top of page

COMO COMEÇAR A FAZER DISCÍPULOS

Mateus 28.19-20

 

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (NVI).

 

Introdução

Estas foram as últimas palavras de Jesus aos Seus discípulos. Depois de dizer estas coisas, Jesus foi levado para o céu de volta ao trono do lado do Pai.

Agora, os discípulos sabem que têm uma missão: “vão e façam discípulos”, foi o que Jesus mandou.

E com a chegada do Espírito Santo durante a festa de Pentecostes na cidade de Jerusalém, lá no primeiro século da história, o movimento de multiplicação dos discípulos começou!

A igreja foi inaugurada e fazer discípulos era a prioridade na vida dos primeiros crentes. A paixão deles era fazer discípulos. E a motivação para isto vinha do poder do Espírito Santo e do sentimento de urgência em cumprir a missão dada pelo amigo e Senhor Jesus, que eles tanto amavam e consideravam.

Irmãos, o nosso Deus ainda quer uma grande multiplicação de discípulos! Deus tem preparado uma vida futura para homens e mulheres. Haverá novos céus e nova terra! Tem uma vida bendita, eterna e maravilhosa depois desta!

E todos temos familiares e pessoas queridas à nossa volta, que ainda não seguem a Jesus como Senhor e Salvador, que ainda não receberam a mensagem do evangelho, não se arrependeram do pecado, não receberam ainda o direito de serem feitos filhos de Deus e por conta disso, não estão com o nome escrito no livro da vida e ficarão de fora da vida com Deus.

Mas Deus quer. Tanto os nossos familiares (cônjuge, filhos, irmãos, tios, avós, primos...), como as pessoas à nossa volta, Deus quer todas feitas Seus filhos, todas transformadas em discípulos de Jesus, porque na casa do Pai há muitas moradas, mas são só para os filhos.

Portanto, como filhos de Deus e discípulos de Jesus que somos, Deus espera que cumpramos a nossa missão para com aqueles que ainda não são.

Lendo esta semana, o livro do pastor Danilo Figueira, pastor que eu conheci pessoalmente em Ribeirão Preto-SP e com quem eu fiz o meu primeiro retiro de Encontro com Deus (o “Encontro de Impacto” - que vamos ter em Novembro na nossa igreja!), lendo o livro dele, uma declaração muito forte que eu achei e adaptei para mim, é esta: “Nenhum cristão terá glorificado a Deus e cumprido sua missão, se partir deste mundo sem fazer novos discípulos para Jesus, capazes de se multiplicarem em outros. O fazedor de discípulos é alguém que vive por este propósito”.

Esta declaração diz que se eu partir desta vida sem fazer, pelo menos, um novo discípulo para Jesus, eu não terei glorificado a Deus e nem cumprido com a missão da minha vida.

Pensa nisso! A pessoa pode estudar, se formar na faculdade, ter a sua profissão, abrir a sua empresa... ela pode namorar, casar e ter filhos, comprar casa e ter carro... mas se não tiver feito discípulos para Jesus, ela não terá glorificado a Deus e nem cumprido com a sua missão.

 

Veja isso em Jesus, porque Jesus é o modelo, é o padrão. Será que Ele próprio fez discípulos ou só mandou fazer?

Ele fez. Claro, Ele fez! Os evangelhos (Mt 4.18-22; Mc 1.14-20 e Lc 5.1-11), mostram Jesus chamando pessoas para segui-Lo! Jesus chamou Seus primeiros discípulos, dizendo pra eles: “Vem... segue-me”!

E houve um momento antes de Jesus partir, antes dEle ser crucificado e morto, houve um momento em que Jesus orou e disse: “...Pai (...) Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer” (Jo 17.1, 4 - NVI).

Muitos acham que a obra que Jesus veio fazer é morrer na cruz. Mas Ele não havia morrido na cruz ainda e já está, nesse momento de oração, dando a missão por concluída.

Jesus falou: “Pai (...) Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer”. Do que Jesus está falando? Que obra é esta que Ele fala que dá por completada?

Meus irmãos, é a missão de fazer discípulos. Durante três anos de Sua vida, Jesus chamou pessoas para segui-Lo como Senhor e Mestre. No v.26, no finalzinho da oração que faz, Jesus se refere aos discípulos que Ele fez, dizendo assim: “Eu os fiz conhecer o teu nome”.

No final de três anos do Seu ministério, antes de mesmo de chegar à morte na cruz, que já estava próxima, Jesus declarou missão cumprida.

Lá na cruz, depois de todos os maus tratos, Ele iria dizer: “Está consumado” (Jo 19.30), mas antes, aqui nesta oração, Jesus declara missão cumprida. Ele se referia ao fazer discípulos. Ele fez, então ora ao Pai, dizendo: “Eu completei na terra a obra que o Senhor me confiou para fazer”.

Agora, vamos entender como nós também, podemos cumprir com a nossa missão. Como começar a fazer discípulos para Jesus? O que precisamos ser, fazer e falar para começar a fazer discípulos?

