top of page

VOCÊ PODE RECEBER O QUE VOCÊ DIZ

Marcos 5.25-29

 

E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue,  26 e que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior,  27 ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua vestimenta.  28 Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.  29 E logo se lhe secou a fonte do seu sangue, e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. (RC)

 

Introdução

A mulher que tocou na borda das roupas de Jesus recebeu exatamente o que ela disse em sua atitude de fé.

Na Bíblia está escrito: “Porque dizia: Se eu tão somente tocar nos seus vestidos, sararei”.

O que essa mulher disse não foi dito assim por dizer... não foi algo que ela disse por acaso... também não foi como naquela situação em que o Chaves sempre diz: “escapuliu!” Não! Essa mulher disse o que disse motivada por sua fé.

Algumas versões (NTLH e NVI) da Bíblia traduzem que ela pensou. Mas, não é uma boa tradução, tanto que se você juntar todas as versões da Bíblia existentes e comparar uma com a outra, você vai observar que na sua maioria, 90% delas, preferem traduzir assim: “Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei”.

O próprio Léxico de Strong, que é uma obra muito famosa e que permite identificar o sentido original das palavras hebraicas e gregas da Bíblia, traz o termo “falar” e não “pensar”.

Portanto, o que se passa aqui é que a mulher realmente falou, ela afirmou, ela disse, fazendo menção da sua fé: “Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei”.

Essa mulher falou com fé, com fé em Deus. Por que eu sei disso? Porque o próprio Senhor Jesus, no v.34, disse: “Filha, a tua fé te salvou”.

Sabia que você pode dizer coisas que irão afirmar ou anular a sua fé?

Sim! É muito comum as pessoas falarem coisas sem fé nenhuma em Deus, ou falar coisas que depreciam a fé.

Falar sem fé nenhuma em Deus, por exemplo, é assim: “Se eu apenas tocar na roupa dele, pode ser que ficarei curada” ou “quem sabe que ficarei curada”. Isso é falar sem fé no poder de Deus.

Mas às vezes acontece também da pessoa ter fé, confiar no poder de Deus, e falar como se não tivesse fé. Nesse caso, o que a pessoa fala, em vez de contribuir acaba anulando completamente a ação da fé.

O que você diz deve ser coerente com a sua fé.

É o que esta mulher está fazendo. Ela está crendo que Deus pode curá-la e por isso está falando e falando com coerência, em harmonia com a fé que está tendo.

 

Esse é o grande princípio para o bom uso da fé. Primeiro devemos crer em Deus, ter fé em Deus no nosso coração, e segundo, devemos falar – falar aquilo que estamos crendo a respeito de Deus.

E talvez, a maior dificuldade para muitas pessoas é que se estão crendo em Deus, não estão falando ou o que é pior, se estão crendo, estão falando como se não estivessem crendo. Aí a fé simplesmente não funciona para estas pessoas!

Você está entendendo? ...primeiro você deve crer em Deus e depois falar com base na sua fé.

Mas esse negócio de ter fé e falar, é bíblico isso? Será que eu não posso crer, não posso ter fé e ficar quietinho, aguardando em silêncio a hora de Deus agir?

Pode... mas, a verdade é que nós sempre estamos falando a respeito daquilo que cremos.

Você não fala em pensamento com você mesmo? Fala! Pode prestar atenção: Quando não estiver falando com ninguém, você começa a falar com você mesmo... você pode estar na sala, no quarto, em absoluto silêncio e, falando consigo mesmo... e às vezes, só em pensamento.

Então, falar a gente fala com palavras ou sem palavras... podemos falar por meio de gestos, por meio de sinais...

Mas o princípio para o bom uso da fé é esse: creia em Deus e fale com base nisso, converse com base nisso, cante, ore... porque não é coerente crer no poder de Deus e quando conversar, quando for falar com as pessoas ou consigo mesmo, falar coisas como se não houvesse fé em Deus.

