top of page

COISAS PARA APAGAR DA VIDA EM 2017

Cântico dos Cânticos 2.15

 

“Apanhem para nós as raposas, as raposinhas que estragam as vinhas, pois as nossas vinhas estão floridas”. (NIV)

“Peguem as raposas, apanhem as raposinhas, antes que elas estraguem a nossa plantação de uvas, que está em flor”. (NTLH)

“Apanhai-nos as raposas, as raposinhas... porque as nossas vinhas estão em flor”. (ACF)

"As raposinhas estão acabando com as plantações de uvas. Apanhem as raposas porque as plantações estão em flor”. (BV)

 

Introdução

Este é um texto bíblico que logo no início de um ano, eu gosto de ler e pregar sobre ele. É porque ele fala das vinhas que estão em flor.

O ano 2017 está assim para nós: está em flor, acabou de despertar, se abriu para nós! É um ano em flor!

E graças a Deus, porque 2016 já passou, foi embora. E teve gente que até disse: “e foi tarde”.

Porque, pra muitos segmentos, foi um ano difícil... mesmo para as pessoas em geral, muitas coisas desejadas, planejadas e esperadas, ficaram só na intenção, não viraram realidade.

Então, isso provoca um sentimento de frustração e aí, bom mesmo é virar a página, começar um Ano Novo cheio de expectativa, porque, quem sabe, dessa vez a coisa anda, a vida melhora!

Por isso, minha mensagem neste culto, que é o segundo do ano, tem este tema: COISAS PARA APAGAR DA VIDA EM 2017.

Presta atenção: não é coisas para pagar em 2017, mas apagar... lógico, se você deve uma notinha de compra feita em 2016, você precisa pagar em 2017 - o ano virou, mas a notinha não dissolveu não, ela tá lá!

Mas, Ano Novo é isso: é uma nova oportunidade para sair em busca dos seus ideais, da realização dos seus sonhos.

Esse ano, tem gente aqui, vai casar... quem não conseguia namorado/namorada, vai conseguir... tem gente que vai ser mamãe e papai de primeira vez, outros pela segunda vez. Vai ser um ano muito bom!

Mas, para você se sair bem nesse ano, diz a Palavra de Deus hoje: “...apanhem as raposinhas, antes que elas estraguem a nossa plantação de uvas, que está em flor”.

O que é mesmo que está em flor para nós hoje? É o Ano 2017... ele floresceu, esse novo tempo está em flor: Janeiro tá está aí, daqui a pouco é Fevereiro, Março, Abril... – é lindo de se ver!

Mas, cuidado com as raposinhas que podem estragar aquilo que está em flor.

O que são essas raposinhas? Eu vou dar nomes a elas para que você seja capaz de identificá-las facilmente.

Mas, observe bem do que estamos falando: raposinhas. As raposas são animais carnívoros, devoradores, que não respeitam nem as plantações...

Quando uma raposa adulta ou filhote, invade uma vinha em flor, os prejuízos são certos, porque as flores precedem os frutos, se as flores caírem não haverá frutos!

Essas raposinhas, portanto, representam os perigos aos quais você está exposto. Por isso, atenção com as raposinhas. Atenção aos perigos!

O que é que pode estragar o seu Ano Novo, a sua vinha em flor, o ano 2017 para você?

 

...primeira raposinha é a seguinte:

O ESTIGMA DA SEGUNDA-FEIRA.

O povo tem uma depreciação pela segunda-feira. Muita gente não gosta desse dia, porque é o reinício do trabalho, o reinício das aulas... até apelidaram a segunda-feira de Dia da Preguiça.

Mas, sabe o que a Bíblia diz? Vamos ler Sl 118.24: “Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele”.

Ora, esse salmo pode ser lido tanto aos domingos como às segundas-feiras, tanto no feriado, como no dia útil... porque cada dia de vida é feito pelo Senhor! Então, é bênção! É coisa boa! Você não deve ter antipatia da Segunda-feira.

Ainda mais, sendo você um crente em Jesus... porque domingo a noite você participa do culto da igreja, recebe a Palavra de Deus para fortalecer a sua alma, aí na Segunda-feira, você acorda cheio do Espírito Santo, pra trabalhar, pra fazer sucesso, ser a do mundo! Amém?

