sede, o lugar onde se formam as emoções da gente.

Você viu a pouco os líderes de célula honrados com uma camisa nova, estampado nela “I love Karis” – com o coração desenhado. É uma referência ao amor pela comunidade cristã que somos aqui.

Mas essa associação do coração ao sentimento de amor é coisa nova, moderna, porque para o judeu, no tempo quando esses provérbios bíblicos foram escritos, a central das emoções (no entendimento deles) não era o coração, mas as entranhas, as vísceras.

Os namorados da época, os casais apaixonados, diziam: “Eu te amo de todas as minhas entranhas: os meus pulmões, estômago, rins, etc”. Porque para eles a sede das emoções eram as entranhas.

Mas, e o coração? O coração, no entendimento deles, era a sede do intelecto, a inteligência, a mente.

Por isso, está escrito aqui na Bíblia, esse conselho: "guarde o seu coração". O significado é "guarde a sua mente".

É até por isso que a versão mais contemporânea da Bíblia, já traduziu logo: “Tenha cuidado com o que você pensa”. Porque esse é o conselho!

E tomar cuidado com o que ocupa o nosso pensamento, a gente consegue isso, mantendo a mente focada em Deus e nas coisas que são próprias de Deus, porque Deus é o único que é puro e pode manter nossa mente pura.

Então, se você ocupar sua mente com coisas boas, com coisas que são de Deus, ela será pura, porque Deus é puro.

Mas, se encher a mente de pensamentos baixos, impuros, indecentes, pensamentos maldosos, egoístas, você não conseguirá ser feliz nem próspero na vida, porque estará indo em direção contrária ao conselho de Deus.

O apóstolo Paulo fez essa recomendação numa carta que escreveu: “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” (Cl 3.2).

Você vai ouvir música, vai ler um livro, vai assistir um filme, vai navegar na Internet, vai conversar com alguém? Mantenha a mente focada em Deus.

Quem não tem obedecido a este conselho de Deus, tem padecido horrores, dando lugar aos maus pensamentos. Não seja mais um!

 

...eis o segundo conselho:

2.  “AFASTE DA BOCA AS PALAVRAS PERVERSAS”

Está escrito no v.24: “Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade”.

Aquilo que falamos pode criar dificuldades e muitos problemas. Nossa língua não pesa quase nada, mas quem consegue segurá-la?

E ainda bem que só temos uma língua na boca! Deus é sábio: nos deu dois ouvidos, dois olhos, duas narinas – mas uma boca só, porque ninguém suportaria duas línguas. Uma já exige todo cuidado!

Em Tiago 3 lemos de como a língua requer cuidado. Ela é pequena e se gaba de grandes coisas. Como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama, a língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade. Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição.

Todos devemos tomar cuidado com as palavras!

Em Pv 15.23, veja: “Saber dar uma resposta é uma alegria; como é boa a palavra certa na hora certa!” e mais adiante, em Pv 25.11: “A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata”.

Portanto, cada movimento da nossa língua deve ficar longe da maldade. Esse é o conselho de Deus para uma vida feliz e próspera.

 

...vamos ao terceiro conselho:

3.  “OLHE SEMPRE PARA A FRENTE”

Lemos no v.25: “Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você”.

Nosso olhar deve ser fixo e não distraído. Quando escrevemos num caderno, o olhar precisa ficar focado no caderno, naquela linha, naquela pauta... assim, a escrita sai bem feita.

Mas, e se o olhar ficar perambulando pelos lados? Ah! A escrita vira um garrancho que professoras da primeira infância, estão bem acostumadas a ver. Quando os alunos estão aprendendo a escrever, sobe serra e desce serra, a criança não respeita a linha.

O conselho de Deus é que fixemos o olhar no que está adiante e o conselho é bem claro quando lembramos de ler Hb 12.2, que diz que devemos olhar "firmemente" para Jesus. Nosso olhar deve estar o tempo todo em Jesus.

Faça isto: Olhe para Jesus em busca de direção, porque a história da sua vida, você está escrevendo!

Foi olhando para Jesus, que Pedro conseguiu andar sobre as águas (Mt 14.24-32), mas, quando Pedro desviou seus olhos, parando de olhar pra Jesus, ele começou a afundar.

O conselho de Deus é esse: “Olhe sempre para Jesus”. Se você fizer isto, a escrita da sua vida será bem feita, mas se não for assim, se você ficar distraído com as coisas dessa vida, com os prazeres que o mundo oferece, aí você vai padecer, porque sua vida virará um garrancho, cheia de altos e baixos, mais de baixos do que de altos. Você não quer isso, quer?

 

...e finalmente, o quarto conselho:

4.  “VEJA POR ONDE ANDA”

Lemos no v.26: “Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros”.

Não devemos agir de modo impulsivo. A versão moderna da Bíblia diz: "Pense bem no que vai fazer".

Isso quer dizer que precisamos meditar e orar antes de agir. Meditar e orar antes de tomar decisões. Meditar e orar antes de qualquer passo.

É como lemos no Sl 37.5: “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará”.

E mais adiante está escrito (v.23): “O Senhor nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cuja vida é agradável a ele”.

Irmão, para uma vida abençoada o ano todo, considere este conselho: “Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo”.

Aleluia!

 

Conclusão

Então, temos quatro conselhos da parte de Deus para uma vida abençoada em 2018:

Pureza de coração,

Cuidado no falar,

Olhar firme em Jesus e

Andar guiado por Deus.

Você terá uma vida feliz e próspera se obedecer aos conselhos de Deus.

 

Ministração

Quem sabe, neste ano, você não guardou o seu coração e foi enganado? Quem sabe, neste ano, você se viu envolvido em problemas sérios, porque dos seus lábios saíram a maldade, a arrogância, a raiva... você não soube ter a palavra certa na hora certa?

Quem sabe, também não manteve o olhar fixado em Jesus, e tal como Pedro, começou a se afundar? Quem sabe ainda, você não andou guiado por Deus... se descuidou de onde estava andando e se feriu?

Mas agora, diante de Deus, repare o seu erro. Se você confessar a Deus todo o pecado... Deus perdoará você e hoje mesmo, seus dias de vida não serão mais do jeito como eram!

 

Walter Pacheco da Silveira

- Baseado em material de Mauro Bueno. 31/12/2017

bottom of page