Por isso, esse princípio tão importante: primeiro creia em Deus e depois, quando for conversar, quando for falar, fale aquilo que está de acordo com a sua fé em Deus.

E se você quer base bíblica pra isso, leia 2Co 4.13, onde o apóstolo Paulo, declara assim: “As Escrituras Sagradas dizem: “Eu cri e por isso falei.” Pois assim nós, que temos a mesma fé em Deus, também falamos porque cremos”. Paulo está dizendo: “eu cri, por isso falei”.

Esse é o princípio pra se fazer um bom uso da fé: crer primeiro e depois falar só aquilo que está em acordo, em harmonia, com a fé.

Tem gente que fala antes de crer: “Ah! Vai dar tudo certo”. Aí, a coisa arrocha um pouquinho e a pessoa pára de falar “vai dar tudo certo” e começa a falar bobagens, porque não estava crendo realmente.

Então, primeiro, você deve crer em Deus...

Você crê em Deus? ...crê que Ele é o Criador, o Sustentador e o Governador de tudo que existe no universo?

Você crê que Deus ama você e tem um plano de bênção pra a sua vida?

Porque é fundamental que primeiro você creia em Deus e, quando estiver crendo, você deve falar o que é próprio da fé em Deus.

Eu estou praticando esse princípio agora muito intensamente... por exemplo: eu estou crendo, assim com muita firmeza, que nós já temos o terreno para a igreja... eu sinto esse terreno, eu vejo esse terreno e posso andar nele... mas ele não tem endereço ainda , tá entendendo? – dizendo isso, alguns poderão dizer: “Hummm, pastor está variando da ideia”. Mas pra mim não importa, em minha fé o terreno já é real.

 

E sabe o que eu estou fazendo? ...eu estou falando que nós já temos o terreno! Ontem eu encontrei o irmão Juvenal caminhando na rua, de bonezinho e apertando aquela bolinha de fisioterapia na mão... ele me perguntou pela igreja, pelo terreno e eu respondi: “Irmão Juvenal, a igreja está na bênção e nós já temos o terreno!” E ele ficou feliz: “É pastor! E onde fica?” Eu disse: “Ah! Fica perto!”

Porque, irmãos, esse é o princípio para o bom uso da fé: se você está crendo, fale em conformidade com o que você está crendo.

No dia que a Tesouraria da igreja falar: “Pastor, fechamos o negócio, o terreno é nosso e aqui está a escritura”. Você acha que vai precisar de quanta fé pra falar que a igreja tem o terreno?

Não vai precisar de fé nenhuma! ...mas agora, sem dinheiro e sem terreno, você falar que já tem o terreno e que dá pra senti-lo e até pisar nele... aí, sim, só fazendo uso da fé.

Alguém pode estar pensando: “Ah! Isso é doideira”. Mas é assim que funciona.

Abraão subiu o Monte Moriá levando o seu filho Isaque para ser sacrificado, morto sobre o altar, por orientação de Deus. E no caminho, quando Isaque questionou: “Pai, nós temos o fogo e a lenha para o sacrifício, mas cadê o cordeiro?” (Gn 22.7) e Abraão, sem cordeiro nenhum na redondeza e muito menos no alto daquele morro, ele disse: “Filho, Deus proverá o cordeiro” (Gn 22.8). E assim aconteceu: apareceu um carneiro preso pelos chifres naquele lugar.

Então, antes de falar, você precisa crer em Deus. E quando abrir a boca pra falar, fale sobre o que está crendo no seu coração.

Porque o que você diz a respeito do que crê, é muito importante. É tão importante que você recebe o que você diz.

Veja o que Jesus ensina em Mc 11.23-24: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês poderão dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar.” Se não duvidarem no seu coração, mas crerem que vai acontecer o que disseram, então isso será feito”.

Olha só essa afirmação de Jesus no v.23: “Se... crerem que vai acontecer o que disseram, então isso será feito”. Você pode receber o que você diz.