A primeira parte da resposta para esta pergunta tem a ver com o ser. O que precisamos ser para fazer discípulos para Jesus?

Primeira coisa, irmão, é preciso ser possuidor de uma vida imitável. Só o crente que tem a vida digna de ser imitada pelos outros é que está qualificado para fazer discípulos para Jesus.

Olha, com Jesus foi assim! Ninguém seguiria Jesus sem um bom motivo. Então, com base em que Jesus convidou pessoas para serem Seus discípulos? O que Ele tinha de atraente até ao ponto de pescadores deixarem suas redes para segui-Lo?

 

Ah! Jesus contou com quatro fatores para fazer discípulos. Primeiro:

1- JESUS TINHA BOAS REFERÊNCIAS

Deus mesmo deu testemunho diante de todos sobre quem era Jesus. Em Mt 3.17, lemos que, quando Jesus foi batizado, "uma voz do céu disse: Este é o meu Filho amado, de quem me agrado". Com certeza, muitos ficaram impressionados e se interessaram em conhecer mais sobre Jesus!

Depois, João Batista também declarou pra uma multidão reunida, quando disse de Jesus: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29). Pois é, Jesus teve boas referências de quem O conhecia.

Um resumo de quem era Jesus, foi dado pela boca de dois discípulos, lemos em Lc 24.19: “Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo” (NVI).

As referências que as pessoas davam sobre quem era Jesus, é que ajudava que discípulos fossem feitos.

O que um amigo seu pode dizer para alguém que pergunta alguma coisa a seu respeito? “Quem é o Fulano? - Fulano?! Aquele muquirana, mão fechada? Aquele metido que não fala com ninguém? Aquela Fulana, mentirosa toda vida?” Pronto. Perdeu as boas referências. Quem vai ouvir uma pessoa assim?

Mas, se você andar com Deus e as pessoas testemunharem isso na sua vida, sempre vai ter quem queira estar ao seu lado.

Então, a primeira coisa para fazer discípulos para Jesus: é ser um bom crente, um bom servo de Deus, uma pessoa de boas referências. É isso que é preciso para sermos discipuladores!

Discipulador é a pessoa que faz discípulos. Eu prefiro dizer “fazedor de discípulos”, porque essa é a expressão que Jesus usou: “ide e fazei discípulos”. E, fazer discípulos, aponta para um trabalho quase que artesanal: você conhece uma pessoa que não é convertida ainda e começa a fazer dela discípula, uma seguidora de Jesus.

Pois bem, o primeiro fator importante para isso é ser um crente de bom testemunho, de boas referências. Quantos dizem amém?

 

Qual o segundo fator? Tem a ver com o que Jesus fez:

2- JESUS DEDICOU TEMPO AMOROSO ÀS PESSOAS

Aqui, talvez, esteja o nosso maior desafio: o tempo que ocupamos facilmente com tantas coisas que não são realmente importantes.

Veja comigo, por favor, como era com Jesus, lemos em Jo 1.36. Esta foi a declaração que João Batista fez sobre Jesus. Isso logo despertou o interesse de duas pessoas em ir atrás de Jesus, literalmente. Lemos no v.38 que “Jesus olhou em volta e viu os dois seguindo atrás dEle. "Que querem? " perguntou-lhes. "Senhor", responderam, "onde mora?” (BV).

E no v.39 lemos que eles acompanharam Jesus até ao lugar onde Ele estava hospedado e ficaram com Ele das quatro horas da tarde, mais ou menos, até o anoitecer. Tem uma versão da Bíblia que fala “cerca da décima hora”. Mas, vamos atualizar o relógio, que hoje é digital: já passavam das quatro horas da tarde!

Bem, não sabemos o que Jesus tinha programado para o restante daquele dia, mas o fato é que Ele priorizou acolher aquelas duas pessoas no convívio de onde estava hospedado.

Há pessoas que não suportam surpresas desse tipo na agenda. Elas dizem: “Humm, já tenho compromisso!” E às vezes o compromisso é ficar em casa, só com a família, descansando, assistindo o jornal na televisão e coisas assim. Outras não se importam muito se vão deixar coisas pra fazer depois, mas também não ficam tranquilas.

Seja o tipo que você for, Jesus nos dá o exemplo de acolher as pessoas. Esse v.39 nos mostra Jesus na casa onde estava, recebendo duas pessoas, que ficaram até o anoitecer. Deve ter rolado um café da tarde pra elas!

Isto ensina que para fazer discípulos, precisamos ser intencionais, tem que haver da nossa parte, intencionalidade. Temos que abrir espaço em nossa agenda para receber as pessoas.

Porque a nossa casa e nossos móveis podem ser transformados em ferramentas para relacionamentos discipuladores, para momentos de fazer discípulos!