Ah! Mas se você amanhece segunda-feira desanimado, preguiçoso, esse seu procedimento é uma raposinha que vai consumir, vai devorar as oportunidades que Deus dá.

Preguiça é pecado e a Bíblia adverte (Pv 19.15: “a alma indolente (ociosa, descuidada, preguiçosa) padecerá fome”. Cuidado com isso!

Portanto, a primeira coisa que você deve apagar da vida em 2017 é a preguiça. Quantos dizem amém?

 

...segunda raposinha que pode estragar o Ano Novo:

2- O MAL HUMOR.

Essa é uma doença contagiosa. O que tem de gente que fica retrucando: “Oh, céus! Oh, vida! Oh, azar!”, feito a hiena de um velho desenho animado...

Muitos crentes, inclusive, são possuidores dessa carranca, cara feia, fechada, mais enrugada que maracujá maduro... crentes-limão: famosos pelas conversas azedas que tem!

Mas, irmão, o que diz a Palavra Deus (Sl 30.11)? “Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria” (NTLH). Outra versão diz: “Tu transformaste as minhas lágrimas em sorrisos. Tiraste as minhas roupas de luto e me vestiste com roupas de festa” (BV).

Veja a vida com alegria. Deus está no controle!

Lemos nos evangelhos que veio uma tempestade de surpresa sobre os discípulos, que se encheram de medo e choraram e se apavoram, mas Jesus repreendeu o vento e a fúria das águas e fez-se bonança!

Irmão, para cada crente Deus tem dado o Espírito Santo e Ele transforma todo pranto em festa! As suas vestes espirituais são roupas de festa, próprias para o ambiente de alegria! Aleluia!

Por isso, você deve apagar da vida em 2017 todo o seu mau humor. Diga assim: “Mau humor, você não combina comigo, eu sou filho de Deus e ando vestido de alegria e não de pranto”. Amém!

 

...terceira raposinha que pode estragar o seu Ano Novo:

3- O VERMELHO.

Não é o vermelho de uma camisa ou de uma blusa ou sandália que precisa ser evitado... eu falo do vermelho do orçamento familiar, o vermelho das suas contas!

Hoje quase não tem mais aquelas calculadoras de bobina de papel. Naquelas máquinas, você fazia uma conta de diminuir e se saísse mais do que tinha, o resultado aparecia em vermelho. É disso que falo: em você gastar mais do que tem, mais do que recebe!

Vamos ler Rm 13.8: “A ninguém devais coisa alguma”.

Como se consegue isso? Obedecendo ao ensino de Hb 13.5: “Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei” (AR).

Uma outra dica para ser abençoado financeiramente, é você ser generoso com o que tem!

A Bíblia diz (Lc 6.38): “Porque se vocês derem, receberão! Suas dádivas voltarão a vocês em medida cheia, e transbordante, apertada, sacudida para dar lugar a mais um pouco, até derramar. A medida que vocês usarem para dar, - grande ou pequena - será usada para medir o que lhes derem de volta” (BV).

Isso aí lembra o pipoqueiro honesto e que gosta de ver o freguês satisfeito. Ele abre o saquinho de pipoca, enche a concha, entorna no pacotinho, sacode, soca um pouquinho, enche a concha, derrama no saquinho até transbordar de pipoca!

Quem entrega o dízimo, experimenta isso, porque Deus fala “Tragam todos os dízimos aos depósitos do templo, para haver alimento suficiente em minha casa. Se vocês fizerem isso, abrirei as janelas do céu e derramarei uma bênção tão grande que não terão lugar onde guardá-Ia” Ml 3.10 -  BV).

Deus não se agrada de ver ninguém no vermelho. Vermelho pra Deus, já basta o sangue que o Filho derramou na cruz. Então, dê um fim às dívidas.

Para sair do vermelho, seja radical: primeiro, separa o seu dízimo, depois, pare de comprar a prazo... corte gastos desnecessários... fuja das coisas que custam caro... trabalhe mais!

Acabe com as suas dívidas, porque se não, elas é que acabarão com você. Elimine essa raposa. E Deus está do seu lado! Amém?