No Velho Testamento, em Nm 13, temos um exemplo disso.

Os filhos de Israel chegaram a Cades-Barnéia e enviaram 12 espias para Canaã e dez deles trouxeram um mau relatório da terra que Deus havia prometido dar pra eles, e dois, somente dois, é que voltaram com um bom relatório.

O que é um mau relatório? É aquele relatório de dúvida... e o que é um bom relatório? É um relatório de fé.

Então, dos doze, dez disseram assim (v.27): “É verdade mesmo que a terra mana leite e mel”. Eles até mostraram como eram enormes os cachos de uvas, as romãs e as outras frutas que encontraram. “Mas”, eles advertiram (v.28): “Mas os que moram lá são fortes... vimos ali os descendentes dos gigantes” e no v.33, disseram ainda: “Perto deles nós nos sentíamos tão pequenos como gafanhotos; e, para eles, também parecíamos gafanhotos."

Ora, com esse relatório eles realmente estavam dizendo: “Olha, nós não vamos poder conquistar aquela terra”. E todos os israelitas aceitaram este relatório.

Algumas pessoas são assim... acreditam que o relatório da maioria é sempre o certo... tá mundo falando a mesma coisa, então é porque tá certo... mas, olha, você não deve se guiar pelo que diz a maioria... porque a voz do povo não é a voz de Deus, não!

 

Então, ao aceitarem o relatório da maioria, os filhos de Israel estavam, em realidade, dizendo: “É, nós não poderemos conquistar a terra”.

O que eles criam? ...que eles não podiam. E foi o que conseguiram: eles não puderam mesmo!

Eles creram que não podiam conquistar a terra, e quando foram falar, quando foram relatar, falaram do que criam... e o resultado foi que não conquistaram a terra.

Foi a opção deles: iremos crer no poder de Deus ou creremos nos nossos pensamentos a partir daquilo vimos? ...eles escolheram crer no que viram ao invés de crer no poder invisível e sobrenatural de Deus.

Você pode receber o que você diz... e aqueles dez receberam exatamente o que eles disseram.

A mulher também recebeu o que ela disse... os outros dois espias, também!

Os dez espias conseguiram exatamente o que disseram... e foi o que aconteceu: todos vagaram pelo deserto até morrerem. O que eles disseram aconteceu!

Agora, com dois daqueles espias, Josué e Calebe, não foi diferente – o que eles disseram, também aconteceu pra eles.

Calebe disse, lemos no v.30: “Vamos atacar agora e conquistar a terra deles; nós somos fortes e vamos conseguir isso!" E Josué disse (Nm 14.9): “Nós os venceremos com facilidade. O SENHOR está com a gente”.

Josué e Calebe... eles não negaram que haviam gigantes na terra. Haviam, sim, isso era um fato... mas eles falaram, eles relataram: “O nosso Deus é capaz de entregar esses gigantes na nossa mão. Podemos muito bem vencer esses gigantes e possuir a terra”! Aleluia!

 

Olha, não foram os gigantes que impediram aqueles dez de entrar na Terra Prometida. Se tivesse sido os gigantes, eles também teriam impedido a Josué e Calebe.

Então, a causa daqueles dez não terem recebido a promessa, não era os gigantes que estavam lá...

A verdadeira causa por que eles não conquistaram a terra foi que eles escolheram crer nos seus pensamentos errados ao invés de crer em Deus e em Seu invisível, infinito e sobrenatural.

Eles escolheram crer nos seus próprios pensamentos errados e quando foram falar, falavam do que criam... eles disseram: “tem gigantes na terra... e somos como gafanhotos perto deles... não vai dar não!” e receberam o que disseram. Não entraram na terra. Vagaram pelo deserto até a morte.

Eu quero que você entenda isso nesta noite: Não são os gigantes à sua frente que te derrotam.