Eu quero dizer que eu e Tânia temos entendido que nossa sala, nosso sofá e nossa varanda pertencem a Deus e servem para que vidas sejam discipuladas. Então, eu e ela estamos nos arrumando para avançarmos nisso. Não está sendo muito fácil, principalmente pra uma dona de casa de dois turnos. Das 7 da manhã às 7 da noite, normalmente, Tânia está fora. E quando chega à casa, o corpo pede descanso. Mas aí começa o segundo turno. Mas, Deus é bom. Ele dá graça e sustenta.

Então, lá em casa, estamos conseguindo, um passo de cada vez, num ritmo devagar ainda, mas estamos começando a separar um tempo amoroso para fazer discípulos!

Se você tem alguém em sua família, em sua vizinhança ou local de trabalho que o admira como crente e está aberto para assuntos espirituais, você já tem como começar a fazer discípulo.

O que você faz? Começa a orar por estas pessoas. Elas são o seu alvo. Então, ore pela conversão delas. Escreva o nome de pelo menos cinco destas pessoas num cartão a fim de orar todos os dias, sem esquecer nenhuma.

Com o tempo, diga a cada uma delas que você está orando por elas. Depois de alguns dias orando, pergunte se elas têm algum pedido de oração e marque de orar com elas!

E, num momento oportuno, convide para um momento de comunhão em sua casa, um café, um lanche... Convide essas pessoas para a célula! E se alguma desistir ou recusar o convite, você não desiste. Continue orando e amando aquela pessoa.

Porque Jesus chamou pessoas para perto dEle. Nós precisamos chamar novos discípulos.

Lembra daquela frase? “Nenhum cristão terá glorificado a Deus e cumprido sua missão, se partir deste mundo sem fazer novos discípulos para Jesus, capazes de se multiplicarem em outros. O fazedor de discípulos é alguém que vive por este propósito”.

 

Agora, o terceiro fator que conta para fazer discípulos, é que:

3- JESUS TINHA A MENSAGEM DE DEUS PARA AS PESSOAS

No evangelho de Marcos (Mc 1.14-15), lemos isto: “Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia, proclamando as boas novas de Deus. "O tempo é chegado", dizia ele. "O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!” (NVI).

Vemos nesse texto que Jesus tinha uma mensagem que desafiava as pessoas a darem um passo na direção de Deus. Jesus falava: “A entrada no Reino de Deus é pela via do arrependimento”. A pessoa precisa se arrepender e se voltar para Deus!

Isso já aconteceu com você? Você reconheceu que é pecador, pediu perdão a Deus e já entregou a sua vida para Deus dirigir e abençoar? A entrada no céu, para a vida depois desta, é pela via do arrependimento.

Mais tarde, os discípulos imitaram Jesus e também falavam ao povo que se arrependesse. Lemos em Mc 6.12 que: “Eles saíram e pregaram ao povo que se arrependesse”.

Em Mc 8.36, quando Jesus perguntou: “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (NVI), nessa pergunta, Jesus estava chamando ao arrependimento.

Se ainda não aconteceu com você, hoje é o dia de você entregar sua vida para Deus.

Para fazer discípulos nós precisamos ter essa mensagem pra falar. Mas é com amor e sem tom de superioridade que devemos falar sobre pecado, sobre a condição do ser humano sem Deus... é com amor.

Agarrar uma pessoa pelo pescoço, mandando que ela se arrependa, não funciona. Para fazer discípulos é preciso falar a mensagem do arrependimento, com amor.

Há muitas pessoas interessadas em ouvir uma mensagem de Deus. Só que muitas estão desconfiadas - e com razão, porque tem havido distorções do evangelho.

Mas quando você consegue unir suas boas referências como crente com o tempo amoroso dedicado às pessoas, a mensagem que você fala tem credibilidade.

 

Conclusão

O que precisamos ser, fazer e dizer para começar a fazer discípulos?

Olhando para Jesus, aprendemos que Ele começou baseado em três fatores: em quem era, o que fazia e o que dizia.

Para fazer discípulos, esses são os três fatores de que precisamos: o que SER, o que FAZER e o que DIZER.

Para começar a fazer discípulos, é preciso:

Ter boas referências como crente,

Dedicar tempo amoroso às pessoas (fazer isso por elas) e,

Dizer para elas a mensagem de Deus.

Eu proponho à igreja de darmos o pontapé inicial hoje, que consiste em cada um de nós ter o seu Cartão Alvo de Oração, se comprometendo a orar por 5 pessoas com o objetivo de que se tornem discípulas de Jesus.

Você deve buscar a orientação de Deus para preencher o cartão. Não deve escrever nomes de pessoas que moram distante, porque você terá a intencionalidade de fazer contatos pessoais com elas. Então, escreva nomes de pessoas de perto, da cidade mesmo!

Escreva o nome das 5 pessoas no Cartão e comece a orar pela conversão delas.

Assim que começar a orar, você diz a cada uma, que está orando por elas. E, por enquanto é isso... semana após semana, Deus vai dando direção sobre o que fazer.

Você topa?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 2/07/2017

bottom of page