top of page

VOCÊ ODEIA TRABALHAR?

Provérbios 14.23

 

“Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza”.

 

Minha palavra hoje é sobre trabalho. Diga: trabalho. E eu quero começar fazendo uma exclamação e a exclamação é assim: “Odeio trabalhar!”

Mas também quero fazer uma interrogação e a interrogação é a seguinte: Odeio trabalhar? Faz essa interrogação aí pra você: Odeio trabalhar?

Então, você odeia trabalhar? Você detesta trabalhar? Essa é uma boa pergunta para hoje.

Imagina: tem um blog na Internet com esse nome “Eu Odeio Trabalhar” e de entrada, você dá de cara com o seu Madruga, do seriado Chaves.

O seriado é mexicano, mas você sabe que essa cultura de não gostar do trabalho, eu tenho pra mim que, infelizmente, é mais brasileira do que mexicana.

 

A pastora Liza Fels, esposa do pastor Ralf Fels, fala de uma estatística em que brasileiros foram entrevistados e 78% dos entrevistados, note bem, todos brasileiros, 78% responderam que odeiam trabalhar, não gostam de trabalhar, detestam trabalhar.

Mas, porque estou trazendo essa palavra hoje, em plena manhã de Domingo, que é o dia do descanso? Falar sobre trabalho em pleno domingo!

Mas, ouça, falar sobre trabalho é falar sobre o reino de Deus! Porque, quem inventou o trabalho? Foi o próprio Deus.

Deus criou os céus e a terra, criou os animais, criou os seres humanos, foram seis dias de trabalho! Quer dizer, o próprio Deus, antes mesmo do homem ser criado, Deus trabalhava. Portanto, o trabalho é algo divino.

E quando Deus criou o homem e a mulher, Ele os colocou no jardim que tinha o nome de Éden – Jardim do Éden, o nome Éden significa “delícias”. E lá, uma coisa deliciosa que havia para Adão e Eva fazer, era dar nomes aos animais, era cultivar a terra.

 

Olha o que lemos em Gn 2.15: “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo”. Isso é trabalho!

E veja o v.19: “Depois que o SENHOR Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves, ele os levou ao homem para que pusesse nome neles”. Isso dá trabalho!

Então, quem foi que inventou o trabalho? Foi Deus. Quem não gosta de trabalho arruma um sério problema com Deus.

E olha em Mt 11.12, o que Jesus fala, Jesus diz que: “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele”.

 

Tem versões da Bíblia que falam de força, de violência, mas o sentido aí não é de brutalidade, mas de esforço mesmo. Jesus estava falando sobre João Batista, declarando que o reino de Deus é tomado por esforço, que a pessoa tem que se esforçar por ele.

Então a cultura do reino de Deus é de trabalho, é de esforço. A Bíblia fala de Deus trabalhando.

E Jesus, nós O encontramos sempre em movimento: você vê Jesus ensinando, pregando, visitando, curando, discipulando, orando... Jesus é sempre ativo.

Essa é a cultura do reino de Deus! E, como filhos de Deus, que também somos, espera-se que sejamos parecidos com Jesus.

Então, quando a gente começa a ler e a estudar a Palavra de Deus, a gente já vê o Pai trabalhando. A gente vê Jesus trabalhando!

Inclusive, depois que Jesus completou o Seu trabalho, a Sua missão, Ele nos delegou um trabalho: Jesus disse e lemos em Mt 28-19-20: “vão e façam discípulos de todas as nações”.

 

O texto é muito conhecido nosso, mas veja como o trabalho está claro nessa palavra de Jesus, porque Ele diz: “ide e fazei discípulos”.

Vai ser preciso fazer; os discípulos não vem prontos, vamos ter que fazer, fazer o esforço.

Então, aprendemos com Jesus que ir e fazer discípulos, é trabalho. Visitar os enfermos é trabalho, curar os doentes, expulsar os espíritos maus, pregar o evangelho, é trabalho!

 

Agora, existe um contraste muito grande da cultura do ser humano, da cultura do brasileiro, com a cultura do reino de Deus.

A cultura do brasileiro entra em choque com a cultura do reino de Deus. Por isso aquela exclamação: Odeio trabalhar!

Talvez você diga: “Não, mas eu gosto de trabalhar. Eu não estou no meio daqueles 78% não!”

Bem, mas de onde surgiu essa afirmação de que o brasileiro não gosta de trabalhar? O brasileiro gosta é do jeitinho, de dar um jeitinho, não é?

Então vamos conferir isso. Vamos ver quem gosta de trabalhar. Vire pra pessoa do seu lado e pergunta pra ela: “O que você faria se recebesse uma herança agora, de 50 milhões de reais?” Pergunta aí para a pessoa do seu lado: “O que você iria fazer se hoje, você ganhasse uma herança de 50 milhões de reais?” Sem jogar na mega-sena, viu? Você é cristão e digamos que esse dinheiro veio de herança – um parente que você não conhecia, morreu e deixou tudo para você num testamento.

Então, se você ganha 50 milhões de reais, qual a primeira coisa que você iria fazer? Ah! a primeira coisa que um brasileiro responde é: “O quê! Eu vou é parar de trabalhar! Vou viajar, pegar muita praia, descansar e pra distrair, vou comprar, comprar e comprar”.

Ninguém vai dizer: “Hummm, com esse dinheiro eu vou investir na minha empresa, vou abrir o meu negócio, eu vou continuar trabalhando, vou continuar fazendo o que eu gosto de fazer”. Não é verdade?

 

Outra pergunta que pode ser feita, pra verificar se gostamos de trabalhar, é a seguinte: qual é o seu maior sonho?