 

...quarta raposinha que pode estragar o ano 2017:

4- A FALTA DE ATIVIDADE.

Eu gosto de ler na Bíblia o verso 2 da terceira carta de João: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”. É vontade de Deus que você tenha saúde.

E você já observou a diferença de qualidade de vida que existe entre aqueles que são parados e os que praticam algum tipo de atividade física? O vigor desses nem se compara com o daqueles! Os que trabalham são mais saudáveis do que os que não trabalham...

Então, se você não trabalha ainda ou se trabalha só sentado, mexa-se! A sua condição física é que ai contribuir fortemente para alongar ou abreviar a sua vida neste mundo.

Nós crentes em Jesus, sabemos, o Céu está garantido, nós vamos viver com Deus no Céu! Mas, não precisa ser agora, certo? Então, faça exercícios e viva mais e melhor.

Porque não fazer nada é uma raposinha que você deve apagar da vida em 2017. Quantos dizem amém?

 

...quinta raposinha que pode estragar o seu Ano Novo:

AS MÁGOAS ANTIGAS OU RECENTES.

Lemos na Bíblia sobre Davi, rei de Israel, poeta salmista, que em certa altura da vida abrigou mágoa em sua alma. Davi ficou magoado com pessoas que o estavam traindo e ele declarou: “...os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos” (Sl.6:7).

Por se manter magoado, Davi sofreu enfermidades nos ossos e nas emoções. Ele disse: “os meus ossos estão perturbados. Até a minha alma está perturbada” (Sl 6.2b-3a).

Tem pessoas assim, que ficam remoendo as maldades que os outros cometeram contra elas. Quem assim procede, adoece... O famoso Shakespeare disse “Mágoa é tomar veneno na esperança que o outro morra”. Mas quem é que morre? Aquele que tomou o veneno.

Ah! Você comete um grave erro contra si mesmo em guardar mágoas no seu coração.

Você diz: “Ah! Mas eu fui ofendido!” Libere perdão, porque quem mais lucra com o perdão, não é o ofensor, é o ofendido. O perdão é fonte de cura.

Por conta disso, a quinta coisa que você deve apagar da vida em 2017 é essa: a mágoa. Não carregue mágoas por esse ano a fora! Decida perdoar.

...por fim, outra raposinha que pode estragar o seu Ano Novo é:

6- A SOLIDÃO.

O livro de Gênesis (Gn 2.18) registra que Deus viu que não era bom o homem estar só e trouxe uma companhia pra ele!

Sabia que estar só, viver sozinho, só é bom pro comércio? É... quem não tem família é um consumidor compulsivo em potencial.

O bicho-homem não pode viver isolado dos outros. Viver com pessoas é difícil, mas sozinho é pior.

Podemos nos comparar aos porcos-espinhos ou ouriços. Com a chegada do inverno, o frio rigoroso, eles sabem que precisam ficar juntinhos, em grupo. Mas, muito juntos, começam a se espetar, então, alguns se separam. Mas, ficam com tanto frio que se juntam novamente e, para suportar o frio e as espetadas uns dos outros, acabam se ajustando uns aos outros.

Olha essa foto: é uma célula de porcos-espinhos! Cada um mais botinho que o outro...

Os relacionamentos humanos espetam... há pessoas que são ouriçadas, por isso exigem paciência, ajustes... mas viver sozinho é pior.

Os efeitos da solidão podem ser: ansiedade, medos, depressão... aumento do estresse, pressão alta!

Solidão faz mal... então, nesse ano 2017, você deve apagar a solidão da sua vida... faz assim: se ainda não participa de uma célula, se envolva numa! Quando tiver um bazar na igreja, um mutirão na obra, seja um voluntário! Você fará um bem enorme a você mesmo.

 

Conclusão

“Apanhai-nos as raposas, as raposinhas... porque as nossas vinhas estão em flor” (ACF).

Irmão, é verdade, 2017 está em flor... não deixe que as raposinhas estraguem esse ano da sua vida.

Apague da sua vida:

O estigma da segunda-feira;

O mal humor;

O vermelho;

A falta de atividade;

As Mágoas antigas ou recentes;

A Solidão.

 

Pr Walter Pacheco, 08/01/2017

bottom of page