top of page

CONSELHOS IMPORTANTES

Provérbios 4.23-27

 

“Acima de tudo, guarde o seu coração pois dele depende toda a sua vida. Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade. Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade”. NVI

 

Gancho

Estamos ainda no início de ano e, de certa maneira, ecoam os votos de um Feliz e próspero ano novo.

Muitos até começaram o ano bem supersticiosos, (não os crentes, claro!). Houve pessoas que se vestiram de branco e fizeram várias simpatias: uma para ter saúde o ano inteiro, outra para ter dinheiro no bolso, sorte no amor e por aí vai...

 

Idéia Central

Você quer ter um Feliz Ano Novo?

Então, ouça isto: não é vestir roupas novas que você precisa, nem seguir certos rituais ou fazer algumas simpatias...

Esse texto da Bíblia mostra uma grande verdade: pra você ser feliz o ano inteiro, seja mais prático: obedeça os conselhos de Deus.

E quais são os conselhos de Deus?

 

Encontramos vários conselhos aqui, todos importantes para tornar a nossa vida feliz e próspera o ano inteiro... o primeiro conselho importante é:

"GUARDE O SEU CORAÇÃO"

Está escrito no v.23: “Acima de tudo, guarde o seu coração”.

O coração é considerado, figurativamente, a sede das emoções... a gente costuma dizer: “te gosto” ou “te amo do fundo coração”. O coração é a sede, o lugar onde se passam as emoções.

Mas para o judeu, no tempo quando esses provérbios foram escritos, a central das emoções não era o coração, mas as entranhas (isto é, tudo que está na caixa torácica e abdominal) eram a sede das emoções... os namorados da época, diziam: “ah! Eu te amo de todas as minhas vísceras: pulmão, rins, intenstino...”.

Para eles a sede das emoções eram as entranhas, e o coração era a sede do intelecto, do entendimento, da inteligência...

Por isso, aqui na Bíblia, o rei Salomão, ao aconselhar o seu filho, disse: "guarde o seu coração" ...o sábio estava aconselhando ao filho: "guarde a sua mente".

É até por isso que a versão mais moderna da Bíblia, já traduziu logo: “Tenha cuidado com o que você pensa”. Porque esse é o conselho!

E isso se consegue mantendo a mente focada em Deus, porque Deus é o único que pode manter nossa mente pura...

Se você ocupar sua mente com coisas boas, com coisas de Deus, ela será pura, porque Deus é puro.

Mas, se encher a sua mente de pensamentos baixos, impuros, indecentes, pensamentos maldosos, egoístas, você não conseguirá ser feliz nem próspero.

Por isso, o apóstolo Paulo faz essa recomendação: “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” (Cl 3.2).

Vai ouvir música? Vai ler um livro? Vai locar um DVD? Vai navegar na Internet? Vai conversar com alguém? ...mantenha a mente focada em Deus.

Quem não tem obedecido a este conselho de Deus, tem padecido horrores... não seja mais um!

 

...eis o segundo conselho:

“AFASTE DA SUA BOCA AS PALAVRAS PERVERSAS”

Está escrito no v.24: “Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade”.

Aquilo que falamos pode criar dificuldades e muitos problemas. Êh! Língua... não pesa quase nada, mas poucos conseguem segurá-la!

E ainda bem que só temos uma língua na boca... Deus é sábio: nos deu dois ouvidos, dois olhos, duas narinas – mas uma boca só. Ninguém suportaria duas línguas... uma só já exige todo cuidado!

Em Tiago 3.5-10, lemos: “É isto o que acontece com a língua: Mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama! 6  A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas. 7  O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes. 8  Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar. 9  Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus. 10  Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos e irmãs, isso não deve ser assim”.

Mas podemos liberar palavras de bênção!

Em Provérbios, veja 15:23: “Saber dar uma resposta é uma alegria; como é boa a palavra certa na hora certa!” e mais adiante, em 25:11: “A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata”. Com pureza de mente se consegue contê-la!

Portanto, cada movimento da nossa língua deve ficar longe da maldade... esse é o conselho de Deus para uma vida feliz e próspera.

 

...vamos ao terceiro conselho:

“OLHE SEMPRE PARA A FRENTE”

Lemos no v.25: “Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você”.

Nosso olhar deve ser fixo e não distraído... Quando escrevemos num caderno, o olhar precisa ser fixo na linha... assim, a escrita sai bem feita... mas se o olhar ficar perambulando pelos lados, a escrita vira garrancho, sobe serra e desce serra, não respeita a linha.

O conselho de Deus é que fixemos o olhar no que está adiante e ela é bem clara no que devemos fixar nossos olhos. Em Hb 12.2, diz que devemos olhar "firmemente" para Jesus.

Faça isto: Olhe para Jesus em busca de direção...

Foi olhando para Jesus, que Pedro conseguiu andar sobre as águas (Mt 14.24-32), mas, quando Pedro desviou seus olhos, parando de olhar para Jesus, ele começou a afundar...

O conselho de Deus é esse: “Olhe sempre para Jesus”. Se você fizer isto, a escrita da sua vida será bem feita, mas se não obedecer, aí vai padecer, sua vida virará garrancho. Você não quer isso, quer?

 

...e finalmente, o quarto conselho:

“VEJA POR ONDE ANDA”

Lemos no v.26: “Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros”.

Não devemos agir de modo impulsivo... a versão moderna da Bíblia diz: "Pense bem no que vai fazer". ABíblia Viva diz: “Pense bem antes de dar qualquer passo”.

Isso quer dizer que precisamos meditar e orar antes de agir... meditar e orar antes de tomar decisões... meditar e orar antes de qualquer passo.

É como lemos no Sl 37.5: “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará”.  E mais adiante está escrito (v.23): “O Senhor nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cuja vida é agradável a ele”.

Para uma vida abençoada o ano todo, considere este conselho: “Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo”.

 

Conclusão

Então, temos aqui quatro conselhos da parte de Deus para um Ano Novo abençoado:

Pureza de coração,

cuidado no falar,

olhar firme em Jesus e

andar guiado por Deus.

Você não irá padecer se obedecer aos conselhos de Deus.

 

Ministração

Quem sabe, neste ano, você não guardou o seu coração e foi enganado? Quem sabe, neste ano, você se viu envolvido em problemas sérios, porque dos seus lábios saíram a maldade, a arrogância, a raiva... você não soube ter a palavra certa na hora certa?

Quem sabe, também não manteve o olhar fixado em Jesus, e tal como Pedro, começou a se afundar? Quem sabe ainda, você não andou guiado por Deus... se descuidou de onde estava andando e se feriu?

Mas agora, diante de Deus, repare o seu erro. Se você confessar a Deus todo o pecado... Deus perdoará você e hoje mesmo, seus dias de vida não serão mais do jeito como eram!

 

Walter Pacheco da Silveira - Baseado em material de Mauro Bueno. 15/01/2017

bottom of page