Aí, normalmente, a resposta é: “Ah! o meu maior sonho é parar de trabalhar! Meu sonho é eu aposentar logo!”

Você está vendo? Essa é a nossa cultura brasileira, tupiniquim.

O que nós gostamos de feriados... e é segunda-feira ainda, mas a pessoa fica na torcida pro final de semana chegar logo!

 

No Facebook, eu vejo de vez quando uma gravura onde está escrito assim: “Sexta-feira, minha linda, que saudade de você!” E sabe qual o dia que a pessoa posta uma gravura dessa? Segunda-feira.

Quando tem feriado na semana, já se fala em emendar, em prolongar. Essa é a nossa cultura!

 

Agora, pergunta para uma pessoa que está hospitalizada, acamada, já faz assim um bom tempo. Pergunta se ela gostaria de voltar a trabalhar.

Com certeza, essa pessoa enferma, vai dizer: “Ah! eu queria voltar a ter saúde pra trabalhar, poder produzir algo”.

Por que tem pessoas idosas, os aposentados por exemplo, que se recusam a parar de trabalhar? É, tem pessoas que se aposentam e arrumam outra atividade. Por que? Porque o trabalho é realizante, faz bem, é divino!

Uma declaração de Jesus foi, lemos em Jo 5.17: “O meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho”.

Você pode dizer: “É, Deus trabalhou em seis dias fazendo o mundo, mas Ele descansou depois”. É verdade, se Deus descansou, o descanso também é importante.

Mas preste atenção na proporção: é seis por um. Não foram seis de folga, não foram seis dias de descanso, mas seis dias de trabalho. A proporção é seis por um.

 

Então, irmão, o que eu quero propor com essa palavra? Que nós mudemos de mentalidade.

A cultura do ser humano, de odiar o trabalho, de não gostar de trabalhar, de querer viver sempre em eternas férias, essa mentalidade precisa dar lugar a cultura do reino de Deus. Diga: Cultura do reino de Deus.

Precisamos ter uma mentalidade transformada. Por exemplo, há pais que não deixam as crianças juntarem os brinquedos que elas mesmas espalham. O menino esparrama os brinquedos no quarto, na sala, e a mãe vai atrás catando.

Esse menino cresce, aí deixa os livros espalhados pela casa, e a mãe recolhe. Sabe o que você formando na criança? A cultura do “eu faço pra você”. Você não precisa trabalhar. Essa é a cultura que vai sendo formada.

Aí, o menino se torna adolescente. Não se esforça pra tirar boas notas na escola, e os pais trabalham mais ainda pra pagar alguém pra dar um reforço... Olha a mentalidade: “Filhinho, deixa que a gente se esforça, viu?!”

Esse adolescente cresce e não faz nada em casa: não arruma a cama em que dorme, não leva o lixo pra fora, não faz nada.

Qual é a cultura? “Eu não preciso me esforçar. Meus pais me bancam”.

Aí esse adolescente vira um adulto e você acha que ele vai se esforçar pra sustentar a família dele, a casa dele? Você acha que ele vai gostar de trabalhar, de produzir?

E, sabe, irmão, isso tem implicações espirituais. Imagine essa pessoa na igreja, dentro do reino de Deus, convertida.

Ela vai querer se envolver com as atividades da igreja? Vai querer trabalhar, visitando, discipulando, liderando crianças, ajudando na célula?

Não vai, porque, o que foi que ela aprendeu a vida inteira? “Não preciso me esforçar, porque alguém vai se esforçar no meu lugar”.

Mas lembra de Jesus falando sobre João Batista? O reino de Deus é tomado por esforço. Irmão, há coisas no reino de Deus, há conquistas, há grandes vitórias e crescimento, mas são para aqueles que se esforçam, que trabalham.

Então, mude a sua mentalidade, porque a cultura do reino de Deus é diferente da cultura desse mundo.

E como se muda de mentalidade? Não adianta só essa minha palavra aqui.

 

Eu quero te dar umas dicas de coisas práticas que vão ajudar você a ter a cultura do reino de Deus.

Primeira dica: você precisa tomar uma decisão de parar de murmurar quando acorda de manhã.

Tem gente que acorda pra trabalhar (estudar é trabalho também) e já diz: “Tô indo pro matadouro”. E vai se arrastando.

Talvez você vai acordar cansado e preferia dormir mais um pouco, mas se você mudar a atitude e dizer: “Estou cansado, mas graças a Deus estou com saúde e tenho emprego. oh gloria, deixa eu ir trabalhar”. Isso pode transformar a mentalidade.

E quando chegar de volta do trabalho, não chega se jogando no sofá. A primeira pessoa que te vê, vai perguntar: “De onde você tá vindo?” E não responda tipo: “Ah! nem fala, eu tô um bagaço, tô vindo de um inferno de tanto que trabalhei hoje”. Não! Será que o seu filho um dia vai querer trabalhar te vendo desse jeito?

É melhor você dizer: “Tô cansado, mas Deus me ajudou e produzi muito. Aleluia!”

 

Outra dica: tenha versos da Bíblia sobre trabalho nos seus pensamentos. Essa declaração de Jesus é ótima: “Meu trabalha até agora, e eu trabalho também”.

Outra dica pra mudar de mentalidade: seja voluntário: você está vendo algo pra ser feito, ajude, colabore, limpe, arrume, organize, ajude!

Envolva-se dentro de casa: reúna os filhos pra lavar louça, varrer o chão... isso é saudável!

 

E termino com esse verso da Palavra de Deus: “...meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.

Seu trabalho Deus vê e Ele te recompensará. Aleluia.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira. Fonte: Liza Fels

bottom of page