Não é a doença mais grave, não é o problema mais sério ou a crise mais aguda que tem havido no casamento, na vida financeira ou profissional... não são os gigantes que te impendem de conquistar o melhor de Deus... não são os gigantes.

Se você está sendo derrotado(a) é porque você está crendo em seus pensamentos errados, e quando fala, quer consigo mesmo quer com os outros, você fala o que é próprio da sua crença... como aqueles dez espias.

Mas, seja como Josué e Calebe, que disseram: “Opa, eu posso colocar fé no que eu acho, no que eu penso, no que eu estou vendo ou sentindo... mas eu prefiro crer em Deus. Ele não erra e é bem capaz de entregar esses gigantes na palma das nossas mãos”. E foi o que aconteceu!

Então, esse é o princípio que você deve praticar: creia somente em Deus... e quando abrir a boca pra falar, fale somente daquilo que você está crendo no seu coração!

E se for tentado a falar alguma coisa dos seus próprios pensamentos e opinião, se corrija logo e diga: “Sim, este meu problema é sério... mas Deus é maior e Ele me dá a vitória! Ele faz de mim um vencedor(a)... eu tenho pecado, tenho a dívida, a doença, o problema dentro de casa... mas Deus faz de mim um vencedor, de modo que pela fé, eu recebo perdão para o meu pecado... pela fé, eu vejo minha dívida quitada, minha doença sarada, meu problema resolvido!” Aleluia!

A mulher que sofreu de uma hemorragia por 18 anos, creu em Deus no seu coração e ela disse: “Se eu tão somente tocar nos seus vestidos, sararei”. E louvado seja Deus, ela conseguiu! Você também vai conseguir no nome de Jesus!

 

Conclusão

Se Deus tem sido uma Pessoa muito distante pra você, é você que tem andado distante de Deus.

Porque no que diz respeito a Deus, a Bíblia diz que Ele está perto, Ele está perto.

Aliás, o próprio Deus fala (Is 57.15): “Eu moro num lugar alto e sagrado, mas moro também com os humildes e os aflitos, para dar esperança aos humildes e aos aflitos, novas forças”.

Portanto, se você não está vivendo vitoriosamente, se não está vivendo como um vencedor, a culpa nunca é de Deus.

Se você já é um crente e não tem experimentado o melhor de Deus, hoje eu convido você a tomar atitudes de fé: experimente falar, experimente dizer o que é próprio da fé... se está doente, diga: “Maior é Deus e Ele me sara, Ele me cura”. Se está enfrentando alguma crise, diga: “Maior é Deus e Ele me livra, Ele me liberta!” Aquele que se sente fraco, diga: “Eu sou forte, porque Deus me fortalece!”  

Primeiro você precisa crer em Deus, e se você já crê, agora fale, fale o que é próprio da fé.

Agora, talvez, você ainda não tenha decidido viver para Deus... se você não confia em Deus para a sua salvação – nada poderá salvá-lo.

Então, a primeira coisa a fazer é tomar a decisão de viver para Deus.

E quando você tiver tomado essa decisão, o Espírito Santo entrará no seu coração, e aonde você for, a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer circunstância, o Espírito de Deus te ajudará.

Ele te lembrará que Deus é fiel... então você vai crer e vai falar: “Deus está comigo e Ele me abençoa... de nada eu terei falta!”

Mas tudo começa com uma decisão: escolha viver para Deus. Você quer fazer isso agora?

Eu vou fazer uma oração. Se você quiser, repita essa oração depois de mim. Diga:

Querido Deus, obrigado por me amar e querer o melhor para minha vida. Peço perdão por fazer as coisas do meu modo até o dia de hoje. Reconheço que isso é pecado, e por isso, peço perdão. Obrigado por Jesus ter vindo para sofrer o castigo pelo meu pecado. E agora, me ajude, me salva, me cura, me liberta... pois eu decido viver somente para o Senhor. Amém.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 11/12/2011

bottom of page